Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Redescobrir o "prazer" de poupar...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Redescobrir o "prazer" de poupar...

    Pois é, com o clima de incerteza e algum receio económico que se tem verificado ultimamente, com certeza que muita gente está a lidar de forma mais cuidadosa com o seu precioso bem que é o dinheiro.
    Principalmente para aqueles que trabalham e têm responsabilidades na forma como gerem o seu dinheiro, têm feito alguma coisa para cortar despesas nos últimos tempos?
    E em quê, concretamente?

    #2
    Originalmente Colocado por Lino Marques Ver Post
    Pois é, com o clima de incerteza e algum receio económico que se tem verificado ultimamente, com certeza que muita gente está a lidar de forma mais cuidadosa com o seu precioso bem que é o dinheiro.
    Principalmente para aqueles que trabalham e têm responsabilidades na forma como gerem o seu dinheiro, têm feito alguma coisa para cortar despesas nos últimos tempos?
    E em quê, concretamente?
    eu nao trabalho, mas mesmo assim tenho cortado em algumas coisas, especialmente na imprensa e no gasoil...

    Comentário


      #3
      Sou poupado por natureza. O dinheiro chega-me sempre, embora com uma vida quase monástica.

      Comentário


        #4
        Tenho poupado imenso principalmente nos jantares e nos almoços fora.

        Comentário


          #5
          Eu tenho vindo a desenvolver uma alergia ao sector da restauração, essa cambada de proxenetas. Claro que depois tenho de me esquivar a todos os convites para almocinhos e jantarinhos fora.

          Comentário


            #6
            Tenho poupado na gasosa, andar mais a pé.
            Deixei de comprar coisas superfluas, compro o que preciso. De vez em quando, lá abuso . Poupar, nos dias que correm, é quase uma arte.

            Comentário


              #7
              Sempre fui poupado, por isso não modifiquei os meus hábitos ultimamente.

              Comentário


                #8
                Recentemente descobri que alguns produtos alimentícios de marca branca como por exemplo, arroz, sal, açúcar, óleo vegetal e farinha são bons e substancialmente mais baratos que os outros de marca.

                Gasóleo ponho sempre nas estações de serviço mais baratas.

                Mas confesso que sou um gastador nato... mais tivesse mais gastaria...

                Comentário


                  #9
                  Continuo a morar com os meus pais. Melhor poupança que essa não existe de certeza. mas pronto, só tenho 22 anos... Mas já estou a poupar à volta de 400 e qq coisa euros por mês. E não me privo de nada, mas também não entro em loucuras.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por RAD Ver Post
                    Eu tenho vindo a desenvolver uma alergia ao sector da restauração, essa cambada de proxenetas. Claro que depois tenho de me esquivar a todos os convites para almocinhos e jantarinhos fora.
                    Estive de férias em Portugal em Setembro e já não ia aí há três anos... fiquei surpreendido como os preços de uma refeição simples em restaurantes, snacks e estações de serviço... também reparei que os supermercados estilo Lidl e Mini-Preço tinham mais pessoas às compras do que o Continente ou outro grande hipermercado (pelo menos na zona de Famalicão).

                    Os transportes públicos também encareceram bastante.

                    Não obstante... a quantidade de carros topo de gama pretos e prata é surpreendente!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                      Recentemente descobri que alguns produtos alimentícios de marca branca como por exemplo, arroz, sal, açúcar, óleo vegetal e farinha são bons e substancialmente mais baratos que os outros de marca.
                      Aconselho vivamente os produtos alimentares de marca branca do LIDL. A maior parte deles são realmente muito bons.

                      Comentário


                        #12
                        Sendo eu oriundo de família humilde e ainda por cima numerosa, sei bem até demais o que significa a palavra poupar, com todas as suas letrinhas!

                        Nestes últimos tempos não tenho alterado muito os meus gastos, nem mudado o meu estilo de vida, mas assumo que está tudo caríssimo!

                        Basta olhar para as prestações da casa, os combustíveis ou bens de primeira necessidade como o pão ou o leite!

                        Saber poupar não significa levar uma vida monástica, mas significa ser um bom gestor do que se tem, seja muito ou pouco!!!

                        Comentário


                          #13
                          a morar só desde os 17, sempre tive que ser poupado! todavia gasto sempre demais com algumas coisas, tais como os carros ou a namorada....

