Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Seguro de recheio da casa - Protecções e companhia?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Seguro de recheio da casa - Protecções e companhia?

    No ano passado quando fiz o meu seguro automóvel, foi-me "oferecido" um seguro de recheio da casa. Inicialmente não liguei muito mas como chegou o prémio para pagar meti-me a ler aquilo.
    Então a cobertura é de 15000 euros mas sempre com uma franquia de 10% com um prémio de 33 euros. Por exemplo para ricos elétricos só cobre 1500 euros (nem dá para a aparelhagem).
    É barato, caro, assim assim? Que coberturas deve um seguro deste tipo ter? Com ou sem franquias? Com que valor de prémio anual? Alguma companhia em especial?

    Uma ajudinha SFF...

    #2
    Originalmente Colocado por pvox Ver Post
    No ano passado quando fiz o meu seguro automóvel, foi-me "oferecido" um seguro de recheio da casa. Inicialmente não liguei muito mas como chegou o prémio para pagar meti-me a ler aquilo.
    Então a cobertura é de 15000 euros mas sempre com uma franquia de 10% com um prémio de 33 euros. Por exemplo para ricos elétricos só cobre 1500 euros (nem dá para a aparelhagem).
    É barato, caro, assim assim? Que coberturas deve um seguro deste tipo ter? Com ou sem franquias? Com que valor de prémio anual? Alguma companhia em especial?

    Uma ajudinha SFF...

    Só para teres ma ideia, quando fiz o seguro do carro, foi-me também "oferecido" o seguro do recheio...

    Inicialmente pensava que nunca na vida o iria usar...

    Para mal dos meus pecados, passados uns meses a minha casa foi assaltada e felizmente que o seguro funcionou.

    Mas, como o seguro também tinha limite de 15 000€ e a avaliação foi superior, pagou "apenas" uma grandíssima parte...

    Pelo que te aconselho a aumentares o valor segurado(faz uma avaliação dos valores que tens em casa), de modo a não teres que andar a fazer contas...
    Pela minha experiência o seguro compensou e muito...

    A segurado era a lusitan(i)a...

    Comentário


      #3
      Não te vou dizer se me parece caro ou barato, fica apenas um exemplo como base de comparação:

      Multiriscos-Habitação da Lusitania (grupo MG) para uma cobertura de 30000€, e creio que sem franquia (ainda vou confirmar), 30€ por ano.

      Se tiveres algum crédito à habitação, e consequente seguro de habitação para protecção ao crédito talvez te seja vantajoso associares um seguro de recheio a essa apólice.
      Editado pela última vez por nunof; 09 January 2008, 12:56.

      Comentário


        #4
        Vou ver isso..... obrigado

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por nunof Ver Post
          Não te vou dizer se me parece caro ou barato, fica apenas um exemplo como base de comparação:

          Multiriscos-Habitação da Lusitania (grupo MG) para uma cobertura de 30000€, e creio que sem franquia (ainda vou confirmar), 30€ por ano.

          Se tiveres algum crédito à habitação, e consequente seguro de habitação para protecção ao crédito talvez te seja vantajoso associares um seguro de recheio a essa apólice.
          Depois de confirmares as franquias vê também se poderes se o risco sismico está coberto ou não....... gracias

          Comentário


            #6
            é um tipo de seguro muito susceptivel e vuneravel a individuos com mas intençoes!

            uma amiga minha trabalha na lusitania em alcantara e conta-me com cada historia :D sobre seguros de recheios...e seguros de acidentes pessoais!

            Comentário


              #7
              A mim tb compensou. Pago pouco mais de 100€ por ano de seguro de recheio.
              Este ano o meu Pc queimou e o seguro pagou-me um novo

              Comentário


                #8
                Sei que tópico já tem 5 anos, mas para não estar abrir outro.

                Para quem tem este tipo de seguros, os mesmos tem alguma franquia?
                Editado pela última vez por nto; 25 January 2013, 15:28. Razão: Correcção ortográfica

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por nto Ver Post
                  Sei que tópico já 5 anos, mas para não estar abrir outro.

