Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Processo Casa Pia

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Processo Casa Pia

    "Documento de Catalina desviado
    Governo colabora na acção de Pedroso contra o Estado
    Por Ana Paula Azevedo e Felícia Cabrita
    Um documento de Catalina Pestana apareceu misteriosamente nas mãos do advogado de Paulo Pedroso. E quem o passou foi o chefe de gabinete do ministro Vieira da Silva. A juíza já participou ao Ministério Público. O caso prova as ligações entre o Governo e Paulo Pedroso, num caso em que este processa o Estado







    O documento foi apresentado por Celso Cruzeiro em tribunal, de uma forma que indicia uma estreita ligação entre Pedroso e o Governo e que pode contribuir para a condenação do Estado.
    Trata-se de um rascunho pessoal, manuscrito, que foi elaborado em 2006 por Catalina Pestana, para servir de guião a uma reunião com o ministro da Segurança Social. No dia 31 de Janeiro passado, foi apresentado por Celso Cruzeiro, advogado de Pedroso, numa das audiências do julgamento da acção contra o Estado. Instado pela juíza do processo a explicar como obtivera o documento, o advogado informou que lhe fora dado por Gabriel Basto, então chefe de gabinete do ministro Vieira da Silva. A juíza mandou extrair certidão para o DIAP de Lisboa averiguar.
    A acção em que Paulo Pedroso pede 800 mil euros ao Estado, por alegada prisão ilegal, está a ser julgada desde o dia 7 de Janeiro na 10.ª Vara Cível de Lisboa. O julgamento decorre à porta fechada, por decisão da juíza Amélia Loupo, que considerou necessário proteger a privacidade de todos os envolvidos. Pedroso tenta provar que os magistrados que decidiram prendê-lo, em 21 de Maio de 2003, por suspeita de 15 crimes de abuso sexual, erraram «grosseiramente» na apreciação da prova. Indicou cerca de 20 testemunhas, entre as quais, Vieira da Silva, Augusto Santos Silva (ministro dos Assuntos Parlamentares), Ferro Rodrigues (ex-líder do PS) e António Costa (presidente da Câmara de Lisboa).
    Explicações de Catalina
    A 31 de Janeiro, a ex-provedora da Casa Pia foi prestar declarações no julgamento. Foi-lhe então pedido pelo advogado Celso Cruzeiro que contasse como soubera dos primeiros testemunhos contra Pedroso. Catalina Pestana recordou, mais uma vez, que as acusações tinham-lhe sido reveladas por um dos jovens (considerado o ‘braço direito’ de Carlos Silvino), mas que não acreditara.
    Contou que era amiga pessoal de Pedroso e que, após este ser preso, o irmão, João Pedroso, estivera em sua casa, onde conversaram longamente. Uma das provas que os jovens tinham então a seu favor era a descrição de certos sinais físicos de Pedroso. Como João Pedroso lhe garantia que o irmão não tinha tais sinais, Catalina respondeu-lhe que, então, nada tinham a temer: bastava pedir uma junta médica para o comprovar. E combinou com João Pedroso que ela própria escreveria aos procuradores que conduziam a investigação, sugerindo a realização dessa perícia. O exame médico só acabou por ser realizado após a saída de Pedroso da prisão."



    http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Soc...ntent_id=84005


    Após ler isto, apenas sinto revolta por estas coisas se passarem tão calmamente, tão impunemente como se fosse tudo normal.

    Acaba tudo por ser uma "cabala", lembraram-se e prenderam uma pessoa que nunca ninguém tinha visto.

    VERGONHA!

    E mais, ainda quer 800.000€!!!!!!

    República das bananas
    Editado pela última vez por VTEC; 08 March 2008, 11:43.

    #2
    Opções:

    CALMA!
    O POVO É SERENO! O POVO É SERENO!

    N HÁ MENINOS MAUS.


    FORÇA, FORÇA COMPANHEIRO ................ ,
    NÓS SEREMOS A TUA MURALHA DE AÇO!

    Comentário


      #3
      Não percebo porque vocês ficam admirados?
      Vocês não sabem a ***** de políticos que temos?!

      Comentário


        #4
        Trata-se de um cidadão que caiu nas teias da nossa (in)justiça.

