Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Hipermercados usam desfibrilhador

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Hipermercados usam desfibrilhador

    Sonae usa aparelhos de reanimação há 4 anos, mas INEM não autoriza bombeiros. Funcionários dos hipermercados tiveram um curso de formação, semelhante ao dos voluntários, que têm cem aparelhos nunca estreados, comprados após a morte em campo do jogador benfiquista Fehér

    Nos hipermercados Sonae, caso algum cliente ou colaborador tenha um ataque cardíaco, há aparelhos de reanimação para assistir as vítimas. Em 2004, a empresa implementou o Sistema de Desfibrilhação Externa (DAE) e comprou aparelhos de reanimação, chamados desfibrilhadores, para dar resposta a eventuais paragens cardiorespiratórias nas instalações dos hipermercados.
    A Sonae solicitou à Associação Salva-Vidas que desse formação aos seus colaboradores de Suporte Básico de Vida (SBV) e Desfibrilhação Automática Externa (DAE). O objectivo desta Associação é exactamente dar formação para a reanimação cardiorespiratória. Assim, segundo uma fonte da Sonae, a Associação Salva-Vidas ensinou aos colaboradores da Sonae como efectuar o SBV, que consiste em manter a circulação e oxigenação da vítima até se conseguir desfibrilhar. Os trabalhadores da empresa aprenderam também a usar o desfibrilhador, um aparelho que faz uma descarga eléctrica na vítima de modo a reanimá-la.

    Os bombeiros também possuem desfibrilhadores, mas não estão autorizados a usá-los. Segundo o Comandante da Liga dos Bombeiros Portugueses, Fernando Vilaça, os bombeiros têm «mais de uma centena de desfibrilhadores em Portugal», mas só o INEM pode utilizá-los. Foram comprados na sequência da morte em campo do jogador benfiquista Fehér.
    De acordo com o Comandante, a ex-Secretária de Estado Carmen Pignatelli tinha delegado ao INEM, na passada segunda-feira à noite, um estudo que poderia vir a permitir aos bombeiros utilizar desfibrilhadores. Mas agora, em consequência da saída do Ministro da Saúde Correia Campos, não se sabe se o estudo que a secretária de Estado Carmen Pignatelli pediu ao INEM irá em frente.
    Fernando Vilaça diz que «foi marcado um grupo de trabalho para a próxima quinta-feira, mas não temos certezas quanto a nada, uma vez que o Ministério da Saúde foi mudado».

    Fonte: PortugalDiario
    Magnifico!

    Então os bombeiros estão proibidos pelo INEM de usar os desfibrilhadores, mas estes podem ser usados por particulares em hipermercados.

    Isto cada vez está melhor

    P.S. - Já agora, quando houver uma urgencia por paragem cardiaca, o INEM sempre pode ligar para o Continente mais proximo

    #2
    Podem, porque

    a Associação Salva-Vidas ensinou aos colaboradores da Sonae como efectuar o SBV
    O que é mau não é os funcionários da Sonae usarem disfibrilhadores. Mau é os bombeiros não terem recebido essa formação.

    Lá vou eu ser obrigado a dizer o que disse no tópico do bombeiro de Favaios: profissionalizem-se os bombeiros e acabe-se com as corporações de voluntários!

    Comentário


      #3
      Se me der alguma paragem cardíaca... espero estar no continente!! :D

      Comentário


        #4
        Já diz o anúncio: "o Continente é o melhor lugar!".....até para bater a bota.

        Comentário


          #5
          O que acontece é que os Bombeiros usavam o desfiblilhador para brincarem uns com os outros , e o desfibrilhador servia para fazer praxes a novos bombeiros...enfim o desfibrilhador acaba por ser o aparelho preferido de que acha que é um para-medico.. como tal está proibido.

          é que havia malta k nada tinha cardiaco mas levava com o desfilhador por tabela...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
            O que acontece é que os Bombeiros usavam o desfiblilhador para brincarem uns com os outros , e o desfibrilhador servia para fazer praxes a novos bombeiros...enfim o desfibrilhador acaba por ser o aparelho preferido de que acha que é um para-medico.. como tal está proibido.