                  Para quem tem este tipo de seguros, os mesmos tem alguma franquia?
                  O meu não tem.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                    O meu não tem.

                    Podes indicar qual é a companhia?

                    E sabes indicar como se processam as reparações? Só por entidades creditadas pela companhia ou pode ser por outras entidades, bastando apresentar factura?

                    Comentário


                      #11
                      Boa noite

                      Tenho uma duvida em relação a estes seguros.
                      A minha mãe tem um credito habitação e todos os meses paga o seguro de vida juntamente com a prestação da casa. Adicionalmente tem um seguro da casa (paredes, queda de arvores, etc) que lhe dizem ser obrigatorio, mas que só paga uma vez por ano, ou seja não vem na prestação como o seguro de vida. O que queria saber é se este seguro é mesmo obrigatorio ou se é facultativo ? Presumo que isso depende do contrato do credito habitação, o problema é que tenho a ideia que lhe impingiram este seguro quando fez o seguro do carro (a companhia de seguros do carro é do banco ) já que não me lembro de ela pagar este seguro desde sempre, tenho ideia que foi só há dois anos (quando subscreveu o do carro). Ou então saber se é usual os bancos obrigarem a este tipo de seguros extra prestação da casa ?? Ela foi ao banco e disseram que é obrigatorio, mas queria saber se é mesmo assim.

                      Desde já obrigado

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por acca Ver Post
                        Boa noite

                        Tenho uma duvida em relação a estes seguros.
                        A minha mãe tem um credito habitação e todos os meses paga o seguro de vida juntamente com a prestação da casa. Adicionalmente tem um seguro da casa (paredes, queda de arvores, etc) que lhe dizem ser obrigatorio, mas que só paga uma vez por ano, ou seja não vem na prestação como o seguro de vida. O que queria saber é se este seguro é mesmo obrigatorio ou se é facultativo ? Presumo que isso depende do contrato do credito habitação, o problema é que tenho a ideia que lhe impingiram este seguro quando fez o seguro do carro (a companhia de seguros do carro é do banco ) já que não me lembro de ela pagar este seguro desde sempre, tenho ideia que foi só há dois anos (quando subscreveu o do carro). Ou então saber se é usual os bancos obrigarem a este tipo de seguros extra prestação da casa ?? Ela foi ao banco e disseram que é obrigatorio, mas queria saber se é mesmo assim.

                        Desde já obrigado
                        Quando se contrai um crédito à habitação é obrigatória a contratação de seguro de vida e seguro multiriscos (que poderá ou não englobar o recheio da casa) e que, consoante as condições do empréstimo, poderá ser feito obrigatoriamente no banco ou poderá ser feito com uma seguradora à escolha do cliente.
                        Editado pela última vez por MrsX; 02 May 2013, 23:28.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por nto Ver Post
                          Podes indicar qual é a companhia?

                          E sabes indicar como se processam as reparações? Só por entidades creditadas pela companhia ou pode ser por outras entidades, bastando apresentar factura?
                          Só agora vi a tua pergunta... É na Liberty. Felizmente não sei como se processam as reparações, nunca precisei de nenhuma!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                            Quando se contrai um créito à habitação é obrigatória a contratação de seguro de vida e seguro multiriscos (que poderá ou não englobar o recheio da casa) e que, consoante as condições do empréstimo, poderá ser feito obrigatoriamente no banco ou poderá ser feito com uma seguradora à escolha do cliente.
                            Obrigado pelo esclarecimento

                            Devo ter feito confusão...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por acca Ver Post
                              Obrigado pelo esclarecimento

                              Devo ter feito confusão...
                              Já agora para o caso de imóveis que não têm um crédito habitação associado, o seguro multiriscos continua a ser obrigatório no caso de imóvel estar em propriedade horizontal.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                Já agora para o caso de imóveis que não têm um crédito habitação associado, o seguro multiriscos continua a ser obrigatório no caso de imóvel estar em propriedade horizontal.
                                O meu condomínio exige, está nos nossos estatutos. Mas não sei se é obrigatório por lei.

