Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Administrador de condomínio - e agora?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Administrador de condomínio - e agora?

    Pois é, desde a passads sexta-feira que tenho o "prazer" ( ) de ser administrador do condomínio lá do prédio. Felizmente que toda a gente se dá bem e não há "guerras".

    Há algum livro com legislação, regras e dicas que me possam aconselhar?

    Malta que já passou por isto, sugestões agradecem-se!

    #2
    IMPORTANTE: não percas o livro das actas

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
      Pois é, desde a passads sexta-feira que tenho o "prazer" ( ) de ser administrador do condomínio lá do prédio. Felizmente que toda a gente se dá bem e não há "guerras".

      Há algum livro com legislação, regras e dicas que me possam aconselhar?

      Malta que já passou por isto, sugestões agradecem-se!
      http://www.gestaodocondominio.net/index.php

      (tens lá tudo...)

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
        IMPORTANTE: não percas o livro das actas
        Eh pá, acho que depois de fritar os croquetes não devia ter escorrido o óleo naquele livro chato! E agora?


























        Comentário


          #5
          Julgo que a Deco tem um livro com muita informação útil sobre esse assunto.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por ApenasEu Ver Post
            Ajuda preciosa, com um fórunzinho e tudo! Muito obrigado!




            Ainda assim, se alguém souber de um bom livro que eu possa rabiscar, sublinhar, marcar e levar para as reuniões, por favor diga!

            Comentário


              #7
              Muito boa sorte...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                Ajuda preciosa, com um fórunzinho e tudo! Muito obrigado!
                Ainda assim, se alguém souber de um bom livro que eu possa rabiscar, sublinhar, marcar e levar para as reuniões, por favor diga!

                procura na Fnac, tens lá ums guias de condominio, e alguns referentes á propriedade horizontal...

                dependendo dos "problemas"; "situações."; escolhes....

                Comentário


                  #9
                  Sugestão:

                  Procura empresas que façam a gestão de condomínios, arranja 2 ou 3 propostas e daqui a um mês fazes uma reunião extraordinária para escolher a melhor proposta.


                  Já agora, a Loja do Condomínio gere aqui o meu prédio e até agora o trabalho deles tem sido excelente em todos os aspectos, até no preço.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por MPETISKA Ver Post
                    Muito boa sorte...
                    Obrigado, nunca é demais! Felizmente não prevejo grandes dores de cabeça (right, daqui a um ano falaremos outra vez! ).

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por fapoc Ver Post
                      Sugestão:

                      Procura empresas que façam a gestão de condomínios, arranja 2 ou 3 propostas e daqui a um mês fazes uma reunião extraordinária para escolher a melhor proposta.
                      Sugestão posta de lado, pois foi posta em cima da mesa na reunião há 3 dias e os condóminos recusaram. Daí eu ser o novo administrador.

                      Comentário


                        #12
                        agora..





                        agora tas tramado!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                          Sugestão posta de lado, pois foi posta em cima da mesa na reunião há 3 dias e os condóminos recusaram. Daí eu ser o novo administrador.
                          Mas recusaram sem ver propostas???

                          É que no meu prédio antigo a diferença entre gestão dos moradores e gestão de uma empresa foi de 30€ mensais x 13 meses para 50€ x 12 meses, aumentou um bocado mas o serviço não tem comparação.
                          Aí era um T2 com 25anos, sem garagem, sem arrecadação e só um elevador... Agora onde estou é um T4 com menos de 5anos, garagem, arrecadação e 2 elevadores e só se pagam 62€, por isso digo que a Loja do Condomínio oferece boas condições.

                          Informa-te, pode ser que compense...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por fapoc Ver Post
                            Mas recusaram sem ver propostas???

                            É que no meu prédio antigo a diferença entre gestão dos moradores e gestão de uma empresa foi de 30€ mensais x 13 meses para 50€ x 12 meses, aumentou um bocado mas o serviço não tem comparação.
                            Aí era um T2 com 25anos, sem garagem, sem arrecadação e só um elevador... Agora onde estou é um T4 com menos de 5anos, garagem, arrecadação e 2 elevadores e só se pagam 62€, por isso digo que a Loja do Condomínio oferece boas condições.

