Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Abonos podem duplicar vencimento mensal

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Abonos podem duplicar vencimento mensal

    Que moral tem estes Srs para aprovarem leis que prejudiquem o Zé povo?


    Abonos podem duplicar vencimento mensal


    Em Portugal, os deputados ganham 3708 euros de salário-base, o que corresponde a 50% do vencimento do presidente da República. Os subsídios de férias e de Natal são pagos em Junho e em Novembro e têm direito a10% do salário para despesas de representação. Como também lhes são pagos abonos de transporte entre a residência e São Bento uma vez por semana, e por cada deslocação semanal ao círculo de eleição, um deputado do Porto, por exemplo, pode receber mais dois mil euros, além do ordenado.

    De acordo com o "Manual do Deputado", os representantes do povo podem estar no regime de dedicação exclusiva e acumularem com o pagamento de direitos de autor, conferências, palestras, cursos breves, etc.

    Como o fim da subvenção vitalícia irá abranger somente os deputados eleitos em 2009, os que perfaçam até ao final da legislatura 12 anos de funções (consecutivos ou intervalados) ainda a recebem, mas com menor valor.

    Quem já tinha 12 anos de funções quando a lei entrou em vigor - em Outubro de 2005 - terá uma subvenção vitalícia de 48% do ordenado base - pelo actual valor, quase 1850 euros - logo que completar 55 anos.

    O Governo acautelou assim a situação de parte dos deputados do PS eleitos em 1995, com a primeira vitória de Guterres, pelo que ao fim de dez anos de actividade (até 2005) poderão auferir a pensão vitalícia que corresponde a 40% do vencimento-base - dez anos a multiplicar por 4% do vencimento base auferido quando saiu do Parlamento.

    A subvenção é cumulável com a pensão de aposentação ou a de reforma até ao valor do salário base de um ministro que é em 2008 de 4819,94 euros. Os subvencionados beneficiam ainda "do regime de previdência social mais favorável aplicável à Função Pública", diz o documento.

    >>>Sócrates recebe pensão vitalícia

    José Sócrates tem direito à pensão vitalícia por ter 11 anos de Parlamento. Eleito pela primeira vez em 1987, esteve oito anos consecutivos em funções. Secretário de Estado do Ambiente e ministro da pasta nos Governos de Guterres, voltou em Abril de 2002, onde ficou mais três anos.

    >>>Quem tem e vai ter a subvenção

    Almeida Santos (PS), Manuela Ferreira Leite, Manuel Moreira e Eduarda Azevedo (PSD), Narana Coissoró e Miguel Anacoreta Correia (CDS-PP) e Isabel Castro (PEV) já requereram a subvenção vitalícia. Outros 31 deputados, 20 dos quais do PS, poderão pedi-la, pois até ao fim de 2009 perfazem 12 anos de mandato, embora só se contabilizem os anos até 2005.

    >>>Salário cresceu 77 euros num ano

    Em 2007, o vencimento-base de um deputado foi 3631,40 euros. Este ano é de 3707,65 euros , segundo a secretaria-geral da AR. Um aumento de 77 euros.

    >>>Presidir à AR dá direito a casa

    O presidente da Assembleia da República (AR) recebe 80% do ordenado do presidente da República - 5.810 euros. Recebe ainda um abono mensal para despesas de representação no valor de 40% do respectivo vencimento 2950 euros, o que perfaz 8760 euros. Usufrui de residência oficial e de um veículo para uso pessoal conduzido por um motorista.

    >>>Dez têm carro com motorista

    Ao presidente do Conselho de Administração (José Lello), aos quatro vices-presidentes da AR - na actual legislatura, Manuel Alegre (PS), Guilherme Silva (PSD), António Filipe (PCP) e Nuno Melo (CDS-PP) - e aos líderes parlamentares é disponibilizado um gabine pessoal, secretário e automóvel com motorista.

    >>>Benesses para a Mesa da AR

    Para os quatro vice-presidentes da AR (PS, PSD, CDS e PCP) e para os membros do Conselho de Administração, o abono é de 25% do vencimento 927 euros. Os seis líderes parlamentares e os secretários da Mesa têm de abono 20% do salário: 742 euros.