                                Atenção que o pessoal tem muito a mania de misturar seguro de paredes com o seguro de recheio. Há quem tenha os dois ou apenas e só um. Normalmente têm o de paredes porque é o que está normalmente ligado ao credito habitação.

                                No seguro de recheio convém ter o valor real do recheio. Senão havendo sinistro a seguradora vai aplicar a regra da proporcionalidade.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por TMoura Ver Post
                                  O meu condomínio exige, está nos nossos estatutos. Mas não sei se é obrigatório por lei.

                                  Atenção que o pessoal tem muito a mania de misturar seguro de paredes com o seguro de recheio. Há quem tenha os dois ou apenas e só um. Normalmente têm o de paredes porque é o que está normalmente ligado ao credito habitação.

                                  No seguro de recheio convém ter o valor real do recheio. Senão havendo sinistro a seguradora vai aplicar a regra da proporcionalidade.
                                  Se o condómino não fizer o seguro o condomínio tem o direito de o fazer e de reaver o valor do mesmo.

                                  Artigo 1429.º - Seguro obrigatório
                                  1. É obrigatório o seguro contra o risco de incêndio do edifício, quer quanto às fracções autónomas, quer relativamente às partes comuns.
                                  2. O seguro deve ser celebrado pelos condóminos; o administrador deve, no entanto, efectuá-lo quando os condóminos o não hajam feito dentro do prazo e pelo valor que, para o efeito, tenha sido fixado em assembleia; nesse caso, ficará com o direito de reaver deles o respectivo prémio.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Contrai um empréstimo há mais de 10 anos para comprar o meu apartamento junto da CGD, já passaram mais de 10 anos, e muitos mais virão.

                                    A minha duvida é: Associado ao empréstimo (o qual tem um spread bastante baixo - sobretudo quando comparado com os de hoje) , tenho um Multiriscos (anual) e um seguro de vida (18€ / mês).

                                    Ja ouvi dizer que apenas um deles é obrigatório, e também já ouvi dizer que se retirar o que não é obrigatório poderá não compensar , na medida em que certamente o banco poderá rever o spread, o que não seria vantajoso.

                                    Alguem me ajuda a desmistificar estas duvidas ? Obrigado !

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
                                      Contrai um empréstimo há mais de 10 anos para comprar o meu apartamento junto da CGD, já passaram mais de 10 anos, e muitos mais virão.

                                      A minha duvida é: Associado ao empréstimo (o qual tem um spread bastante baixo - sobretudo quando comparado com os de hoje) , tenho um Multiriscos (anual) e um seguro de vida (18€ / mês).

                                      Ja ouvi dizer que apenas um deles é obrigatório, e também já ouvi dizer que se retirar o que não é obrigatório poderá não compensar , na medida em que certamente o banco poderá rever o spread, o que não seria vantajoso.

                                      Alguem me ajuda a desmistificar estas duvidas ? Obrigado !
                                      Um apartamento (propriedade horizontal) obriga sempre a seguro multiriscos. Uma vez que tens também um CH associado creio que o seguro de vida passa a ser também uma exigência do banco.

                                      Quanto ao retirar algum seguro do banco e consequentes revisões de spread, tens que consultar as cláusulas do teu CH uma vez que há bancos em que a contratação dos seguros junto da instituição baixa o spread e outros em que é irrelevante e podes ter os seguros onde quiseres (é o meu caso... tenho o CH com o BES e fiz os seguros onde o preço/coberturas me pareceu mais vantajoso).

