Caros amigos, como se usa um busca-polos? pode-se enfiar numa tomada e ver se a luz acende, ou dispara o quadro logo? já agora, qual a função do neutro?, transporta carga ou não?
Obrigado
Podes usar o busca-polos à vontade, que não faz disparar o quadro.
A luz só acende quando detecta a fase. Na maioria dos busca-polos é necessário por o dedo na ponta do cabo, para estabelecer a continuidade necessária a acender a luz.
O neutro, como o seu nome indica, não tem carga. É necessário porque para haver "electricidade" têm de existir 2 pontos com tensões diferentes. Entre a fase e o neutro tens 230V de diferença.
Podes usar o busca-polos à vontade, que não faz disparar o quadro.
A luz só acende quando detecta a fase. Na maioria dos busca-polos é necessário por o dedo na ponta do cabo, para estabelecer a continuidade necessária a acender a luz.
O neutro, como o seu nome indica, não tem carga. É necessário porque para haver "electricidade" têm de existir 2 pontos com tensões diferentes. Entre a fase e o neutro tens 230V de diferença.
Não propriamente... o neutro pode ou não ter carga!! No caso de um sistema monofásico, o neutro tem corrente, logo tem carga. Se for um sistema, imaginemos, trifásico equilibrado, o neutro não terá corrente (salvo anomalias de instalação e funcionamento).
Resumindo, quando se tem um aparelho ligado entre fase-neutro, o neutro comporta corrente, dá choque lolol
O neutro serve para escoar a corrente de um circuito eléctrico, muito suscintamente.
E de uma instalação normal, em que a entrada em casa é tri-fásica, pode-se construir uma tomada tri-fásica com 380v (400??). ??
Claro !
Basta passar mais dois condutores com duas fases para os locais pretendidos
Ou seja na tubagem onde já estejam 3 condutores ( Fase+Neutro+terra) passas a ter 5 condutores ( 3 de fase+Neutro+terra)
O que sucede é que por vezes (normalmente) uma instalação electrica monofásica, não suporta a passagem de mais 2 condutores.
Porque seria preciso passar de um Tubo de referência VD16 para a referência VD20 ou 25, mas tudo depende do que lá está já colocado, pelo que só depois de analisar a instalação.
Basta passar mais dois condutores com duas fases para os locais pretendidos
Ou seja na tubagem onde já estejam 3 condutores ( Fase+Neutro+terra) passas a ter 5 condutores ( 3 de fase+Neutro+terra)
O que sucede é que por vezes (normalmente) uma instalação electrica monofásica, não suporta a passagem de mais 2 condutores.
Porque seria preciso passar de um Tubo de referência VD16 para a referência VD20 ou 25, mas tudo depende do que lá está já colocado, pelo que só depois de analisar a instalação.
Exacto. Convém também ter em atenção as secções dos condutores... um sistema trifásico pode comportar correntes muito acima do monofásico, logo aquecem mais.
Não propriamente... o neutro pode ou não ter carga!! No caso de um sistema monofásico, o neutro tem corrente, logo tem carga. Se for um sistema, imaginemos, trifásico equilibrado, o neutro não terá corrente (salvo anomalias de instalação e funcionamento).
Resumindo, quando se tem um aparelho ligado entre fase-neutro, o neutro comporta corrente, dá choque lolol
O neutro serve para escoar a corrente de um circuito eléctrico, muito suscintamente.
Bom! estou confuso! afinal se acender nos dois, qual é a fase!?
Bom! estou confuso! afinal se acender nos dois, qual é a fase!?
O que o Eyes quis dizer e daí talvez a confusão é se tiveres um circuito fechado (aparelho ligado ou carga ligada) sim o neutro ou retorno dá choque. Agora em circuito aberto o neutro "nunca" poderá ter tensão se tal acontecer ou houver uma ligeira passagem que seja podemos estar em presença de uma instalação com defeito ou antiga até.
Exacto. Convém também ter em atenção as secções dos condutores... um sistema trifásico pode comportar correntes muito acima do monofásico, logo aquecem mais.
O calibre minimo será sempre de 2,5 mm2 em condutor unifilar e rigido.
2,5mm2 multifilar flexivel é o ideal.
