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Nova Travessia do Tejo - Chelas~Barreiro - Que futuro?

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    Nova Travessia do Tejo - Chelas~Barreiro - Que futuro?

    Vamos lá a ver se chegamos a um consenso e se este tipo de debates colhem frutos.

    O que acham da localização da nova travessia agendada para a travessia do Tejo.

    Chelas - Barreiro

    Será que é mesmo a melhor opção ou estaremos a vergar-nos ao capricho do comboio de alta velocidade ?

    Fica um excerto que pode ser encontrado aqui:


    ESTUDOS SOBRE A IMPLANTAÇÃO DO
    NOVO AEROPORTO DE LISBOA


    AIMPLANTAÇÃO DO NAL NO CTA E SUA INTEGRAÇÃO TERRITORIAL

    A implantação do NAL na coroa externa da AML, na margem esquerda do Tejo, permite uma grande facilidade de ligação a todos os corredores da AML, fora dos trajectos mais congestionados, a uma distância aceitável de Lisboa – Cidade, servindo bem as duas margens (forte alinhamento com os objectivos do PROT – AML).

    A localização no CTA coloca o NAL em óptimas condições de também servir bem quer o Oeste, quer a Lezíria e Médio Tejo, Península de Setúbal, bem como todo ocorredor interior desde o Alto Alentejo até ao Algarve, utilizando sempre vias comboa reserva de capacidade e por isso pouco saturadas.

    A articulação terrestre com Espanha pode ser feita não só por estrada para as regiões mais próximas, mas também por ferrovia, sobretudo através dos serviços (de passageiros e de mercadorias) a desenvolver sobre a nova linha de bitola UIC em direcção a Badajoz e Madrid.
    O NAL deverá ser servido directamente pela rede de AVF, em plena via, e não com recurso a um eventual ramal de ligação. O presente estudo propõe a integração do NAL no nível mais elevado da rede de AVF, sendo a estação rótula de todo o sistema com a linha de ligação de Lisboa ao Porto e corredor atlântico pela margem esquerda do Tejo e conseguindo desta
    forma maximizar a acessibilidade internacional de todo o corredor atlântico.
    O atravessamento do Tejo deve efectuar-se nas proximidades de
    Santarém, com a construção duma estação servindo aquela cidade e sua envolvente, e conseguindo assim uma muito melhor cobertura territorial pelos serviços de AVF.
    Há informação de que oestudo pela RAVE da solução de traçado pela margem direita está avançado e tem conduzido a significativas reduções de custo estimado face ao inicialmente previsto. Ainda assim, essa solução será provavelmente muito mais cara
    que pela margem esquerda, por atravessar terrenos muito acidentados e de povoamento
    disperso – em oposição a terrenos planos e quase sem povoamento na margem esquerda.
    No caso de haver uma decisão do Governo em favor do traçado pela margem direita
    sugere-se que o projecto do traçado entre Lisboa e Leiria seja revisto dado que parece
    claro que, na ausência da necessidade de uma estação na Ota, a linha nunca passaria pela Ota. Deverá nesse caso procurar-se um traçado que permita uma estação em Santarém.


    TRAVESSIA FERROVIÁRIO DO TEJO
    O alinhamento do NAL, com a linha de Lisboa a Elvas / Badajoz levou a que se
    procurasse uma travessia ferroviária mais favorável que a situada no eixo Chelas Barreiro.
    O estudo conclui pelo eixo Beato – Montijo (5,7 km contra 7,8 km no caso de Chelas
    Barreiro), com um canal em AVF e um canal para serviço suburbano. Esta travessia seria complementada com uma outra mais pequena (1,8 km) para ligação do serviço suburbano à linha do Barreiro.
    A travessia no eixo Beato - Montijo permite uma estrutura mais simples e um custo bem mais baixo que para o eixo ChelasBarreiro. São bem menores os vãos navegáveis definidos pelo porto de Lisboa e bastante menor a extensão total. A travessia neste local traz uma melhor ligação aoNAL no CTA, mantém a boa ligação a toda a rede de suburbanos existente e penaliza somente em cerca de 1 minuto a ligação entre Lisboa e Barreiro (face à travessia por ChelasBarreiro). Em termos de análise de capacidade, o estudo efectuado mostra que a travessia Beato – Montijo responde sem problemas ao tráfego suburbano para a Península de Setúbal e para o NAL e aos serviços de AVF para o NAL, Porto e Madrid.