                                      Comentário


                                        #20
                                        Estou aqui com uma duvida de algibeira quanto a seguros:

                                        Neste momento tanto a minha carrinha Mercedes Classe E 220Cdi do ano 2000, como o Honda Jazz de 2005 da minha namorada estão numa companhia de seguros conceituada, na qual pagamos cerca de 150€ / semestre pela mercedes, e 210€ / semestre pelo jazz (porque é o primeiro seguro em nome dela).
                                        Estes valores contemplam perda total.

                                        Fiz uma simulacao na OK teleseguro , e os valores são menos de metade, ou seja 1 ano de ok teleseguro custa-me sempre menos que 6 meses na companhia onde estou neste momento , com a grande desvantagem de não contemplarem perda total para viaturas tao "baratas / velhas" como as nossas.

                                        AS duas duvidas que me assaltam são :

                                        >Vale a pena mudar para companhias de seguros destas telefonicas, tipo OK Teleseguro, Segurodirecto, etc ? Ate compreendo que para quem se mova mal online seja dificil, mas eu ja faço tudo o resto online, por isso parece-me normal que o seguro tambem o seja ...

                                        >E quando algo corre mal, é diferente de ter um mediador, ou vai dar ao mesmo ?

                                        >Ha alguma que tenha perda total para viaturas mais baratas / velhas como é o caso do Jazz de 2005 ou a Classe E do ano 2000 ?

                                        >Em termos de assistencia em viagem se algum dia o carro falhar, estes seguros telefonicos sao iguais aos tradicionais ?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
                                          Estou aqui com uma duvida de algibeira quanto a seguros:

                                          Neste momento tanto a minha carrinha Mercedes Classe E 220Cdi do ano 2000, como o Honda Jazz de 2005 da minha namorada estão numa companhia de seguros conceituada, na qual pagamos cerca de 150€ / semestre pela mercedes, e 210€ / semestre pelo jazz (porque é o primeiro seguro em nome dela).
                                          Estes valores contemplam perda total.

                                          Fiz uma simulacao na OK teleseguro , e os valores são menos de metade, ou seja 1 ano de ok teleseguro custa-me sempre menos que 6 meses na companhia onde estou neste momento , com a grande desvantagem de não contemplarem perda total para viaturas tao "baratas / velhas" como as nossas.

                                          AS duas duvidas que me assaltam são :

                                          >Vale a pena mudar para companhias de seguros destas telefonicas, tipo OK Teleseguro, Segurodirecto, etc ? Ate compreendo que para quem se mova mal online seja dificil, mas eu ja faço tudo o resto online, por isso parece-me normal que o seguro tambem o seja ...

                                          >E quando algo corre mal, é diferente de ter um mediador, ou vai dar ao mesmo ?

                                          >Ha alguma que tenha perda total para viaturas mais baratas / velhas como é o caso do Jazz de 2005 ou a Classe E do ano 2000 ?

                                          >Em termos de assistencia em viagem se algum dia o carro falhar, estes seguros telefonicos sao iguais aos tradicionais ?

                                          vou reponder ao que sei: já tive seguros em diversas companhias, nomeadamente Império, AXA, Real, Tranquilidade e desde 10 anos para cá Ok Teleseguros e Seguro Directo.
                                          Da experiência que tenho, a OK foi a melhor empresa com que já trabalhei. Tudo rápido, tudo online, assitência eficaz e quando à assistência em viagem, já precisei por várias vezes e digo-te que é exactamente igual a uma seguradora "normal". Quanto a sinistros, apenas tive quebra de vidros por 2 vezes, e funcionou 5 estrelas. Deram-me sempre a opção de ir a uma "Carglass" ou então meter o vidro original. Numa das vezes meti na CarGlass, na outra paguei do meu bolso e fui reembolsado, sensivelmente 1 mês após o envio da factura.
                                          Mas é normal que haja opiniões distintas, cada qual tem a sua experiência própria. Eu posso enumerar alguns problemas que já tive com seguradoras tradicionais: atraso no envio da carta verde, valores equivocados, simulações de preços disparatadas, problemas num sinistro, entre alguns outros pequenos detalhes. Coincidência ou não, são problemas que nuca tive nas seguradoras "virtuais"

