Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Onde reparar uma cassete miniDv?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Onde reparar uma cassete miniDv?

    Estou a passar os meus filmes de família para mpg2 e mpg4 para os ter sempre à mão numa Playstation 3.

    Acabo de ter um problema com uma cassete miniDv, após a rebobinar para começar a transferência para o pc a fita enrolou-se e saiu uma ponta da cassete. É mesmo no início, pois vê-se a parte de fita clara que liga ao eixo e o início da fita de gravação propriamente dita.

    Estou com algum receio de tentar abrir a cassete não vá estragar alguma coisa. Onde é que me poderia dirigir para reparar a cassete? Não faço a mínima ideia!

    #2
    ´já agora agradeço a informação tb! é que tb tenho 1 cassete com a fita partida e com informação que nunca mais poderei voltar a recupera-la

    Comentário


      #3
      numa fotosport ou loja do género devem reparar.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por andmiguel Ver Post
        numa fotosport ou loja do género devem reparar.

        nop... eu já perguntei e nem sabem onde fazem

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por LuisNeves Ver Post
          Estou a passar os meus filmes de família para mpg2 e mpg4 para os ter sempre à mão numa Playstation 3.

          Acabo de ter um problema com uma cassete miniDv, após a rebobinar para começar a transferência para o pc a fita enrolou-se e saiu uma ponta da cassete. É mesmo no início, pois vê-se a parte de fita clara que liga ao eixo e o início da fita de gravação propriamente dita.

          Estou com algum receio de tentar abrir a cassete não vá estragar alguma coisa. Onde é que me poderia dirigir para reparar a cassete? Não faço a mínima ideia!
          se está solta é uma questão de abrires isso e meteres tudo no sitio

          Comentário


            #6
            Em último caso, lá terá de ser. Mas tenho receio de dar cabo da coisa...

            Comentário


              #7
              Qd eu era puto, uma vez copiei 1 K7 de um video clube e dp abria as K7 e trocava as fitas, devolvendo a loja a copia.

              Isso era pq queria o filme com Stereo, ao copiar ficava em mono!


              Não foi complicado trocar as fitas

              Comentário


                #8
                É uma excelente ideia passar os arquivos em VHS, miniDV, etc para formato CD/DVD.
                Em 2006 passei semanas a passar todo o meu arquivo familiar (de 1990 a 2005) para DVD.
                O problema é que os arquivos magnéticos - como as fitas VHS e miniDv - envelhecem e deterioram-se com o passar do tempo.
                E algumas das K7 VHS que tinha estavam a ficar com fungos, o que é meio caminho andado parar perder tudo !! (tive que abrir o videogravador várias vezes para limpar as cabeças)

                É claro que, ainda assim, o suporte físico DVD também apresenta fragilidades. Um ou vários riscos mais profundos podem tornar o acesso aos dadops impossível. (e não é dificil provocar riscos num DVD).
                Já uma K7 VHS com bolor e pó tem alguma recuperação e, depois de uma cuidada limpeza, poderá fornecer ainda imagem e som. (Por isso é que guardei as K7 VHS como "backup" de última instância).

                Bom... o que disseste da fita já me aconteceu. Acho que, cuidadosamente, poderás arranjar a fita em casa. Bastar-te-á abrir a cassete com algum cuidado. Acho que poderás colar (na parte de trás) a ponta solta, muito embora fita das miniDv seja ainda mais fina do que a de VHS. Mas, basta o enrolador passar esse ponto crítico e a K7 comportar-se-á normalmente.

                Já agora: Não és do tempo das k7 de música, especialmente nos walkman e auto-rádios ? Não era muito raro isso acontecer. Problema é quando a fita é mastigada e triturada no mecanismo. Mas, ainda que tal aconteça, basta cortar a secção da fita estragada e unir as pontas... com fita-cola.
                Editado pela última vez por JPR; 09 February 2008, 22:24.

