Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Grau académico

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Grau académico

    Gostava que alguém me esclarecesse porque eu já não percebo nada do assunto:

    Sou licenciado em eng. agrícola. Quando tirei o curso quem tinha o bacharelato era Engenheiro Técnico Agrícola e os licenciados eram Engenheiros Agrícolas. Por isso acho que sou licenciado, embora nem goste que me tratem assim.

    À dias tive uma conversa com uma colega que me dizia que um outro colega não era engenheiro porque é licenciado em informática, e não em engenharia informática. Até aceito isto. No entanto, ela diz que ele é Doutor. Também aceito porque ele fez um doutoramento.
    O que acho ridículo é que ela se "auto intitule" Doutora. Ora, ela não tem uma licenciatura em geografia...
    Pela lógica não é engenheira, mas daí a ser doutora....

    Acho por isso que há uma grande confusão e irrita-me que as pessoas se auto-intitulem. Mesmo sendo engenheiro, não faço questão e nem gosto que "abusem" do eng.

    Outra coisa que me faz confusão é os anúncios nos jornais a darem os parabéns por uma simples licenciatura, com direito a foto e tudo.
    Ainda esta semana me ri com um: O titulo dizia licenciatura; depois dizia Doutora Maria Antónia, seguido de um texto onde referiam licenciatura em Eng. Alimentar, e por fim, davam os parabéns à Menina Maria.

    Ou eu nãopercebo nada de graus académicos, ou há muitos licenciados na independente, ou querem fazer-se passar por aquilo que não são.

    Qual é a vossa opinião sobre isto??

    #2
    Ainda mais.

    Se tiras uma Eng. Qq reconhecida. Mas não estás inscrito na Ordem dos Eng. É Ilegal usares o título de ENG.
    És licenciado em Eng. Mas não és Eng. Só és se estiveres na Ordem.

    Comentário


      #3
      Embora tenha o curso de engenharia informática não sou engenheiro.

      Tratar alguém por "doutor", "engenheiro" ou "arquitecto", salvo em certos casos, é uma atitude um bocado parola. Em toda a minha vida só tratei uma pessoa por "engenheiro" e era porque toda a gente o tratava assim.

      Comentário


        #4
        Essa tua colega é Licenciada, tal como tu, se não estás inscrito na ordem dos
        engenheiros. Embora eu também ache que se podem usar as
        expressões "Geógrafa" para a tua colega e "Eng. Agrícola" para ti.
        Essa história da ordem dos Eng. ter o monopólio mete-me um bocado de impressão.
        Agora, doutora é que ela não é.

        E maior é agora a confusão com o processo de Bolonha.
        Dantes havia Bacharel (3 anos), Licenciatura (5 anos), Mestrado e Doutoramento.

        Agora, desapareceu o Bacherelato, e uma Licenciatura tem 3 anos,
        mestrado tem 5.


        Por mim não há títulos, as pessoas têm um curso com um nome
        para efeitos de habilitações literárias e têm uma profissão, que pode ser:
        geógrafo, professor de matemática, Eng. Civil, Eng. do Ambiente, etc,
        etc,

        Comentário


          #5
          Chamar Doutor a um licenciado é algo banal, pelo menos neste país.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
            Essa tua colega é Licenciada, tal como tu, se não estás inscrito na ordem dos
            engenheiros. Embora eu também ache que se podem usar as
            expressões "Geógrafa" para a tua colega e "Eng. Agrícola" para ti.
            Essa história da ordem dos Eng. ter o monopólio mete-me um bocado de impressão.
            Se não tem uma licenciatura não é licenciada.

            Agora, doutora é que ela não é.
            Claro que é. Tem um doutoramento.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
              Essa tua colega é Licenciada, tal como tu, se não estás inscrito na ordem dos
              engenheiros. Embora eu também ache que se podem usar as
              expressões "Geógrafa" para a tua colega e "Eng. Agrícola" para ti.
              Essa história da ordem dos Eng. ter o monopólio mete-me um bocado de impressão.
              Agora, doutora é que ela não é.

              E maior é agora a confusão com o processo de Bolonha.
              Dantes havia Bacharel (3 anos), Licenciatura (5 anos), Mestrado e Doutoramento.

              Agora, desapareceu o Bacherelato, e uma Licenciatura tem 3 anos,
              mestrado tem 5.


              Por mim não há títulos, as pessoas têm um curso com um nome
              para efeitos de habilitações literárias e têm uma profissão, que pode ser:
              geógrafo, professor de matemática, Eng. Civil, Eng. do Ambiente, etc,
              etc,
              Concordo plenamente com isso, até porque, no meu entender, uma licenciatura de 5 anos é totalmente diferente de uma licenciatura de 2 anos.
              Acho que que o importante é o curso e os anos que o curso durou.