            é que havia malta k nada tinha cardiaco mas levava com o desfilhador por tabela...
            Estou a ler isto pela primeira vez e quero acreditar que é apenas um boato! Se for real, é tão ou mais grave que a história de Favaios!

            Comentário


              #7
              [quote=RAD;2025558]Podem, porque

              O que é mau não é os funcionários da Sonae usarem disfibrilhadores. Mau é os bombeiros não terem recebido essa formação.

              Lá vou eu ser obrigado a dizer o que disse no tópico do bombeiro de Favaios: profissionalizem-se os bombeiros e acabe-se com as corporações de voluntários![/quote]


              Concordo totalmente com a tua afirmação.
              Sempre se tiravam uns milhares do desemprego

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por RAD Ver Post
                Estou a ler isto pela primeira vez e quero acreditar que é apenas um boato! Se for real, é tão ou mais grave que a história de Favaios!

                é boato é... entao pk achas que eles nao o podem usar agora?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                  Magnifico!

                  Então os bombeiros estão proibidos pelo INEM de usar os desfibrilhadores, mas estes podem ser usados por particulares em hipermercados.

                  Isto cada vez está melhor

                  P.S. - Já agora, quando houver uma urgencia por paragem cardiaca, o INEM sempre pode ligar para o Continente mais proximo
                  Em PARAGEM cardíaca NÃO se usam desfibrilhadores!!! ( ao contrario do que se vê na generalidade dos filmes e programas de TV)

                  De qualquer modo, MESMO nos desfibrilhadores "automáticos" é necessária muita formação na sua aplicação pois em tal como tem a possibilidade de salvar vidas também pode MATAR a quem lhe for indevidamente aplicado o procedimento....

                  è um acto médico de extrema responsabilidade, e não é um equipamento independente de procedimentos ,mas sim COMPLEMENTAR a outros meios de ressuscitação....

                  Acho MUITO bem, que sejam impedidos pelo INEM de utilizar esses equipamentos....

                  A utilização desse equipamento não é um procedimento estanque e individual, e se um bombeiro ou outro tem "formação" para o usar, essa formação NÃO é garante nenhum de qualidade eficiência e segurança...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
                    Acho MUITO bem, que sejam impedidos pelo INEM de utilizar esses equipamentos....

                    A utilização desse equipamento não é um procedimento estanque e individual, e se um bombeiro ou outro tem "formação" para o usar, essa formação NÃO é garante nenhum de qualidade eficiência e segurança...
                    Então os bombeiros não devem utilizar esses equipamentos por falta de formação mas os caixas dos hipermercados já os podem usar á vontade

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                      Então os bombeiros não o devem utilizar esses equipamentos por falta de formação mas os caixas dos hipermercados já os podem usar á vontade
                      Nem uns nem outros...

                      se não ficou explicito no meu post eu desde já esclareço...

                      Usar esse equipamento só nas condições adequadas, e feito por profissionais adequados, ( médicos, enfermeiros, alguns socorristas...)....

                      O uso desse equipamento IMPLICA obrigatoriamente que sejam verificados alguns parâmetros fisiológicos, e em alguns casos implica administração de fármacos adequados ANTES da desfibrarão....

                      A desfibrilhação NÃO é um procedimento independente, isolado, automático, e sem riscos...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por cooperluke Ver Post
                        Se me der alguma paragem cardíaca... espero estar no continente!! :D
                        mas que o desfibrilhador não resulte pelo menos eles colocam o morto na secção de congelados até trazem o caixão...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
                          Nem uns nem outros...

                          se não ficou explicito no meu post eu desde já esclareço...

                          Usar esse equipamento só nas condições adequadas, e feito por profissionais adequados, ( médicos, enfermeiros, alguns socorristas...)....

                          O uso desse equipamento IMPLICA obrigatoriamente que sejam verificados alguns parâmetros fisiológicos, e em alguns casos implica administração de fármacos adequados ANTES da desfibrarão....