                          Comentário


                            #14
                            Poupar é mais fácil do que parece, mas todos cometemos alguns erros e ninguém é "perfeito". O que para uns tem interesse comprar para outros é um perfeito desperdício em dinheiro.

                            Há quem compre perfumes, eu nem por isso.

                            Eu compro DVD's, há quem não compre.

                            Portanto "formas de poupar", acho que só podemos estabelecer um "padrão" em sectores comuns a todos como alimentação, gastos em combustível, gastos com "utilities".

                            Alimentação: pode-se poupar dinheiro comprando produtos sem marca, ou da marca das lojas. Muitas vezes o produto é suficientemente bom e evitam-se gastar balúrdios. Por exemplo: cereais. É raro eu comprar cereais "de marca", porque sinceramente há muita oferta sem marca mais barata e também são de qualidade.
                            Outro cuidado: nem sempre os "packs de 4" do que quer que seja são necessariamente mais baratos do que comprar cada um individualmente! Eu já vi embalagens "economia" de 4 garrafas de água mas quando fui a ver o preço de cada uma individualmente, o preço era inferior!
                            Há que ir às compras com uma lista. Assim evitam-se comprar coisas desnecessárias, sobretudo as compras "por impulso".

                            Combustíveis. Em primeiro lugar, depende do tipo de condução que se tem. Se se gosta de performances, opta-se pelo carro a gasolina. Se se prefere disponibilidade a baixas rotações, opta-se pelo gasóleo.
                            Se tens Otto: podes tentar fazer condução económica mas é muito mais difícil do que num carro a gasóleo. Se quiseres poupar, o melhor é olhar para os km que fazes anualmente e ponderar a instalação de GPL. Vais mais vezes à bomba mas por outro lado pagas muito menos. Dependendo dos km anuais, pode compensar, ou se fazes poucos km pode não compensar. Nesse caso, evita deslocações escusadas e tenta evitar trânsito escusado (como filas para aceder a centros comerciais ao Domingo... se há fila, vai a outro CC ou... vai passear para um espaço público qualquer, há muitos!).
                            Se tens Diesel: tens todas as possibilidades para fazer condução económica. Eu no Passat TDI 90 cv em condução económica consigo uma média de 5L e pouco aos 100, e uma autonomia a rondar os 1400 km (!). Nada mau para um carro desse tamanho. Andar "a topo" num diesel é contra-producente. Chegas ao destino mais depressa mas gastas muuuuuito mais combustível e fazes muuuuuito menos km.
                            Outras dicas para ambos os casos:
                            - abastecer completamente sempre que se vai à bomba. Assim acaba-se por ir menos vezes abastecer, o que resulta em menores perdas de tempo e preocupações de "épa tenho que ir abastecer".
                            - procurar combustível barato, mas que seja bom. Nem todo o combustível das marcas é bom, nem todo o combustível dos hipers é mau. No fundo há que experimentar e ver. Eu já experimentei o combustível de vários hipers, e acabei sempre por fazer menos km nesses depósitos. Abasteço numa bomba "de marca" e consigo um bom preço via descontos, e acabo por fazer mais km. Isto passou-se comigo, mas nada garante que seja assim em todo o país! Há que experimentar e sobretudo NÃO EXCLUIR o facto de que o combustível dos hipers pode resultar em menos km por depósito, porque está à vista que isso acontece a muita, mas muita gente que abastece em hipers.
                            - evitar filas A TODO O CUSTO. Qualquer poupança eventual em ir a essa bomba com fila desvanece-se com o desgaste acrescentado e combustível gasto numa longa fila de espera! Há bombas que obrigam ainda a fazer fila com o carro para pagar! É sempre a poupar (not).
                            - procurar lugares de estacionamento. Nem sempre dar voltas e voltas até encontrar um lugar "à borla" compensa. Se for para pouco tempo, mais vale usar um parque municipal se houver, ou estacionar à vontade e pagar do que andar feito barata tonta e procurar um lugar à borla, ou pior que isso estacionar "à patrão" porque "são só 5 minutos", atitude essa que devia ser condenada com chicotadas em público.
                            - carpooling. tens colegas que trabalham ou estudam próximo de ti? Tenta organizar uma rota "carpooling", onde várias pessoas usam o mesmo transporte e poupam combustível e dinheiro. Pode-se rodar o carro que se usa, para não ser sempre o mesmo. Promove a camaradagem e tal. Isto não é prático para quem quer ir para todo o lado de carro (Uga Buga Tuga).
                            - bicicleta. Eu não sei como, mas países há como a Holanda onde muita gente vai de bicicleta para o trabalho. Não porque não têm dinheiro para um carro mas porque é sensato. É como eu digo, não sei como conseguem porque eu acho que andar de bicicleta à chuva não é nada agradável, ainda para mais para trabalhar.
                            - metro ou autocarro. Soluções óbvias.