    >>>Abono superior ao salário mínimo

    Os vice-presidentes parlamentares com um mínimo de 20 deputados (PS e PSD), os presidentes das comissões permanentes e os vice-secretários da mesa têm de abono 15% do vencimento - 555 euros. Mais 129 euros do que o salário mínimo nacional.

    >>>Direito a uso

    e porte de arma

    Os governos civis, se solicitados, devem disponibilizar instalações para que os deputados atendam os media ou cidadãos. Os deputados podem transitar livremente pela AR, têm direito a cartão de identificação e passaporte especial e ao direito de uso e porte de arma. Podem também usar, a título gratuito, serviços postais, telecomunicações e redes electrónicas.

    >>>Ajudas de custo para os de fora

    Quem reside fora dos concelhos de Lisboa, Oeiras, Cascais, Loures, Sintra, Vila Franca de Xira, Almada, Seixal, Barreiro e Amadora recebe 1/3 das ajudas de custo fixadas para os membros do Governo (67,24 euros) por cada dia de presença em plenário, comissões ou outras reuniões convocadas pelo presidente da AR e mais dois dias por semana.

    >>>Pára-quedistas ficam a ganhar

    Os deputados que residem num círculo diferente daquele por que foram eleitos recebem ajudas de custo, até dois dias por semana, em deslocações que efectuem ao círculo, em trabalho político. Mas também os que, em missão da AR, viajem para fora de Lisboa. No país têm direito a 67,24 euros diários ou a 162,36 euros por dia se forem em serviço ao estrangeiro.

    >>>Viagens pagas todas as semanas

    Quando há plenário, a quantia para despesas de transporte é igual ao número de quilómetros de uma ida e volta semanal entre a residência do parlamentar e S. Bento vezes o número de semanas do mês (quatro ou cinco) multiplicado pelo valor do quilómetro para deslocações em viatura própria. Uma viagem ao Porto são 600 quilómetros cinco vezes num mês, dá três mil. Como o quilómetro é pago a 0,39 euros, o abono desse mês é de 1170 euros.

    >>>Viver na capital também dá abono

    Os deputados que residam nos concelhos de Cascais, Barreiro, Vila Franca de Xira, Sintra, Loures, Oeiras, Seixal, Amadora, Almada e Lisboa recebem também segundo a fórmula anterior. Os quilómetros (ida e volta) são multiplicados pelas vezes que esteve em plenário e em comissões, tudo multiplicado por 0,39 euros.

    >>>Ir às ilhas com bilhetes pagos

    A resolução 57/2004 em vigor, de acordo com a secretaria-geral da AR, estipula que os eleitos pelas regiões autonómas recebem o valor de uma viagem áerea semanal (ida e volta) na classe mais elevada entre o aeroporto e Lisboa, mais o valor da distância do aeroporto à residência. Por exemplo, 512 euros (tarifa da TAP para o Funchal com taxas) multiplicados por quatro ou cinco semanas, ou seja, 2048 euros. Mais o número de quilómetros (30, por exemplo) de casa ao aeroporto a dobrar (por ser ida e volta) multiplicado pelas mesmas quatro (ou cinco) semanas do mês, e a soma é multiplicada por 0,39 euros, o que dá 936 euros. Ao todo 2980 euros.

    >>>Deslocações em trabalho à parte

    Ao salário-base, ajudas de custo, abono de transporte mensal há ainda a somar os montantes pela deslocação semanal em trabalho político ao círculo eleitoral pelo qual se foi eleito. Os deputados eleitos por Bragança ou Vila Real são os mais abonados.

    >>Almoço a menos de cinco euros

    Os deputados e assessores que transitoriamente trabalham para os grupos parlamentares pagam 4,65 euros de almoço, que inclui sopa, prato principal, sobremesa ou fruta. E salada à discrição. Um aumento de 0,10 euros desde 2006. Nos bares, um café custa 25 cêntimos, uma garrafa de 1,5 litro de água mineral 33 cêntimos e uma sandes de queijo 45 cêntimos.

