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Reclamou e foi condenada

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    Reclamou e foi condenada

    Reclamante condenada em tribunal por “pôr em causa o prestígio” do restaurante

    Uma mulher que em 2005 pediu o Livro de Reclamações num restaurante de Matosinhos aguarda ainda o resultado da queixa, mas já foi condenada em tribunal por “pôr em causa o prestígio, crédito e confiança” do estabelecimento.

    Fonte conhecedora do processo disse hoje que o Tribunal de Matosinhos condenou a mulher a indemnizar a dona do restaurante em 300 euros e a pagar uma multa de 15 euros por dia, para remir uma pena de 75 dias de prisão.

    De acordo com a sentença do caso, a arguida foi condenada porque “disse repetidamente, em tom exaltado e de modo audível para as demais pessoas que se encontravam no restaurante àquela hora, nomeadamente que a comida não prestara e que nunca tinha sido tão mal servida”.

    Os factos remontam a Julho de 2005, durante um jantar de um grupo de médicos e enfermeiros de um centro de saúde, para assinalar a despedida de um colega de trabalho.

    Perto do final do repasto, uma das participantes considerou ter sido tratada de forma indelicada por um dos funcionários, e pediu o Livro de Reclamações.

    Câmara não avaliou ainda queixa com mais de dois anos

    Segundo a fonte, o Livro de Reclamações só foi fornecido depois do pagamento das refeições e após a chamada da PSP.

    Na sequência desta queixa, a reclamante foi notificada pelo tribunal, em Fevereiro de 2006, de uma queixa-crime que lhe tinha sido movida pela proprietária do restaurante que viria a resultar na sua condenação.

    As expressões desprimorosas para o restaurante que determinaram a condenação terão sido proferidas pela arguida no intervalo de cerca de hora e meia que mediou entre o pedido do Livro de Reclamações e a sua apresentação.

    A fonte afirmou que em Dezembro do ano passado, cerca de dois anos e meio após a ocorrência, a reclamação continuava em análise nos serviços camarários.

    Contactada pela Lusa, fonte da Câmara de Matosinhos disse que está a avaliar o caso, prometendo esclarecimentos em breve.


    In: Publico
    Uma coisa é reclamar, outra é difamar.

    #2
    Imagino o escabeche que a mulher deve ter feito. De qualquer forma, o restaurante não devia sair impune.

    Comentário


      #3
      Enfim..

      Comentário


        #4
        Acabei de ler isse e... isto está a ficar bonito está
        Viva quem prevarica, pois quem é prejudicado não se pode mexer muito senão está feito.
        Já nos Tribunais é assim: roubou?? vá lá para casa com TIR e "prontos".
        Matou?? A mesma coisa...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Karma Ver Post
          Imagino o escabeche que a mulher deve ter feito. De qualquer forma, o restaurante não devia sair impune.
          O restaurante deve ser julgado pela reclamação feita no livro.
          Quanto á peixeirada, isso já entra na difamação publica, que é outro assunto á parte e deve ser julgado á parte.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
            Uma coisa é reclamar, outra é difamar.
            Bem verdade.

            Mas se o Restaurante não dava o Livro de Reclamações...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
              O restaurante deve ser julgado pela reclamação feita no livro.
              Quanto á peixeirada, isso já entra na difamação publica, que é outro assunto á parte e deve ser julgado á parte.
              A peixeirada deve ter sido resultado da não facultação do livro de reclamações.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                Bem verdade.

                Mas se o Restaurante não dava o Livro de Reclamações...
                Só tinha que chamar a autoridade e eles depois abrissem um auto ao restaurante.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                  A peixeirada deve ter sido resultado da não facultação do livro de reclamações.
                  Pelo que entendi, foi antes disso.
                  De qualquer forma, uma acção não valida a outra.

                  Comentário


                    #10
                    Nesta coisa das reclamações há que ter em atenção como se procede e como se faz prevalecer os direitos que nos assistem.

                    Fazia a reclamação documentava-se, e colocava logo as testemunhas que assistiram aos factos.

                    Depois deixaria correr o processo e esperaria pela resposta, consoante a resposta e o procedimento ocorrido ... daria mais exposição ou não ao caso, e os meios de comunicação até são bom veiculo para estas coisas.

                    Mas "peixeiradas" e "escabeches" em cima do acontecimento nunca dão bom resultado.

                    E apara mim é esta a razão para a condenação a Srª., aliás esta noticia já passou à dias na RTP.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                      A peixeirada deve ter sido resultado da não facultação do livro de reclamações.
                      Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                      Só tinha que chamar a autoridade e eles depois abrissem um auto ao restaurante.
                      Exactamente, e assim ainda fazia notar a má vontade do Restaurante.

                      Comentário


                        #12
                        Se realmente a condenada não se limitou ao livro de reclamações e optou por expressar alto e bom som o descontentamento falando mal do restaurante acho bem que tenha sido condenada. Por muito mau que o serviço tivesse sido acabou por perder a razão ao reagir daquela forma.

                        Infelizmente deparamo-nos muitas vezes com situações que seriam perfeitamente escusáveis. O problema é que para muitos portugueses só há direitos, não há deveres... reclamam quando deveriam ouvir e calam-se quando deveriam reclamar... enfim... posso dizer que até hoje... de algumas (felizmente não muitas) reclamações que já vi escritas... apenas 10% terão razão de ser.