                            Água, Luz, Gás, Telefone.

                            - Comprar redutores de caudal. Sai menos água das torneiras mas não parece. Poupança de 50% em alguns casos.
                            - puxar "meio" autoclismo se o "trabalho" for líquido. Poupa-se água. E/ou então, encher uma garrafa de 1,5L com água e colocá-la dentro do tanque da sanita. assim em cada descarga poupa-se 1,5L de água! Imaginem ao fim do mês! Descartar esta ideia se a limpeza que resultar não for suficiente.
                            - Desligar os aparelhos que estão em mode Standby, especialmente quando se sai de casa ou se vai dormir.
                            - Trocar as lâmpadas por lâmpadas económicas, começando pelas que se usam mais. Se for caso disso, troquem todas as lâmpadas! Casa fluorescente!
                            - Desliguem os carregadores de telemóveis quando não estão em uso. Mesmo sem o telemóvel a carregar, o transformador está ligado a consumir energia escusadamente.
                            - quanto ao gás, não sei muito como poupar. Agora com os esquentadores que só se ligam quando se precisa de água quente, pouco há a fazer, e ainda bem. Ok, vá, não deixar o gás ligado. Poupa-se muitos euros em trabalhos de recuperação de edifícios em ruínas .
                            - telefone: procurar ter o tarifário mais adequado e evitar chamadas supérfluas. Para quem faz muitas chamadas para rede fixa, já há alternativas baratas com mensalidades de apenas 10 euros e chamadas praticamente ilimitadas. Ou então, usar serviços "voip" se bem que aí, tens que ter o PC ligado, e tudo o resto (gasto de energia). Eu prefiro o telefonezinho sem fios (tipo telemóvel).

                            POSTO ISTO, para já é tudo. Agora tenho que ir porque tenho que ir desligar os aparelhos do standby, tirar os carregadores de telemóveis das tomadas e tenho a água quente a encher a banheira para fazer um banho de imersão.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por eu Ver Post
                              Aconselho vivamente os produtos alimentares de marca branca do LIDL. A maior parte deles são realmente muito bons.
                              Neste momento o Pingo doce tem melhores produtos de marca própria mais baratos que o lidl.

                              É uma questão de fazer as continhas.

                              Diria que que o Lidl está na fase do ganhar dinheiro. Convenceu muita gente de que era bom e barato e muita gente vai lá e compra mais caro do que no Pingo Doce.

                              Comentário


                                #16
                                Ora cá está mais um assunto interessante :D
                                Ultimamente tenho sido obrigado a poupar, mas não está fácil. O ordenado não cresce e a prestação da casa mais parece duplicar...
                                Evito compras "desnecessárias", nomeadamente no meu vicio, o BTT.
                                Andava à uns meses a planear um investimento na máquina do mato, mas tenho vindo a adiar e vejo-me obrigado a desistir.
                                Tenho conseguido evitar despesas mas de vez em quando lá vem um mais um mês repleto de contas a pagar...
                                2 carros é bom, mas quando vêm os seguros, as revisões, mais uns pneus... lá se vão as economias.
                                As propinas do mestrado também foram um grande contributo para um Natal liso... Só espero que 2008 sirva pelo menos para equilibrar as coisas.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
                                  Neste momento o Pingo doce tem melhores produtos de marca própria mais baratos que o lidl.

                                  É uma questão de fazer as continhas.

                                  Diria que que o Lidl está na fase do ganhar dinheiro. Convenceu muita gente de que era bom e barato e muita gente vai lá e compra mais caro do que no Pingo Doce.