                          A desfibrilhação NÃO é um procedimento independente, isolado, automático, e sem riscos...
                          Permita-me que discorde, mas nos casos em que existe formação em DAE existe também formação de suporte basico de vida, e neste, os formandos têm que ter a capacidade de verificar alguns elementos chave para a suspeita de paragem cardio-respiratória, e em caso de fibrilhação ventricular aplicar o DAE, o qual automaticamente detecta se o paciente necessita efectivamente de uma descarga ou não. Como tal e como profissional de saúde, penso que não só os funcionários da SONAE como todas as pessoas deveriam ter formação de SBV bem como de DAE, pois em muitos países a existência de Desfibrilhadores Automaticos Externos em hoteis, superficies comerciais bem como na maioria dos restantes locais publicos é muito comum, sendo estas populações mais incentivadas a frequentar este tipo de formações. Pois desde que bem dada e pelos profissionais correctos, esta formação pode salvar milhares de vidas.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por robertomp Ver Post
                            Permita-me que discorde, mas nos casos em que existe formação em DAE existe também formação de suporte basico de vida, e neste, os formandos têm que ter a capacidade de verificar alguns elementos chave para a suspeita de paragem cardio-respiratória, e em caso de fibrilhação ventricular aplicar o DAE, o qual automaticamente detecta se o paciente necessita efectivamente de uma descarga ou não. Como tal e como profissional de saúde, penso que não só os funcionários da SONAE como todas as pessoas deveriam ter formação de SBV bem como de DAE, pois em muitos países a existência de Desfibrilhadores Automaticos Externos em hoteis, superficies comerciais bem como na maioria dos restantes locais publicos é muito comum, sendo estas populações mais incentivadas a frequentar este tipo de formações. Pois desde que bem dada e pelos profissionais correctos, esta formação pode salvar milhares de vidas.

                            AS palavras chave são FORMAÇÃO correcta, e PROFISSIONAIS adequados

                            Salvaguardadas estas premissas, a utilização adequada do equipamento adequado pode ajudar a salvar vidas....

                            No entanto, que não se assuma como equipamento de uso genérico e único, pois a sua aplicação errada é mortal....

                            Este é um equipamento Complementar a outros meios de reanimação, é este ponto que quero salvaguardar, sendo que os meios que complementa são de aplicação exclusiva de profissionais de saude, e só a conjunção de equipamentos e profissionais é que pode efectivamente fazer o que é suposto...

                            As minhas duvidas são em relação á formação dada, e ás pessoas que receberam essa formação, e não em relação ao aparelho em si...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                              mas que o desfibrilhador não resulte pelo menos eles colocam o morto na secção de congelados até trazem o caixão...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
                                AS palavras chave são FORMAÇÃO correcta, e PROFISSIONAIS adequados

                                Salvaguardadas estas premissas, a utilização adequada do equipamento adequado pode ajudar a salvar vidas....

                                No entanto, que não se assuma como equipamento de uso genérico e único, pois a sua aplicação errada é mortal....

                                Este é um equipamento Complementar a outros meios de reanimação, é este ponto que quero salvaguardar, sendo que os meios que complementa são de aplicação exclusiva de profissionais de saude, e só a conjunção de equipamentos e profissionais é que pode efectivamente fazer o que é suposto...

                                As minhas duvidas são em relação á formação dada, e ás pessoas que receberam essa formação, e não em relação ao aparelho em si...
                                Percebo a sua duvida. Mas aí já entramos pelo campo do suporte básico de vida e o suporte avançado de vida, prestado, este sim, pelo médico e enfermeiro que acorrem ao paciente. No que respeita ao DAE, este desde que salvaguardada a qualidade da formação, pode ser utilizado pela maioria das pessoas, desde que possuam esta formação. Como estou um pouco por dentro do método de formaçãio aplicada, posso dizer que após a aquisição de conceitos fundamentais de SBV, estas pessoas podem ser formadas na utilização do DAE de uma forma relativamente segura, pois todos os cuidados são instruídos aos formandos, desde a segurança do utilizador, passando pelo doente e também das restantes pessoas. Para além disso no final da formação, é realizada uma avaliação em que todos os passos aprendidos são testados diversas vezes.
                                Assim, continuo a afirmar que todas as pessoas deveriam ter uma formação em SBV, pelo menos.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                  mas que o desfibrilhador não resulte pelo menos eles colocam o morto na secção de congelados até trazem o caixão...