              No meu caso fiz o bacharelato em 3 anos, mais 2 para a licenciatura e mais 2 para o mestrado. Estou a concluir o mestrado e são 7 anos de estudo.
              Penso que actualmente é possível tirar a licenciatura com o mesmo "nome" e o mestrado em 4 anos. Não é a mesma coisa e espero que nunca a considerem a mesma coisa.

              Fiz um enorme sacrificio, principalmente a nível monetário, espero que não juntem tudo no mesmo saco.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por pensante Ver Post
                Chamar Doutor a um licenciado é algo banal, pelo menos neste país.
                Como "cumprimento social", em especial vindo de pessoas com pouca formação. Até para com um bacharel isso acontece...

                Apresentar-se dessa forma ou usar isso como título é... parvo. Até mesmo a um médico fica mal. Mas pronto... é a tradição.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por worldtiki Ver Post
                  Se não tem uma licenciatura não é licenciada.


                  Claro que é. Tem um doutoramento.
                  Quem tem doutoramento, é um amigo da amiga.

                  Comentário


                    #10
                    Sou licenciado em economia e nunca me apresentei como dr. mas por vezes as pessoas tratam-me assim...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                      Quem tem doutoramento, é um amigo da amiga.
                      Ah ok.

                      Li mal, pensava que a doutorada era ela.

                      Comentário


                        #12
                        Uma pessoa que tira um bacharelato é bacharel
                        Uma pessoa que tira uma licenciatura é licenciado
                        Uma pessoa que tire um mestrado é mestre
                        Uma pessoa que tire um doutouramento é doutor

                        Uma pessoa que esteja inscrita na ordem dos eng.tecnicos é eng.técnico
                        Uma pessoa que esteja inscrita na ordem dos engenheiro é engenheiro
                        Uma pessoa que esteja inscrita na ordem dos arquitectos é arquitecto
                        Uma pessoa que esteja inscrita na ordem dos médicos é médico
                        Uma pessoa que esteja inscrita na ordem dos advogados é advogado

                        Chamarem engenheiros aos licenciados em engenharia e dr. aos licenciados de outros cursos é um habito bastante enrraízado em Portugal que derivou do baixo número de pessoas licenciados durante muitos anos e de Portugal ter sido um pais fechado sobre si mesmo tambem durante muitos anos.

                        Com a massifiação do ensino superior e com a abertura do pais à europa este hábito deverá desaparecer.

                        Lembro-me de quando dei aulas num politecnico de eles terem tirando das portas dos gabinetes dos professores o Eng. e o Dr. aparecia apenas o Licenciado José Maria, Meste José Maria, Doutor José maria. Escusado será dizer que no final da semana já estava lá novamente o Sr. Dr. Arquitecto José Maria, ou o Sr. Eng. José Maria ou no caso em que eram mesmo doutores Sr. Doutor Eng. José Maria

                        (O José Maria é Obviamento um nome inventado)

                        Comentário


                          #13
                          Nos EUA, o único Doutor é o médico, o cientista e pouco mais......um dia pode ser que em Portugal seja semelhante...ou não...

                          Comentário


                            #14
                            Isto é muito simples:
                            Se tiras um curso em engenheria és eng, independentemente de se estiveres inscrito na ordem ou não.No entanto, és licenciado em engenheria, mas se te perguntarem o grau dizes que és eng, pk os graus variam entre Sr, Dr, Eng, Mestre e professor (salvo erro).

                            Se tirares um curso de economia, gestão, direito e afins, tens o grau de DR (e não Doutor), no entanto não és doutorado em nada mas sim licenciado em....

                            Se tirares um mestrado em qualquer coisa, ficas com o grau de mestre.

                            Se tirares um doutoramente ficas com o grau de prof Doutor (diferente de DR).

                            Quanto aos licenciados pre bolonha vs bolonha, os pre bolonha não tem culpa nenhuma do bolonha e por isso não querem ser comparados aos licenciados de bolonha, mas os de bolonha também não tem culpa de lhes terem cortado o curso a meio.

                            Agr na minha opinião, prefiro ser licenciado em bolonha e tirar 2 especializações pre bolonha numa area diferente, do que ter uma licenciatura de 5 anos.

                            Comentário


                              #15
                              Por acaso uma coisa que me chamou a atenção foi os jornalistas da RTL tratarem o Mario Thyssen da BMW por Doutor, nunca tinha ouvido tratarem ninguém no Pit Lane por Dr.

