Anúncio

Collapse
No announcement yet.

"El Comandante" retira-se e agora?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    "El Comandante" retira-se e agora?

    Fidel Castro sai de cena mas fica Raul Castro no poder...


    Qual o futuro de Cuba? O fim do regime e o levantamento do embargo dos EUA?

    Quais as vossas impressões?



    Fidel Castro sai de cena

    2008/02/19 | 07:45


    Fidel Castro sai de cena

    Líder histórico cubano não regressa à presidência do Conselho de Estado. Depois de 19 meses afastado, a doença levou a melhor, e será Raúl, o irmão, a tomar conta dos destinos do país






    Fidel Castro renunciou esta terça-feira à presidência de Cuba, numa carta publicada no jornal online Granma.



    «Comunico-vos que não aspirarei nem aceitarei, repito, não aspirarei nem aceitarei o cargo de Presidente do Conselho de Estado nem de Comandante em Chefe», afirmou Fidel Castro, que desde o dia 31 de Julho de 2006 que cedeu o poder provisório ao ser irmão Raúl Castro.


    O líder histórico cubano está afastado do poder há 19 meses por motivos de doença, tendo sido operado aos intestinos em 2006.
    Fidel Castro, de 81 anos, está na liderança de Cuba há 49 anos, desde que encabeçou a revolução em 1959 e conseguiu, apesar de quase isolado internacionalmente, fazer o regime sobreviver mais de meio século num ambiente adverso.


    Figura incontornável da segunda metade do século XX, Fidel Castro abordou o século XXI sem interromper as suas diatribes contra «a sociedade de consumo» ou o «imperialismo norte-americano», apresentando-se como defensor do «terceiro mundo» contra o «Norte» e dando a impressão de que, para ele, a guerra fria nunca terminou.


    No passado dia 20 de Janeiro, o presidente interino e irmão do líder histórico cubano, Raúl Castro, obteve mais votos que Fidel nas eleições gerais, apesar de o «comandante» também ter sido eleito. No próximo dia 24, será designado o Conselho de Estado e o seu presidente, cargo exercido por Fidel desde 1976.


    O líder histórico cubano está afastado do poder há mais de um ano devido a doença prolongada, situação que o obrigou a delegar funções no irmão Raúl em 2006. Foi submetido a uma operação cirúrgica, nesse mesmo ano, mas nunca deixou de aparecer, nem de garantir que velava por todas as decisões importantes. Para Fidel, «os verdadeiros revolucionários nunca se reformam», nem quando a doença leva a melhor: agora promete ser um «soldado das ideias», depois de anos à frente dos destinos do país.
    Sobreviveu a 9 presidentes norte-americanos, e ao fim de 50 anos de exercício absoluto do poder, sete em cada dez cubanos nunca conheceram outro chefe de Estado.


    Ditador inflexível ou humanista revolucionário

    Ditador inflexível para os seus opositores, humanista revolucionário para os admiradores, é primeiro que tudo Fidel para os cubanos, quer os que o apoiam, quer os que o combatem, numa quase clandestinidade na ilha ou abertamente no exílio.


    Atípico, com a sua barba de antigo guerrilheiro, o seu uniforme, a sua boina e os célebres charutos (até 1985), este filho de um emigrante espanhol que se tornou grande proprietário agrícola foi educado nos melhores colégios de maristas e jesuítas do país.


    Só na Universidade aderiu à rebelião, e depois à guerra total, até à sua tomada do poder em 1959, de armas na mão, contra a ditadura de Fulgencio Batista.


    Guerreiro inveterado, os seus «mais belos anos» foram, diz ele, os 25 meses de guerrilha na Sierra Maestra (1957-1959), forjando a sua personagem de chefe militar, levado ao pico da lenda anti-imperialista com a sua retumbante vitória na Baía dos Porcos, em 1961.