    >>>Imunidade face à lei da Justiça

    Não responde civil, criminal ou disciplinarmente pelos votos e opiniões que emitir em funções e por causa delas. Não pode ser detido ou preso sem autorização da AR, salvo por crime punível com pena de prisão superior a três anos e em flagrante delito. Indiciado por despacho de pronúncia ou equivalente, a AR decidirá se deve ou não ser suspenso para acompanhar o processo. Não pode, sem autorização da AR, ser jurado, perito ou testemunha nem ser ouvido como declarante nem como arguido, excepto neste caso quando preso em flagrante delito ou suspeito do crime a que corresponde pena superior a três anos.

    >>>Justificações para substituição

    Doença prolongada, licença por maternidade ou paternidade; seguimento de processo judicial ou outro invocado na Comissão de Ética, e considerado justificado.

    >>>Suspensão pode ir até dez meses

    Pedida à Comissão de Ética, deve ser inferior a 50 dias por sessão legislativa e a dez meses por legislatura. Um autarca a tempo inteiro ou a meio tempo só pode suspender o mandato por menos de 180 dias.

    http://jn.sapo.pt/2008/02/11/naciona...mento_men.html

    #2
    se têm inveja desses gajos que ganham muito menos do que no privado, são injuriados por 95% da população portuguesa e vêem a sua vida devassada sempre que interessa a alguém, concorram para os mesmos cargos. aposto que voces são muito mais competentes e também renunciariam a essas benesses todas, afinal de contas vocês iam para lá por amor à camisola...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
      se têm inveja desses gajos que ganham muito menos do que no privado, são injuriados por 95% da população portuguesa e vêem a sua vida devassada sempre que interessa a alguém, concorram para os mesmos cargos. aposto que voces são muito mais competentes e também renunciariam a essas benesses todas, afinal de contas vocês iam para lá por amor à camisola...


      UUUIIIIII que sem querer pus o dedo na ferida de alguém! Dói??? Azar!!!
      Os desgraçados que tem de trabalhar anos a fio para levar reformas miseráveis, a esses sim, tem de se retirar os privilegios existentes! Não aos Srs deputados e afins!
      Editado pela última vez por FGO; 11 February 2008, 11:27.

      Comentário


        #4
        dedo na ferida? LOL
        se achas que deputado é uma carreira apetecível, vai para lá! eu não ia por nada depois posso insultar-te e dizer que és incompetente? lol

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
          dedo na ferida? LOL
          se achas que deputado é uma carreira apetecível, vai para lá! eu não ia por nada depois posso insultar-te e dizer que és incompetente? lol
          E eu que pensava que ia ler um comentário digno do nome

          Comentário


            #6
            Despesas de deslocação todas as empresas pagam (ou dão carros de serviço para o efeito), bem como as deslocações em trabalho. Carros com motorista para cargos de direcção são comuns no sector privado.

            4000€ não é nada no mercado. Qualquer gestor competente ganha muito mais do que isso no privado! Por isso é que só temos políticos da treta, os bons não estão para se chatear!

            Ainda se dissessem que não precisávamos nem de metade dos deputados que temos... Agora este é mais um bom exemplo do nosso jornalismo de m€rda.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
              se têm inveja desses gajos que ganham muito menos do que no privado, são injuriados por 95% da população portuguesa e vêem a sua vida devassada sempre que interessa a alguém, concorram para os mesmos cargos. aposto que voces são muito mais competentes e também renunciariam a essas benesses todas, afinal de contas vocês iam para lá por amor à camisola...

              Sem a palavra "benesses" diria que estavas a falar dos funcionários públicos...

              Comentário


                #8
                Não encontro novidade de relevo neste tópico. Essas benesses são comuns na área, what's the big deal? Se é justo ou não...isso já é outra coisa.

                Comentário


                  #9
                  3 mil euros não é um ordenado digno do cargo.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por pmct Ver Post
                    3 mil euros não é um ordenado digno do cargo.
                    Para o que produzem para o país...até é demais...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por mablopes Ver Post
                      Para o que produzem para o país...até é demais...
                      então vai para lá tu estamos todos à espera de gente competente como concerteza tu o serás mas se és tão competente, concerteza vais ter convites de empresas para ir trabalhar a ganhar 5 ou 10 vezes mais, sem ninguém passar o tempo a insultar-te, como tu estás a fazer agora a todos os deputados.

