Dúvidas de contabilidade/finanças acerca de criação empresa

A mostrar resultados 1 para 4 de 4

Título: Dúvidas de contabilidade/finanças acerca de criação empresa

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jan 2004

Por Defeito Dúvidas de contabilidade/finanças acerca de criação empresa

Sou estudante universitario e não estou tributado no IRS. O meu patrao são os meus pais e eles pagam IRS da familia incluindo eu. Alguem conhecedor me poderia dizer como fica a minha situação a nivel de finanças/IRS se eu criar uma empresa ? Irei começar a pagar eu próprio IRS ? Que regalias perco ao fazer isso ?

Obrigado desde já

Piloto de Fórmula 1 CarlosL's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2003

Por Defeito

Neste momento estás incluído no agregado familiar.

Deixas de estar quando tiveres rendimentos próprios.

Tens que te inscrever como profissão liberal. Vê o site da DGCI, vulgo Finanças.

Piloto de Testes kushinadaime's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2008

Por Defeito

Os gerentes e administradores de empresas em termos de segurança social se não estão enquadrado em nenhum regime obrigatório de segurança social tem de fazer os descontos sobre o salário minimo mesmo que não os recebam.

Em termo de finanças tem apenas que ter o numero de contribuinte.
    (Á parte o agregado nunca interessou, para o irs ser dependente é que interessou sempre, todos os anos para irs, e foi só para incluir as tuas despesas e os teus rendimentos nos deles.
    Se continuares a ter as condições que tinhas antes para seres dependente, continuas dependente a saber:
    A)Menos de 1 salário minimo anual de rendimentos anuais
    B) Menos de 25 anos em 31/12, e frequentares ensino ofical (secundário ou universitário) serviço militar ou civico (formação profissional não serve), ou deficiencia que impeça ter o salário minimo anual de rendimentos.

A empresa para ser feita tens é de fazer o seguinte (algumas das seguintes fases podem estar juntas dependendo da modalidade de constituição):