Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O Colonialismo silencioso nos EUA...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    O Colonialismo silencioso nos EUA...

    http://dn.sapo.pt/2008/01/07/interna...ependenci.html

    #2
    Suponho que o título da noticia seja irónico, não ?

    Podemos estar contra a colonização dos EUA (pelos britanicos e franceses no inicio), mas vir agora dizer "colonialismo silencioso" como se tivessem agora invadido os territorios indios? LOL! Aproveitar algo que praticamente não é noticia (daqui a pouco uma aldeia transmontana ainda vem pedir a sua independencia porque já estavam lá instalados há nao sei quantos anos atrás) para fazer um título sensasionalista e tendêncioso...


    Originalmente Colocado por ex-machina Ver Post
    Porta-voz do grupo diz que o seu povo recusa viver em sistema colonial Nas duas últimas semanas de 2007, houve uma intensa actividade diplomática em Washington que, no entanto, passou quase despercebida. Um grupo que incluía os dirigentes do Movimento Índio Americano foi recebido no Departamento de Estado e nas embaixadas da África do Sul, Bolívia, Chile e Venezuela, onde explicou os motivos por que deve ser concedida a independência à nação lakota, pedindo ao mesmo tempo apoio para que isso aconteça. O grupo vai continuar as visitas às embaixadas.

    O actor Russell Means, porta-voz do grupo, diz que as acções do Governo dos EUA invalidaram os tratados assinados com a nação lakota em 1851 e 1868, que os índios estão cansados "de viver num sistema colonial de apartheid" e que a única solução é negociarem a independência.

    O território que os lakota reclamam para a nova nação integra partes do Oeste dos Dakotas do Norte e do Sul e do Nebraska, e do Leste dos estados do Wyoming e Montana. Means explica que os residentes do novo país deixariam de pagar impostos, os seus chefes seriam informalmente escolhidos pelos líderes comunitários, e os não índios que lá se encontram continuariam a poder viver aí.

    "Fomos mandatados em 1974 pelo conselho dos anciãos para fazermos duas coisas: primeiro, estabelecer relações com a comunidade internacional; e segundo, está claro, restabelecermos a nossa independência", disse Means.

    Mas não é claro que seja esse o desejo de todos os índios. Rodney Bordeaux, presidente da tribo sioux rosebud, diz que o seu povo não tem qualquer desejo de secessão: "A nossa posição é a de que temos de fazer cumprir os tratados e estamos constantemente a lembrar o Congresso disso. Fazemos pressão para que os tratados sejam mantidos e cumpridos porque eles são a base do nosso relacionamento com o Governo federal." Means responde que "não representamos colaboracionistas, os índios de Vichy e esses governos tribais estabelecidos pelos EUA para assegurarem a nossa pobreza e o roubo das nossas terras e recursos".

    Não é a primeira vez, nem será a última, que tribos índias querem reconquistar a independência, mas desta vez alguém lhes está a dar ouvidos. Gustavo Guzman, embaixador boliviano em Washington, presente numa conferência de imprensa ao lado de Means, explicou: "Estamos aqui porque as exigências dos povos indígenas da América são as nossas exigências. Enviámos os documentos que nos foram presentes na embaixada para o nosso Ministério dos Negócios Estrangeiros na Bolívia, onde estão a ser analisados."

    Comentário


      #3
      do ponto de vista teorico os indios tem tanto direito à sua independencia, como nós temos direito a olivença

      do ponto de vista prático nenhum dos dois irá acontecer.

      Comentário


        #4
        só prova o total falhanço das acções estatais de integração social.

        Comentário


          #5
          Tenho inveja do ex-machina.

          Deve ter um bom emprego...

          Comentário


            #6
            Sim, e os Americanos que têm casa nessas zonas? Será que eles quereriam ser agora dum país índio? Eu não queria!


            Ouve uma "guerra" entre os colonos americanos e os indios, e os indios perderam-na, tão simples como isso.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
              Tenho inveja do ex-machina.

              Deve ter um bom emprego...
              Livre.

              Comentário


                #8
                nos que fomos dos maiores colonizadores do mundo e por onde passamos só deixamos guerras,(algumas sem culpa nossa) temos 1 grande moral para falar

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Vibri Ver Post
                  Sim, e os Americanos que têm casa nessas zonas? Será que eles quereriam ser agora dum país índio? Eu não queria!


                  Ouve uma "guerra" entre os colonos americanos e os indios, e os indios perderam-na, tão simples como isso.
                  Eu não ouvi falar nada...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Vibri Ver Post
                    Sim, e os Americanos que têm casa nessas zonas? Será que eles quereriam ser agora dum país índio? Eu não queria!


                    Ouve uma "guerra" entre os colonos americanos e os indios, e os indios perderam-na, tão simples como isso.
                    Originalmente Colocado por pensante Ver Post
                    Eu não ouvi falar nada...

                    Uma, não, duas.

                    Na primeira e por incrivel que pareça os EUA perderam. Os indios conseguiram a independencia de uma zona conhecida como as montanhas rochosas, mais ou menos na mesma zona que estão agora a pedir a independencia.

                    Quando foi descoberto ouro nas montanhas rochosas, os colonos invadiram os indios e como seria obvio começaram a levar nas orelhas, depois os EUA começaram a apoiar os colonos e foi a segunda guerra que levou ao fim qualquer sonho de independencia por partes dos indios.

                    Comentário


                      #11
                      Porto Rico vai ser um Estado americano ou vai ficar independente?
                      Acho que estariam melhor integrados nos EUA, pelo menos haveria uma autoridade instalada. Até timor deveria estar integrado na austrália para pararem com aquela palhaçada de uma vez.

                      Comentário

                      AD fim dos posts Desktop

                      Collapse

                      Ad Fim dos Posts Mobile

                      Collapse
                      Working...
                      X