                              Eu acho uma parolice é aqueles que põem nos cartões de visita Dr. fulano de tal em vez de porem o nome e a profissão por baixo.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por psantos Ver Post
                                Uma pessoa que tira um bacharelato é bacharel
                                Uma pessoa que tira uma licenciatura é licenciado
                                Uma pessoa que tire um mestrado é mestre
                                Uma pessoa que tire um doutouramento é doutor

                                Uma pessoa que esteja inscrita na ordem dos eng.tecnicos é eng.técnico
                                Uma pessoa que esteja inscrita na ordem dos engenheiro é engenheiro
                                Uma pessoa que esteja inscrita na ordem dos arquitectos é arquitecto
                                Uma pessoa que esteja inscrita na ordem dos médicos é médico
                                Uma pessoa que esteja inscrita na ordem dos advogados é advogado

                                Chamarem engenheiros aos licenciados em engenharia e dr. aos licenciados de outros cursos é um habito bastante enrraízado em Portugal que derivou do baixo número de pessoas licenciados durante muitos anos e de Portugal ter sido um pais fechado sobre si mesmo tambem durante muitos anos.

                                Com a massifiação do ensino superior e com a abertura do pais à europa este hábito deverá desaparecer.

                                Lembro-me de quando dei aulas num politecnico de eles terem tirando das portas dos gabinetes dos professores o Eng. e o Dr. aparecia apenas o Licenciado José Maria, Meste José Maria, Doutor José maria. Escusado será dizer que no final da semana já estava lá novamente o Sr. Dr. Arquitecto José Maria, ou o Sr. Eng. José Maria ou no caso em que eram mesmo doutores Sr. Doutor Eng. José Maria

                                (O José Maria é Obviamento um nome inventado)

                                No Instituto Politécnico onde tirei a minha licenciatura, nos gabinetes apenas está José Maria, mais nada.
                                Não há doutores ou engenheiros pra ninguém. E pessoalmente axo que deveria ser sempre assim.
                                Tirei a minha licenciatura em engenharia informática. Não sou engenheiro porque não estou inscrito na ordem dos engenheiros, e não vejo nenhuma vantagem em estar inscrito (pelo menos para a minha licenciatura), e sinceramente, axo as ordens uma autentica palhaçada e um bando de xulos.
                                Vêm certificar algo que o estado certifica. Se o estado abre um determinado curso de engenharia, ou outra coisa qualquer, penso que não deveria ser uma entidade privada a certificar quem quer que seja. Daí a minha opinião.

                                Comentário


                                  #17
                                  Eu acho muito bem chamar sr. engenheiro a um engenheiro e acho mal chamar-se doutor um licenciado.

                                  Vcs não dizem Sr. Carteiro,Sr. Bombeiro, Sr. enfermeiro Sr. Polícia, Sr. Guarda??? Engenheiro é uma profissão logo não vejo problemas.

                                  Já no termo "doutor" o caso muda de figura, porque não é um profissão em si, apenas um título.

                                  Qd me chamam doutor digo sempre que não sou doutor. Qd me chamam engenheiro, por vezes dependendo da situação peço à pessoa para me tratar pelo meu nome...

                                  Comentário


                                    #18
                                    epah, acho que uma pessoas com phD não é doutora, mas sim professor(a)...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Já o meu pai me diz, Portugal é um país de doutores.... Se o povo se interessasse mais no que deve do que na forma em como é tratado o país podia andar mais para a frente. É ver aqueles magnatas a dizer aos bancos para meter Eng. xxxxxxx ou Dr. xxxxxxx nos cartões..... Pra quê?!!! Pra mostrar quando forem pagar no restaurante?!!


                                      Quando chegar a minha altura, e espero que seja rápido uma vez que estou na recta final, não faço intenções de usar o meu titulo académico pra me superiorizar aos outros, aliás, espero que nao me tratem por Eng... Salvo algumas excepçoes, se não me vou superiorizar aos outros também nao me inferiorizo!!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
                                        Eu acho muito bem chamar sr. engenheiro a um engenheiro e acho mal chamar-se doutor um licenciado.

                                        Vcs não dizem Sr. Carteiro,Sr. Bombeiro, Sr. enfermeiro Sr. Polícia, Sr. Guarda??? Engenheiro é uma profissão logo não vejo problemas.

                                        Já no termo "doutor" o caso muda de figura, porque não é um profissão em si, apenas um título.