                                  PODE FECHAR! depois vem a asae pah

                                  Comentário


                                    #18
                                    Xii.
                                    Um gajo vê os preços e dps olha.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
                                      Em PARAGEM cardíaca NÃO se usam desfibrilhadores!!! ( ao contrario do que se vê na generalidade dos filmes e programas de TV)

                                      De qualquer modo, MESMO nos desfibrilhadores "automáticos" é necessária muita formação na sua aplicação pois em tal como tem a possibilidade de salvar vidas também pode MATAR a quem lhe for indevidamente aplicado o procedimento....

                                      è um acto médico de extrema responsabilidade, e não é um equipamento independente de procedimentos ,mas sim COMPLEMENTAR a outros meios de ressuscitação....

                                      Acho MUITO bem, que sejam impedidos pelo INEM de utilizar esses equipamentos....

                                      A utilização desse equipamento não é um procedimento estanque e individual, e se um bombeiro ou outro tem "formação" para o usar, essa formação NÃO é garante nenhum de qualidade eficiência e segurança...
                                      se o INEM proibe os profissionais de saúde de usar o DAE (falo no meu caso) tmb acho que deveria todas as restantes classes de o usar!

                                      mas, como pode um DAE ser mal utilizado?
                                      só se este errar na leitura electrocardiografica, não?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
                                        Em PARAGEM cardíaca NÃO se usam desfibrilhadores!!! ( ao contrario do que se vê na generalidade dos filmes e programas de TV)
                                        Não? E se for uma paragem cardíaca por fibrilhação ventricular ou taquicardia ventricular sem pulso?

                                        De qualquer modo, MESMO nos desfibrilhadores "automáticos" é necessária muita formação na sua aplicação pois em tal como tem a possibilidade de salvar vidas também pode MATAR a quem lhe for indevidamente aplicado o procedimento....
                                        A única coisa que é preciso num DAE é colocar os electrodos no sítio certo, carregar no botão, e fazer exactamente o que a máquina diz. Se não estiver indicado o choque, nem que o operador se pinte de amarelo consegue que a máquina o dê.

                                        è um acto médico de extrema responsabilidade, e não é um equipamento independente de procedimentos ,mas sim COMPLEMENTAR a outros meios de ressuscitação....
                                        Pois é, mas, como outros actos médicos, pode ser delegado, e isso é feito com a implementação de um software que interpreta o traçado electrocardiográfico do doente e decide se está indicada a desfibrilhação ou não. Isso é que é um desfibrilhador automático externo. Se aplicado atempadamente em todas as paragens, pode desfibrilhar com sucesso os casos que têm indicação para isso, e salva vidas.

                                        Essa política da mijada territorial do INEM vs Bombeiros já farta...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Avant Ver Post
                                          Não? E se for uma paragem cardíaca por fibrilhação ventricular ou taquicardia ventricular sem pulso?



                                          A única coisa que é preciso num DAE é colocar os electrodos no sítio certo, carregar no botão, e fazer exactamente o que a máquina diz. Se não estiver indicado o choque, nem que o operador se pinte de amarelo consegue que a máquina o dê.



                                          Pois é, mas, como outros actos médicos, pode ser delegado, e isso é feito com a implementação de um software que interpreta o traçado electrocardiográfico do doente e decide se está indicada a desfibrilhação ou não. Isso é que é um desfibrilhador automático externo. Se aplicado atempadamente em todas as paragens, pode desfibrilhar com sucesso os casos que têm indicação para isso, e salva vidas.

                                          Essa política da mijada territorial do INEM vs Bombeiros já farta...

                                          Concordo plenamente..

                                          Comentário


                                            #22
                                            Na notícia não diz se os dos bombeiros são automáticos.

                                            Em ambulâncias espera-se que não o sejam.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Avant Ver Post
                                              Não? E se for uma paragem cardíaca por fibrilhação ventricular ou taquicardia ventricular sem pulso?

                                              Isso não são PARAGENS ( flatline ) pois não?





                                              A única coisa que é preciso num DAE é colocar os electrodos no sítio certo, carregar no botão, e fazer exactamente o que a máquina diz. Se não estiver indicado o choque, nem que o operador se pinte de amarelo consegue que a máquina o dê.

