Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ensino superior - Automóvel

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ensino superior - Automóvel

    Boas,
    Antes de mais parabéns pelo excelente forum.
    Gostaria de receber opiniões vossas para poder tomar uma decisão que considero muito importante... Estou a falar no meu futuro.
    Eu quero trabalhar no mundo automóvel, porque esta é a minha paixão.
    Gostava de saber quais os cursos superiores em Portugal e no estranjeiro neste ramo.
    Estou inclinado para "Engenharia Automóvel" na ESTG-Leiria... alguém que tenha frequentado ou frequente o curso possa ajudar?
    Também gotava de saber se este curso é de 3 ou 5 anos porque eu gostava de aprender o máximo possível...

    Obrigado a todos

    #2
    http://www.ipleiria.pt/portal/ipleiria?p_id=6161

    Comentário


      #3
      Sim eu já vi que no site indicam 3 anos, o que corresponde á licenciatura.
      No fim da licenciatura dá para continuar mais 2 anos e tirar o mestrado?

      Obrigado

      Comentário


        #4
        nao sei...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por aqua_life Ver Post
          Sim eu já vi que no site indicam 3 anos, o que corresponde á licenciatura.
          No fim da licenciatura dá para continuar mais 2 anos e tirar o mestrado?

          Obrigado
          Envia um email para lá com todas as tuas duvidas é o melhor.

          Comentário


            #6
            3 anos para licenciatura

            + 2 anos para mestrado

            o mestrado serve para te poderes inscrever na ordem sem estares inscrito chapéu... n te serve de grande coisa

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por aqua_life Ver Post
              Sim eu já vi que no site indicam 3 anos, o que corresponde á licenciatura.
              No fim da licenciatura dá para continuar mais 2 anos e tirar o mestrado?

              Obrigado
              Não seria melhor escolheres já um mestrado integrado? (5 anos)

              Não sei como são estas "automóveis", mas na generalidade das engenharias as novas licenciaturas (3 anos) pouco valor têm (não me recordo sequer de um único curso destes reconhecido pela ordem dos engenheiros).

              Na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, por exemplo, todos os cursos são de 5 anos.


              ps: és de Leiria?

              Comentário


                #8
                Sim sou de Leiria.
                O que eu gostava era que me dessem opiniões sobre qual curso escolher sabendo que quero vir a trabalhar no mundo automóvel.
                Obrigado

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por worldtiki Ver Post
                  Não seria melhor escolheres já um mestrado integrado? (5 anos)

                  Não sei como são estas "automóveis", mas na generalidade das engenharias as novas licenciaturas (3 anos) pouco valor têm (não me recordo sequer de um único curso destes reconhecido pela ordem dos engenheiros).

                  Na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, por exemplo, todos os cursos são de 5 anos.


                  ps: és de Leiria?

                  Sabes do que falas?

                  Um licenciado em Engenharia Automovel necessita estar inscrito na ordem dos Engenheiros para quê? Pagar cotas?


                  Nos Engenheiros Civis ainda se compreende, necessitam da ordem para poderem assinar projectos... mas os outros... para que serve essa dita "ordem"??

                  No fundo, o objectivo do tratado de Bolonha não é formar pessoas para o mercado de trabalho que saibam trabalhar? Simplificar os processos...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Timoshenko Ver Post
                    Sabes do que falas?

                    Um licenciado em Engenharia Automovel necessita estar inscrito na ordem dos Engenheiros para quê? Pagar cotas?


                    Nos Engenheiros Civis ainda se compreende, necessitam da ordem para poderem assinar projectos... mas os outros... para que serve essa dita "ordem"??

                    No fundo, o objectivo do tratado de Bolonha não é formar pessoas para o mercado de trabalho que saibam trabalhar? Simplificar os processos..
                    E um licenciado (agora mestre) em Eng. Electrotécnica? Eng. Informática? Eng. Mecânica? Eng. Química?

                    E no entanto, nos melhores estabelecimentos de ensino, os cursos são de 5 anos. Por alguma razão é...

                    Estas novas licenciaturas são basicamente os antigos bacharelatos, que, convenhamos, nunca foram grande espingarda, e se a ideia é evoluir na carreira, a melhor maneira de sair da base não é concerteza com um curso de 3 anos.

                    Adiante, aqua_life, não te fiques pelo nome do curso. Vê as saídas profissionais mais comuns (e taxas de empregabilidade), as cadeiras que constam do plano de estudo, tenta falar com ex-alunos, ...