                                        Qd me chamam doutor digo sempre que não sou doutor. Qd me chamam engenheiro, por vezes dependendo da situação peço à pessoa para me tratar pelo meu nome...
                                        Concordo ctg mas não na totalidade.
                                        O titulo de Dr é algo que se obtem e tal como os licenciados pre bolonha não querer ser comparados aos licenciados pos bolonha, um licenciado com o titulo de Dr não quer ser comparado ao funcionário que tem o 9º.

                                        Geralmente no grau chama-se de Sr a quem não tem formação superior, Dr a quem é licenciado, mestre a quem tem mestrado e prof doutor a quem tem doutoramento.

                                        Por isso é correcto chamar de Dr a um médico, advogado, economista, gestor, mas é incorrecto chamar de Dr a um licenciado em Ed.Fisica, enfermeiro, etc

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
                                          Eu acho muito bem chamar sr. engenheiro a um engenheiro e acho mal chamar-se doutor um licenciado.

                                          Vcs não dizem Sr. Carteiro,Sr. Bombeiro, Sr. enfermeiro Sr. Polícia, Sr. Guarda??? Engenheiro é uma profissão logo não vejo problemas.

                                          Já no termo "doutor" o caso muda de figura, porque não é um profissão em si, apenas um título.

                                          Qd me chamam doutor digo sempre que não sou doutor. Qd me chamam engenheiro, por vezes dependendo da situação peço à pessoa para me tratar pelo meu nome...
                                          Quando me perguntam a minha profissão eu respondo "consultor informático" e não "engenheiro informático".

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Eyes Only Ver Post
                                            superiorizar aos outros, aliás, espero que nao me tratem por Eng... Salvo algumas excepçoes, se não me vou superiorizar aos outros também nao me inferiorizo!!
                                            Será que não percebes o conceito? Engenharia é uma profissão. Engenheiro é quem a pratica.

                                            Não é uma questão de ser ou não superior. O carteiro é carteiro e não é por isso que é superior ou inferior a ti. O engenheiro é igual.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
                                              Será que não percebes o conceito? Engenharia é uma profissão. Engenheiro é quem a pratica.

                                              Não é uma questão de ser ou não superior. O carteiro é carteiro e não é por isso que é superior ou inferior a ti. O engenheiro é igual.
                                              Um trolha a dimensionar pilares de betão tem tanto engenheiro como um quack tem de médico.

                                              E em engenharia há ainda a nuance de existir uma entidade que te reconhece como engenheiro.

                                              Consultor, developer, (...) é que é a profissão.

                                              Se eu por exemplo te disser que sou engenheiro ficas aos papéis a tentar descobrir o que faço na vida.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por PSL Ver Post
                                                Concordo ctg mas não na totalidade.
                                                O titulo de Dr é algo que se obtem e tal como os licenciados pre bolonha não querer ser comparados aos licenciados pos bolonha, um licenciado com o titulo de Dr não quer ser comparado ao funcionário que tem o 9º.

                                                Geralmente no grau chama-se de Sr a quem não tem formação superior, Dr a quem é licenciado, mestre a quem tem mestrado e prof doutor a quem tem doutoramento.

                                                Por isso é correcto chamar de Dr a um médico, advogado, economista, gestor, mas é incorrecto chamar de Dr a um licenciado em Ed.Fisica, enfermeiro, etc
                                                Aqui parece-me uma contradição...

                                                Infelizmente em Portugal, as pessoas têm outro "respeito" quando alguém é-lhe apresentado pelo título de Dr..

                                                No meu trabalho, diariamente lido com pessoas que rejubilam quando são chamadas de Dr., outras, dizem apenas que não o são, mas sim professores ou outros títulos.

                                                Na minha opinião, em Portugal dá-se demasiada importância a estas questões...

                                                Para mim, Doutores, são os que tiraram o doutoramento.

                                                Um abraço, by Filas

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Filas, parece contraditório mas perceberam o que diz dizer.

                                                  Volto ainda a salientar a diferença entre DR e Doutor, pois Doutor é aquele que tira Doutoramento.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por PSL Ver Post
                                                    Isto é muito simples:
                                                    Se tiras um curso em engenheria és eng, independentemente de se estiveres inscrito na ordem ou não.

                                                    Quanto aos licenciados pre bolonha vs bolonha, os pre bolonha não tem culpa nenhuma do bolonha e por isso não querem ser comparados aos licenciados de bolonha, mas os de bolonha também não tem culpa de lhes terem cortado o curso a meio.

                                                    .
                                                    Ou é simplesmente a tua opinião e ai tudo bem, ou se estas a constatar um facto estás errado.