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                            Só agora vi a tua pergunta... É na Liberty. Felizmente não sei como se processam as reparações, nunca precisei de nenhuma!
                                            Liberty - all the way Já por 2 vezes necessitei de reparações, 5 estrelas. As reparações são efectuadas por entidades escolhidas pelo segurado, e o cheque é emitido também à ordem do segurado, sem demoras e sem complicações

                                            Comentário


                                              #23
                                              A Ok teleseguros não é "telefónica".
                                              Têm alguns pontos de atendimento espalhados por ai...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Ja tinha exposto aqui ha uns meses a minha situação :

                                                ================================================== ================================================== ====================

                                                Contrai um empréstimo há mais de 10 anos para comprar o meu apartamento junto da CGD, já passaram mais de 10 anos, e muitos mais virão.

                                                A minha duvida é: Associado ao empréstimo (o qual tem um spread bastante baixo - sobretudo quando comparado com os de hoje) , tenho um Multiriscos (anual) e um seguro de vida (18€ / mês).

                                                Ja ouvi dizer que apenas um deles é obrigatório, e também já ouvi dizer que se retirar o que não é obrigatório poderá não compensar , na medida em que certamente o banco poderá rever o spread, o que não seria vantajoso.

                                                Alguem me ajuda a desmistificar estas duvidas ? Obrigado !

                                                ================================================== ================================================== ====================

                                                Ja percebi que se mexer em qualquer um dos dois seguros que tenho associados à casa, que provavelmente isso mexerá no meu spread e por isso não vale a pena.

                                                Entretanto, volto aqui pois sacaram-me ha dias 20E anuais do cartão SOMA, o qual não uso nem nunca usei.
                                                Posso cancelar este cartão SOMA; ou se o fizer isso poderá influir negativamente no Spread ?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
                                                  A minha duvida é: Associado ao empréstimo (o qual tem um spread bastante baixo - sobretudo quando comparado com os de hoje) , tenho um Multiriscos (anual) e um seguro de vida (18€ / mês).

                                                  Ja ouvi dizer que apenas um deles é obrigatório, e também já ouvi dizer que se retirar o que não é obrigatório poderá não compensar , na medida em que certamente o banco poderá rever o spread, o que não seria vantajoso.
                                                  Esses dois seguros são obrigatórios. Não existe nenhum banco que te faça um empréstimo e que não te exiga o seguro de vida e o multiriscos da casa.
                                                  O que não é obrigatório é que faças esses seguros nesse banco, aí é já uma jogada do banco com a história dos spreads, etc., para vender mais produtos. Mas tudo depende da forma como negoceias com o banco.
                                                  No meu caso, o seguro multiriscos não foi feito no próprio banco, no entanto o spread também é muito baixo.


