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Aquilo de que Portugal realmente precisa (Mario Crespo)

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    Aquilo de que Portugal realmente precisa (Mario Crespo)

    Voos perigosos e irritantes

    Mário , Crespo, Jornalista

    Pronto! Finalmente descobrimos aquilo de que Portugal realmente precisa uma nova frota de jactos executivos para transporte de governantes. Afinal, o que é preciso não são os 150 mil empregos que José Sócrates anda a tentar esgravatar nos desertos em que Portugal se vai transformando. Tão-pouco precisamos de leis claras que impeçam que propriedade pública transite directamente para o sector privado sem passar pela Partida no soturno jogo do Monopólio de pedintes e espoliadores em que Portugal se tornou. Não precisamos de nada disso. Precisamos, diz-nos o Presidente da República, de trocar de jactos porque aviões executivos "assim" como aqueles que temos já não há "nem na Europa nem em África". Cavaco Silva percebe, e obviamente gosta, de aviões executivos. Foi ele, quando chefiava o seu segundo governo, quem comprou com fundos comunitários a actual frota de Falcon em que os nossos governantes se deslocam.

    Voei uma vez num jacto executivo. Em 1984 andei num avião presidencial em Moçambique. Samora Machel, em cuja capital se morria à fome, tinha, também, uma paixão por jactos privados que acabaria por lhe ser fatal. Quando morreu a bordo de um deles tinha três na sua frota. Um quadrimotor Ilyushin 62 de longo curso, versão presidencial, o malogrado Antonov-6, e um lindíssimo bimotor a jacto British Aerospace 800B, novinho em folha. Tive a sorte de ter sido nesse que voei com o então Ministro dos Estrangeiros Jaime Gama numa viagem entre Maputo e Cabora Bassa. Era uma aeronave fantástica. Um terço da cabina era uma magnífica casa de banho. O resto era de um requinte de decoração notável. Por exemplo, havia um pequeno armário onde se metia um assistente de bordo magro, muito esguio que, num prodígio de contorcionismo, fez surgir durante o voo minúsculos banquetes de tapas variadíssimas, com sandes de beluga e rolinhos de salmão fumado que deglutimos entre golinhos de Clicquot Ponsardin. Depois de nos mimar, como por magia, desaparecia no seu armário. Na altura fiz uma reportagem em que descrevi aquele luxo como "obsceno". Fiz nesse trabalho a comparação com Portugal, que estava numa craveira de desenvolvimento totalmente diferente da de Moçambique, e não tinha jactos executivos do Estado para servir governantes.

    Nesta fase metade dos rendimentos dos portugueses está a ser retida por impostos. Encerram-se maternidades, escolas e serviços de urgência. O Presidente da República inaugura unidades de saúde privadas de luxo e aproveita para reiterar um insuspeitado direito de todos os portugueses a um sistema público de saúde. Numa altura destas, comprar jactos executivos é tão obsceno como o foi nos dias de Samora Machel. Este irrealismo brutalizado com que os nossos governantes eleitos afrontam a carência em que vivemos ultraja quem no seu quotidiano comuta num transporte público apinhado, pela Segunda Circular ou Camarate, para lhe ver passar por cima um jacto executivo com governantes cujo dia a dia decorre a quilómetros das suas dificuldades, entre tapas de caviar e rolinhos de salmão. Claro que há alternativas que vão desde fretar aviões das companhias nacionais até, pura e simplesmente, cingirem-se aos voos regulares. Há governantes de países em muito melhores condições que o fazem por uma questão de pudor que a classe que dirige Portugal parece não ter.

    Vi o majestático François Miterrand ir sempre a Washington na Air France. Não é uma questão de soberania ter o melhor jacto executivo do Mundo. É só falta de bom senso. E não venham com a história que é mesquinhez falar disto. É de um pato-bravismo intolerável exigir ao país mais sacrifícios para que os nossos governantes andem de jacto executivo. Nós granjearíamos muito mais respeito internacional chegando a cimeiras em voos de carreira do que a bordo de um qualquer prodígio tecnológico caríssimo para o qual todo o Mundo sabe que não temos dinheiro.

