Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Nova Escola de Gestão do Porto

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Nova Escola de Gestão do Porto

    Acaba de nascer na Invicta a Escola de Gestão do Porto — University of Porto Business School. Trata-se de uma nova instituição de ensino que pretende conquistar o mercado internacional dos MBA



    A cidade do Porto vai ter uma escola internacional de negócios. Esta nova instituição surge através da fusão das «business schools» da Universidade do Porto (UP) e que se irá designar Escola de Gestão do Porto-University of Porto Business School. A UP decidiu avançar para a união de todas as suas actividades de formação avançada em Gestão, leccionadas na Escola de Gestão do Porto (EGP) e pelo Instituto de Investigação e Serviços da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (ISFEP). Desta fusão vai nascer uma única «business school» capaz de se afirmar no mercado internacional de MBA.

    De acordo com Mário Rui Silva, director da ISFEP, as duas escolas desenvolviam uma actividade paralela e com objectivos comuns. “Com a fusão vamos aprofundar os conteúdos estratégicos da formação avançada para executivos, subir de patamar e atingir um grau de exigência capaz de obter um reconhecimento internacional. Com esta nova escola pretendemos atingir os cerca de 10 milhões de euros através dos cursos estruturantes, nomeadamente MBA para executivos, Formação em Alta Direcção, Formação em Company e Formação em Prestação de Serviços”, explica o responsável.

    A Escola de Gestão do Porto passará assim a ser a única escola de gestão do universo da Universidade do Porto e deverá estar formalmente constituída até Março de 2008. A oferta própria de formação deverá arrancar já no próximo ano lectivo de 2008/2009. A par com esta iniciativa a UP, a Escola de Gestão do Porto e o Instituto de Investigação e Serviços da Faculdade de Economia da Universidade do Porto estão igualmente a desenvolver esforços para chegarem a um acordo com as universidade de Aveiro, a Católica Portuguesa (Centro Regional do Porto), de Coimbra, e do Minho para a criação e oferta conjunta de um MBA inteiramente leccionado em língua inglesa e de um DBA-Doutoramento em Business Administration, com relevância internacional.

    “Existem algumas escolas de negócios no estrangeiro que são verdadeiras referências em termos internacionais e queremos com a Escola de Gestão do Porto — University of Porto Business School chegar também no futuro a esse patamar”, adianta o responsável. Naturalmente que o director da ISFEP tem consciência de que ainda tem algum caminho para percorrer e que primeiro tem de conquistar o público nacional. “A nível regional somos uma referência mas pretendemos dar resposta a todos os executivos do país e mais tarde a estrangeiros”, explica Mário Rui Silva.

    Na nova escola de gestão, junta-se também um grupo de cerca de 20 empresários que já antes participavam na Associação para a Escola de Gestão do Porto (AEGP). “Para a nova instituição foi já criada uma nova associação com os 20 empresários. É uma aposta clara na nova escola de negócios do país”, refere o responsável.


    Basicamente no futuro vão exister apenas 2 escolas de negócios em Portugal:

    * no Porto, resultante da fusão/parceria das escolas/faculdades/departamentos de economia e gestão das universidades do Porto, Minho, Católica, Aveiro e Coimbra;

    * em Lisboa, resultante da fusão/parceria das escolas/faculdades/departamentos de economia e gestão das universidades Nova, Católica, ISEG, ISCTE e MIT;



    PS: Mudei o texto porque acho este mais explicito. O outro focava-se muito em facturação
    Editado pela última vez por Superfast; 12 February 2008, 22:48.

    #2
    muito bem.

    Vai ser difícil sobreviver na arena internacional. É preciso muitos apoios (€). Mas a EGP tem uns bons contactos, pelo menos a nível nacional.

    Comentário


      #3
      Agora é moda ter um MBA...


      É mas é uma mina de ouro para as empresas formadoras!

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Vibri Ver Post
        Agora é moda ter um MBA...


        É mas é uma mina de ouro para as empresas formadoras!
        A verdadeira mina de ouro começou com a implementação de "Bolonha"...

        Comentário


          #5
          deleted

          Comentário


            #6
            Vibri, as formações não sao moda acredita.