                                                  Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
                                                  Entretanto, volto aqui pois sacaram-me ha dias 20E anuais do cartão SOMA, o qual não uso nem nunca usei.
                                                  Posso cancelar este cartão SOMA; ou se o fizer isso poderá influir negativamente no Spread ?
                                                  Isso aí nós não sabemos, só o banco é que te pode responder a essa pergunta.
                                                  Editado pela última vez por MGomes; 12 July 2013, 08:09.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Agora fiquei com uma dúvida a respeito da obrigatoriedade do seguro da habitação no meu caso, vivo num condominio de 6 moradias que tem como zona comuns uns jardins e o acesso às garagens privadas que são na cave, como não tenho credito habitação nunca fiz um seguro, já estive para fazer para me proteger, por exemplo se tiver uma inundação ou incendio e afectar a casa de algum vizinho e não ter que pagar do meu bolso, mas agora fiquei na dúvida se é mesmo obrigatório por lei fazer. Já agora o condominio tambem é obrigado a ter seguro para cobrir as áreas comuns? Nos jardins não vejo problemas mas por exemplo para salvaguardar se exisitir um incendio nas garagens devido a um curto-circuito na iluminação da garagem, é que por acaso não me lembro de ver nas contas do condominio algo referente a pagamento de seguros, não temos contratado nenhuma empresa de condominio, penso que a ideia é a responsabilidade rodar pelos condominos.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                                      Agora fiquei com uma dúvida a respeito da obrigatoriedade do seguro da habitação no meu caso, vivo num condominio de 6 moradias que tem como zona comuns uns jardins e o acesso às garagens privadas que são na cave, como não tenho credito habitação nunca fiz um seguro, já estive para fazer para me proteger, por exemplo se tiver uma inundação ou incendio e afectar a casa de algum vizinho e não ter que pagar do meu bolso, mas agora fiquei na dúvida se é mesmo obrigatório por lei fazer. Já agora o condominio tambem é obrigado a ter seguro para cobrir as áreas comuns? Nos jardins não vejo problemas mas por exemplo para salvaguardar se exisitir um incendio nas garagens devido a um curto-circuito na iluminação da garagem, é que por acaso não me lembro de ver nas contas do condominio algo referente a pagamento de seguros, não temos contratado nenhuma empresa de condominio, penso que a ideia é a responsabilidade rodar pelos condominos.
                                                      És obrigado a ter seguro e por lei até deverias fazer prova disso perante o administrador. Nas partes comuns não precisam de fazer seguro porque estas são cobertas pelos seguros das frações pelas permilagens respectivas.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Civismo Ver Post

                                                        Entretanto, volto aqui pois sacaram-me ha dias 20E anuais do cartão SOMA, o qual não uso nem nunca usei.
                                                        Posso cancelar este cartão SOMA; ou se o fizer isso poderá influir negativamente no Spread ?
                                                        Se fez parte da negociação para obtenção do spread é certinho que se cancelares te vão mais ao bolso.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por 500c Ver Post
                                                          És obrigado a ter seguro e por lei até deverias fazer prova disso perante o administrador. Nas partes comuns não precisam de fazer seguro porque estas são cobertas pelos seguros das frações pelas permilagens respectivas.
                                                          Obrigado 500c, mas sabes qual é a lei ou onde posso ler sobre isso? É que um amigo meu disse-me exactamente o contrário, da minha moradia não sou obrigado a ter seguro, mas que se a minha hobitação provocar algum problema aos restantes condóminos obviamente sai do meu bolso e que o condominio é obrigado a ter seguro e deu-me o exemplo de por exemplo existir um incendio provocado por um curto-circuito do quadro electrico da iluminação da garagem, como é que se escolhia qual o condómino que activava o seguro?
                                                          A legislação será a mesma para condominios de apartamentos e moradias?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                                            Obrigado 500c, mas sabes qual é a lei ou onde posso ler sobre isso? É que um amigo meu disse-me exactamente o contrário, da minha moradia não sou obrigado a ter seguro, mas que se a minha hobitação provocar algum problema aos restantes condóminos obviamente sai do meu bolso e que o condominio é obrigado a ter seguro e deu-me o exemplo de por exemplo existir um incendio provocado por um curto-circuito do quadro electrico da iluminação da garagem, como é que se escolhia qual o condómino que activava o seguro?
                                                            A legislação será a mesma para condominios de apartamentos e moradias?
                                                            Artigo 1429.º do código civil:

                                                            Artigo 1429.º - Seguro obrigatório menu
                                                            1. É obrigatório o seguro contra o risco de incêndio do edifício, quer quanto às fracções autónomas, quer relativamente às partes comuns.
                                                            2. O seguro deve ser celebrado pelos condóminos; o administrador deve, no entanto, efectuá-lo quando os condóminos o não hajam feito dentro do prazo e pelo valor que, para o efeito, tenha sido fixado em assembleia; nesse caso, ficará com o direito de reaver deles o respectivo prémio.
                                                            (Redacção do Decreto-Lei 267/94, de 25-10)

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X