                      Comentário


                        #12
                        Eu acho justo o que eles ganham, não acho justas é as "benesses" tipo carro com motorista, ajudas de custo etc etc. Qual é a necessidade disso? Noutros países há deputados e ministros que andam de transportes públicos.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por GansoLFM Ver Post
                          Eu acho justo o que eles ganham, não acho justas é as "benesses" tipo carro com motorista, ajudas de custo etc etc. Qual é a necessidade disso? Noutros países há deputados e ministros que andam de transportes públicos.
                          lol fantástico para eles... e aqui também podem andar de transportes públicos, e ganham o subsídio de deslocação na mesma...
                          se no teu emprego te dessem um carro de empresa com tudo pago, ias abdicar disso para ir de autocarro?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por pmct Ver Post
                            3 mil euros não é um ordenado digno do cargo.
                            É, de facto, não é.

                            Mas o que se ganha em influências e conhecidos, reformas ao fim de 12 anos de "trabalho", isenção de horário, cargos em empresas públicas e privadas, só para citar algumas das benesses, ajuda a atenuar os 3000 €uros de vencimento.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
                              Mas o que se ganha em influências e conhecidos, reformas com 12 anos, isenção de horário, cargos em empresas públicas e privadas, só para citar algumas das benesses, ajuda a atenuar os 3000 €uros de vencimento.
                              se é assim tão bom... faz-te ao bife se tiveres coragem... e capacidade.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                se é assim tão bom... faz-te ao bife se tiveres coragem... e capacidade.
                                Sim aquilo é só chegar lá e "fazer-se ao bife".

                                Podemos tb verbalizar alto e a bom som, a nossa intenção com as famosas palavras:

                                "Aqui me queres, aqui me tens"

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
                                  É, de facto, não é.

                                  Mas o que se ganha em influências e conhecidos, reformas ao fim de 12 anos de "trabalho", isenção de horário, cargos em empresas públicas e privadas, só para citar algumas das benesses, ajuda a atenuar os 3000 €uros de vencimento.

                                  e reduzia o numero de depiutados a 1 terço
                                  acabava com todas as benesses extra
                                  e pagava 15 mil euros de ordenado.
                                  mais simples, mais justo, mais transparente e mais aliciante

                                  assim ate eu ganho muito mais que eles

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
                                    Sim aquilo é só chegar lá e "fazer-se ao bife".

                                    Podemos tb verbalizar alto e a bom som, a nossa intenção com as famosas palavras:

                                    "Aqui me queres, aqui me tens"
                                    ai afinal dá trabalho... então não era muito fácil e bem pago?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por pmct Ver Post
                                      e reduzia o numero de depiutados a 1 terço
                                      acabava com todas as benesses extra
                                      e pagava 15 mil euros de ordenado.
                                      mais simples, mais justo, mais transparente e mais aliciante

                                      assim ate eu ganho muito mais que eles
                                      Exactamente.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                        ai afinal dá trabalho... então não era muito fácil e bem pago?
                                        Fácil e bem pago é.

                                        Que dê trabalho, depende do que se considera trabalho, depois de lá estar não dá com certeza, mas tb não chamaria trabalho ao processo para lá chegar .
                                        Editado pela última vez por Nthor; 11 February 2008, 14:27.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por pmct Ver Post
                                          3 mil euros não é um ordenado digno do cargo.
                                          Estes 3000€ com ajudas de custo e outras vantagens que eles têm deve dar sempre 5000€ por mes. Mas para quem está na politica, não me parece que o mais aliciante seja o salário, mas outro tipo de dinheiros e poderes...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Quanto mais ganharem na "folha", menos necessidade têm de ir ganhar "por fora"!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por pmct Ver Post
                                              assim ate eu ganho muito mais que eles
                                              Mas pelo menos produzes alguma coisa

                                              Também me parece que alguns políticos ganham muito mal (ministros, sec estado, etc)... mas os deputados... não fazem quase nada!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                                se é assim tão bom... faz-te ao bife se tiveres coragem... e capacidade.