    Mário Crespo escreve no JN, semanalmente, às segundas-feiras
    http://jn.sapo.pt/2008/02/25/opiniao...rritantes.html


    Já descobrimos a vocação do homem,estimular a construção de aviões.







    #2
    Uma frota nao digo. Mas um jacto novo tb nao mata ninguem.

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      #3
      Os bons exemplos que quase nunca vêm de cima.

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        #4
        Se 200.000 portugueses se manifestarem contra a compra, o Sócrates amanha, só para fazer birra compra dois...sim...pk quem manda é ele!!!

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          #5
          Dá-lhe Crespo!

          Do jeito que isto vai, qualquer dia só nos falta mudar a cor da pele!

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            #6
            De qql maneira parece ser um assunto pouco preocupante.

            Chateia mesmo é as pessoas poderem ganhar um vencimento decente e terem condições aceitáveis de trabalho.

            Comentário


              #7
              Acho que devia-mos comprar já dois destes.



              Isto de não quererem comprar aviões para os executivos governamentais, mostra muita pequenez da mente.

              Afinal Portugal, apresenta-se no pelotão da Frente ...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                Acho que devia-mos comprar já dois destes.



                Isto de não quererem comprar aviões para os executivos governamentais, mostra muita pequenez da mente.

                Afinal Portugal, apresenta-se no pelotão da Frente ...
                Qual frente ou qual pelotão

                Só se for á frente da carroça e mesmo assim , teremos sorte se as mulas entretanto não fugiram, ou foram para o quadro de mobilidade especial

                Comentário


                  #9
                  Eu só espero mesmo é que as sondagens estejam erradas, quero mesmo que isto mude, já estou cansado de tanta palhaçada...

                  Comentário


                    #10
                    ele falou no François Miterrand, mas qualquer 1º ministro britanico, desloca-se sempre na British Airways. Não sei se serão vôos regulares ou se é avião fretado, mas de qualquer forma é uma atitude de louvar.
                    Não é a TAP que dizem que tem os melhores pilotos? Não é a TAP que têm um record de segurança notável?
                    Os governantes portugueses, não me venham dizer que têm medo de voar na TAP.
                    Poupem esses milhões e invistam onde realmente são necessários.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Cheires Ver Post
                      ele falou no François Miterrand, mas qualquer 1º ministro britanico, desloca-se sempre na British Airways. Não sei se serão vôos regulares ou se é avião fretado, mas de qualquer forma é uma atitude de louvar.
                      Não é a TAP que dizem que tem os melhores pilotos? Não é a TAP que têm um record de segurança notável?
                      Os governantes portugueses, não me venham dizer que têm medo de voar na TAP.
                      Poupem esses milhões e invistam onde realmente são necessários.
                      Os jactos do governo e presidente da república são pilotados pela força aérea, tem muito mais lógica gastar recursos da força aérea do que gastar recursos da TAP. O piloto da FA já ganha o seu ordenado, um avião da TAP parado (em exclusivo para o governo) é um prejuízo enorme.

                      Se os jactos estão velhos (3 ou 4 aterragens de emergência num espaço de 1 mês provam isso ) obviamente que devem ser substituídos...

                      Comentário


                        #12
                        Dessa lenga lenga toda só deu para entender que ele tem um problema qq com o PR.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                          Os jactos do governo e presidente da república são pilotados pela força aérea, tem muito mais lógica gastar recursos da força aérea do que gastar recursos da TAP. O piloto da FA já ganha o seu ordenado, um avião da TAP parado (em exclusivo para o governo) é um prejuízo enorme.