        Reconheço que este cidadão tem o direito de usar todos os meios que tem ao seu dispor para tentar repor aquilo que ele considera ter direito e que lhe foi retirada de forma ilegitima.

        ps:eu pessoalmente, admito. Se eu fosse inocente e fosse preso, faria muito, mas muito pior.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Manuel Jasmim Ver Post
          Trata-se de um cidadão que caiu nas teias da nossa (in)justiça.

          Reconheço que este cidadão tem o direito de usar todos os meios que tem ao seu dispor para tentar repor aquilo que ele considera ter direito e que lhe foi retirada de forma ilegitima.

          ps:eu pessoalmente, admito. Se eu fosse inocente e fosse preso, faria muito, mas muito pior.
          Exactamente!!!!

          A justiça, para ser justa, tem que ser fiável, independente, e cabal!!!!

          Para podermos acreditar na justiça, temos que saber que de facto funciona, e prende quem deve prender e inocenta quem deve inocentar!!!

          Se erra grosseiramente, e mancha PERMANENTEMENTE o bom nome de um até ao momento inocente, tem que ser FORTEMENTE penalizada!!

          Fugas de informação, pré acusações, não podem ser de modo nenhum admitidos.

          Comentário


            #6
            Mas alguém acredita que em Portugal se prende gente "de colarinhos brancos" sem indícios?

            Porque será que apareceu o nome dele e não de outra pessoa?

            Foi por acharem giro, não...

            E porque o PS ou o governo ou lá quem é estar a ajudá-lo?
            Se não tem nada a temer, porque andar tanta gente a "defendê-lo"?

            E o pormenor da de "O exame médico só acabou por ser realizado após a saída de Pedroso da prisão."

            Fantástico

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por kolchak Ver Post
              Não percebo porque vocês ficam admirados?
              Vocês não sabem a ***** de políticos que temos?!
              A avaliar pelos comentários, não sabem da missa a metade.

              Vamos longe vamos.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por VTEC Ver Post
                Mas alguém acredita que em Portugal se prende gente "de colarinhos brancos" sem indícios?

                Porque será que apareceu o nome dele e não de outra pessoa?

                Foi por acharem giro, não...

                E porque o PS ou o governo ou lá quem é estar a ajudá-lo?
                Se não tem nada a temer, porque andar tanta gente a "defendê-lo"?

                E o pormenor da de "O exame médico só acabou por ser realizado após a saída de Pedroso da prisão."

                Fantástico

                Indícios? Um pouco vago, não?

                Um sistema judicial é tanto mais respeitador dos direitos humanos e da pessoa humana quanto for a indisponibilidade do sistema para condenar inocentes. Um arguido deve ser considerado inocente até ser julgado e condenado com base em provas irrefutaveis.

                Mal estaremos se um simples indicio for factor suficiente para que um homem não possa ver ver a sua dignidade devolvida, depois desta lhe ser subtraída por um estudante de direito.

                Quando o sistema prende alguém, sabe que a partir dessa data vai pairar sobre o cidadão um nuvem de pó que não o largará mais durante a sua vida.

                Não sei se Paulo Pedroso é inocente ou culpado. Mas uma coisa, eu sei: não existiam provas suficientes para o prender e isso ficou claro a partir do momento em que deixou de ser pronunciado.

                Portugal é uma piolheira onde o boato é uma constante. É esta suspeição (uns dos outros) que nos afunda (na maior parte dos casos infundada)...será talvez este o maior legado dos 50 anos de ditadura...nunca sabemos onde está o bufo que nos vai destruir.

                Que fique bem claro uma outra coisa: não me converti ao Pê-ésse...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Manuel Jasmim Ver Post
                  Indícios? Um pouco vago, não?

                  Um sistema judicial é tanto mais respeitador dos direitos humanos e da pessoa humana quanto for a indisponibilidade do sistema para condenar inocentes. Um arguido deve ser considerado inocente até ser julgado e condenado com base em provas irrefutaveis.

                  Mal estaremos se um simples indicio for factor suficiente para que um homem não possa ver ver a sua dignidade devolvida, depois desta lhe ser subtraída por um estudante de direito.

                  Quando o sistema prende alguém, sabe que a partir dessa data vai pairar sobre o cidadão um nuvem de pó que não o largará mais durante a sua vida.

                  Não sei se Paulo Pedroso é inocente ou culpado. Mas uma coisa, eu sei: não existiam provas suficientes para o prender e isso ficou claro a partir do momento em que deixou de ser pronunciado.