                    Comentário


                      #11
                      pois...estou a tentar encontrar opiniões.
                      Como este forum é de carros pensei que pudessem haver aqui algumas pessoas que tenham tirado este curso e assim dar-me uma opinião...

                      Obrigado a todos

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por worldtiki Ver Post
                        E um licenciado (agora mestre) em Eng. Electrotécnica? Eng. Informática? Eng. Mecânica? Eng. Química?

                        E no entanto, nos melhores estabelecimentos de ensino, os cursos são de 5 anos. Por alguma razão é...

                        Estas novas licenciaturas são basicamente os antigos bacharelatos, que, convenhamos, nunca foram grande espingarda, e se a ideia é evoluir na carreira, a melhor maneira de sair da base não é concerteza com um curso de 3 anos.

                        Adiante, aqua_life, não te fiques pelo nome do curso. Vê as saídas profissionais mais comuns (e taxas de empregabilidade), as cadeiras que constam do plano de estudo, tenta falar com ex-alunos, ...
                        Boas,
                        Estou a acabar o 4 ano do mestrado integrado em Eng Electrotécnica e confesso que não consigo ver o meu curso apenas com 3 anos!!
                        Não digo que esses cursos de 3 anos não sejam bons, apenas eu não consigo imaginar o meu curso com menos 2 anos . Mas tal como digo, os cursos não são todos iguais, e para quem quer entrar rapidamente no mercado de trabalho então esses cursos de 3 anos são mesmo a melhor escolha ;)

                        Comentário


                          #13
                          O povo português tem destas coisas...

                          Todos protestavam pq havia excesso de formação superior. Arranjou-se um esquema para reduzir isso e incentivar a insersão mais rápida no mercado do trabalho. O que é que o tuga faz???? Toca de estudar mais 2 anos...

                          Um absurdo...

                          Para trabalhar não é preciso fazer mestrados.

                          Vou repetir:

                          Para trabalhar não é preciso fazer mestrados.


                          As grandes universidades têm mestrados para garantir o sustento das famílias dos professores q lá dão aulas... Simples. não é pq são melhores ou por alguma motivação mais nobre

                          Aqua: vai para o curso de Leiria a entra no mercado de trabalho o mais rapidamente possível. Qt mais cedo começares a trabalhar: melhor para ti.
                          Esquece essa conversa da treta dos mestrados das FEUPs ou ISTs.

                          Uma carreira constrói-se a trabalhar não se compra com diplomas. Um mestrado feito já com experiência de alguns anos de trabalho tem muito mais valor porque permite aplicação real dos conhecimentos.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
                            O povo português tem destas coisas...

                            Todos protestavam pq havia excesso de formação superior. Arranjou-se um esquema para reduzir isso e incentivar a insersão mais rápida no mercado do trabalho. O que é que o tuga faz???? Toca de estudar mais 2 anos...

                            Um absurdo...

                            Para trabalhar não é preciso fazer mestrados.

                            Vou repetir:

                            Para trabalhar não é preciso fazer mestrados.

                            As grandes universidades têm mestrados para garantir o sustento das famílias dos professores q lá dão aulas... Simples. não é pq são melhores ou por alguma motivação mais nobre

                            Aqua: vai para o curso de Leiria a entra no mercado de trabalho o mais rapidamente possível. Qt mais cedo começares a trabalhar: melhor para ti.
                            Esquece essa conversa da treta dos mestrados das FEUPs ou ISTs.

                            Uma carreira constrói-se a trabalhar não se compra com diplomas. Um mestrado feito já com experiência de alguns anos de trabalho tem muito mais valor porque permite aplicação real dos conhecimentos.
                            Excesso de formação superior? Bem, mas que grande lol para essa afirmação.

                            Adiante. Que percentagens de altos quadros bachareis há quando comparados com licenciados? Pois...

                            Uma carreira de sucesso, e não de pau mandado para qualquer obra, não se constrói sem formação, e um mestrado integrado (ou licenciatura pré-Bolonha, como queiras), é cada vez mais algo de essencial e indispensável.

                            E o objectivo de Bolonha nunca foi o de garantir uma inserção mais rápida no mercado de trabalho mas sim a uniformização do ensino superior com o resto da Europa, até porque sempre houve cursos com 3 anos.

                            As grandes universidades têm mestrados para garantir o sustento das famílias dos professores q lá dão aulas... Simples. não é pq são melhores ou por alguma motivação mais nobre
                            Completamente falso. E não é por tu dizeres que são todos iguais que os melhores cursos de engenharia do país vão perder esse reconhecimento que lhes foi atribuído após várias avaliações.