                Comentário


                  #9
                  lavas muito bem as mãos ou então compras umas luvas daquelas que os médicos usam e tenta abrir já desmontei muitas k7 de audio já desenrrolei as fitas e voltei a enrrolar sem problema

                  Comentário


                    #10
                    a mim é ter ficado um bocado da fita la dentro e a fita danificada e p alem disso abrir aquelas cassetes n é a mesma coisa que abrir cassetes normais!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por JPR Ver Post
                      É uma excelente ideia passar os arquivos em VHS, miniDV, etc para formato CD/DVD.
                      Em 2006 passei semanas a passar todo o meu arquivo familiar (de 1990 a 2005) para DVD.
                      O problema é que os arquivos magnéticos - como as fitas VHS e miniDv - envelhecem e deterioram-se com o passar do tempo.
                      E algumas das K7 VHS que tinha estavam a ficar com fungos, o que é meio caminho andado parar perder tudo !! (tive que abrir o videogravador várias vezes para limpar as cabeças)

                      É claro que, ainda assim, o suporte físico DVD também apresenta fragilidades. Um ou vários riscos mais profundos podem tornar o acesso aos dadops impossível. (e não é dificil provocar riscos num DVD).
                      Já uma K7 VHS com bolor e pó tem alguma recuperação e, depois de uma cuidada limpeza, poderá fornecer ainda imagem e som. (Por isso é que guardei as K7 VHS como "backup" de última instância).

                      Bom... o que disseste da fita já me aconteceu. Acho que, cuidadosamente, poderás arranjar a fita em casa. Bastar-te-á abrir a cassete com algum cuidado. Acho que poderás colar (na parte de trás) a ponta solta, muito embora fita das miniDv seja ainda mais fina do que a de VHS. Mas, basta o enrolador passar esse ponto crítico e a K7 comportar-se-á normalmente.

                      Já agora: Não és do tempo das k7 de música, especialmente nos walkman e auto-rádios ? Não era muito raro isso acontecer. Problema é quando a fita é mastigada e triturada no mecanismo. Mas, ainda que tal aconteça, basta cortar a secção da fita estragada e unir as pontas... com fita-cola.
                      De facto, também fiz essas habildades de colagens com cassetes audio!

                      O problema das miniDv é que apenas têm um parafusos minúsculos metidos bem dentro de uns buracos, e nem tenho a certeza de que tirá-los seja suficiente para abrir a tampa. Mas se calhar vou tentar.

                      Tal como dizes, também os DVD´s dão o berro por vezes. Por isso é que estou a passar tudo para ficheiros mpg2 (8mm, Hi8 e DV) e mpg4 (HD), e de seguida o destino vai ser um disco rígido externo usb! A Playsation3 lê os ficheiros directamente, tal como um PC, e dá sempre para ter tudo armazenado num segundo disco como backup.

                      A minha colecção de 42 horas de filmes vai caber, pelas minhas contas, em 120 Gb.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por LuisNeves Ver Post
                        De facto, também fiz essas habildades de colagens com cassetes audio!

                        O problema das miniDv é que apenas têm um parafusos minúsculos metidos bem dentro de uns buracos, e nem tenho a certeza de que tirá-los seja suficiente para abrir a tampa. Mas se calhar vou tentar.

                        Tal como dizes, também os DVD´s dão o berro por vezes. Por isso é que estou a passar tudo para ficheiros mpg2 (8mm, Hi8 e DV) e mpg4 (HD), e de seguida o destino vai ser um disco rígido externo usb! A Playsation3 lê os ficheiros directamente, tal como um PC, e dá sempre para ter tudo armazenado num segundo disco como backup.

                        A minha colecção de 42 horas de filmes vai caber, pelas minhas contas, em 120 Gb.
                        olha q os discos externo tb dão berro!
                        Eu q o diga, tenho aqui à minha frente um de 200gb a fazer de pisa papeis e tb ja vi um de 400 gb externo tb dar o berro

                        Comentário


                          #13
                          Pois, mas vou manter um cópia em disco rígido normal ou num segundo disco rígido externo...

                          Comentário


                            #14
                            os discos externos são discos normais iguais a todos os outros...