    Em termos de infra-estruturas logísticas, destaca-se a forte proximidade do NAL
    implantado no CTA ao centro logístico do Poceirão, e ainda aos outros principais centros logísticos do sul e centro do país, em Carregado – Azambuja, Castanheira do Ribatejo e Torres Novas / Riachos, bem como permite ligações ferroviárias muito favoráveis aos Portos de Lisboa, Setúbal e Sines.

    VIABILIDADE DE UMA TRAVESSIA FERROVIÁRIA NO CORREDOR BEATO-MONTIJO
    baseado nos relatórios produzidos pela Capita Symonds e Eng. Câncio Martins
    1
    A travessia ferroviária neste corredor com duas linhas em bitola europeia e duas linhas em bitola ibérica é viável, tal qual foi comprovado nos estudos que agora se encerram, em
    duas soluções construtivas: Túnel imerso e Ponte. Essa viabilidade inclui a satisfação de
    todos os objectivos conseguidos com a solução de travessia no corredor Chelas-Barreiro e transcende-os ao possibilitar as ligações directas de sul para norte à estação de Sta. Apolónia e ao porto de Lisboa em Xabregas, para passageiros e também para mercadorias, em ambas as bitolas.
    A inserção da travessia neste alinhamento Beato-Montijo resolve significativamente os incómodos de intrusão no centro paisagístico do estuário frente às zonas ribeirinhas mais relevantes: Terreiro do Paço, Castelo de S. Jorge, S. Vicente, Sta. Engrácia – Panteão Nacional, Sta. Luzia , Sta. Apolónia e frente do Barreiro. Comparativamente a Ponte Chelas Barreiro, por força das suas dimensões e do viés reduzido entre o alinhamento da ponte e a visada a partir daqueles miradouros históricos, configura “... factor de corte visual da unidade de uma vasta região que constitui o estuário, numa zona de grande valor cénico, que é o “Mar da Palha”.”2, constituindo por isso um impacte de elevada magnitude na paisagem central do estuário.

    1
    A Capita Symonds, seleccionada para estudar a solução em Túnel imerso, foi responsável pelo projecto do
    maior túnel imerso da Europa na ligação Copenhaga -Malmö sob o mar Báltico. O Engº Câncio Martins,
    seleccionado para estudar a solução Ponte, dispensa apresentação.
    2
    In: “Estudo Integrado de Avaliação Preliminar da Terceira Travessia do Tejo no Corredor Chelas Barreiro, fase
    I, Avaliação Estratégica” - Consórcio WS-Atkins Portugal, Consultores e Projectistas Internacionais, Lda –
    Coordenação Geral Eng. Maranha das Neves, Outubro de 2002

    Face à chegada da travessia ao Montijo quase no limite da Zona de Protecção Especial do Estuário do Tejo (mas ainda dentro dessa ZPE), e à aplicabilidade da Directiva Habitats, a solução em túnel imerso parece reunir melhores condições para cumprir as exigências em matéria ambiental e em particular as que decorrem daquela directiva.
    A estimativa do preço (2007) de construção da travessia neste alinhamento é semelhante para as duas soluções construtivas. O custo de qualquer destas soluções seria sempre
    substancialmente inferior (entre 30% a 40%) ao custo de construção da Ponte Chelas
    Barreiro.