                                              SIM, nos equipamentos instalados nos aviões por exemplo isso é verdade...
                                              Agora vai ver QUAL o modelo que está distribuido pelos bombeiros



                                              Pois é, mas, como outros actos médicos, pode ser delegado, e isso é feito com a implementação de um software que interpreta o traçado electrocardiográfico do doente e decide se está indicada a desfibrilhação ou não. Isso é que é um desfibrilhador automático externo. Se aplicado atempadamente em todas as paragens, pode desfibrilhar com sucesso os casos que têm indicação para isso, e salva vidas.

                                              Em casos de fibrilhação claro, evidente....
                                              Mas em paragens ( flatline ) sem a devida medicação e acção médica, não há maquina sozinha que safe...


                                              Essa política da mijada territorial do INEM vs Bombeiros já farta...
                                              Para mim, como utente, não quero saber de guerras, patentes, ou competências...

                                              Quero é COMPETÊNCIA e QUALIDADE na assistência prestada...

                                              Prezo muito o trabalho dos bombeiro...
                                              É vergonhoso um serviço de protecção civil tão importante estar na mão de "amadores" voluntários quando devia ser um serviço profissional...

                                              ...tal como devia ser profissional( por profissionais de saude devidamente habilitados ) o serviço que se recebe nas ambulâncias que por regra e não por excepção deveriam ser todas "vmer"...

                                              PS: a alguns pontos respondi a bold no teu post.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Afinal de contas...



                                                Os bombeiros servem para quê?







                                                Já era altura do estado criar corporações por todos os municipios que podessem atender as pessoas quando estas precisassem de cuidados médicos urgentes e para apagar fogos, não acham? Tipo como lá fora têm os bombeiros, pompiers ou firefighters...

                                                Até tirava muita gente do desemprego, o que acabaria por ser muito bom para a economia portuguesa e tudo... não acham?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Até o presidente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia defende a dessiminação exaustiva destes equipamentos em locais públicos, dado serem bastante fáceis de operar e poderem de facto salvar vidas.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
                                                    Isso não são PARAGENS ( flatline ) pois não?

                                                    SIM, nos equipamentos instalados nos aviões por exemplo isso é verdade...
                                                    Agora vai ver QUAL o modelo que está distribuido pelos bombeiros

                                                    Em casos de fibrilhação claro, evidente....
                                                    Mas em paragens ( flatline ) sem a devida medicação e acção médica, não há maquina sozinha que safe...
                                                    A paragem cardíaca define-se por ausência de contração eficaz do músculo cardíaco. Na prática pode-se verificar pela ausência de pulso carotídeo. Esse "flatline" diz-se assistolia em português; É apenas uma das causas não desfibrilháveis de paragem cardíaca. A outra é a actividade eléctrica sem pulso (conhecida há uns anos por "dissociação electromecânica"). E não, não se desfibrilham assistolias. Embora se levarem um choque, mal também não faz, e fica-se com a consciência tranquila que não se deixou passar uma fibrilhação ventricular "fina" - de baixa amplitude eléctrica.

                                                    As causas desfibrilháveis de paragem cardíaca são a fibrilhação ventricular e a taquicardia ventricular sem pulso. São a causa mais frequente de paragem cardíaca em situações de "morte súbita" - olha o Feher.

                                                    Tudo isto que estive a dizer - a interpretação dos traçados de ECG para diagnosticar o ritmo da PCR - são de facto diagnósticos médicos. O que o DAE faz, na prática, é interpretar automaticamente o traçado ECG do doente e dizer se está aconselhado o choque ou não.

                                                    Quando fizeres a tua formação em suporte avançado de vida, voltamos a conversar...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                                      Então os bombeiros não devem utilizar esses equipamentos por falta de formação mas os caixas dos hipermercados já os podem usar á vontade
                                                      Mas onde é que viste que eram os caixas a ter essa formação ...
                                                      Em principio será um supervisor ou o responsável pela saude da empresa...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        No ano passado resolvi comprar uma caixa térmica eléctrica com ficha para o isqueiro da carrinha, e vi-me à rasca para descobrir um funcionário que me explicasse se a ventilação implicava a retirada da chapeleira da mala., e o que se chegou à frente, não soube responder...

                                                        E dizem-me agora que o continente tem gente formada em SBV e manuseamento de desfibriladores??? Isto está tudo grosso ou quê???

                                                        Comentário

                                                        AD fim dos posts Desktop

                                                        Collapse

                                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                                        Collapse
                                                        Working...
                                                        X