                                                "faz-te ao bife se tiveres coragem... e capacidade"... e se começares a colares cartazes com tenra idade... e se tiveres os amigos certos... e se.... and so on, and so on!!!!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por pedrohugof Ver Post
                                                  "faz-te ao bife se tiveres coragem... e capacidade"... e se começares a colares cartazes com tenra idade... e se tiveres os amigos certos... e se.... and so on, and so on!!!!
                                                  há uns putos que ficam a jogar à bola, outros pelos vistos esforçaram-se e conseguiram vingar no meio político. pelos vistos dá muito trabalho e sacrifício, porque nenhum de vocês quis, nem quer, entrar nesse mundo, apesar de se ganhar "muito" e "não se fazer nada"

                                                  só falam mal só falam mal, mas vocês não fizeram melhor que eles
                                                  ah, volto a frisar: não me apanham na política nem morto, e não gosto sequer de "ideologias políticas", sou liberal nessas coisas lol não sigo cores...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                    Mas pelo menos produzes alguma coisa

                                                    Também me parece que alguns políticos ganham muito mal (ministros, sec estado, etc)... mas os deputados... não fazem quase nada!
                                                    mas das suas decisões podem resultar coisas muito boas ou muito mas

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                                      lol fantástico para eles... e aqui também podem andar de transportes públicos, e ganham o subsídio de deslocação na mesma...
                                                      se no teu emprego te dessem um carro de empresa com tudo pago, ias abdicar disso para ir de autocarro?
                                                      Eu disse que não concordo com as "benesses", portanto se não as tivessem faziam como queriam. Agora se as têm claro que fazem bem em aproveitar, tal como eu aproveitaria no caso que falas.

                                                      Que mania que há em distorcer as palavras neste fórum, aprende a ler e a interpretar.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por pmct Ver Post
                                                        e reduzia o numero de depiutados a 1 terço
                                                        acabava com todas as benesses extra
                                                        e pagava 15 mil euros de ordenado.
                                                        mais simples, mais justo, mais transparente e mais aliciante

                                                        assim ate eu ganho muito mais que eles
                                                        Precisamente!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por GansoLFM Ver Post
                                                          Eu disse que não concordo com as "benesses", portanto se não as tivessem faziam como queriam. Agora se as têm claro que fazem bem em aproveitar, tal como eu aproveitaria no caso que falas.

                                                          Que mania que há em distorcer as palavras neste fórum, aprende a ler e a interpretar.
                                                          O problema é que as "benesses" apresentadas nesta peça supostamente jornalística não são "benesses", são remunerações extra usadas regularmente no sector privado:

                                                          - Montes e montes de empresas dão carros de frota aos seus funcionários se estes tiverem que se deslocar e ás vezes mesmo sem estes terem necessidade. Neste caso são pagas as despesas de deslocação.

                                                          - Eu quando vou para algum lado em serviço obviamente que a minha empresa me paga o bilhete de avião (estrangeiro ou ilhas), o hotel e ainda me dá um valor diário como despesas de representação. Qual é o espanto? Devia ser eu a pagar?

                                                          - No meu trabalho actual pago 4€ por uma refeição. Já estive numa em que pagava 1,40€. E recebia mais o subsídio de alimentação!

                                                          - Em grande parte das empresas em que trabalhei os directores tinham carro com motorista disponível. Não sei se tinham casa à disposição, mas recebiam seguramente mais de 20.000€ em vez dos 3.000€...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
                                                            Estes 3000€ com ajudas de custo e outras vantagens que eles têm deve dar sempre 5000€ por mes. Mas para quem está na politica, não me parece que o mais aliciante seja o salário, mas outro tipo de dinheiros e poderes...


                                                            Exactamente.

                                                            Além de que é o único cargo onde se pode chegar a ganhar esses 5000€ sendo um grande incompetente, basta saber lamber cús às pessoas certas e vender a alma (leia-se: princípios).

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X