    REDE RODOVIÁRIA O enquadramento do NAL na rede rodoviária e a sua análise de impactes não pode ser
    dissociada do contexto do desenvolvimento da própria AML.
    Os resultados obtidos pela modelação de tráfego permitiram concluir que:
    Considerando os custos docongestionamento para a região no cenário de duas travessias (25 de Abril e Vasco da Gama), e considerando a importância estratégica de aumentar a redundância do sistema viário do núcleo central da AML, a necessidade de construção de uma terceira travessia rodoviária é clara, mesmo sem novo aeroporto
    A localização do NAL na margem esquerda do rio Tejo, a que podem ser atribuídas 45 000 viagens rodoviárias / dia na travessia (para 30 milhões de Pax/ano no Aeroporto), equivalente a uma pista de circulação por sentido, é compatível com um sistema baseado em três travessias rodoviárias.
    Em qualquer das configurações, os resultados obtidos em termos de tráfego são sempre mais equilibrados quando a terceira travessia rodoviária é construída em Algés-Trafaria do que quando ela é feita em Chelas-Barreiro. Isto porque se reduz significativamente o tráfego da Ponte 25 de Abril, se conseguem níveis de serviço de boa qualidade na ligação Almada – Oeiras/Cascais, e não se desperdiça a capacidade instalada na Ponte Vasco da Gama reduzindo o seu tráfego para valores bastante baixos;
    A localização do NAL na Ota conduz a um agravamento significativo das condições de acesso a Lisboa pelo corredor Norte, nomeadamente pela auto-estrada A1.












    #2
    Na minha opinião, Beato-Montijo era a opção natural para servir o novo aeroporto de Lisboa.
    Chelas-Barreiro poderá servir só para aliviar a VDG da carga de transito, alem de ser uma opção pouco consensual.

    Comentário


      #3
      Mas eles falam no Barreiro, que é por causa da linha ferroviária, mais nada parece-me.

      Comentário


        #4
        Para que se perceba e tomando o Mapa que o Nthor colocou aqui:



        A LARANJA e a VERDE estão localizadas as duas travessias previstas.

        Para mim acho-as um pouco fora do contexto actual tendo em vista a Localização do Novo Aeroporto.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
          Mas eles falam no Barreiro, que é por causa da linha ferroviária, mais nada parece-me.
          Sim tenho essa ideia também, aliás a noticia é implícita quanto a isso.

          Terceira Travessia: Chelas-Barreiro é a melhor opção - RAVE


          A opção pela ponte Chelas-Barreiro para a terceira travessia do Tejo é aquela que melhor serve o sistema ferroviário nacional, o aeroporto em Alcochete e a única que permite a componente rodoviária, segundo a RAVE-Rede de Alta Velocidade.

          «Está estudada sob todos os pontos de vista - técnico, ambiental, da integração e do ponto de vista do património histórico protegido. Está perfeitamente estudada», garantiu hoje à agência Lusa o administrador da RAVE Carlos Fernandes. «As alternativas que foram apresentadas foram igualmente estudadas, primeiro por nós e depois pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e os resultados são claros», assegurou.
          De acordo com Carlos Fernandes, a RAVE começou a analisar há alguns meses a possibilidade de ligações a Alcochete, no âmbito da ligação Lisboa- Madrid e da ponte Chelas-Barreiro.
          «Dessa análise, encontrou uma solução que serve muito bem o aeroporto de Alcochete, continuando a manter um conjunto de valências que a ponte Chelas-Barreiro permite», disse.
          Segundo o responsável da RAVE, a ponte Chelas-Barreiro, além de permitir «um excelente serviço ao aeroporto», permite também um tráfego ferroviário sub-urbano para o Barreiro e para o Seixal e melhorar as ligações de mercadorias entre o Norte e o Sul do País, «coisa que Beato-Montijo tem dificuldade em fazer porque não liga à linha do Sul no Barreiro», defendeu Carlos Fernandes em resposta ao especialista José Manuel Viegas, que sugeriu esta travessia no estudo da Confederação da Indústria Portuguesa (CIP).
          «A Ponte Chelas-Barreiro - como diz o LNEC e muito bem - é a única que permite ter também a componente rodoviária», argumentou, acrescentando que esta vertente é essencial para servir bem o novo aeroporto, com a Ponte 25 de Abril esgotada e a Vasco da Gama a registar já um tráfego de 65 mil veículos.
          «Com o aeroporto ultrapassará os 100 mil veículos por dia e já hoje tem imensos casos de avarias, cortes de via», afirmou o administrador da RAVE, defendendo que o aeroporto não pode depender apenas destas duas pontes em termos rodoviários«.
          »Pareceria a todos um erro tremendo não aproveitar essa oportunidade que é a ponte ferroviária poder ser também rodoviária«, sublinhou.
          Relativamente à possibilidade de ser construída uma ponte entre Algés e Trafaria, defendida por José Manuel Viegas, que asseguraria o tráfego rodoviário, Carlos Fernandes sustentou que seria necessário percorrer 80 quilómetros do centro de Lisboa a Alcochete, dando a volta por Algés e passando pela Trafaria.
          Diário Digital / Lusa
          11-01-2008 19:29:00