                  Portugal é uma piolheira onde o boato é uma constante. É esta suspeição (uns dos outros) que nos afunda (na maior parte dos casos infundada)...será talvez este o maior legado dos 50 anos de ditadura...nunca sabemos onde está o bufo que nos vai destruir.

                  Que fique bem claro uma outra coisa: não me converti ao Pê-ésse...

                  Exacto...

                  Mas há quem confunda o acto de NÃO ACUSAR com o acto de DEFENDER!!


                  Para mim há uma premissa FUNDAMENTAL na lei:
                  inocência até PROVA em contrario!!!

                  O facto de não acusar alguém do que quer que seja, não implica que se esteja a defendê-lo.

                  O que eu não posso admitir é um sistema de justiça que não obedeça á premissa acima referida, que julgue na praça publica, que actue sem provas, e que divulgue informações a quem estas não dizem respeito...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Manuel Jasmim Ver Post
                    Não sei se Paulo Pedroso é inocente ou culpado. Mas uma coisa, eu sei: não existiam provas suficientes para o prender e isso ficou claro a partir do momento em que deixou de ser pronunciado.
                    Não existiam provas.... ou não as quiseram recolher?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
                      Exactamente!!!!

                      A justiça, para ser justa, tem que ser fiável, independente, e cabal!!!!

                      Para podermos acreditar na justiça, temos que saber que de facto funciona, e prende quem deve prender e inocenta quem deve inocentar!!!

                      Se erra grosseiramente, e mancha PERMANENTEMENTE o bom nome de um até ao momento inocente, tem que ser FORTEMENTE penalizada!!

                      Fugas de informação, pré acusações, não podem ser de modo nenhum admitidos.
                      O que eu leio no primeiro post é que há documentos que deviam estar na esfera da justiça e daí saíram e estão neste momento nas mãos de Paulo Pedroso.

                      Isto deve-se à promiscuidade entre poderes, nomeadamente legislativo e judicial e, claro, ao nacional-porreirismo no seu habitat natural - os partidos.

                      Paulo Pedroso pode ter toda a razão do mundo no caso Casa Pia, mas este desvio de documentos não te parece grotesco?

                      Comentário


                        #12
                        [Mode descrédito ON]

                        Que péssimo jornalismo este !!

                        [Mode descrédito OFF]

                        Comentário


                          #13
                          Desenterrando isto, porque o pessoal por vezes tem tendência para esquecer, e depois quando surge a noticia ...


                          O documento foi apresentado por Celso Cruzeiro em tribunal, de uma forma que indicia uma estreita ligação entre Pedroso e o Governo e que pode contribuir para a condenação do Estado.

                          O Governo, parece-me, representa o estado Português, e eu pergunto-me se o governo colabora com todos os cidadãos, para que estes provem a sua inocência e recebam a indemnização adequada por danos à sua liberdade e imagem.


                          Pensem nisso, independentemente do Cidadão Paulo Pedroso poder estar inocente ou não, esta promiscuidade é "porca" e "nojenta".

                          Editado pela última vez por Excalibur; 06 August 2008, 09:21.

                          Comentário


                            #14
                            Isto cada vez mais, faz lembrar isto ...

                            A bem da Nação !! ( Que semelhanças ... !!?? )

                            Comentário


                              #15
                              Depois de vários tribunais declararem as provas contra Paulo Pedroso como não fiáveis.

                              Depois de tantas afirmações de Catalina Pestana e outras personagens de que as crianças não mentiam é de lamentar que as mesmas pessoas venham reconhecer que afinal não é bem assim.

                              Quem é culpado que seja condenado, mas com provas que não deixem margem para dúvidas. É muito fácil levantar os boatos, fazê-los desaparecer é que muito difícil.

                              Acho muito mais escandaloso o arquivamento do processo do Paulo Pedroso contra os seus acusadores. Se as acusações não são verdadeiras, do que é que o tribunal tem medo?

                              Para mim tem medo que se as alegadas vítimas, que neste caso parece que não o são e que mandaram para a prisão um cidadão, sejam condenadas por perjúrio.

                              Ao serem condenadas, vão levantar dúvidas quanto à veracidade das suas declarações em relação aos outros acusados, o que ía ser uma grande bronca.