                            Informa-te, pode ser que compense...
                            Obviamente que recusaram depois de ver as propostas na mesa, com números e tudo.

                            De mais a mais, no exemplo que tu deste a quota de condomínio não "aumentou um bocado", aumentou um bocadão: 54% de aumento feitas as contas!

                            Comentário


                              #15
                              No meu prédio uma experiência com uma dessas empresas de gestão de condomínios correu tão mal que nunca mais ninguém quis disso.

                              Comentário


                                #16
                                E agora???? meu amigo.... Boa sorte!

                                Abraço

                                Ps: Sabes como é, pra ja da-se tudo bem mas quando se zangam as comadres sabem-se as verdades... É sempre assim!

                                Comentário


                                  #17
                                  Estou na mesma situação há cerca de 15 dias (administrador de condomínio).

                                  Mas com excepção de 2 ovelhas ranhosas não prevejo grandes chatices.

                                  Neste também está fora de questão empresas de gestão de condomínio.
                                  Propus isso na "tomada de posse" e ia sendo excomungado ! LOL
                                  Para esta gente tudo o que for um euro a mais é logo um pé de vento !

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                                    Estou na mesma situação há cerca de 15 dias (administrador de condomínio).

                                    Mas com excepção de 2 ovelhas ranhosas não prevejo grandes chatices.

                                    Neste também está fora de questão empresas de gestão de condomínio.
                                    Propus isso na "tomada de posse" e ia sendo excomungado ! LOL
                                    Para esta gente tudo o que for um euro a mais é logo um pé de vento !
                                    Estamos no mesmo barco, então! Se tiveres dicas, manda aqui à malta!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                                      Estou na mesma situação há cerca de 15 dias (administrador de condomínio).

                                      Mas com excepção de 2 ovelhas ranhosas não prevejo grandes chatices.

                                      Neste também está fora de questão empresas de gestão de condomínio.
                                      Propus isso na "tomada de posse" e ia sendo excomungado ! LOL
                                      Para esta gente tudo o que for um euro a mais é logo um pé de vento !

                                      eu já tive nessa situação...., implicava 1,5€ a mais a cada condómino para pagar (descontar) ao administrador . Toda a gente logo a fazer barulho e tal...

                                      1,5€?!


                                      e o pior é que normalmente aprece 50 ou60% dos condóminos apenas, nas reuniões, e os que aparecem são quase sempre as velhas que não fazem nada ou o pessoal que é meio maluquinho e que precisa daquilo para se afirmar ...


                                      acho que na minha curta experiência como administrador de condominio (7 meses) jurei para nunca mais. é muito ingrato

                                      Comentário


                                        #20
                                        No fim do meu 1º ano tentei convencer o resto da cambada a contrarem os serviços de uma empresa. Disseram que era caro, que eu tinha feito um bom trabalho e insistiram para continuar. Acabei por ficar porque senão tinhamos feito directa a empurrar a batata quente de uns para os outros.

                                        Durante o 2º ano houve quem me chateasse a cabeça. Resultado: comecei a ser menos "porreirinho", tratei do isolamento exterior porque tinha mesmo de ser mas não tratei da repintura das casas afectadas por infiltrações, e no fim do ano voltei a apresentar propostas de empresas de administração. Foi aceite por unanimidade!

                                        Comentário


                                          #21
                                          é assim,
                                          se são todos "amigos", se todos se entendem,, optimo,, sigam pra frente,
                                          não é nada do outro mundo,, vai-se fazendo.....

                                          na minha singela opinião, cada admnistrador deveria ser pago pelo tempo dispendido, seja ele parte interessada ou não,, sim porque ser admnistrador de um edificio dá trabalho,,, nem que seja cumprir o prazo de pagamento das contas todos os meses...


                                          se é para se chatearem com o santo do vizinho, ou por isto , ou por aquilo,,

                                          entreguem a pasta a uma empresa... por muito má que ela seja, prefiro ter o edificio mal gerido e/ou pagar mais alguns euros por més do que ter de aturar os vizinhos a bater á minha porta com "reclamações".