            Agora isto é como as certificações (embora 1 formação seja diferente..explico em baixo).

            A certificação acredita que a cultura está implementada.

            Uma formação, quando é boa, e depois os seus principios correctamente aplicados tem um retorno que vale bem a pena.

            Digo isto porque se implementou a norma CMMI na empresa que trabalho (e respectivo alinhamento cultural ou seja a norma nao foi comprada apenas para parecer bem) e a empresa agora trabalha de 1 forma muito mais eficaz

            Comentário


              #7
              A não ser que baixem muito o grau de exigência à entrada: não há "clientes" suficientes em Pt com competência exigida + disponibilidade financeira + tempo para preencher vagas todas dos MBAs.

              É uma das razões pela qual têm de atrair estudantes estrangeiros...

              É claro como a água que vão baixar a exigência e acabar por desvalorizar o diploma como está mais do que previsto. Vejam bem que eles dizem que "querem subir patamares e aumentar exigência" Isso é conversa para inglês ver.. Na realidade eles querem aproveitar com já foi aqui dito a mina de bolonha.

              Sejamos realistas: esses MBAs não são realmente para executivos. São para putos recém licenciados e desocupados que se iludem um pouco com a sigla e que acabam por forçar os pais a abrir cordões à bolsa. O fim descarado do ensino gratuito de 5 anos em Pt.

              Essa conversa de executivos para aqui e executivos para ali é o quê? Perguntem a um puto de 20 anos se gostava de ser executivo?... Marketing puro e duro à boa moda americana.

              Acho que o diploma de MBA tem a sua utilidade social qd se aplica a pessoas com responsabilidades nas empresas que pretende desenvolver-se. E não o contrário, qd se usa para obter 1º emprego...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por - Ver Post
                Se é moda então Portugal para não variar vai bem atrasado para entrar na onda...

                Achas mesmo que é só uma questão de "moda"?
                Temos que ser carneirada também? Não podíamos ter algo de novo? Algo melhor?


                Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                Vibri, as formações não sao moda acredita.

                Agora isto é como as certificações (embora 1 formação seja diferente..explico em baixo).

                A certificação acredita que a cultura está implementada.

                Uma formação, quando é boa, e depois os seus principios correctamente aplicados tem um retorno que vale bem a pena.

                Digo isto porque se implementou a norma CMMI na empresa que trabalho (e respectivo alinhamento cultural ou seja a norma nao foi comprada apenas para parecer bem) e a empresa agora trabalha de 1 forma muito mais eficaz
                Claro que sim, embora hoje seja moda entrar para a universidade, para o que quer que seja, e para cursos que não se tem gosto nem jeitinho nenhum... eu que o fale (sou de electro, dos cursos "grandes" com média mais baixa)


                Sejamos realistas: esses MBAs não são realmente para executivos. São para putos recém licenciados e desocupados que se iludem um pouco com a sigla e que acabam por forçar os pais a abrir cordões à bolsa. O fim descarado do ensino gratuito de 5 anos em Pt.

                Essa conversa de executivos para aqui e executivos para ali é o quê? Perguntem a um puto de 20 anos se gostava de ser executivo?... Marketing puro e duro à boa moda americana.

                Acho que o diploma de MBA tem a sua utilidade social qd se aplica a pessoas com responsabilidades nas empresas que pretende desenvolver-se. E não o contrário, qd se usa para obter 1º emprego...
                Ora, nem mais, é mais para Zé Nabos que querem andar de fato e gravata todos os dias... vão vender enciclopédias, mas é!!!

                A maior parte dos alunos deve ser mas é chega-rebos ou analfabeto...



                Ora vejam se um bom engenheiro (especialmente Mecânica que tem boas tradições nessa área), precisa de algum dia de um MBA....... lol... eu também queria chegar a um cargo executivo, mas MBA's é que não me vêm a tirar, de certeza... e se chegar lá, não vai ser á custa dum canudo da FEP, de certeza...