                                  Isso foi o que o Pingo Doce fez há uns tempos... É caro pa burro e tenta passar a ideia de que é mto baratinho...

                                  Comentário


                                    #18
                                    já agora!

                                    para mim poupar não é prazer nenhum, só que é um mal necessário

                                    Comentário


                                      #19
                                      Poupar é bom. Mas não esquecer de investir as poupanças. Já lá diz o anúncio " o dinheiro parado não rende"

                                      Comentário


                                        #20
                                        Uma coisa é poupar, outra é não poder gastar para não ir à banca rota!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Depois de ler o "testamento" do Jarod, lembrei-me de algumas coisas em que também poupo, embora muitas delas já poupasse antes. Por vezes nem é pela necessidade, é mesmo porque não gosto de desperdícios. Vou só indicar algumas:
                                          - Acabou-se a pausa para café; convivo com os colegas o dia todo, não preciso de café. Há quem tome 2 por dia, é 1€ por dia...

                                          - No carro, passei a andar mais devagar. Andar a 120 e não a 140 poupasse muito. Fiz o teste: 2 depositos de gasoleo. Um gasto em viagens a circular a cerca de 140 e o outro a 120. A media baixou significativamente e não é por isso que demoro muito mais.

                                          - Evito viagens que antes não evitava.

                                          - Em casa: tarifa bi-horaria da edp: as maquinas da roupa e louça lavam de noite, a mulher passa a ferro nos horarios de vazio. o aquecimento é apenas a lenha, que eu arranjo.

                                          - Comunicações: meti um vodafone casa. Dessa forma é raro usar o tlm e o telefone são 9.90€ por mês.

                                          Comentário


                                            #22
                                            "Poupar" para mim passou para uma força de expressão

                                            Com o aumento das taxas de juro a prestação da casa aumentou muito e a "inflacção" obriga a ter que racionalizar quase todos os custos, o que é complicado para quem já tem uma família numerosa....

                                            Comentário


                                              #23
                                              eu agora ando mto mais poupado com isto de ter mudado de trabalho e tal e desde que tenho o emprestimo da casa...até agora tou a ponderar comprar um carrito usado e economico para o dia a dia que um novo...há uns anos atraz gastava dinheiro que nem sabia onde o ganhava vivia dantes com os meus pais , ganhava bem...e saia todas as noites ...era sempre fds para mim tudo á grande...bons tempos

                                              Comentário


                                                #24
                                                - No ano passado acabei com a ligação da TvCabo.
                                                - Troquei um carro por outro mais econômico.
                                                - Tento fazer mais compras no Lidl e Plus. Por vezes, vou ao Modelo com os talões do gasoleo para comprar alguns produtos de qualidade diferente(cada vez mais o Lidl e o Plus já os têm).
                                                - Se tomar o pequeno almoço fora, comer no mais barato e bom na região. (D. Dinis em Odivelas).
                                                - Ligo poucas luzes em casa.
                                                - Raramente ligo o aquecimento central.
                                                - Reduzi muito os almoços e jantares fora de casa.
                                                - Etc...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Li uma vez que poupar é como fazer dieta.

                                                  O desporto é o rendimento.
                                                  A comida é o dinheiro.

                                                  É bom moderarmos o que comemos.... Mas é importante também fazermos muito desporto.

                                                  Não queremos correr o risco de colocar em causa a saude, apenas cortando na comida. Deve-me comer é bem. E quanto mais desporto, mais podemos abusar ;)

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Se não ligas o aquecimento, passas frio?

                                                    Eu tento não me privar, mas é evidente que há coisas que não costumo fazer..

                                                    Almoço e janto frequentemente em casa. Lanxar é que por vezes não pode ser porque não estou em casa..

                                                    Nem gasto muito dinheiro..

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Tenho cortado tb nos jantares de amigos e tipicamente apareco no fim para beber um copo ...

                                                      É que bolas ... os jantares andam sempre nos 15€-30€ ...

                                                      Mania que querer jantar fora no bairro alto ...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
                                                        Se não ligas o aquecimento, passas frio?
                                                        Eu visto um casaco... Eh pá, e não é que resulta?!?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por smithico Ver Post
                                                          Tenho cortado tb nos jantares de amigos
                                                          E no tabaco!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Já sabem o truque de usar uma folha de papel higiénico?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X