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
            Na minha opinião, Beato-Montijo era a opção natural para servir o novo aeroporto de Lisboa.
            Chelas-Barreiro poderá servir só para aliviar a VDG da carga de transito, alem de ser uma opção pouco consensual.
            o Montijo já tem a Vasco da Gama...

            Comentário


              #7
              Chelas -Barreiro parece-me bem... venha a obra

              Comentário


                #8
                A ponte vai ser feita em virtude do TGV, senão acho que não seria sequer equacionada uma ponte, e nessa perspectiva a solução Barreiro será a mais racional.

                Agora para mim uma ponte a ligar a Cril em Algés ali à zona da Trafaria, é que seria uma obra fundamental e já deveria era tar feita, essa sim ia verdadeiramente aliviar a 25 abril.

                Comentário


                  #9
                  Uma ponte a ir para o Barreiro iria descongestionar de forma considerável a ponte 25 de Abril.

                  A outra, parece-me muito em cima da Vasco da Gama.

                  Comentário


                    #10
                    metam na queue trafaria-belem
                    logo a seguir

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por pmct Ver Post
                      metam na queue trafaria-belem
                      logo a seguir
                      a da trafaria belem seria ao lado da ponte 25 de abril , nao parece fazer mta logica...alem disso o aspecto estectico e ambiental era mto prejudicado.

                      Comentário


                        #12
                        Ou a continuação da CRIL para a caparica!

                        Tinha é de ser uma ponte bem bontia, senão ficava-se com uma entrada em Lisboa bem feia.

                        Comentário


                          #13
                          a beato barreiro deveria ter sido construida primeiro que a vdg,
                          a ligação a A2 está feita,
                          a zona do barreiro tem mais gente que montijo alcochete,
                          fica mais perto da 25 de abril tiraria muito transito há mesma.
                          e ajudaria a ordenação habitacional da margem sul que neste momento aglomera-se junto as pontes

                          Comentário


                            #14
                            Em termos ferroviários, Chelas - Barreiro também me parece a melhor opção. Em rodoviários é que não

                            Comentário


                              #15
                              Alverca - Alcochete

                              Alverca - Alcochete

                              Para mim acho que esta opção não é ponderada, contudo permite:

                              - Servir rodoviáriamente o litoral Oeste em Direcção ao novo aeroporto e em direcção ao Sul (ligação directa à A13 3 A10)
                              - Evita que muito transito chegue a Lisboa descongestionando a V.Gama
                              - Permite que o transporte de combustiveis provenientes de Sines sejam canalizados com facilidade para o Litoral Oeste, Aveiras de Cima onde stá um importante local de Armazenamento
                              Inclusivé que as equipas de manutenção das OGMA se desloquem com facilidade para o novo Aeroporto.
                              -Permite que quem mora na Linha de Sintra e Cascais circule externamente a Lisboa e possa deslocar-se para o novo Aeroporto sem passar por Lisboa (usando a CREL)

                              Existe a possibilidade de o RAVE ter uma boa plataforma em Alverca do Ribatejo

                              Isto entre outras opções.