                              Quais seriam os comentários se viesse a público mais tarde, que o Governo tinha escondido documentos, que poderiam ajudar na defesa de um cidadão, para o Estado evitar ser condenado?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por LM Ver Post
                                Depois de vários tribunais declararem as provas contra Paulo Pedroso como não fiáveis.

                                Depois de tantas afirmações de Catalina Pestana e outras personagens de que as crianças não mentiam é de lamentar que as mesmas pessoas venham reconhecer que afinal não é bem assim.

                                Quem é culpado que seja condenado, mas com provas que não deixem margem para dúvidas. É muito fácil levantar os boatos, fazê-los desaparecer é que muito difícil.

                                Acho muito mais escandaloso o arquivamento do processo do Paulo Pedroso contra os seus acusadores. Se as acusações não são verdadeiras, do que é que o tribunal tem medo?

                                Para mim tem medo que se as alegadas vítimas, que neste caso parece que não o são e que mandaram para a prisão um cidadão, sejam condenadas por perjúrio.

                                Ao serem condenadas, vão levantar dúvidas quanto à veracidade das suas declarações em relação aos outros acusados, o que ía ser uma grande bronca.

                                Quais seriam os comentários se viesse a público mais tarde, que o Governo tinha escondido documentos, que poderiam ajudar na defesa de um cidadão, para o Estado evitar ser condenado?
                                Da mesma forma que, em principio, não há provas bastante concretas para acusar PP, tambem o tribunal não pode provar, sem duvida, que as provas dos acusadores são falsas.

                                Comentário


                                  #17
                                  Posso estar muito enganado, mas a impressão que tenho desde o início do processo, é que:

                                  - De certeza havia uma rede de prostituição de menores na Casa Pia.

                                  - Durante anos toda a gente fechou os olhos e ninguém quis resolver o problema.

                                  - Quando foi novamente levantado o problema, houve aproveitamento de misturar na onda de suspeitos alguns inimigos de estimação. Possivelmente nunca pensaram que o papagaio subisse tão alto e atingisse o ponto de não retorno.

                                  - A teoria que as crianças não mentem é uma grande treta, já não são crianças e mentirão sempre que lhe der jeito. Nesta afirmação poderei estar a ser injusto para alguns, mas tenho a convicção que não estarei a ser para todos.

                                  - Muitas das vítimas tiraram partido da situação tanto monetariamente como em outras vantagens.

                                  - A investigação deixa-me muitas dúvidas, reparem só no caso do Herman.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Para mim são todos culpados e mais outros que não foram falados.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por freefall2900 Ver Post
                                      Para mim são todos culpados e mais outros que não foram falados.
                                      Esse também é um dos pontos estranhos de todo o caso. Se a rede funcionava há tantos anos e com tanta actividade, não podem ser só meia dúzia de "clientes".

                                      Comentário


                                        #20
                                        Isto foi-me dito por alguém que conhece Paulo Pedroso muito bem:

                                        É boa pessoa, mas tem gostos sexuais estranhos, incluindo miúdos!

                                        PS - eu não disse nada! Apenas escutei esta conversa!

                                        PS 2 - obviamente que cada um usa as armas que tem para se defender, seja ou não inocente!!!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                          Isto foi-me dito por alguém que conhece Paulo Pedroso muito bem:

                                          É boa pessoa, mas tem gostos sexuais estranhos, incluindo miúdos!

                                          PS - eu não disse nada! Apenas escutei esta conversa!

                                          PS 2 - obviamente que cada um usa as armas que tem para se defender, seja ou não inocente!!!
                                          Pois é, não acha que se for verdade o que ouviu e dito assim com essa leveza, já teriam vindo a lume outras situações. Quem o acusa não deixaria passar em branco essa oportunidade.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Eu tenho a minha opinião sobre o Paulo Pedroso, mas nestas coisas não há melhor do que guardar a opinião para se discutir em ambientes privados.

                                            Todo o aparato que levou à detenção de Paulo Pedroso deveria ter uma base muito sólida. Pois não é admissível que um Deputado da Nação seja detido com todo aquele aparato, sem que o Juiz de Instrução não estivesse convencido da sua culpa perante os elementos recolhidos.

                                            Se não há essas provas, quem deveria ser preso e pelo mesmo tempo e com o mesmo grau de humilhação, deveria ser sem dúvida o Juiz.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                              Eu tenho a minha opinião sobre o Paulo Pedroso, mas nestas coisas não há melhor do que guardar a opinião para se discutir em ambientes privados.