                                          nem Jesus Cristo, consegui agradar a toda a gente.

                                          (mas isso sou eu)

                                          Comentário


                                            #22
                                            ClioII, boa sorte.
                                            Acho que foi tudo dito, pois tens tudo o que precisas no fórum de gestão de condomínios. Este ano também fui "eleito" pela 1ª vez (comprei em Maio e logo me calhou.

                                            Sinto-me "culpado" porque durante o ano passado fui aquele que mais sugestões fiz. Preocupei-me e a paga que levei foi ser nomeado. Sinceramente, em 15 moradores, acho que poucos têm vontade e capacidade para fazer as coisas razoavelmente bem. Viu-se durante o ano passado...

                                            Agora tenho uma série de coisas que tenciono mudar/melhorar. Por isso, em 15 dias convoquei uma assembleia com 6 pontos na ordem de trabalhos. Correu bem e chegamos todos a acordo, é o que interessa.

                                            Como o condomínio é recente, há muita coisa que não está como deve:
                                            Não há conta bancária, não há dinheiro, não há seguro das partes comuns, há coisas que não são feitas como a lei manda, etc. aos poucos temos que ir corrigindo essas coisas.

                                            Comentário


                                              #23
                                              No meu preédio ão querem empresas de gestão de condominios mas não é pelo preço porque a administração é sempre paga. O problema foi a má qualidade do serviço prestado pela empresa.

                                              Eu fui administrador durante 4 anos e durante este periodo estive isento do pagamento de cotas e ainda recebia um pagamento pelo serviço. Agora está lá outro condómino nas mesmas condições em que eu estive.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Esqueci-me de dizer uma coisa:
                                                No nosso prédio a administração é feita por 2. No entanto, em parte não concordo, pois torna-se complicado. Raramente vejo a vizinha. Por outro lado, é mais seguro assim.

                                                Para o ano é simples, se ninguém quizer ficar com o condomínio, eu posso ficar. Mas vou ter que receber alguma coisa em troca. Gasto dinheiro em telefones, em deslocações, e tenho trabalhos que os outros não têm.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Não sei se é o caso, mas para quem administra prédios com elevedor(es), deixo aqui o que escrevi no meu blogue há cerca de um ano atrás, sobre a problemática da manutenção dos mesmos.



                                                  Este post será mais dirigido a quem é (ou pense vir a ser) inquilino de um prédio com elevador e que está, de certa forma, descontente com a actuação da empresa que faz a sua manutenção.

                                                  Seguem-se dez conselhos (muito) práticos.

                                                  1) Por mais que aliciantes sejam os preços propostos nunca aceitem contratos de manutenção com uma validade superior a 3 anos. Já me passou pelas mãos um contrato da Otis com um prazo de 20 anos (!), correspondente a um prédio de 2001 de 4 pisos, com o custo de uma prestação de 410 euros trimestrais (!). A administração do condomínio se pretender terminar este contrato, segundo a respectiva cláusula de rescisão, terá que indemnizar a empresa Otis no valor de cerca de 7.800 euros (25% do valor total das prestações a vencer). Não sei como, nem sob efeito de que substâncias (ou “aliciantes naturais”), mas alguém assinou um contrato destes.

                                                  2) Atenção a contratos de manutenção celebrados entre o construtor e a empresa que forneceu e/ou faz a manutenção dos elevadores. Não se deixem enganar. Não é um contrato válido para futuros condóminos. Artigo 268º, nº1 do Código Civil diz: “O negócio que uma pessoa, sem poderes de representação, celebre em nome de outrem é ineficaz em relação a este, se não for por ele ratificado”.

                                                  3) Verificar o método de aumentos anuais. Confirmem, no contrato, se estará indexado ao Índice de Preços ao Consumidor (IPC) ou à Taxa de Inflação. Consultem o Instituto Nacional de Estatística (INE) ou outro organismo similar e verifiquem se os aumentos estão correctos. Caso contrário: razão plausível para mudar de empresa e/ou pedir a correcção no montante correspondente à soma das diferenças, entre a taxa correcta e a taxa usada que incidiram sobre as prestações.