    Apaixonadamente anti-norte-americano, nunca cessou de desafiar «o império» e, de facto, nenhuma das 13 administrações que se sucederam na Casa Branca conseguiu obter dele concessões de monta em 47 anos.
    Simultaneamente calculista e exaltado, capaz de cóleras homéricas, permitiu que centenas de milhares dos seus compatriotas tomassem o caminho do exílio, na sua maioria para as costas dos Estados Unidos.
    Os opositores não passam, aos seus olhos, de «mercenários» de Washington, passíveis de pesadas penas na prisão.


    Ideologicamente arreigado - «Nunca me senti mais próximo de Marx e Engels», disse o ano passado -, Fidel Castro devota ao dinheiro um desprezo feroz e sempre lhe preferiu um igualitarismo duvidoso. Praticamente só com Deus, o antigo aluno dos jesuítas procurou um compromisso: entre o marxismo e o cristianismo.

    #2
    Agora Cuba, como a conhecemos, deixará de existir.

    Comentário


      #3
      Sempre adorei o eufemismo do El Comandante como upgrade de simples ditador

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Dark_Sorcerer Ver Post
        Agora Cuba, como a conhecemos, deixará de existir.
        Com Raul Castro a substituir o mano irá mudar algo?

        Teremos a breve trecho um Golpe de Estado em Cuba?

        Comentário


          #5
          Eu tenho a esperança que, após a morte do ditador, Cuba possa fazer uma transição interna suave para um regime democrático, sem interferências externas dos EUA ou da Venezuela...

          Comentário


            #6
            (...) este filho de um emigrante espanhol que se tornou grande proprietário agrícola foi educado nos melhores colégios de maristas e jesuítas do país.

            Guerreiro inveterado, os seus «mais belos anos» foram, diz ele, os 25 meses de guerrilha na Sierra Maestra (1957-1959), forjando a sua personagem de chefe militar, levado ao pico da lenda anti-imperialista com a sua retumbante vitória na Baía dos Porcos, em 1961.

            Duas questões a merecerem reflexão no meio de tantas outras.

            - Educado em colégio de Maristas e Jesuítas.

            Sobre os Jesuítas basta fazer uma pesquisa na Internet para se saber o que está por detrás desta Ordem e porque foram expulsos de inúmeros países.

            Temas de pesquisa: Ignácio de Loyola e os Alumbrados.

            - Retumbante vitória na Baia dos Porcos

            Sim e não.

            Sim porque de facto limparam o sebo aos agentes da CIA e aos "rebeldes" e não porque se tratava de um plano da CIA onde incluimos George Bush (pai) na cena numa tentativa de obter controlo na região. A operação não teve o apoio militar do exército dos EUA em grande parte pela oposição de John F. Kennedy que viria a morrer assassinado dois anos depois em Dallas.

            Castro tinha também a bênção da URSS o que impediu que o seu adorável e "humanitário" regime fosse destruido com meia dúzia de B16...

            Comentário


              #7
              E agora?

              Se tudo correr bem dentro de alguns anos deixara de haver mais uma ditadura no mundo para passar a existir mais uma democracia. Para o bem de todos!

              Abraço

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                E agora?

                Se tudo correr bem dentro de alguns anos deixara de haver mais uma ditadura no mundo para passar a existir mais uma democracia. Para o bem de todos!

                Abraço
                Quanto tempo achas que vai ser necessário?

                Iremos ter uma guerra civil?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                  Quanto tempo achas que vai ser necessário?

                  Iremos ter uma guerra civil?
                  Na minha opiniao vai demorar ainda algum tempo. Provavelmente vai ser uma transição muito suave e muito demorada. Nao esqueçamos que o mais provável é que seja o irmão, Raul, a tomar a presidência e muito provavelmente com influencia directa do antigo ditador comunista, por isso nao é do interesse dele que as coisa mudem muito. Talvez quando o Fidel morrer as coisas dêem uma volta.

                  Abraço

                  Comentário


                    #10
                    Enquanto o Raul estiver no poder, e enquanto o Fidel for vivo acho que não muda nada. O medo e respeito que paira no ar sobre o regime sobrepõem-se a qualquer outra vontade.