Para uma distância grande (ou potencia acima de 2500w) lá terão de ir para o 4mm2.
hesitei entre postar aqui ou abrir novo tópico, mas como o assunto está relacionado com electricidade decidi aproveitar a boleia e peço desde já desculpa ao bento_uno pelo abuso.
a minha dúvida é sobre se existirá alguma vantagem ou desvantagem em trocar umas lâmpadas MR16 (que funcionam com transformadores de 12volts) por umas GU10 que podem ser ligadas directamente à rede (230volts). obrigado.
hesitei entre postar aqui ou abrir novo tópico, mas como o assunto está relacionado com electricidade decidi aproveitar a boleia e peço desde já desculpa ao bento_uno pelo abuso.
a minha dúvida é sobre se existirá alguma vantagem ou desvantagem em trocar umas lâmpadas MR16 (que funcionam com transformadores de 12volts) por umas GU10 que podem ser ligadas directamente à rede (230volts). obrigado.
Lampadas de 230v nunca podem ser ligadas a 12v, teras que tirar o transformador e ligar directo...
Lampadas de 230v nunca podem ser ligadas a 12v, teras que tirar o transformador e ligar directo...
ao substituir as MR16 pelas GU10 elimino os transformadores, a minha dúvida é se existe alguma vantagem ou desvantagem entre as duas, a nível de consumos ou outra coisa que me esteja a escapar.
O que o Eyes quis dizer e daí talvez a confusão é se tiveres um circuito fechado (aparelho ligado ou carga ligada) sim o neutro ou retorno dá choque. Agora em circuito aberto o neutro "nunca" poderá ter tensão se tal acontecer ou houver uma ligeira passagem que seja podemos estar em presença de uma instalação com defeito ou antiga até.
Exactamente!! Se fores testar a fase-neutro com um busca polos, ele so acende num terminal (fase), pois o circuito continua aberto (teoricamente, pois esta a ser fechado para a terra atraves de nós lol). Mas o circuito electrico da instalação na parede fica aberto. Resumindo para não haver confusoes: qualquer tomada de parede esta em circuito aberto, so efectuando um circuito fechado quando se liga algum aparelho. Quando testamos a fase com um busca polos o circuito electrico continua aberto, pois não temos a corrente a "sair" por um terminal da tomada e a "entrar" pelo outro. Daí ele acender so na fase.
ao substituir as MR16 pelas GU10 elimino os transformadores, a minha dúvida é se existe alguma vantagem ou desvantagem entre as duas, a nível de consumos ou outra coisa que me esteja a escapar.
Em principio, as lampadas com transfprmador vão consumir menos. Mas devem ter potencia inferior também.
ao substituir as MR16 pelas GU10 elimino os transformadores, a minha dúvida é se existe alguma vantagem ou desvantagem entre as duas, a nível de consumos ou outra coisa que me esteja a escapar.
Opá, não digo com certeza, mas se as outras não têm transformador, melhor, porque nenhum circuito eléctrico tem 100% de eficácia... Como toda a gente sabe, os transformadores aquecem, logo, para aquecer, é preciso gastar energia que não vai ser usada para fazer luz...
Agora de ser 12V DC ou 220V AC, não vai interessar muito, o que interessa é o rendimento das lâmpadas a multiplicar pela potência...
sendo ambas economizadoras com 12 watts, umas ligam directamente aos 230v, as outras têm que ser ligadas através dum transformador, quais serão então mais vantajosas?
ao substituir as MR16 pelas GU10 elimino os transformadores, a minha dúvida é se existe alguma vantagem ou desvantagem entre as duas, a nível de consumos ou outra coisa que me esteja a escapar.
Com o transformador tem mais vantagens, protege mais a lampada...
E com a ligação directa, á mais aquecimento e funde a lampada com mais frequencia...
Aproveito este tópico para colocar uma dúvida aos especialistas do tasco:
Troquei uma lâmpada convencional 60W por uma economizadora de 18W. Quando experimentei a economizadora esta não funciona. Pensei que estava fundida mas depois experimentei noutro local e funcionava.
Há alguma explicação para este facto (funcionar a convencional e a economizadora não)? A economizadora tem indicação de 230v~240v e 50Hz~60Hz e funciona noutro local...
normalmente as lâmpadas economizadoras são mais largas.
verifica se ao enroscares ela não bate no casquilho impedindo que enrosque até ao fim não fazendo assim contacto...
normalmente as lâmpadas economizadoras são mais largas.
verifica se ao enroscares ela não bate no casquilho impedindo que enrosque até ao fim não fazendo assim contacto...
Olha que agora que falas nisso... Até andei de aparelho de medida em punho a confirmar a potência no casquilho e não me lembrei desse "pequeno" pormenor...
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