                                                  4) Para rescindir um contrato, por regra (consultar o contrato), é necessária uma antecedência de 90 dias. Conselho: enviem a carta para a empresa de manutenção de elevadores, mencionando o cancelamento do contrato e a dispensa completa, a partir desse momento, dos seus serviços, mas mudem de imediato a fechadura nas casas das máquinas. Perdem 3 meses de contrato mas ganham em alguns dissabores com avarias que, por muita “coincidência”, só acontecem neste último período de vigência de assistência técnica.

                                                  5) Se acharem que o serviço de manutenção é medíocre e os problemas com o elevador mantém-se constantemente, procurem no contrato se não há uma cláusula que dirá que havendo um inequívoco incumprimento definitivo por parte do prestador do serviço, pode-se invocar justa causa para imediata rescisão do contrato.

                                                  6) Receberam facturas com valores astronómicos e com reparações muito questionáveis? Enviem uma carta com aviso de recepção para a empresa fornecedora do serviço, informando que, a partir desta data, toda e qualquer reparação terá sempre que ser previamente orçamentada sob pena de não liquidação da factura.

                                                  7) Segundo o Decreto-Lei nº320/2002, de 28 de Dezembro, durante o primeiro ano de uso do elevador as avarias e a manutenção é gratuita. Regra geral, a garantia dada pelo fabricante só cobre as reparações e substituições de peças que por desgaste ou defeito de fabrico avariem e nunca a manutenção normal.
                                                  No primeiro ano, TUDO é gratuito, logo não aceitem qualquer factura.

                                                  8) Parece que existe uma lei que obriga a haver no elevador um sistema de comunicação bidireccional. Regra geral os fabricantes de elevadores sugerem uma linha instalada no próprio elevador para um contacto directo com eles. Se essa linha for cobrada, ao condomínio, pela Portugal Telecom terá uma mensalidade como qualquer assinatura mensal de um telefone fixo. Consultem outras alternativas menos dispendiosas. Sabiam que um telemóvel é um sistema de comunicação bidireccional?

                                                  9) Para rescindir ou renegociar contratos, apresentar sempre propostas de outras empresas. Consultar as páginas amarelas, secção: Empresas de Manutenção de Ascensores e preparar para ouvir, da parte da empresa actual, todas os defeitos que uma empresa concorrente pode ter. Não ceder. A resistência por aqui faz sempre milagres. Uma renegociação, às vezes, também.
                                                  Muita atenção na comparação de preços: ter em conta que existe vários tipos de manutenções (geralmente existem: normal, com consumíveis e completa) e o que inclui e exclui cada uma.

                                                  10) Qualquer queixa ou esclarecimento pode e deve ser dirigida às seguintes entidades:
                                                  - Direcção-Geral de Geologia e Energia (DGGE)
                                                  - Instituto do Consumidor (IC)
                                                  - DECO
                                                  - Autoridade da Concorrência
                                                  - Direcção-Geral da Empresa (DGE)

                                                  Para finalizar, duas notas (muito) rápidas:

                                                  . Só para não haver algumas “caídas em tentação” por parte de alguns construtores e para não levantar suspeições por parte dos respectivos condóminos, eu diria que viveríamos num mundo mais justo se as empresas instaladoras de ascensores não pudessem (legalmente) fazer a sua manutenção.

                                                  . Os acordos secretos entre os principais fabricantes de elevadores começam desde da cláusula incluída no contrato exigindo que as peças a utilizar sejam sempre do próprio fabricante (na minha opinião: a salvaguarda da exclusividade do negócio camuflada por uma questão de segurança) até aos negócios milionários que a Comunidade Europeia (nem o seu próprio edifício escapou, lol, leiam esta notícia) detectou e multou. Eles chamam-lhe um cartel, eu chamo-lhe uma máfia.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                    Estamos no mesmo barco, então! Se tiveres dicas, manda aqui à malta!
                                                    Dica Nº1: Analisar bem as "heranças" que te deixam. O inteligente do administrador antes de mim aprovou um orçamento de 1.500€ para arranjar a antena de TV do prédio quando toda a gente tem...Tv por cabo em casa... Ora, como o serviço já vai ser feito no meu "mandato", vou justificar essa despesa como nao sendo minha para não me apontarem "Má gestão".