                    Agora quando o Fidel morrer... espero que o país não vire outro Haiti... de qualquer maneira, e porque os Cubanos tem um elevado grau de instrução e cultura as coisas até são capazes de correr pelo melhor...

                    Comentário


                      #11
                      Exacto.

                      Também me parece que quando Fidel estiver a comer alfaces pela raíz algo mude.

                      Um facto temos agora diante de nós, este homem:



                      Raúl Modesto Castro Ruz nascido em 1931...


                      Comentário


                        #12
                        Será que agora que o Rei abdicou do trono, o reino da opressão e da miseria irá acabar ou o novo regente irá manter a mesma linha tirana do seu irmão?
                        Quando Fidel passar para o reino dos infernos, será que Raul conseguirá se impor no comando da ilha ou será este vitima de uma revolta popular que tenha por finalidade repor Cuba no mapa da civilização e da humanidade?
                        Seja o que for, só espero que seja para o bem dos cubanos e que permita a Cuba voltar a ser um lugar de sonho e de bem estar.

                        Comentário


                          #13
                          Respondendo mais concretamente à pergunta:

                          "E agora?"

                          E agora temos mais uma ditadura comunista dinástica.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por André Ver Post
                            Respondendo mais concretamente à pergunta:

                            "E agora?"

                            E agora temos mais uma ditadura comunista dinástica.
                            Isso todos sabemos... até porque Raul é o Presidente de Cuba... o que ninguém consegue vaticinar é quando vai finalmente desaparecer o Castrismo!

                            Comentário


                              #15
                              Raul não tem nem o carisma nem a força de Fidel.

                              Já deve haver movimentações á espera que o assim que o velho bater a bota avançar para o afastamento compulsivo de Raul e pondo um ponto final a este regime opressivo.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                Será que agora que o Rei abdicou do trono, o reino da opressão e da miseria irá acabar ou o novo regente irá manter a mesma linha tirana do seu irmão?
                                Quando Fidel passar para o reino dos infernos, será que Raul conseguirá se impor no comando da ilha ou será este vitima de uma revolta popular que tenha por finalidade repor Cuba no mapa da civilização e da humanidade?
                                Seja o que for, só espero que seja para o bem dos cubanos e que permita a Cuba voltar a ser um lugar de sonho e de bem estar.
                                Cuba é um lugar de sonho... o problema é que é, práticamente, só para os que não são de lá.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por rum Ver Post
                                  Cuba é um lugar de sonho... o problema é que é, práticamente, só para os que não são de lá.
                                  Cuba não é um local de sonho.
                                  O que pode ser de sonho são alguns resorts de luxo para turistas, porque o resto da ilha é a mais precária miseria.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                    Cuba não é um local de sonho.
                                    O que pode ser de sonho são alguns resorts de luxo para turistas, porque o resto da ilha é a mais precária miseria.
                                    A minha irmã esteve em Cuba quatro vezes.

                                    Resumidamente o que me disse foi que a ilha é linda, a musica é encantadora e tem praias e ressorts fantásticos mas que se vê a miséria facilmente, as crianças passam a vida a pedir coisas, os cubanos não são encorajados a falar com estrangeiros mas quando ganham coragem não são meigos com o "El Comandante" e até me contou o caso de um hóspede do hotel que foi revistado pela polícia num episódio estranho.

                                    Claro que juntamos a isto a polícia política, as prisões, a porrada na oposição, os "desaparecimentos" e outros tiques típicos de regimes ditatoriais.

                                    A minha mulher que é polaca quando lhe disse - Vamos passar uma férias em Cuba? respondeu-me logo - Em Cuba? Comunismo? Já me chegou aqui!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Jerónimo de Sousa


                                      <<É uma decisão soberana, livre do próprio Fidel, do partido comunista e do povo cubano>>




                                      Os líderes do PCP e do Partido Comunista de Espanha (PCE) afirmaram esta terça-feira o seu respeito pela renúncia do líder histórico de Cuba, Fidel Castro, e manifestaram a sua «confiança» na revolução cubana, escreve a Lusa.


