Anúncio

Collapse
No announcement yet.

800.000 Cheques "Carecas" em 11 Meses. 3 MIL MILHÕES de Euros

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    800.000 Cheques "Carecas" em 11 Meses. 3 MIL MILHÕES de Euros

    Nos 1ºs 11 Meses de 2007, os portugueses passaram mais de 800.000 cheques "carecas".

    Num total de 3 178 milhões de euros....


    Mais de 800 mil cheques, num valor a rondar os 3180 milhões de euros, foram devolvidos nos primeiros 11 meses de 2007, segundo o Banco de Portugal.

    Ainda assim, estes números ficam abaixo dos registados em igual período de 2006.

    A falta de provisão, ou os chamados “cheques careca”, continua a ser a maior causa para a devolução destes meios de pagamento.

    Segundo os dados mais recentes do Banco de Portugal, a que a Renascença teve acesso, entre Janeiro e Novembro de 2007 foram devolvidos quase 803 mil cheques, o que representa uma queda de perto 12%, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

    O principal motivo apresentado é a falta de provisão, que explicou nos primeiros 11 meses de 2007 a devolução de mais de 604 mil cheques, ainda assim, este número representa uma descida de cerca de 8,5 % face a 2006.

    Em valor, foram devolvidos no total mais de 3 178 milhões de euros em cheques, o que significa uma descida homóloga de quase 1,5%. Por falta de provisão foram devolvidos até Novembro de 2007, em cheques carecas, quase 1 724 milhões de euros, ou seja, menos 3,8% do que em igual período do ano anterior.

    Em quantidade de cheques devolvidos, são sobretudo os que valem entre 500 e mil euros que voltam para trás. Já em valor, são os de cinco mil a 10 mil euros que registam mais problemas.

    in: Renascença

    Fdx que vergonha... E ainda dizem que foi melhor que 2006...

    No meio disto tudo que ganha guito são os bancos! Já que os bancos combram uma taxa por cada cheque careca. Não sei ao certo mas se forem 10€ os bancos receberem 8 Milhões de Euros de taxas sobre cheques carecas.

    #2
    Eu fico é espantado quando vou a algum lado e pergunto se preferem pagamento com cheque ou com multibanco, e as pessoas preferem cheque (com o risco de vir devolvido).

    Porque raio é que alguém prefere um cheque ao Multibanco (seguro, o dinheiro cai na hora...).

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
      Eu fico é espantado quando vou a algum lado e pergunto se preferem pagamento com cheque ou com multibanco, e as pessoas preferem cheque (com o risco de vir devolvido).

      Porque raio é que alguém prefere um cheque ao Multibanco (seguro, o dinheiro cai na hora...).
      Epá...isso nunca me aconteceu....

      Sempre preferiram MB a cheque....

      Comentário


        #4
        O que eu admiro é a lata das pessoas! Pergunto-me que raio de gestão fazem, para que raia consomem se não tem possibilidades!

        Por aqui tenho implementado Trf. ou Mb mas o ultimo consumidor ainda insiste em pagar com cheque.

        Houve uma altura que todos os meses tinha um ou 2 que batiam no tecto!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Dias Ver Post
          O que eu admiro é a lata das pessoas! Pergunto-me que raio de gestão fazem, para que raia consomem se não tem possibilidades!

          Por aqui tenho implementado Trf. ou Mb mas o ultimo consumidor ainda insiste em pagar com cheque.

          Houve uma altura que todos os meses tinha um ou 2 que batiam no tecto!
          Já agora quanto pagas de taxas quando os cheques voltam para trás?

          Comentário


            #6
            Fazendo umas contas rápidas.

            800.000 cheques em 11 meses

            72.727 chques por mês!

            2.400 cheques POR DIA!!!!!

            Comentário


              #7
              Eu por acaso tive no ano de 2007 dois casos em que me pagaram com cheque e veio devolvido... um de 2900€ e outro de 1200€... O de 1200€ o individuo pagou e foi ao banco dar o cheque por extraviado... Queixa na policia e la pagou... mas o cheque não tem valor...