                              Editado pela última vez por Excalibur; 14 January 2008, 15:51. Razão: Edição de Titulo

                              Comentário


                                #16
                                Pessoalmente fazia mais sentido ter a ponte para o Montijo uma vez que no Barreiro já existem acessos à linha ferroviária para Lisboa pela 25 de Abril, o Montijo está em crescimento e tirando transportes rodoviários e fluviais não têm mais nada, só se forem para o Pinhal Novo apanhar o comboio e dar uma grande volta, e o acesso ao aeroporto seria mais rápido.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                                  Alverca - Alcochete

                                  Para mim acho que esta opção não é ponderada, contudo permite:

                                  (...)
                                  - Permite que o transporte de combustiveis provenientes de Sines sejam canalizados com facilidade para o Litoral Oeste, Aveiras de Cima onde stá um importante local de Armazenamento
                                  (...)
                                  É uma boa ideia, mas permite-me discordar com esse ponto, não existe transporte de combustível de Sines para Aveiras de Cima, este transporte já é assegurado por um oleoduto multi-produto

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                                    É uma boa ideia, mas permite-me discordar com esse ponto, não existe transporte de combustível de Sines para Aveiras de Cima, este transporte já é assegurado por um oleoduto multi-produto
                                    Tens razão !

                                    Exprimi mal o Ponto de vista o Jet Fuel que vem para Lisboa é que provem de Aveiras de Cima.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Assim faz uma ligaçao directa Chelas-Vale da Amoreira

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                                        Alverca - Alcochete

                                        Para mim acho que esta opção não é ponderada, contudo permite:

                                        - Servir rodoviáriamente o litoral Oeste em Direcção ao novo aeroporto e em direcção ao Sul (ligação directa à A13 3 A10)
                                        - Evita que muito transito chegue a Lisboa descongestionando a V.Gama
                                        - Permite que o transporte de combustiveis provenientes de Sines sejam canalizados com facilidade para o Litoral Oeste, Aveiras de Cima onde stá um importante local de Armazenamento
                                        Inclusivé que as equipas de manutenção das OGMA se desloquem com facilidade para o novo Aeroporto.
                                        -Permite que quem mora na Linha de Sintra e Cascais circule externamente a Lisboa e possa deslocar-se para o novo Aeroporto sem passar por Lisboa (usando a CREL)

                                        Existe a possibilidade de o RAVE ter uma boa plataforma em Alverca do Ribatejo

                                        Isto entre outras opções.

                                        E rebenta com a "Reserva Natural do Estuário do Tejo"

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por proque Ver Post
                                          E rebenta com a "Reserva Natural do Estuário do Tejo"

                                          A outra travessia a norte de VF Xira também foi estudada tendo em conta essa situação e os campos agricolas.

                                          Não sei digo eu ...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                                            A outra travessia a norte de VF Xira também foi estudada tendo em conta essa situação e os campos agricolas.

                                            Não sei digo eu ...
                                            Sim, mas no Carregado / Benavente estavamos a falar de arroz. Aqui estamos a falar de biodiversidade e de valores ambientais bem mais importantes.

                                            Laia-se http://portal.icn.pt/ICNPortal/vPT/A.../?res=1024x768

                                            Comentário


                                              #23
                                              Faz mais sentido em Algés a servir toda a gente que quer usar a CRIL e vem de Sintra e linha de Cascais

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                                                Pessoalmente fazia mais sentido ter a ponte para o Montijo uma vez que no Barreiro já existem acessos à linha ferroviária para Lisboa pela 25 de Abril, o Montijo está em crescimento e tirando transportes rodoviários e fluviais não têm mais nada, só se forem para o Pinhal Novo apanhar o comboio e dar uma grande volta, e o acesso ao aeroporto seria mais rápido.
                                                o Montijo vai crescer assim tanto que já nem a ponte Vasco da gama chega? merecendo 2 pontes??? se almada tem uma o montijo que é uma terriola teria 2?

                                                o Barreiro é que merece ter a ponte e está bem estudada.

                                                Já agora que linha é essa barreiro lisboa?

                                                Do Barreiro para lisboa de comboio o percurso é este:

                                                comboio regional... barreiro- barreiro A- Lavradio - alhos vedros - penteado- moita, pinhal novo...

                                                no pinhal novo terias de mudar para um da fertagus vindo de setubal... mais valias teres apanhado o barco no barreiro directo a lisboa

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  já vem dos tempos da maria cachucha a necessidade de se fazer uma ponte Chelas Barreiro, mas foi sempre adiada.

                                                  agora a solução de fazer a ponte rodo-ferroviária é que estraga tudo. isso é trazer mais viaturas para dentro de Lisboa e logo para a zona de chelas.