                                              Todo o aparato que levou à detenção de Paulo Pedroso deveria ter uma base muito sólida. Pois não é admissível que um Deputado da Nação seja detido com todo aquele aparato, sem que o Juiz de Instrução não estivesse convencido da sua culpa perante os elementos recolhidos.

                                              Se não há essas provas, quem deveria ser preso e pelo mesmo tempo e com o mesmo grau de humilhação, deveria ser sem dúvida o Juiz.

                                              Eu atrever-me-ia a dizer que o que se verificou foi um um braço de ferro entre magistrados e políticos (e respectivos aliados)

                                              Provavelmente haveria motivos para a prisão, ao fim e ao cabo não foram propriamente meia dúzia de dias lá dentro, sempre foram 135 dias, e não acredito que um erro grosseiro de um magistrado passasse em claro, aos politicos, a um advogado como Celso Cruzeiro sem esquecer o Irmão João Pedroso, que ocupava lugar de destaque na magistratura.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                                                Eu atrever-me-ia a dizer que o que se verificou foi um um braço de ferro entre magistrados e políticos (e respectivos aliados)

                                                Provavelmente haveria motivos para a prisão, ao fim e ao cabo não foram propriamente meia dúzia de dias lá dentro, sempre foram 135 dias, e não acredito que um erro grosseiro de um magistrado passasse em claro, aos politicos, a um advogado como Celso Cruzeiro sem esquecer o Irmão João Pedroso, que ocupava lugar de destaque na magistratura.
                                                o que tu achas é o que eu acho tambem e muita gente acha...

                                                ms a duvida é uma...afinal ele é ou não culpado?

                                                ninguem sabe...

                                                eu acredito que ele possa ser culpado tanto como possa ser inocente...

                                                agora outra duvida é: se é inocente porque esteve preso? se é culpado porque está em liberdade?

                                                há coisas dificeis de explicar... neste caso parece que se aplica a velha maxima "o que não se sabe...é porque não existe"

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  O problema é que foram pelo menos dois tribunais a considerar as provas sem validade, pelo menos dois colectivos de juízes enquanto para o prenderem só foi preciso um.

                                                  135 dias de prisão preventiva até nem foi muito atendendo ao tempo que os recursos demoram nesta terra.

                                                  Ainda há por resolver a tentativa de misturar o Ferro Rodrigues no assunto, as alegadas vítimas dispararam em todas as direcções e isso é que me intriga.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Manuel Jasmim Ver Post
                                                    Não sei se Paulo Pedroso é inocente ou culpado. Mas uma coisa, eu sei: não existiam provas suficientes para o prender e isso ficou claro a partir do momento em que deixou de ser pronunciado.
                                                    É por isso que isto é pior que a República das Bananas.
                                                    Os culpados só são culpados quando é peixe miúdo.
                                                    O peixe graúdo é sempre inocente, ou então é culpado, mas não o suficiente para ficar preso.
                                                    Nunca existem provas suficientes.

                                                    ...é por isso que vivemos rodeados por personalidades como o Pinto da Costa, Valentim Loureiro, Alberto João e tantos outros 'ilustres', na política, no futebol, nas grandes empresas, enfim...
                                                    A minha conclusão é que a justiça em Portugal compra-se com alguma facilidade. Haja dinheiro.

                                                    Michael

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Paulo Pedroso ganha acção por prisão ilegal no processo da Casa Pia
                                                      02.09.2008 - 10h50 Lusa
                                                      O ex-dirigente socialista Paulo Pedroso ganhou a acção interposta contra o Estado por prisão ilegal no processo da Casa Pia, anunciou hoje o seu advogado, Celso Cruzeiro.

                                                      No entanto, na sentença, de mais de 100 páginas, o juiz atribuiu uma indemnização de cerca de 100 mil euros, “bastante aquém” dos 600 mil euros pedidos na acção contra o Estado.

                                                      Na altura do início do julgamento, a 7 de Janeiro, Paulo Pedroso atribuíra a “um imperativo ético” a decisão de colocar uma acção cível contra o Estado português por prisão ilegal no processo Casa Pia.

                                                      Na altura, o ex-deputado socialista e ministro do Trabalho e da Segurança Social do primeiro-ministro socialista António Guterres sublinhara que o seu “sofrimento é irreparável”, mas que “a justiça deve ser responsabilizada pelos erros que cometeu”.