                Se eu algum dia, contratar um homem/mulher para um cargo executivo, a primeiro coisa, é rejeitar todos os MBA boys... A segunda é pô-lo a fazer o meu trabalho... Mesmo que a formação dele não tenha nada a ver, assim como o seu cargo...
                Editado pela última vez por Vibri; 14 February 2008, 04:51.

                Comentário


                  #9
                  Vibri, nao podes ser tão radical.

                  Temos de analisar as pessoas. Olha o programa da UCM (Carnegie Mellon) que tiras um mestrado/doutoramento com entrada directa no mercado de trabalho.

                  Temos é de qualificar bem as instituições para terem prestigio.

                  É como cursos de harvard. Os cursos tem de ser bons e depois o recrutamento tem de perceber as motivacoes das pessoas para terem tirado esse curso.

                  Eu por exemplo e posso estar errado nao entendo as pessoas que querem ir para o mercado de trabalho e tiram licenciatura e logo a seguir mestrado e doutoramento...

                  O mestrado deve ser algo pensado e que te ajude na carreira. Isto na minha opiniao claro....

                  So tem sentido 1 ou 2 anos apos teres definido ou até 4 ou 5 e teres experimentado vários cargos.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Vibri Ver Post

                    Ora vejam se um bom engenheiro (especialmente Mecânica que tem boas tradições nessa área), precisa de algum dia de um MBA....... lol... eu também queria chegar a um cargo executivo, mas MBA's é que não me vêm a tirar, de certeza... e se chegar lá, não vai ser á custa dum canudo da FEP, de certeza...
                    Não precisa de MBA mas precisa seguramente de pós grad em gestão se quiseres evoluir sustentadamente. ( caso contrário arriscas-te a ser comido vivo em reuniões onde encontres gajos batidos... )

                    Há conceitos de contabilidade, finanças RHs que um engenheiro precisa de aprofundar. É evidente que muitos conceitos se adquirem com o tempo, mas ter aulas de gestão financeira por ex dá-te os truques que te levam anos a entender numa situação de trabalho no dia dia.

                    Hoje em dia, dificilmente chegas ao topo da piramide sem fazer pós formação em gestão. Diria que é impossível mesmo a não ser que sejas filho do patrão.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
                      Não precisa de MBA mas precisa seguramente de pós grad em gestão se quiseres evoluir sustentadamente. ( caso contrário arriscas-te a ser comido vivo em reuniões onde encontres gajos batidos... )

                      Há conceitos de contabilidade, finanças RHs que um engenheiro precisa de aprofundar. É evidente que muitos conceitos se adquirem com o tempo, mas ter aulas de gestão financeira por ex dá-te os truques que te levam anos a entender numa situação de trabalho no dia dia.

                      Hoje em dia, dificilmente chegas ao topo da piramide sem fazer pós formação em gestão. Diria que é impossível mesmo a não ser que sejas filho do patrão.

                      Onde é que se tira esse curso... LOL!




                      Não discordo mesmo nada. Mas, sinceramente, não achas que a parte de economia, não seja apenas uma gota num oceano? Eu acho que um diploma de Mestre, nunca se pode resumir a introduções ou pequenos estudos de... ainda por cima de Business Administration...

                      Qualquer um, pode fazer o da sua empresa (e o seu), com dois dedos de cabeça e coragem para arriscar (e saber quanto arriscar€€€€ e por quanto tempo)... agora as maneiras de arriscar, isso sim, têm de ser estudadas, com uns exemplos, muitos cálculos, etc. etc. etc....

                      Contudo, a parte de RH's, não dá para aprender na escola... isso é preciso conhecer pessoas e ter capacidade de ser líder... isso, só com muito trabalho, muito tempo e a sentir na pele...



                      Ah, e pelo menos na minha faculdade, pelo menos nos cursos que eu conheço, há pelo menos uma cadeira sobre economia e gestão...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                        Vibri, nao podes ser tão radical.

                        Temos de analisar as pessoas. Olha o programa da UCM (Carnegie Mellon) que tiras um mestrado/doutoramento com entrada directa no mercado de trabalho.

                        Temos é de qualificar bem as instituições para terem prestigio.

                        É como cursos de harvard. Os cursos tem de ser bons e depois o recrutamento tem de perceber as motivacoes das pessoas para terem tirado esse curso.