                            O que é que se segue? Vais desbobinar que a qualidade de ensino, as competências adquiridas e as portas que se abrem com um selo de um politécnico são as mesmas que as dum IST?

                            Comentário


                              #15
                              worldtiki:

                              Já deu para perceber que provavelmente és estudante e mal informado...

                              Na vez de fazer quotes sem pensar, lê o que as pessoas escrevem e tenta aprender com quem sabe mais do que tu.

                              Já paraste para pensar onde é que andam todos os ex-alunos formados nos politécnicos e nas privadas? Pensa um pouco. Devem estar todos desempregados.

                              E os coitadinhos dos bacharéis? Andam a fazer de paus mandados é?

                              És tão inocente que até faz pena.
                              Editado pela última vez por neoxic; 23 February 2008, 20:34.

                              Comentário


                                #16
                                A melhor opção é tiarares um curso de engenharia mecância de qualidade (licenciatura+mestrado) - se tiveres dúvidas vê as avaliações realizadas a nível nacional pelo CNAVES e escolhe a melhor escola. A acreditação da ordem dos Engenheiros é também um indicador de qualidade.

                                Não escolhas é um curso só pelo nome, por muito apelativo que seja. O Ensino Superior está cheio de nomes bonitos e conteúdos vazios.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por LuisNeves Ver Post
                                  A melhor opção é tiarares um curso de engenharia mecância de qualidade (licenciatura+mestrado) - se tiveres dúvidas vê as avaliações realizadas a nível nacional pelo CNAVES e escolhe a melhor escola. A acreditação da ordem dos Engenheiros é também um indicador de qualidade.

                                  Não escolhas é um curso só pelo nome, por muito apelativo que seja. O Ensino Superior está cheio de nomes bonitos e conteúdos vazios.
                                  Nem mais. Um bom curso de Engenharia Mecânica prepara-te para qualquer área deste tema, quer seja o ramo automóvel quer seja outro.

                                  Quanto às guerrinhas politécnico vs universidade, só posso olhar para elas com um sorriso. Lembro-me bem delas quando andava a estudar. Pelos vistos, os argumentos de ambas as partes pouco mudaram.
                                  Ao fim de 16 anos de profissão na área de Engenharia, posso-vos dizer que esses argumentos cada vez valem menos. O que interessa é se a pessoa sabe realmente fazer o seu trabalho. Também vos posso dizer que já apanhei de tudo - profissionalismo e incompetência, vindos de ambos os lados.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
                                    worldtiki:

                                    Já deu para perceber que provavelmente és estudante e mal informado...

                                    Na vez de fazer quotes sem pensar, lê o que as pessoas escrevem e tenta aprender com quem sabe mais do que tu.

                                    Já paraste para pensar onde é que andam todos os ex-alunos formados nos politécnicos e nas privadas? Pensa um pouco. Devem estar todos desempregados.

                                    E os coitadinhos dos bacharéis? Andam a fazer de paus mandados é?

                                    És tão inocente que até faz pena.
                                    Pois, se calhar.

                                    E se calhar era melhor telefonares para as Mckinseys e BCGs a avisá-los de que provavelmente estão a recrutar nos locais errados.

                                    Mas ok. Quando se quer confundir empresas e cargos de topo com um qualquer e mundano emprego...

                                    Comentário


                                      #19
                                      ESTG Leiria

                                      Sim é uma boa escola,

                                      Engenharia Automóvel, sim é um excelente curso com boas perspectivas de futuro

                                      dias 16 e 17 de Março se não me engano, vai até à expo salão que o politécnico vai fazer uma exposição de tudo o que lá é feito e o curso automóvel também lá vai ter representação pena que a banca de ensaios não possa ir para fazer os testes aos Porche Mercedes BM etc...

                                      boas saídas, sim
                                      Bons resultados, sim
                                      possibilidade de investigação, sim
                                      boas condições, sim penso que são boazinhas
                                      bons professores, sim e bastante jovens
                                      Escola com boas condições, SIM

                                      PS - sim conheço a escola e esse departamento, antigamente tinham um evento que era o dia aberto e podia visitar-se a escola e ver-se todas estas informações que vos dou, agora irá ser feita uma exposiçao geral do IPLeiria

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por worldtiki Ver Post
                                        Pois, se calhar.