              Este é o pais que temos...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por jeff Ver Post
                Eu por acaso tive no ano de 2007 dois casos em que me pagaram com cheque e veio devolvido... um de 2900€ e outro de 1200€... O de 1200€ o individuo pagou e foi ao banco dar o cheque por extraviado... Queixa na policia e la pagou... mas o cheque não tem valor...

                Este é o pais que temos...
                O problema não é o país. São as pessoas! Um cheque devolvido é passivel de ser logo executado. O problema é que por vezes as pessoas não têm bens em seu nome.

                Um óptimo ex. disso é o Vale e Azevedo: Desloca-se para os julgamentos (lol), num mercedos topo de gama e último modelo, mas quem tem créditos sobre ele (nomeadamente Dantas da Cunha), não os consegue cobrar pq não tem bens!

                Comentário


                  #9
                  Se fosse só 10€ estávamos bem...desde os 20€ da CGD aos 30€ dos Espanhóis, por cada cheque passado a descoberto, já vêem quanto não ganharam os bancos à conta dos cheques carecas...Isto para as empresas.

                  Para os particulares, deixaram de assinalar o "assinatura irregular" para passarem a usar o "Vicio na formação da vontade"... o que quer que isso seja.... Mas a cobrarem na mesma a bela da comissão

                  Bancos: "Damos um chouriço...a quem nos der uma vara de porcos!"

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                    Fazendo umas contas rápidas.

                    800.000 cheques em 11 meses

                    72.727 chques por mês!

                    2.400 cheques POR DIA!!!!!
                    Tendo em conta a média por mês de cheques sem provisão que recebemos na empresa o ano passado parece-me que há necessidade de rever esta política de receber cheques

                    É um absurdo o numero de cheques sem provisão e pelos valores que são e ainda mais absurdo certas justificações que são dadas e ainda reclamam por pagar as despesas de devolução ...

                    Isto é apenas uma consequência da situação económica ...

                    Comentário


                      #11
                      Em Portugal há uma fixação por cheques!

                      Aqui na Polónia, um país que aderiu à economia de mercado a partir de 1989, nem se ouve falar de tal coisa, é algo do tempo da carochinha... ou pagam a dinheiro, cartão ou transferência bancária ou chupam caramelos...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Dias Ver Post
                        O que eu admiro é a lata das pessoas! Pergunto-me que raio de gestão fazem, para que raia consomem se não tem possibilidades!

                        Por aqui tenho implementado Trf. ou Mb mas o ultimo consumidor ainda insiste em pagar com cheque.

                        Houve uma altura que todos os meses tinha um ou 2 que batiam no tecto!
                        O mesmo acontece por estas bandas ... mas são muito mais do que um ou dois que batem no tecto ... e as justificações que nos são dados ás vezes é mesmo de bradar aos ceus ... enfim ...

                        Comentário


                          #13
                          uma vez paguei 7.50€ por um cheque sem cobertura que me passaram, fiquei espantado, mas tive que pagar... eu tb so pago por cheque ao mecanico uma vez que nunca ando com mto dinheiro na carteira mas ele tb ja sabe que o tem assegurado, uma vez passei um de 500cts e teve cobertura logo aceita-me sempre

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                            Em Portugal há uma fixação por cheques!

                            Aqui na Polónia, um país que aderiu à economia de mercado a partir de 1989, nem se ouve falar de tal coisa, é algo do tempo da carochinha... ou pagam a dinheiro, cartão ou transferência bancária ou chupam caramelos...
                            Porque com cheques podem pagar mesmo sem ter dinheiro.
                            Já que acabavam....