                            Comentário


                              #15
                              Erm, isso só mesmo se pegares na fita e tentares colar á ao rolo da cassete, arranja uma boa cola e vê se fazes um trabalho em que a fita não fique inclinada e aguente com alguma tensão, tavez aquecer a parte transparte...


                              Originalmente Colocado por Tuaregue Ver Post
                              Qd eu era puto, uma vez copiei 1 K7 de um video clube e dp abria as K7 e trocava as fitas, devolvendo a loja a copia.

                              Isso era pq queria o filme com Stereo, ao copiar ficava em mono!


                              Não foi complicado trocar as fitas
                              LOL! Tou a ver que além de seres esperto, eras também stereophilo! LOL!





                              Originalmente Colocado por JPR Ver Post
                              É uma excelente ideia passar os arquivos em VHS, miniDV, etc para formato CD/DVD.
                              Em 2006 passei semanas a passar todo o meu arquivo familiar (de 1990 a 2005) para DVD.
                              O problema é que os arquivos magnéticos - como as fitas VHS e miniDv - envelhecem e deterioram-se com o passar do tempo.
                              E algumas das K7 VHS que tinha estavam a ficar com fungos, o que é meio caminho andado parar perder tudo !! (tive que abrir o videogravador várias vezes para limpar as cabeças)

                              É claro que, ainda assim, o suporte físico DVD também apresenta fragilidades. Um ou vários riscos mais profundos podem tornar o acesso aos dadops impossível. (e não é dificil provocar riscos num DVD).
                              Só que num DVD, podes fazer cópias exactas, já numa cassete, não dá, e numa miniDV, apesar de dar, não faz sentido... E dura-te, se for bem conservado, bem gravado, em suporte de qualidade, e bem condicionado, para a tua vida e para a vida dos teus filhos...

                              O problema será, daqui a uns anos, aceder a esses discos de 12cms...

                              O melhor suporte inventado até hoje é o ROM/PROM, se esses chips não sobreviverem, nada sobreviverá! Contudo, como não temos acesso directo a isso, o melhor será talvez uma pen USB, guardada num meio isolante a magnetismo e electricidade...

                              Contudo, apagar e re-escrever muitas vezes pode danificar a pen!


                              Já uma K7 VHS com bolor e pó tem alguma recuperação e, depois de uma cuidada limpeza, poderá fornecer ainda imagem e som. (Por isso é que guardei as K7 VHS como "backup" de última instância).

                              Bom... o que disseste da fita já me aconteceu. Acho que, cuidadosamente, poderás arranjar a fita em casa. Bastar-te-á abrir a cassete com algum cuidado. Acho que poderás colar (na parte de trás) a ponta solta, muito embora fita das miniDv seja ainda mais fina do que a de VHS. Mas, basta o enrolador passar esse ponto crítico e a K7 comportar-se-á normalmente.

                              Já agora: Não és do tempo das k7 de música, especialmente nos walkman e auto-rádios ? Não era muito raro isso acontecer. Problema é quando a fita é mastigada e triturada no mecanismo. Mas, ainda que tal aconteça, basta cortar a secção da fita estragada e unir as pontas... com fita-cola.
                              Não sei como será no miniDV, já que é um formato digital...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Vibri Ver Post


                                Só que num DVD, podes fazer cópias exactas, já numa cassete, não dá, e numa miniDV, apesar de dar, não faz sentido... E dura-te, se for bem conservado, bem gravado, em suporte de qualidade, e bem condicionado, para a tua vida e para a vida dos teus filhos...

                                O problema será, daqui a uns anos, aceder a esses discos de 12cms...

                                Não sei como será no miniDV, já que é um formato digital...
                                Exacto, exacto. Por isso mesmo é que me apressei, assim que comprei um gravador de dvd, a passar tudo para suporte digital.

                                Por uns largos anos haverá capacidade de leitura de DVD's. E haverá sempre um momento que voltaremos a ter a tarefa de transferir o conteúdo das nossas filmagens (agora digitalizadas) para um outro formato digital.