                                      «É uma decisão soberana, livre do próprio Fidel, do partido comunista e do povo cubanos, é uma afirmação de soberania», afirmou Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP, no final de um encontro com Francisco Frutos, líder do PCE, na sede nacional dos comunistas, em Lisboa.


                                      O secretário-geral dos comunistas portugueses manifestou a solidariedade do PCP com Fidel, pelo papel que «teve e tem» na revolução cubana, sem esquecer «o papel do povo».


                                      «Aqueles que confiam que estes processos estão apenas dependentes de um só homem, independentemente do seu valor, enganam-se. Tenho confiança que o povo cubano é capaz de continuar a senda da construção de uma sociedade mais justa», afirmou Jerónimo de Sousa.


                                      «É um problema de Cuba, que os cubanos irão resolver e bem, como sempre. Respeitaremos a posição que tomarem, como sempre. Como continuaremos a mostrar a nossa solidariedade para com o povo e a revolução cubana», disse, por seu turno, Francisco Frutos.


                                      Fidel Castro renunciou à Presidência do Conselho de Estado de Cuba, anunciou esta terça-feira o diário oficial Granma na sua edição «online».
                                      «Não aspiro, nem aceitarei - repito - não aspiro, nem aceitarei o cargo de Presidente do Conselho de Estado e de comandante-em-chefe», escreveu Fidel Castro, 81 anos, afastado oficialmente do poder há cerca de 19 meses, devido a doença.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Cuba é, de facto, uma monarquia. É muito difícil que o regime mude. Raúl não é Fidel, mas tem claro que vai seguer o caminho de Fidel.

                                        Os EUA pouco podem fazer... Bom, sim, inventar uma excusa para 'meter mão', como no Iraq. Isso sempre resulta.


                                        Mas entre uma Cuba pro-yanqui e uma Cuba castrista... Mmmm, não sei, não sei...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Que susto...pensei que o lucho não jogava hoje

                                          Comentário


                                            #22
                                            O que me preocupa é quem é que agora, irá dar continuidade aos discursos de 10 horas.






                                            Para quem estiver interessado em dissecar cada um ...

                                            http://www.cuba.cu/gobierno/discursos/



































                                            Gabo-lhe a paciência !

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                                              O que me preocupa é quem é que agora, irá dar continuidade aos discursos de 10 horas.






                                              Para quem estiver interessado em dissecar cada um ...

                                              http://www.cuba.cu/gobierno/discursos/



































                                              Gabo-lhe a paciência !


                                              O Chavez... quando vai lá também faz umas dessas.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por rum Ver Post
                                                O Chavez... quando vai lá também faz umas dessas.
                                                Evo Morales também vai pelo mesmo caminho.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                                  Cuba não é um local de sonho.
                                                  O que pode ser de sonho são alguns resorts de luxo para turistas, porque o resto da ilha é a mais precária miseria.

                                                  é verdade estive lá há 8 anos em Havana e Cayo Largo e tudo o que saia dos grandes resorts é de uma miséria franciscana.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                                    Cuba não é um local de sonho.
                                                    O que pode ser de sonho são alguns resorts de luxo para turistas, porque o resto da ilha é a mais precária miseria.
                                                    É sobretudo diferente..

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
                                                      É sobretudo diferente..
                                                      Nem mais...

                                                      Para uns será um local de férias de eleição, para outros um país de miséria e ditadura... Mas na minha opinião é um local com um encanto único.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        não estou a ver o que possa acontecer agora que não aconteceu nos últimos 5 anos... qual era o poder que o Fidel tinha sobre o mundo que o irmão não tem?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Boas.

                                                          Mas alguém ainda acredita que o Fidel está vivo?

                                                          Já deve ter morrido faz meses e assim asseguram uma transição tranquila.


                                                          Vale uma aposta que daqui por um mês ou dois vem o anúncio da sua morte?

                                                          Abraço,
                                                          McDriver

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Eu não comunista nem nada disso mas Cuba até me parece dos melhores países da América Latina em termos de qualidade de vida! Espero é que a saída do Fidel não vá piorar o estado do país.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X