                          Se os jactos estão velhos (3 ou 4 aterragens de emergência num espaço de 1 mês provam isso ) obviamente que devem ser substituídos...
                          então porque não ter um avião da força aérea como têm os espanhóis, que tanto serve para o transporte dos chefes de goevrno, como de tropas...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Cheires Ver Post
                            ele falou no François Miterrand, mas qualquer 1º ministro britanico, desloca-se sempre na British Airways. Não sei se serão vôos regulares ou se é avião fretado, mas de qualquer forma é uma atitude de louvar.
                            Não é a TAP que dizem que tem os melhores pilotos? Não é a TAP que têm um record de segurança notável?
                            Os governantes portugueses, não me venham dizer que têm medo de voar na TAP.
                            Poupem esses milhões e invistam onde realmente são necessários.
                            Mas cá também tem ido em aviões da TAP quando são grandes comitivas e numa atitude ainda mais de louvar, em outras companhias portuguesas, como a Euro-Atlantic.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                              Os jactos do governo e presidente da república são pilotados pela força aérea, tem muito mais lógica gastar recursos da força aérea do que gastar recursos da TAP. O piloto da FA já ganha o seu ordenado, um avião da TAP parado (em exclusivo para o governo) é um prejuízo enorme.
                              Mas estes jactos são da Força Aérea, qual é a diferença afinal ?
                              Gastar dinheiro num grande avião para a força aérea para ser usado meia duzia de vezes num ano e num país como o nosso é que seria um desperdício
                              Assim tem estes jactos e quando é preciso um maior vai-se na TAP ou nutra companhia nacional.
                              Acho que estão a fazer uma tempestade num copo de água, se há coisa onde as coisas tem sido feitas de forma poupada é neste assunto. Comprar um grande Airbus ou qualquer coisa assim para esta função é que seria um disparate.

                              Comentário


                                #16
                                Os aviões do Estado estão velhos não pela idade mas porque fizeram muitas operações, desde transporte de refugiados de zonas de guerra a evacuação de feridos (nomeadamente de militares estacionados no Afeganistão e Bósnia).
                                Estou perfeitamente de acordo com esta compra porque estes aviões não existem só pra passear a malta do governo.

                                PS: a malta é sempre a descascar, preso por caçar com cão ou sem ele...
                                Editado pela última vez por cuica; 11 March 2008, 17:26.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por cuica Ver Post
                                  Os aviões do Estado estão velhos não pela idade mas porque fizeram muitas operações, desde transporte de refugiados de zonas de guerra a evacuação de feridos (nomeadamente de militares estacionados no Afeganistão e Bósnia).
                                  Estou perfeitamente de acordo com esta compra porque estes aviões não existem só pra passear a malta do governo.
                                  Mas não se está aqui a falar de aviões comerciais, nem sequer dos aviões de transporte de tropas, esta-se a falar de aviões de luxo para transporte de políticos.

                                  Se há um problema com os aviões, esse problema tem de ser resolvido, ou renegociar com as empresas aéreas algum retorno do grande apoio que o estado lhes dá em viagens, afinal não queremos ficar sem os nossos políticos , que são como se sabe os melhores do mundo e arredores.

                                  Não vejo é razão para se ir agora gastar uns poucos milhões de €uros em aviões, com tantos problemas mais graves e urgentes para resolver.




                                  Originalmente Colocado por cuica Ver Post
                                  PS: a malta é sempre a descascar, preso por caçar com cão ou sem ele...
                                  Sempre que houver uma razão racional para "cascar", "casca-se", desde que feito com seriedade e honestidade.
                                  Editado pela última vez por Nthor; 11 March 2008, 18:15.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Não são aviões de luxo, apesar de tudo o que a malta diz. São business jets básicos e que serviram pra outras missões.

                                    Ao cascar estou a referir-me a dizer mal só por dizer...típico desporto português, muito ao jeito de "ah e tal, eles falam, falam mas eu não os vejo a fazer nada..."

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por cuica Ver Post
                                      Não são aviões de luxo, apesar de tudo o que a malta diz. São business jets básicos e que serviram pra outras missões.
                                      Estamos a falar de aviões para 14 pessoas:



                                      Há poucas "outras" missões que eles possam desempenhar.

                                      Habitualmente o transporte de tropas até é feito em aviões de linha e não em aviões com uma lotação tão exígua.


                                      Originalmente Colocado por cuica Ver Post
                                      Ao cascar estou a referir-me a dizer mal só por dizer...típico desporto português, muito ao jeito de "ah e tal, eles falam, falam mas eu não os vejo a fazer nada..."
                                      Sim claro, mas não me parece ser este o caso, ainda mais quando estamos a falar do Mario Crespo.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por panpipe Ver Post
                                        então porque não ter um avião da força aérea como têm os espanhóis, que tanto serve para o transporte dos chefes de goevrno, como de tropas...