                                                  fechar o IC entre Alcochete-Montijo-Barreiro-Seixal-Almada-Trafaria, construir o Túnel Algés-Trafaria e deixar a ponte Chelas-Barreiro para comboios com 4 linhas (2 para TGV, 2 para o resto) é uma solução...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Para mim há duas ligações essenciais a ser feitas e pelo que percebo já foram ou estão equacionadas.

                                                    Uma é a ligação ferrovária de Chelas para o Barreiro, e se possível ser também rodoviária... acho que não se perdia nada.

                                                    A outra é a ligação da zona da Algés/Belém para a trafaria se possível por tunel (já ouvi dizer que é mais barato qeu uma ponte).

                                                    Estas ligações quanto a mim iriam aliviar a carga da 25 de Abril. Já que como está mais que provado que a VDG não veio solucionar nenhum problema e indo contra todos os estudos ambientalistas feitos na altura só veio criar transito onde não existia e não serve como alternativa à 25 de Abril... só serviu para o loby do betão ter construído uma ponte e 10 anos depois já estar a afiar as garras para construir outra... e já estando a olhar para uma 4ª travessia na zona Algés/Belém.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post

                                                      Será que é mesmo a melhor opção ou estaremos a vergar-nos ao capricho do comboio de alta velocidade ?

                                                      Eu n acho em termos um TGV seja um capricho mas sim uma necessidade q é por a europa mais perto de Portugal
                                                      Eu já andei num TGV e é fantastico, rapido, n poluente, mas... ao contario q muita gente pensa, n fica mais barato do q andar num avião.

                                                      Recordo-me ha uns anos uma prima minha q viveu uns anos em França ela dizia q era mais barato apanhar um avião de Paris para Lyon do q ir no TGV.

                                                      Eu acvredito o mesmo q possa acontecer cá em Pt, qd for Lx a Madrid hoje os bilhetes de aviao de LX para Madrir estao estupidamente caros, chegando a ser o mesmo preço do q ir de LX, Londres e dp Los Angeles .
                                                      O q é bom é q eu acho qd tivermos o TGV os preços dos bilhetes dos aviões vão baixar e muito

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        para escolher a localização é preciso perceber o que é que se quer beneficiar.

                                                        ou o TGV (que para mim nem sequer devia ser feito)

                                                        ou o acesso ao aeoporto (rodoviario)


                                                        para mim a ligação ao barreiro só serve quem la vive e a construção.

                                                        o aeroporto está demasiado longe para ser uma opção víável.

                                                        o Montijo parece-me a solução menos má

                                                        o transito para o aeroporto era direccionado para a VDG e o trânsito decorrente da consrtução desenfreada no montijo segui pela nova ponte.



                                                        o grande problema é que a zona de chelas já é congstionada que chege.

                                                        e isso podia criar o caos logo na saida de lisboa.

                                                        para alem disso não me parece existir espaço na zona para um ponte


                                                        cumprimentos




                                                        EDIT: a ponte alges trafaria não está neste momento em discussão, mas futuramente é necessária.


                                                        mas era bom obrigar a C municipal de Almada a limitar as licenças de construção

                                                        caso contrario o trafego é todo absorvido pela especulação.....

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Temos de saber aqui o que estamos a discutir:

                                                          - Uma nova ponte para servir o novo aeroporto?
                                                          Aqui o eixo Beato-Montijo seria o mais indicado

                                                          - Uma nova ponte para aliviar as outras duas?
                                                          Aqui a opção Chelas-Barreiro é a melhor opção.


                                                          Pessoalmente acho que a nova ponte deve servir directamente o novo aeroporto e neste caso ir directamente ao Montijo em vez de andar ás voltas pelo Barreiro.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Eu penso que localização da Ponte entre Chelas e Barreiro é o que faz mais sentido!

                                                            Vai aliviar de grande forma a Ponte 25 de Abril, e ao mesmo tempo o novo Aeroporto. E não se ouviram mas a ponte Vasco da Gama vais passar a ter mais uma faixa mesmo para isso para escoar o trafego do aeroporto.

                                                            Comentário

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