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Porque é quando há naufrágios as pessoas não dispõem de localizadores pessoais GPS?.

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    Porque é quando há naufrágios as pessoas não dispõem de localizadores pessoais GPS?.

    Mais quatro marinheiros desaparecidos (dois portugueses e dois franceses).

    Terminaram hoje as buscas para tentar localizar os quatro desaparecidos...

    É sempre a mesma coisa, naufrágio, desaparecidos, buscas "à sorte" (apesar dos cálculos de maré e ventos...) e términus frequente das buscas sem resultados!...

    Mas, pergunto, porque razão se não apetrecham obrigatoriamente cada marinheiro/pescador de um sinalizador GPS para este tipo de situações? Epá, hoje em dia sinaliza-se de tudo um pouco, automóveis, linces, tartarugas marinhas, rapaces, etc... Porque não investir essa tecnologia também em vidas humanas? É que em muitos casos o tempo em que ainda estão à procura poderia ser usado para "caminhar para lá"! Sabe-se lá quantas vidas se poupariam!?...

    Porquê, então, não ser assim?...

    #2
    Ter um localizador GPS é simples, difícil é ter um canal de comunicação do alto mar para terra que indique as coordenadas que o GPS agregado ao marinheiro está a indicar.

    Aliás, penso que existe o caso caricato de de todas as embarcações por lei estarem dotadas de um dispositivo de localização e comunicação de emergência... mas a guarda costeira não tem receptor p/ receber os sinais de alarme!!!

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      #3
      Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
      Ter um localizador GPS é simples, difícil é ter um canal de comunicação do alto mar para terra que indique as coordenadas que o GPS agregado ao marinheiro está a indicar.

      Aliás, penso que existe o caso caricato de de todas as embarcações por lei estarem dotadas de um dispositivo de localização e comunicação de emergência... mas a guarda costeira não tem receptor p/ receber os sinais de alarme!!!
      Mas, pergunto, difícil como? Por razões logísticas ou, mais uma vez, por razões de verba?...

      Comentário


        #4
        Pescador que é homem, não usa colete, não tem salva-vidas no barco, não tem medo do mau tempo e... nem sequer precisa de saber nadar...

        Infelizmente é a esta a mentalidade de muitos pescadores...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
          Mas, pergunto, difícil como? Por razões logísticas ou, mais uma vez, por razões de verba?...
          Razões tecnológicas/verba. Se a verba for ilimitada, a tecnologia não é problema. Mas em alto mar só estou a imaginar um canal de comunicação por satélite, tipo Inmarsat. Ora isso é muito caro. Os canais tradicionais tipo HF usam normalmente equipamento muito grande e com antenas grandes, pouco razoáveis para um marinheiro transportar consigo.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
            Razões tecnológicas/verba. Se a verba for ilimitada, a tecnologia não é problema. Mas em alto mar só estou a imaginar um canal de comunicação por satélite, tipo Inmarsat. Ora isso é muito caro. Os canais tradicionais tipo HF usam normalmente equipamento muito grande e com antenas grandes, pouco razoáveis para um marinheiro transportar consigo.
            Percebo. Mais uma área, então, para se começar a olhar com mais atenção no futuro, que se deseja próximo, por parte das entidades responsáveis, talvez um bom estudo (eles estão, executivos, habituados a pedir estudos...) para o Ministério respectivo mandar realizar com carácter de urgência, como urgente é poupar vidas!...

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              #7
              Originalmente Colocado por eu Ver Post
              Pescador que é homem, não usa colete, não tem salva-vidas no barco, não tem medo do mau tempo e... nem sequer precisa de saber nadar...

              Infelizmente é a esta a mentalidade de muitos pescadores...
              Também é verdade, mas as mentalidades também mudam, nem que seja "à força" (por imposição legal), sobretudo se for para bem próprio e dos demais!

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                #8
                Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                Mais quatro marinheiros desaparecidos (dois portugueses e dois franceses).

                Terminaram hoje as buscas para tentar localizar os quatro desaparecidos...

                É sempre a mesma coisa, naufrágio, desaparecidos, buscas "à sorte" (apesar dos cálculos de maré e ventos...) e términus frequente das buscas sem resultados!...

                Mas, pergunto, porque razão se não apetrecham obrigatoriamente cada marinheiro/pescador de um sinalizador GPS para este tipo de situações? Epá, hoje em dia sinaliza-se de tudo um pouco, automóveis, linces, tartarugas marinhas, rapaces, etc... Porque não investir essa tecnologia também em vidas humanas? É que em muitos casos o tempo em que ainda estão à procura poderia ser usado para "caminhar para lá"! Sabe-se lá quantas vidas se poupariam!?...

                Porquê, então, não ser assim?...
                Da mesma forma que é obrigado a ter coletes salva-vida nos barcos mas ninguem os utiliza enquanto lá está.
                Os barcos, a partir de uma certa dimensão tem de ter sinalizadores GPS, que são activados em caso de emergencia, emitindo um sinal constante.
                O que ocorre varias vezes é um conjunto de situações em simultaneo em que nada disto é utilizado.

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                  #9
                  A ultima vez que soube duma noticias destas eles tinham o obrigatorio por lei... so que o "giro" e da me vontade de gritar quando penso nisso é que nao temos em portugal as "antenas" para captar o sinal do sinalizador.
                  Ou seja , tem todos nos barcos o tal sistema que é obrigatorio por lei mas na nossa costa nao ha forma de detectar o distress signal.
                  Engraçado n é? Que pais onde estamos.