                                Se o meu gravador de DVD tiver uma vida útil de mais uns... 7, 8 anos, nessa data quando comprar um novo aparelho já será, provavelmente, a preços "normais", um gravador de blu-Ray (ou HD-DVD, o que vencer )

                                E nessa altura transferirei todo o conteúdo de DVD para blu-ray disc. Não ganho nada em qualidade, claro, mas ganho em actualidade no suporte e em espaço. A minha compilação de filmagens que ocupa 30/35 DVD's passará a estar contida em 5 discos ou até menos.

                                Quanto à colagem de uma fita partida em miniDv por ser digital... pois... eu penso que, necessariamente, perder-se-á uma parte da filmagem mas na restante não vejo que haja qualquer problema de leitura porque estamos a falar de uma fita, de enrolamento contínuo, e não num disco duro em que a cabeça de leitura poderá ter que ler partes da informação final em diversas partes do disco, não necessariamente contíguas.
                                Editado pela última vez por JPR; 10 February 2008, 03:04.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por JPR Ver Post
                                  Exacto, exacto. Por isso mesmo é que me apressei, assim que comprei um gravador de dvd, a passar tudo para suporte digital.

                                  Por uns largos anos haverá capacidade de leitura de DVD's. E haverá sempre um momento que voltaremos a ter a tarefa de transferir o conteúdo das nossas filmagens (agora digitalizadas) para um outro formato digital.

                                  Se o meu gravador de DVD tiver uma vida útil de mais uns... 7, 8 anos, nessa data quando comprar um novo aparelho já será, provavelmente, a preços "normais", um gravador de blu-Ray (ou HD-DVD, o que vencer )

                                  E nessa altura transferirei todo o conteúdo de DVD para blu-ray disc. Não ganho nada em qualidade, claro, mas ganho em actualidade no suporte e em espaço. A minha compilação de filmagens que ocupa 30/35 DVD's passará a estar contida em 5 discos ou até menos.
                                  Cuidado com as transferências MPEG2 -> MPEG4, apesar do BR ter muito mais qualidade, sempre se perde alguma coisa...

                                  O ideal é preservar o master, ou uma transferência deste para um suporte sem perda de qualidade...


                                  Quanto à colagem de uma fita partida em miniDv por ser digital... pois... eu penso que, necessariamente, perder-se-á uma parte da filmagem mas na restante não vejo que haja qualquer problema de leitura porque estamos a falar de uma fita, de enrolamento contínuo, e não num disco duro em que a cabeça de leitura poderá ter que ler partes da informação final em diversas partes do disco, não necessariamente contíguas.
                                  Exacto, eu estava era a confundir o miniDV com o microMV da Sony.

                                  O miniDV é um subformato da DV, o sistema de compressão tem uma bitrate fixa muito alta que o quase faz parecer como uma imagem em bruto... mas não tem nada a ver com o MPEG2...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Acabei por fazer a experiência de abrir a cassete e tentar resolver o problema. A fita estava simplesmente torcida e mesmo com uma ponta fora da cassete, mas não estava partida nem sequer excessivamente torcida, pelo que a operação parecia fácil.

                                    Em síntese, não consegui. Por a fita no sítio foi fácil, mas depois já não consegui voltar a fechar a cassete. Ao contrário das cassetes audio antigas, as miniDV têm várias peças móveis lá dentro, desde palhetas plásticas a molas. Ao abrir sairam várias coisas do sítio e já não as consegui recolocar.

                                    Também não me vou arricar a abrir outra para tentar ver a disposição interior das peças, por isso vou mesmo tentar arranjar alguém que me saiba montar aquilo.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Em relação aos dvd-r...

                                      Não convém assumir que não haverá problema se não se riscar os discos.

                                      Eu gravei alguns filmes em dvd's da moore que funcionavam lindamente.

                                      Dois anos depois não havia aparelho nenhum que os lesse. Fiquei com algumas bases para copos.

                                      Por isso convém fazer backups em mais do que um formato.