                                        E se calhar era melhor telefonares para as Mckinseys e BCGs a avisá-los de que provavelmente estão a recrutar nos locais errados.

                                        Mas ok. Quando se quer confundir empresas e cargos de topo com um qualquer e mundano emprego...

                                        Estamos aqui a a tentar ajudar um jovem que quer fazer um curso de engª auto e lá vens tu com as tretas habituais dos mestrados das FEUPs consultoras pipi e seus derivados? Para quê? Para dizeres que és bom e melhor q os outros?

                                        Nem toda a gente vive para isso. Se esse é o teu mundo: goza-o bem mas não obrigues os outros a terem as mesmas necessidades de formação e auto afirmação que tu tens.

                                        Fica-te mal essa falta de humildade e desprezo pelos outros. Nem todos as pessoas querem tirar cursos na feup e entrar para consultoras em empregos de topo. Percebes isso ou não?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
                                          Nem todos as pessoas querem tirar cursos na feup e entrar para consultoras em empregos de topo. Percebes isso ou não?
                                          acho que toda a gente quer chegar ao topo, já hobbes o dizia...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Engenharia Automóvel em Portugal?

                                            É para esquecer.

                                            O máximo que te aconselho é tirar o curso de engenharia mecânica e vir a trabalhar para um fornecedor português para a industria automóvel. E com um bocado de sorte ainda vês algumas coisas engraçadas.

                                            Comentário


                                              #23
                                              És um novo user, e por isso deixo as minhas boas vindas.

                                              Mas, aprende a usar a pesquisa, cmo és novo é normal q n tenhas reparado:
                                              http://forum.autohoje.com/showthread...iria+automovel

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por worldtiki Ver Post
                                                E um licenciado (agora mestre) em Eng. Electrotécnica? Eng. Informática? Eng. Mecânica? Eng. Química?

                                                E no entanto, nos melhores estabelecimentos de ensino, os cursos são de 5 anos. Por alguma razão é...

                                                Estas novas licenciaturas são basicamente os antigos bacharelatos, que, convenhamos, nunca foram grande espingarda, e se a ideia é evoluir na carreira, a melhor maneira de sair da base não é concerteza com um curso de 3 anos.

                                                Adiante, aqua_life, não te fiques pelo nome do curso. Vê as saídas profissionais mais comuns (e taxas de empregabilidade), as cadeiras que constam do plano de estudo, tenta falar com ex-alunos, ...
                                                Não são nada. Pelo menos no meu curso, quem começar agora o plano de 3 anos sai melhor preparado que os que fizeram o antigo plano de 5.

                                                É que Bolonha obriga a trabalhar muito mais. E em vez de serem 5 anos em ritmo moderado, são 3 anos de ritmo muito intenso.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Leash Ver Post
                                                  Não são nada. Pelo menos no meu curso, quem começar agora o plano de 3 anos sai melhor preparado que os que fizeram o antigo plano de 5.

                                                  É que Bolonha obriga a trabalhar muito mais. E em vez de serem 5 anos em ritmo moderado, são 3 anos de ritmo muito intenso.
                                                  Melhor com 3 do que com 5, e que nem de perto nem longe. Se em muitos casos 5 anos nao e suficiente entao com 3 nem se fala. So para citar um professor meu (cadeira de civil) que ate pertencia ao departamento de mecanica, " Se com 5 anos ja desenham muito pouco, com 3 anos vao aprender so a dobrar o papel".

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Worldtiki és ainda estudante não és? É que parece que vives no mundo da ilusão.

                                                    As ditas faculdade de prestigio que falaste obrigam te a tar 5 anos a estudar só por uma simples razão: DINHEIRO. Imagina o prejuizo que era para um IST menos 2 anos de propinas. Era um prejuizo de milhões (sim worldtiki, as faculdades publicas não funcionam só com o dinheiro que o estado lhes dá).

                                                    Em relação aos licenciados de bolonha serem considerados bachareis, não sei em que mundo vives, mas basta fazeres um pesquisa pelo ISEL e vês que depois de terminares o bacharel e quiseres ter a licenciatura, tens que fazer algumas cadeiras á parte.

                                                    Agora repara numa coisa: a maior parte das faculdades que te obrigam a ficar lá os 5 anos, só te dão o diploma no fim dos 5 anos. Ora face a um aluno que tenha o diploma ao fim de 3 anos, representa um "prejuizo laboral" de 2 anos e como o neoxic disse e bem, chega a uma altura em que conta mais a experiência profissional do que o numero de cursos que tens. E isto para não falar que no inicio ganha tanto o aluno de 3 anos como o de 5 anos (isto na mesma empresa claro).