                                                    Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                                                    eu já tive nessa situação...., implicava 1,5€ a mais a cada condómino para pagar (descontar) ao administrador . Toda a gente logo a fazer barulho e tal...

                                                    1,5€?!


                                                    e o pior é que normalmente aprece 50 ou60% dos condóminos apenas, nas reuniões, e os que aparecem são quase sempre as velhas que não fazem nada ou o pessoal que é meio maluquinho e que precisa daquilo para se afirmar ...


                                                    acho que na minha curta experiência como administrador de condominio (7 meses) jurei para nunca mais. é muito ingrato
                                                    No meu prédio o admnistrador muda lampadas, só para te mostrar a forretice daquela gente...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Ah, no meu prédio nunca nenhum administrador foi remunerado, nem pretendo sê-lo. Mas despesas como tinteiro de impressora ou uma resma de papel que seja, o condomínio vai ter que me pagar.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Os meus sentimentos.

                                                        Vais ter trabalho e não vais receber remuneração.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por portishead Ver Post
                                                          Não sei se é o caso, mas para quem administra prédios com elevedor(es), deixo aqui o que escrevi no meu blogue há cerca de um ano atrás, sobre a problemática da manutenção dos mesmos.



                                                          Este post será mais dirigido a quem é (ou pense vir a ser) inquilino de um prédio com elevador e que está, de certa forma, descontente com a actuação da empresa que faz a sua manutenção.

                                                          Seguem-se dez conselhos (muito) práticos.

                                                          1) Por mais que aliciantes sejam os preços propostos nunca aceitem contratos de manutenção com uma validade superior a 3 anos. Já me passou pelas mãos um contrato da Otis com um prazo de 20 anos (!), correspondente a um prédio de 2001 de 4 pisos, com o custo de uma prestação de 410 euros trimestrais (!). A administração do condomínio se pretender terminar este contrato, segundo a respectiva cláusula de rescisão, terá que indemnizar a empresa Otis no valor de cerca de 7.800 euros (25% do valor total das prestações a vencer). Não sei como, nem sob efeito de que substâncias (ou “aliciantes naturais”), mas alguém assinou um contrato destes.

                                                          2) Atenção a contratos de manutenção celebrados entre o construtor e a empresa que forneceu e/ou faz a manutenção dos elevadores. Não se deixem enganar. Não é um contrato válido para futuros condóminos. Artigo 268º, nº1 do Código Civil diz: “O negócio que uma pessoa, sem poderes de representação, celebre em nome de outrem é ineficaz em relação a este, se não for por ele ratificado”.

                                                          3) Verificar o método de aumentos anuais. Confirmem, no contrato, se estará indexado ao Índice de Preços ao Consumidor (IPC) ou à Taxa de Inflação. Consultem o Instituto Nacional de Estatística (INE) ou outro organismo similar e verifiquem se os aumentos estão correctos. Caso contrário: razão plausível para mudar de empresa e/ou pedir a correcção no montante correspondente à soma das diferenças, entre a taxa correcta e a taxa usada que incidiram sobre as prestações.

                                                          4) Para rescindir um contrato, por regra (consultar o contrato), é necessária uma antecedência de 90 dias. Conselho: enviem a carta para a empresa de manutenção de elevadores, mencionando o cancelamento do contrato e a dispensa completa, a partir desse momento, dos seus serviços, mas mudem de imediato a fechadura nas casas das máquinas. Perdem 3 meses de contrato mas ganham em alguns dissabores com avarias que, por muita “coincidência”, só acontecem neste último período de vigência de assistência técnica.

                                                          5) Se acharem que o serviço de manutenção é medíocre e os problemas com o elevador mantém-se constantemente, procurem no contrato se não há uma cláusula que dirá que havendo um inequívoco incumprimento definitivo por parte do prestador do serviço, pode-se invocar justa causa para imediata rescisão do contrato.

                                                          6) Receberam facturas com valores astronómicos e com reparações muito questionáveis? Enviem uma carta com aviso de recepção para a empresa fornecedora do serviço, informando que, a partir desta data, toda e qualquer reparação terá sempre que ser previamente orçamentada sob pena de não liquidação da factura.