                                      Comentário


                                        #20
                                        fotosport fnac e afins n arranjam... ondeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee ???????????????????'

                                        Comentário


                                          #21
                                          Pessoal, não compliquem os backups.

                                          Passem os filmes para mpg2 com boa qualidade. Existem excelentes conversores multipass como o CCE ou o TMPGenc para o efeito. Se usarem um bitrate médio de 6000 kbps ninguém distingue os mpeg2 do original, e como resultado terão 1 hora de filme a ocupar cerca de 2,8 Gb.

                                          Depois metam isso num disco rígido externo e liguem a uma Playstation 3, ou comprem um disco rígido multimedia que os consiga reproduzir sózinho. Com os discos ao preço da chuva como estão, conseguem meter 70 horas de filmes num de 200 Gb. E podem sempre, à cautela, manter os filmes no disco rígido normal do pc ou num segundo disco de backup, para já não falar em guardar obviamente as fitas originais.

                                          Comentário


                                            #22
                                            boa noite,

                                            peço desculpa pelo desenterranço, mas tou com um problema semelhante.

                                            a cassete que estava a usar para gravar o crescimento do meu filhote enrolou a meio, ou seja tenho para aí uns 30 minutos perdidos que queria recuperar.

                                            ao tentar gravar, passado pouco tempo parava, e só depois de algumas tentativas é que me lembrei que a fita poderia estar enrolada, então retirei-a e confirmou-se estava bastante enrolada, mas consegui facilmente desenrolar do mecanismo da camcorder e depois recolher para dentro da cassete.

                                            o problema é que agora a camcorder não reconhece a cassete, nem para reproduzir o que está gravado nem mesmo para gravar, apenas permite rebobinar para trás e para a frente.

                                            como poderei recuperar a cassete miniDV? ou será que foi a camcorder que ficou danificada?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por tworok Ver Post
                                              boa noite,

                                              peço desculpa pelo desenterranço, mas tou com um problema semelhante.

                                              a cassete que estava a usar para gravar o crescimento do meu filhote enrolou a meio, ou seja tenho para aí uns 30 minutos perdidos que queria recuperar.

                                              ao tentar gravar, passado pouco tempo parava, e só depois de algumas tentativas é que me lembrei que a fita poderia estar enrolada, então retirei-a e confirmou-se estava bastante enrolada, mas consegui facilmente desenrolar do mecanismo da camcorder e depois recolher para dentro da cassete.

                                              o problema é que agora a camcorder não reconhece a cassete, nem para reproduzir o que está gravado nem mesmo para gravar, apenas permite rebobinar para trás e para a frente.

                                              como poderei recuperar a cassete miniDV? ou será que foi a camcorder que ficou danificada?
                                              Não é impossível que a câmara tenha ficado danificada, na medida em que uma fita enrolada pode estragar uma cabeça de leitura e ela deixa logo de ler.

                                              No entanto, esse teste fazes de forma simples metendo lá outra cassete.

                                              Caso dê com outra e essa continue a não dar, vê se por acaso no meio das dobradelas a fita não terá ficado ao contrário (com o lado de gravação/leitura para dentro).

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                Não é impossível que a câmara tenha ficado danificada, na medida em que uma fita enrolada pode estragar uma cabeça de leitura e ela deixa logo de ler.

                                                No entanto, esse teste fazes de forma simples metendo lá outra cassete.

                                                Caso dê com outra e essa continue a não dar, vê se por acaso no meio das dobradelas a fita não terá ficado ao contrário (com o lado de gravação/leitura para dentro).
                                                Consegui finalmente encontrar outra cassete, testei e tambem nao funciona, ou seja, penso que a cassete estará boa, e a camcorder estará danificada, menos mal, assim não perdi as gravações que fiz.

                                                Vou pedir uma cam a um amigo e ver se consigo passar a cassete para um hdd.

                                                Obrigado pela ajuda.

                                                Comentário

                                                AD fim dos posts Desktop

                                                Collapse

                                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                                Collapse
                                                Working...
                                                X