                  Cumps

                  Comentário


                    #10
                    Ahh para explicar melhor pq falei cmo se fossem obrigados a perceber...
                    o sistema obrigatorio funciona da seguinte forma.
                    Tem o radio VHF e esta la ligado o GPS que agora é obrigatorio estar sempre ligado , e caso exista uma emergencia existe um botao que ate diz "Distress Signal" que ao ser pressionado vai enviar pelo canal 16(de emergencia) a informaçao da localizaçao do barco.
                    So que ca pelos vistos nao tem forma de captar este sinal... ou seja, de nada serve.

                    Cumps

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Artur Costa Ver Post
                      A ultima vez que soube duma noticias destas eles tinham o obrigatorio por lei... so que o "giro" e da me vontade de gritar quando penso nisso é que nao temos em portugal as "antenas" para captar o sinal do sinalizador.
                      Ou seja , tem todos nos barcos o tal sistema que é obrigatorio por lei mas na nossa costa nao ha forma de detectar o distress signal.
                      Engraçado n é? Que pais onde estamos.

                      Cumps
                      Quem ouve os sinais de socorro marítimos?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                        Obrigado Eu falo muito de cabeça e as vezes posso errar mas pelos vissto ainda me lembro bem da situaçao.

                        Cumps

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                          Incrível...:

                          ...No entanto, a costa portuguesa é a única não coberta por uma rede que inclui toda a Europa, inclusivé a Espanha, pelo que, caso o naufrágio se desse perto das águas territoriais espanholas, o pedido de socorro poderia ter sido ouvido e o socorro efectuado com maior rapidez...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                            Incrível...:

                            É o nosso estado de m**** que temos...devem estar à espera de alguma norma ou imposição europeia para instalarem o respectivo equipamento e normalizarem a situação.

                            Comentário


                              #15
                              Há muita coisa que não se entende neste país.

                              Comentário


                                #16
                                Lembro-me que no ano passado aquando do Naufrágio do Luz do Sameiro na Nazaré, se ficou a saber que a costa Portuguesa com toda a extensão que lhe é conhecida, não possui estações que permitam um Pin Point preciso da localização dos naufragos.

                                Inclusivé essa informação passa primeiro pelo centro Europeu em França.

                                Não sei se a coisa mudou, isto é o que eu me lembro da altura.

                                Assim e como já o disseram ... não se compreende ... que com esta extensão de costa faltem estes meios essenciais.

                                Comentário


                                  #17
                                  Infelizmente, ao longo da costa portuguesa, de Caminha a Vila Real de Santo António, não existe uma única estação terrestre com capacidade para ouvir os pedidos de socorro via rádio, não obstante a obrigatoriedade legal que vigora desde 1999 de as embarcações estarem equipadas com rádios com sistema de GPS integrado.

                                  No entanto, a costa portuguesa é a única não coberta por uma rede que inclui toda a Europa, inclusivé a Espanha, pelo que, caso o naufrágio se desse perto das águas territoriais espanholas, o pedido de socorro poderia ter sido ouvido e o socorro efectuado com maior rapidez.

                                  Não havendo estações terrestres, a recepção dos pedidos de socorro pode ser efectuado pelos navios da Armada, que estão devidamente equipados com sistemas de recepção, mas o número de navios em patrulha é insuficiente para haver sempre um suficientemente perto para receber o sinal de emergência.

                                  Os rádios instalados nos pesqueiros têm, em teoria, um alcance que poderá chegar aos 80 km, mas este é condicionado por diversos factores, podendo não ser escutado a distâncias francamente menores, pelo que as duas unidades da Armada normalmente em patrulha podem não escutar as mensagens de socorro.

                                  É, no entanto, de ressalvar que outras embarcações na área podem receber o pedido de ajuda e deverão retransmití-lo imediatamente para as autoridades responsáveis pelo socorro.
                                  Parece mentira, estar no mar com os meios necessários para eventuais problemas é o mesmo que estar à deriva sem ninguém por perto na maior parte dos casos.......

                                  Comentário


                                    #18
                                    Podiam usar os Breitling Emergency ...

                                    The Breitling Emergency version contains a radio transmitter for civil aviation use which broadcasts on the 121.5 MHz distress frequency and serves as a back-up for ELT-type airborne beacons. (For military users, Breitling has equipped the Emergency with a miniaturized transmitter operating on the 243 MHz military frequency.) Under normal conditions—flat terrain or calm seas—the signal can be picked up at a range of up to 90 nautical miles (167 km) by search aircraft flying at 20,000 feet (6,000 m). As of 1 February 2009, the Cospas-Sarsat Satellite System will no longer monitor the 121.5/243 MHz frequency; however, the signal transmitted by the Emergency was never strong enough to be picked up by satellite, and Breitling has announced that, as these frequencies will still be monitored by aviation, particularly during the localization phase of a rescue attempt, there are no plans to modify the signal's frequency.[3]
                                    In an incident that demonstrates how the Emergency can be used to save lives, Reuters reports that two British pilots, Squadron Leader Steve Brooks and Flight Lieutenant Hugh Quentin-Smith, crashed their helicopter in Antarctica and were rescued after activating their Breitling Emergency transmitter watches. The two pilots were in their lifeboat when a Chilean Otter aircraft found them after homing in on signals from their watches. [4]
                                    The Emergency is available for customers who do not hold a pilot's licence, but they must sign an agreement stating that they will bear the full costs of a rescue intervention should they trigger the distress beacon. The model was heavily advertised by the Breitling Orbiter 3—both Brian Jones and Bertrand Piccard were wearing the Emergency. Also, Bear Grylls wears an Emergency with yellow face and rubber strap in many episodes of Man vs. Wild.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                      Pescador que é homem, não usa colete, não tem salva-vidas no barco, não tem medo do mau tempo e... nem sequer precisa de saber nadar...

                                      Infelizmente é a esta a mentalidade de muitos pescadores...
                                      E só usa botas de água daquelas de cano alto acima do joelhos...são 30 litros em cada perna !!

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