                        Comentário


                          #13
                          Fez peixeirada ? acho bem .
                          da proxima vez comporta-se

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                            Uma coisa é reclamar, outra é difamar.
                            Sim sim, mas um boycott ao restaurante não lhes fazia mal tb!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Vencar Ver Post
                              Sim sim, mas um boycott ao restaurante não lhes fazia mal tb!
                              Mas isso já é opção pessoal de cada um e dos motivos que tenha.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                A peixeirada deve ter sido resultado da não facultação do livro de reclamações.
                                Bastava chamar a PSP e depois seriam 2 reclamações em vez de 1, falta de qualidade da comida e não apresentação do LR...

                                A parte da peixeirada não era necessária e só perdeu a razão que pudesse ter!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                  Uma coisa é reclamar, outra é difamar.
                                  Felizmente que ao menos nos restaurantes, isso é verdade...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Num país onde uma pessoa não pode reclamar em alto e bom som... Para onde isto vai?!?!?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por augustus Ver Post
                                      Num país onde uma pessoa não pode reclamar em alto e bom som... Para onde isto vai?!?!?
                                      Se tudo correr bem para uma sociedade mais civilizada e menos barraqueira!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Ñunca usei o livro de reclamações ... gosto do metodo á antiga, que é chamar nomes ao dono e nunca mais lá voltar e dizer mal daquilo a toda a gente...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                          Ñunca usei o livro de reclamações ... gosto do metodo á antiga, que é chamar nomes ao dono e nunca mais lá voltar e dizer mal daquilo a toda a gente...
                                          Podes ter 2 consequencias, ou levas uma carga de porrada do dono ou levas com um processo de difamação em cima.



                                          Ou então usas o livro de reclamações e nada disso acontece (em teoria)

                                          Comentário


                                            #22
                                            a dona do restaurante deve ser pessoa influente!!!
                                            Não é qualquer gato sapato que consegue reter 2 anos uma reclamação!
                                            Deve ser para ver se esquecem!!!

                                            bela mafia à portuguesa...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
                                              Se tudo correr bem para uma sociedade mais civilizada e menos barraqueira!
                                              Em situações extremas as pessoas podem reajir de várias formas e o importante é não tirar-lhes liberdade para isso. Não está em questão a civilidade das pessoas mas sim o direito a exprimir-se em situações que estão em completa desvantagem. Porque será que ninguém perguntou até agora se as reclamações desta senhora eram legítimas ou não?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Fica a lição para todos nós, assim reclamamos sem peixeiradas.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por augustus Ver Post
                                                  Em situações extremas as pessoas podem reajir de várias formas e o importante é não tirar-lhes liberdade para isso. Não está em questão a civilidade das pessoas mas sim o direito a exprimir-se em situações que estão em completa desvantagem. Porque será que ninguém perguntou até agora se as reclamações desta senhora eram legítimas ou não?
                                                  Em lado algum eu retirei legitimidade à senhora para reclamar. Apenas condeno a forma como o fez. A lei permite-lhe exprimir-se através do livro de reclamações. Não é necessário perder a razão e incorrer no crime de difamação só porque achou por bem expressar alto e bom som o seu descontentamento. (Que pelos vistos é capaz de ter sido expressado de forma bem insultuosa)

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                                                    Fica a lição para todos nós, assim reclamamos sem peixeiradas.
                                                    Exactamente!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                                                      Exactamente!
                                                      Todos pudessemos ser tão educados como tu. No fundo acho que é importante nós podermos exprimir as nossas indignações sem sermos punidos por isso. O actual Estado gosta da nossas reclamações em silêncio porque é da maneira que os restantes concidadãos não se apercebem do que se passou...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                                        Podes ter 2 consequencias, ou levas uma carga de porrada do dono ou levas com um processo de difamação em cima.



                                                        Ou então usas o livro de reclamações e nada disso acontece (em teoria)

                                                        era o fim dele...e do café acho que não ia sobrar nada...

                                                        qto ao processo, duvido posso-lhe chamar nomes, como incompetente e aldrabão etc e tal conforme a porcaria que ele tivesse feito.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por augustus Ver Post
                                                          Todos pudessemos ser tão educados como tu. No fundo acho que é importante nós podermos exprimir as nossas indignações sem sermos punidos por isso. O actual Estado gosta da nossas reclamações em silêncio porque é da maneira que os restantes concidadãos não se apercebem do que se passou...
                                                          Pois, meu caro, mas eu também "fervo" (por dentro) quando vejo coisas que não estão certas! No caso os restantes cidadãos ir-se-ão aperceber do resultado das diversas indignações, que ganha tanto mais razão quanto mais correcta forem as exposições de motivos!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            "As expressões desprimorosas para o restaurante que determinaram a condenação terão sido proferidas pela arguida no intervalo de cerca de hora e meia que mediou entre o pedido do Livro de Reclamações e a sua apresentação."

                                                            Eu acho que isto diz tudo...( hora e meia para apresentar o livro de reclamações...ou seja, uma provocação desmedida)


                                                            e disse repetidamente, em tom exaltado e de modo audível para as demais pessoas que se encontravam no restaurante àquela hora, nomeadamente que a comida não prestara e que nunca tinha sido tão mal servida”

                                                            isto é crime???

                                                            Não me parece que isto seja crime. Mas pode ser defeito meu (que estudei matemática em vez de direito...).

                                                            Comentário

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