Dúvidas de contabilidade/finanças acerca de criação empresa

A mostrar resultados 1 para 4 de 4

Título: Dúvidas de contabilidade/finanças acerca de criação empresa

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jan 2004

Por Defeito Dúvidas de contabilidade/finanças acerca de criação empresa

Sou estudante universitario e não estou tributado no IRS. O meu patrao são os meus pais e eles pagam IRS da familia incluindo eu. Alguem conhecedor me poderia dizer como fica a minha situação a nivel de finanças/IRS se eu criar uma empresa ? Irei começar a pagar eu próprio IRS ? Que regalias perco ao fazer isso ?

Obrigado desde já

Piloto de Fórmula 1 CarlosL's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2003

Por Defeito

Neste momento estás incluído no agregado familiar.

Deixas de estar quando tiveres rendimentos próprios.

Tens que te inscrever como profissão liberal. Vê o site da DGCI, vulgo Finanças.

Piloto de Testes kushinadaime's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2008

Por Defeito

Os gerentes e administradores de empresas em termos de segurança social se não estão enquadrado em nenhum regime obrigatório de segurança social tem de fazer os descontos sobre o salário minimo mesmo que não os recebam.

Em termo de finanças tem apenas que ter o numero de contribuinte.
    (Á parte o agregado nunca interessou, para o irs ser dependente é que interessou sempre, todos os anos para irs, e foi só para incluir as tuas despesas e os teus rendimentos nos deles.
    Se continuares a ter as condições que tinhas antes para seres dependente, continuas dependente a saber:
    A)Menos de 1 salário minimo anual de rendimentos anuais
    B) Menos de 25 anos em 31/12, e frequentares ensino ofical (secundário ou universitário) serviço militar ou civico (formação profissional não serve), ou deficiencia que impeça ter o salário minimo anual de rendimentos.

A empresa para ser feita tens é de fazer o seguinte (algumas das seguintes fases podem estar juntas dependendo da modalidade de constituição):
    1-Certificado de admissibilidade de firma e cartão de numero de identificação de pessoa colectiva provisório no registo nacional de pessoas colectivas ambos validos por 180 dias e revalidavel (?180?).
    2-O capital social no minimo 5000€ para sociedade por quotas (lda) ou 50.000 para sociedade anónima (s.a.).
    3-Fazer um contrato de sociedade (várias hipoteses empresa na hora, conservatórias do registo comercial, Registo nacional de pessoas colectivas, advogado, cartório...).
    4-Registar o contracto na conservatória do registo comercial.
    5-Inicio de actividade nas finanças no prazo de 15 dias depois da conservatória (necessitas de um tecnico oficial de contas, toc).
    6-inicio de actividade na segurança social no máximo 10 dias uteis depois das finanças.

Reparos:
    1 - Não tens de te increver para ser profisional liberal, sendo gerente ou administrador és trabalhador dependente para efeitos de irs, para isso só tens de ter o cartão de contribuinte.
    2 - Alvarás e licenças para exercer actividades não estão incluidas aqui porque dependem muito de municipio e actividade exercida.
    3 - Empresa na hora ou empresa na hora da conservatória reune as fases até ao inicio das finanças e o proprio inicio se estiveres com o toc ou se tiveres documento dele, se não normalmente os toc tratam do inicio nas finanças e na segurança social.
    4 - Qualquer modalidade de empresa na hora requer que a escolha de firma e contracto social sejam da lista dos pré-aprovados, escolhes a firma, escolhes o contracto eles metem no sistema e sai uma firma pronta.
    5 - A perda de regalias depende das que tiveres vê com quem tas concedeu (se tens bolsa, isenção de algo...).
    6 - É muito aconselhavel que te aconselhes com o teu futuro contabilista antes de sequer comecar a tratar (vulgo toc), que te irá ajudar de graça, já a pensar na avença mensal...
    7 - Nas S.A. precisas tambem de um revisor de contas, mas a maioria das firmas novas são tão pequenas e tão simples que alem de não se justificar é um desperdicio.

Qualque duvida diz ou se quiseres toc posso te dizer aonde
    Última edição por kushinadaime : 09-02-08 às 13:34:22 Razão: Clarificar

Piloto de Testes kushinadaime's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2008

Regras de Colocação

• Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

O Motorguia . não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.
Contactos e Publicidade Motorguia.net | Carta por Pontos Usados Motorguia