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                              Já agora quanto pagas de taxas quando os cheques voltam para trás?
                              Julgo que são á volta de 24€ e uns centimos !
                              Editado pela última vez por Dias; 23 January 2008, 11:53.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                                Aqui na Polónia, um país que aderiu à economia de mercado a partir de 1989,
                                Nós também aderimos à economia de mercado em 1989

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Dias Ver Post
                                  Julgo que são á volta de 24€ e uns centimos !
                                  Pois, é à volta disso 24-25 euros ...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por André Ver Post
                                    Nós também aderimos à economia de mercado em 1989
                                    Pois... realmente... os cheques devem fazer parte da nossa tradição comercial...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Nas transacções de menor valor concordo que se acabe com os cheques. Só não concordo de forma generalizada uma vez que nas transacções maior valor (p. ex. um automóvel), se o pagamento for feito por multibanco a maioria das pessoas tem um limite diário que não o permite e mesmo alterando esse limite, a comissão paga por um pagamento de 20.000€, p.ex., é absurda, e as concessões teriam que pedir esse valor a mais ao cliente, não teria lógica serem elas a arcar com essa despesa. O pagamento pode também ser feito por transferência bancária mas nem todas as pessoas têm homebanking ou estão dispostas a pagar antecipadamente para depois quando forem levantar o carro apresentar o comprovativo. Logo, a alternativa é o cheque.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Actualmente ninguem é obrigado a receber cheques como pagamento.

                                        Só recebo de quem quero e quando quero.

                                        Quanto á noticia, podemos agradecer a estes senhores por terem despenalizado a emissão de cheques sem provisão

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                          Actualmente ninguem é obrigado a receber cheques como pagamento.

                                          Só recebo de quem quero e quando quero.

                                          Quanto á noticia, podemos agradecer a estes senhores por terem despenalizado a emissão de cheques sem provisão
                                          ????

                                          Só foram despenalizados (ou seja não é crime) a emissão de cheques até 150€.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                            Actualmente ninguem é obrigado a receber cheques como pagamento.

                                            Só recebo de quem quero e quando quero.

                                            Quanto á noticia, podemos agradecer a estes senhores por terem despenalizado a emissão de cheques sem provisão
                                            Isso é um facto, a transacção só se faz com o consentimento de ambas as partes mas isso não te prejudica os negócios?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                                              Isso é um facto, a transacção só se faz com o consentimento de ambas as partes mas isso não te prejudica os negócios?
                                              Não. Já muito raramente me perguntam se podem passar cheques e normalmente são empresas.
                                              Hoje em dia é maioritariamente MB.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                                Não. Já muito raramente me perguntam se podem passar cheques e normalmente são empresas.
                                                Hoje em dia é maioritariamente MB.
                                                Ok. E se não é indiscrição, pagas aos funcionários (se tiveres) em cheque, dinheiro ou transferência bancária?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                                                  Ok. E se não é indiscrição, pagas aos funcionários (se tiveres) em cheque, dinheiro ou transferência bancária?
                                                  Tudo em transferencia bancaria, mesmo pagamentos a fornecedores.
                                                  Já raramente passamos um cheque.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Onde trabalho também é praticamente tudo feito por transferência. Quer pagamentos a fornecedores, a clientes e a funcionários. Cada vez mais se passam menos cheques.

                                                    Só os clientes é que insistem no pagamento por cheque!
                                                    Editado pela última vez por MrsX; 23 January 2008, 13:03.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                                      Tudo em transferencia bancaria, mesmo pagamentos a fornecedores.
                                                      Já raramente passamos um cheque.
                                                      Assim sim! Quando trabalhava em pt recebia em cheque, com atraso, e tinha de ficar no Nova Rede durante a hora do almoço para receber o cacau por causa dos bancos fecharem ao público às 16:00...

                                                      A titulo de curiosidade aqui na Polónia os bancos fecham normalmente entre as 18:00 e às 19:30 (mesmo o Millenium BCP) e os pagamentos de salários são feitos por transferência ou em dinheiro.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
                                                        Onde trabalho também é praticamente tudo feito por transferência. Quer pagamentos a fornecedores, a clientes e a funcionários. Cada vez mais se passam menos cheques.

                                                        Só os clientes é quem insistem no pagamento por cheque!
                                                        O que pode indicar que o cheque é um recurso fácil para quem anda sempre no fio da navalha...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Os tugas e as suas fachadas mais uma vez em evidência carros de 50000€ e 100000€ o que estavam á espera?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            [sarcasmo]Só pode ser por causa do pessoal que anda a jantar sandes para guiar BMW e dos que almoçam um copo de agua para exibirem os seus GPS.[/sarcasmo]

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X