                                                      Este é o primeiro processo contra o Estado português relacionado com o processo Casa Pia e pode influenciar eventuais decisões de pessoas ilibadas ou que venham a ser absolvidas naquele processo.

                                                      Paulo Pedroso pedia uma indemnização de 600 mil euros ao Estado por ter permanecido preso cerca de cinco meses em 2003 no âmbito do processo Casa Pia, beneficiando posteriormente da decisão da juíza Ana Teixeira Pinto de não o pronunciar, não sendo presente a julgamento.


                                                      Tinha mesmo de acabar assim

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Gostaria de saber quantos processos identicos tiveram o mesmo desfecho até hoje.
                                                        Só para saber se só há padastros ou se tambem há padrinhos

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Manuel Jasmim Ver Post
                                                          Trata-se de um cidadão que caiu nas teias da nossa (in)justiça.

                                                          Reconheço que este cidadão tem o direito de usar todos os meios que tem ao seu dispor para tentar repor aquilo que ele considera ter direito e que lhe foi retirada de forma ilegitima.

                                                          ps:eu pessoalmente, admito. Se eu fosse inocente e fosse preso, faria muito, mas muito pior.
                                                          Fónix, como é que chegaste a essa conclusão? Ele só não foi pronunciado por questões processuais...
                                                          Editado pela última vez por zerorpm; 02 September 2008, 12:23.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por LM Ver Post
                                                            Depois de vários tribunais declararem as provas contra Paulo Pedroso como não fiáveis.

                                                            Depois de tantas afirmações de Catalina Pestana e outras personagens de que as crianças não mentiam é de lamentar que as mesmas pessoas venham reconhecer que afinal não é bem assim.

                                                            Quem é culpado que seja condenado, mas com provas que não deixem margem para dúvidas. É muito fácil levantar os boatos, fazê-los desaparecer é que muito difícil.

                                                            Acho muito mais escandaloso o arquivamento do processo do Paulo Pedroso contra os seus acusadores. Se as acusações não são verdadeiras, do que é que o tribunal tem medo?

                                                            Para mim tem medo que se as alegadas vítimas, que neste caso parece que não o são e que mandaram para a prisão um cidadão, sejam condenadas por perjúrio.

                                                            Ao serem condenadas, vão levantar dúvidas quanto à veracidade das suas declarações em relação aos outros acusados, o que ía ser uma grande bronca.

                                                            Quais seriam os comentários se viesse a público mais tarde, que o Governo tinha escondido documentos, que poderiam ajudar na defesa de um cidadão, para o Estado evitar ser condenado?
                                                            Concordo.

                                                            Originalmente Colocado por VTEC Ver Post
                                                            Paulo Pedroso ganha acção por prisão ilegal no processo da Casa Pia
                                                            02.09.2008 - 10h50 Lusa
                                                            O ex-dirigente socialista Paulo Pedroso ganhou a acção interposta contra o Estado por prisão ilegal no processo da Casa Pia, anunciou hoje o seu advogado, Celso Cruzeiro.

                                                            ...

                                                            Na altura do início do julgamento, a 7 de Janeiro, Paulo Pedroso atribuíra a “um imperativo ético” a decisão de colocar uma acção cível contra o Estado português por prisão ilegal no processo Casa Pia.

                                                            Na altura, o ex-deputado socialista e ministro do Trabalho e da Segurança Social do primeiro-ministro socialista António Guterres sublinhara que o seu “sofrimento é irreparável”, mas que “a justiça deve ser responsabilizada pelos erros que cometeu”.

                                                            Este é o primeiro processo contra o Estado português relacionado com o processo Casa Pia e pode influenciar eventuais decisões de pessoas ilibadas ou que venham a ser absolvidas naquele processo.

                                                            ...
                                                            Tinha mesmo de acabar assim
                                                            Se houve um erro crasso da justiça, com a privação da liberdade de um cidadão (seja ele qual for), acho que deve ser responsabilizado.

                                                            Para evitar que estejam pessoas indiciadas presas preventivamente durante meses, é que a lei penal tb foi alterada, claro que terá "beneficiado" presumiveis inocentes que serão mesmo culpados...

                                                            Agora cada um entenderá se é suportável ter um cidadão inocente preso meses a fio sem ser acusado em contraponto com um ou outro "culpado" poder estar cá fora a aguardar julgamento, por ex.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X