                                                    Nos cursos com ordem ( engenheiros, médicos, advogados, Biólogos Economistas, arquitectos...) SÓ os elementos pertencentes á ordem é que podem usar o titulo por elas regulado, caso contrario são licenciados na respectiva área, mas não profissionais da área... exemplo, uma licenciado em direito se não estiver na ordem é jurista ( não pode exercer num tribunal, um licenciado em medicina que não esteja na ordem é licenciado em ciências da saude/medicina ( não pode exercer a profissão, passar receitas...) etc...


                                                    Quanto a Bolonha, no caso dos antigos cursos de 4 anos que passaram a 3, em nada foram cortados, tem menos 1 ano, mas tem mais aulas durante os anos do curso, e tem igual numero de cadeiras, pelo que tem iguais competências..

                                                    Os de 5 que passaram a 3, tem um mestrado integrado num total de 5 anos de formação, que lhes atribui algumas mais competências do que os antigos 5+2 devido ao intensificar do ensino..

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por worldtiki Ver Post
                                                      Um trolha a dimensionar pilares de betão tem tanto engenheiro como um quack tem de médico.

                                                      E em engenharia há ainda a nuance de existir uma entidade que te reconhece como engenheiro.

                                                      Consultor, developer, (...) é que é a profissão.

                                                      Se eu por exemplo te disser que sou engenheiro ficas aos papéis a tentar descobrir o que faço na vida.
                                                      O mesmo se me disseres que és consultor ou developer. Fico na mesma ou pior

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por PSL Ver Post
                                                        Isto é muito simples:
                                                        Se tiras um curso em engenheria és eng, independentemente de se estiveres inscrito na ordem ou não.No entanto, és licenciado em engenheria, mas se te perguntarem o grau dizes que és eng, pk os graus variam entre Sr, Dr, Eng, Mestre e professor (salvo erro).

                                                        Se tirares um curso de economia, gestão, direito e afins, tens o grau de DR (e não Doutor), no entanto não és doutorado em nada mas sim licenciado em....

                                                        Se tirares um mestrado em qualquer coisa, ficas com o grau de mestre.

                                                        Se tirares um doutoramente ficas com o grau de prof Doutor (diferente de DR).

                                                        Quanto aos licenciados pre bolonha vs bolonha, os pre bolonha não tem culpa nenhuma do bolonha e por isso não querem ser comparados aos licenciados de bolonha, mas os de bolonha também não tem culpa de lhes terem cortado o curso a meio.

                                                        Agr na minha opinião, prefiro ser licenciado em bolonha e tirar 2 especializações pre bolonha numa area diferente, do que ter uma licenciatura de 5 anos.

                                                        Mas aonde é que isso está definido?
                                                        O que é um DR?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
                                                          Os de 5 que passaram a 3, tem um mestrado integrado num total de 5 anos de formação, que lhes atribui algumas mais competências do que os antigos 5+2 devido ao intensificar do ensino..
                                                          Competência = conhecimento + experiência

                                                          Se estudas menos 2 anos tens seguramente menos conhecimentos.
                                                          Se estudas menos 2 anos não me parece que tenhas mais experiência vividas.

                                                          Explica-me lá então como é que reduzindo as 2 componentes da competência um individuo com um mestrado integrado tem mais competências do que um antigo licenciado + mestrado?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
                                                            Competência = conhecimento + experiência

                                                            Se estudas menos 2 anos tens seguramente menos conhecimentos.
                                                            Se estudas menos 2 anos não me parece que tenhas mais experiência vividas.

                                                            Explica-me lá então como é que reduzindo as 2 componentes da competência um individuo com um mestrado integrado tem mais competências do que um antigo licenciado + mestrado?

                                                            Não tem mais experiência, mas com o reformular dos currículos, que eram a até esta reforma, demasiado "clássicos", passaram a integrar directamente no currículo, técnicas mais modernas e tecnológicas de aplicação de conhecimentos, e de uma forma mais intensa ao longo do curso.

                                                            Isto foi-me dito por um docente de um curso de engenharia de uma universidade.

                                                            A minha experiência não é a engenharia, é a Biologia, e reconheço ao novo currículo de Bolonha, um novo espírito inovador e tecnológico, com uma abordagem menos clássica ao conteúdo, preparando os alunos assim que se iniciam no curso mais para a pesquisa, do que para o tradicional modo de aprender...

                                                            Como os pressupostos de Bolonha são transversais a todos cursos, e pelo que me dizem e pelo que vejo, só posso assumir que com Bolonha vamos para melhor e não para pior...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X