                                                    Outra coisa que não percebo é o porquê de nas engenharias só deixarem sair ao fim de 5 anos. Nas escolas de gestão e economia, sai-se ao fim de 3 anos e quem quiser continuar a estudar pode frequentar os mestrados pós laborais, permitindo assim a um aluno estudar e trabalhar (pelo menos na business school e na NOVA funciona assim).

                                                    Worldtiki, aconselho te uma pesquisa sobre a forma como o mundo funciona, porque há muita gente a viver no mundo da ilusão.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Sinceramente eu não acho possível formar-se um engenheiro em 3 anos... digo eu que estou a estudar eng. mecânica...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Boas!
                                                        O curso de Eng. Automóvel é giro mas tem um leque de saídas muito limitado. Ou vais trabalhar pra um concessionário ou então procura no estrangeiro. Numa fábrica tipo Autoeuropa poderás ser preterido a favor de malta de Eng. Mecânica q tem mais conhecimento a nível de processos produtivos.
                                                        Quanto ao comentário da malta dos politécnicos estar desempregada e compará-los ao pessoal das privadas só digo isto:
                                                        - TODA a malta da minha turma está empregada.
                                                        - as diferenças entre universidades e politécnicos cada vez são menores.
                                                        - como já aqui alguém disse, licenciados há muito, e aqueles q estiverem dispostos a trabalhar e tiverem mais valor e experiencia, com certeza q irão mais longe.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por PSL Ver Post
                                                          Worldtiki és ainda estudante não és? É que parece que vives no mundo da ilusão.

                                                          As ditas faculdade de prestigio que falaste obrigam te a tar 5 anos a estudar só por uma simples razão: DINHEIRO. Imagina o prejuizo que era para um IST menos 2 anos de propinas. Era um prejuizo de milhões (sim worldtiki, as faculdades publicas não funcionam só com o dinheiro que o estado lhes dá).

                                                          Em relação aos licenciados de bolonha serem considerados bachareis, não sei em que mundo vives, mas basta fazeres um pesquisa pelo ISEL e vês que depois de terminares o bacharel e quiseres ter a licenciatura, tens que fazer algumas cadeiras á parte.

                                                          Agora repara numa coisa: a maior parte das faculdades que te obrigam a ficar lá os 5 anos, só te dão o diploma no fim dos 5 anos. Ora face a um aluno que tenha o diploma ao fim de 3 anos, representa um "prejuizo laboral" de 2 anos e como o neoxic disse e bem, chega a uma altura em que conta mais a experiência profissional do que o numero de cursos que tens. E isto para não falar que no inicio ganha tanto o aluno de 3 anos como o de 5 anos (isto na mesma empresa claro).

                                                          Outra coisa que não percebo é o porquê de nas engenharias só deixarem sair ao fim de 5 anos. Nas escolas de gestão e economia, sai-se ao fim de 3 anos e quem quiser continuar a estudar pode frequentar os mestrados pós laborais, permitindo assim a um aluno estudar e trabalhar (pelo menos na business school e na NOVA funciona assim).

                                                          Worldtiki, aconselho te uma pesquisa sobre a forma como o mundo funciona, porque há muita gente a viver no mundo da ilusão.
                                                          Errado

                                                          Ao fim de 3 anos as Universidades também dão um diploma de Licensiado. Quem sair do curso ao fim dos 3 anos fica com as mesmas habilitações de um Licensiado por um Politécnico.

                                                          Agora, se fica preparado ao fim de 3 anos? Sinceramente não acho que fique. Com 5 anos ainda fica muita coisa por aprender quanto mais com 3... Ter o Mestrado Integrado é uma vantagem porque permite ficar com mais habilitações sem ter que pagar as propinas do Mestrado. A comprová-lo está o facto de alguns Politécnicos irem a passar a lecionar Mestrados Integrados também (penso que o ISEP pelo menos vai faze-lo. Darth Vader e Mad Dragon chamados à recepção, por favor )

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Alguns mestrados já foram aprovados este ano para o isep, mas não são integrados

                                                            Este ano falta civil, mecanica e mais dois que me escapam. De momento após 3 anos a feup não dá nada, ou sais mestre ou não sais...


                                                            no isep continua 3+2
                                                            feup são 5
                                                            Editado pela última vez por DarthVader1933; 24 February 2008, 18:11.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X