                        Eu por exemplo e posso estar errado nao entendo as pessoas que querem ir para o mercado de trabalho e tiram licenciatura e logo a seguir mestrado e doutoramento...

                        O mestrado deve ser algo pensado e que te ajude na carreira. Isto na minha opiniao claro....

                        So tem sentido 1 ou 2 anos apos teres definido ou até 4 ou 5 e teres experimentado vários cargos.

                        Não sei das outras áreas, mas na minha, o Mestrado, vem no "pacote", que antigamente correspondia á licenciatura... e acho muito bem, afinal de contas, também estamos a tirar um mestrado... também tínhamos um Major...


                        Um Mestrado, pode dar jeito para algumas áreas mais específicas, e sempre dá mais "status"...

                        Um Doutoramento dá-te acesso á possibilidade de conduzir investigação...

                        É claro que ninguém lhes vai dar emprego logo para esses cargos... LOL!

                        Também não percebo... parece que estão com medo de sair da Universidade e apanhar frio e se constipar...

                        OK, quanto aos MBA's...


                        Basta ir ver, por exemplo, á CMU (grande Universidade), ao site, no MBA:

                        We welcome students from diverse academic professional and personal backgrounds, and seek exceptional individuals who have made an impact in whatever path they have chosen. Our admissions process is holistic in that we consider all aspects of the application equally to determine an overall fit with your background, goals, and leadership potential to the Tepper School's culture, curriculum, and community.

                        Vai ser assim cá?

                        Além disso, a educação nos USA é um mundo completamente á parte... não tem nada a ver, lá, podemos ter, e muito provávelmente teríamos prof's que lá lhes chamam "self-made man", pessoas que já têm provas efectivas de que são grandes crâneos! E não é nada fácil pagar a USD$ suficientes a um gestor para ele se preocupar em dar aulas...

                        Aqui? LOL! Devemos ter muitos gestores desses, devemos... e a dar aulas... ui!


                        Vamos mas é ter bananas quaisqueres que nunca saíram da faculdade...

                        Comentário


                          #13
                          Se vires a EGP já tem docentes com reputação.

                          Mas o ideal é que o governo português está a fazer.
                          Já temos parcerias com a CMU (Carnegie Mellon University) e com o MIT.

                          Um colega meu já vai fazer 1 doutoramento nessa parceria :D

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Vibri Ver Post


                            Não discordo mesmo nada. Mas, sinceramente, não achas que a parte de economia, não seja apenas uma gota num oceano? Eu acho que um diploma de Mestre, nunca se pode resumir a introduções ou pequenos estudos de... ainda por cima de Business Administration...
                            Acho tens de ter cuidado com esse pensamento. Se eu te meter à frente 3 demonstrações de resultados ( a ti a a muitos empresários deste país) ficas a ver navios.
                            Consegues entender algumas coisas mas não as consequências e causas destas coisas no negócio. Uma pessoa com uma boa formação, consegue sacar informação preciosa e ter vantagens em determinados negócios (seja comprador ou vendedor de produto ou serviço)...

                            Estou a falar de formação e não necessariamente MBAs...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
                              Acho tens de ter cuidado com esse pensamento. Se eu te meter à frente 3 demonstrações de resultados ( a ti a a muitos empresários deste país) ficas a ver navios.
                              Consegues entender algumas coisas mas não as consequências e causas destas coisas no negócio. Uma pessoa com uma boa formação, consegue sacar informação preciosa e ter vantagens em determinados negócios (seja comprador ou vendedor de produto ou serviço)...

                              Estou a falar de formação e não necessariamente MBAs...
                              OK.


                              Contudo, eu tenho a receita:

                              1 - Vender o produto ao minimo preço possível, se as vendas aumentarem, ter prejuizo ainda...

                              2 - Levar os concorrentes á falência

                              3 - Parabéns, agora tens um monopólio, boa sorte para a tua próxima expansão.

                              Comentário

                              AD fim dos posts Desktop

                              Collapse

                              Ad Fim dos Posts Mobile

                              Collapse
                              Working...
                              X