                                                          7) Segundo o Decreto-Lei nº320/2002, de 28 de Dezembro, durante o primeiro ano de uso do elevador as avarias e a manutenção é gratuita. Regra geral, a garantia dada pelo fabricante só cobre as reparações e substituições de peças que por desgaste ou defeito de fabrico avariem e nunca a manutenção normal.
                                                          No primeiro ano, TUDO é gratuito, logo não aceitem qualquer factura.

                                                          8) Parece que existe uma lei que obriga a haver no elevador um sistema de comunicação bidireccional. Regra geral os fabricantes de elevadores sugerem uma linha instalada no próprio elevador para um contacto directo com eles. Se essa linha for cobrada, ao condomínio, pela Portugal Telecom terá uma mensalidade como qualquer assinatura mensal de um telefone fixo. Consultem outras alternativas menos dispendiosas. Sabiam que um telemóvel é um sistema de comunicação bidireccional?

                                                          9) Para rescindir ou renegociar contratos, apresentar sempre propostas de outras empresas. Consultar as páginas amarelas, secção: Empresas de Manutenção de Ascensores e preparar para ouvir, da parte da empresa actual, todas os defeitos que uma empresa concorrente pode ter. Não ceder. A resistência por aqui faz sempre milagres. Uma renegociação, às vezes, também.
                                                          Muita atenção na comparação de preços: ter em conta que existe vários tipos de manutenções (geralmente existem: normal, com consumíveis e completa) e o que inclui e exclui cada uma.

                                                          10) Qualquer queixa ou esclarecimento pode e deve ser dirigida às seguintes entidades:
                                                          - Direcção-Geral de Geologia e Energia (DGGE)
                                                          - Instituto do Consumidor (IC)
                                                          - DECO
                                                          - Autoridade da Concorrência
                                                          - Direcção-Geral da Empresa (DGE)

                                                          Para finalizar, duas notas (muito) rápidas:

                                                          . Só para não haver algumas “caídas em tentação” por parte de alguns construtores e para não levantar suspeições por parte dos respectivos condóminos, eu diria que viveríamos num mundo mais justo se as empresas instaladoras de ascensores não pudessem (legalmente) fazer a sua manutenção.

                                                          . Os acordos secretos entre os principais fabricantes de elevadores começam desde da cláusula incluída no contrato exigindo que as peças a utilizar sejam sempre do próprio fabricante (na minha opinião: a salvaguarda da exclusividade do negócio camuflada por uma questão de segurança) até aos negócios milionários que a Comunidade Europeia (nem o seu próprio edifício escapou, lol, leiam esta notícia) detectou e multou. Eles chamam-lhe um cartel, eu chamo-lhe uma máfia.
                                                          Já vi este assunto ser discutido várias vezes e a conclusão a que sempre chego é a mesma:
                                                          Depende da situação.

                                                          Entre pagar menos e estar sugeito a "facturas surpresa" e pagar um pouco mais e ficarmos livres de surpresas, venha o diabo e escolha.

                                                          Outra conclusão a que cheguei é que nas grandes cidades há escolha. Podem mudar de empresa e continua a ser assegurado. No entanto, há zonas em que não é bem assim. E se eu levo o Toyota à oficina da Toyota, também quero que o elevador seja reparado pela empresa competente. No meu caso julgo que não temos escolha. Por isso, vamos assinar um contrato completo de 10 anos.
                                                          Este contrato, para além de incluir todas as despesas, dá-nos cerca de 1 ano grátis. A mensalidade não é muito cara (quando comparada com a do contrato simples). Poir isso nunca digam NUNCA ou SEMPRE. Essas são palavras complicadas de aplicar.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Este ano tb me tocou a mim... e é só xatices n vejo a hora de passar a pasta.
                                                            Não me largam a porta.
                                                            Vou fazer um comunicado queixas só por escrito, pagamentos em vez de incomodar o meu sossego ponham o dinheiro dentro de um envelope por baixo da porta sff..
                                                            Não estou pra ninguém

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X