                                        Estas enganado, o avião da fotografia é o Eurobus da Casa Real Espanhola para uso da familia real nas suas viagens oficiais de longo curso.
                                        Para alem deste tem uma frota de 6 modernos aviões Falcon para deslocações dentro de teriitório nacional ou para viagens de médio curso (Europa e Norte Africa).
                                        Para elem destes meios há helicopetros para as deslocações mais curtas.

                                        Sabem que a falilia real espanola quando de desloca do Palacio da Zarsuela para o Aeroporto de Madrid ou para a Base Aerea de 4 Vientos, o faz de helicoptro e não de automovel?

                                        Estes aviões nunca são utilisados no transporte de tropas. Os contigentes militares espanhois quando vão para o Afeganistão, Kosovo etc, vão em aviões fretados a companhias aereas, ou quanto muito se forem pequenos grupos vão nos C-130 da FAE

                                        Comentário


                                          #21
                                          Para que conste, os Falcon da FAP fazem transporte de membros do Governo, mas se se derem ao trabalho de passar pelo site da FAP também conseguem ver a quantidade de vezes que fazem missões de transporte de caixinhas térmicas..que por caso levam órgãos para transplante!! E a TAP não faz essas coisas nem dá para esperar horas por um transporte comercial para trazer um coração de França para Lisboa ou trazer um acidentado grave dos Açores para Hospital Stª. Maria.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por ebay Ver Post
                                            Para que conste, os Falcon da FAP fazem transporte de membros do Governo, mas se se derem ao trabalho de passar pelo site da FAP também conseguem ver a quantidade de vezes que fazem missões de transporte de caixinhas térmicas..que por caso levam órgãos para transplante!! E a TAP não faz essas coisas nem dá para esperar horas por um transporte comercial para trazer um coração de França para Lisboa ou trazer um acidentado grave dos Açores para Hospital Stª. Maria.
                                            Sim essa é uma das missões que partilham com os helis Merlin e com os C-130.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
                                              Dessa lenga lenga toda só deu para entender que ele tem um problema qq com o PR.

                                              E que viajou num British Aerospace com um empregado que se escondia num armário

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por CLIO_thoris Ver Post
                                                Qual frente ou qual pelotão


                                                À frente da Europa, então não se vê?


                                                `

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por CLIO_thoris Ver Post
                                                  Qual frente ou qual pelotão

                                                  Só se for á frente da carroça e mesmo assim , teremos sorte se as mulas entretanto não fugiram, ou foram para o quadro de mobilidade especial

                                                  O pelotão da Insensatez !

                                                  Quando negociaram os novos transportes militares com a Lockheed/Martin e com a Airbus deviam ter tirado contrapartidas para a compra deste aviões.

                                                  Assim vão ter negociar novo pack de aeronaves, quando o podiam e deviam ter feito em conjunto e ganhar ( leia-se POUPAR ) dinheiro com isso.

                                                  Podiam ter aprendido com o Xoné Man ou com Jerónimo Martins, e ver como se negoceia por atacado o valor da mercadoria, e se espreme condições de pagamento aos fornecedores.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Quero apenas lembrar que à pouco tempo uma comitiva qualquer de estado utilizou um Lockheed L-1011 da EuroAtlantic Airways e houve imprensa que caiu logo em cima que o avião era velho, e que Portugal deveria ter um avião exclusivamente para este tipo de deslocações.

                                                    http://www.jetphotos.net/showphotos....e=1&display=15


                                                    ...preso por ter cão, e preso por não ter, qualquer que seja a opção vai haver sempre gente a falar mal.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Um avião pode voar durante décadas, desde que a manutenção se faça convenientemente. Mude-se isto e aquilo mas o avião pode ser usado durante mais 10, 20, 30 anos sem aterragens de emergencia se a manutenção for feita convenientemente.

                                                      Aterragens de emergência tb se fabricam qdo convêm. Até por um fusível queimado se faz uma "aterragem de emergência" se for essa a predisposição.

                                                      Querem jactos novos é o q é... quem é que não gosta do cheiro a novo dos estofos em pele?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Os jactos também servem para transportes de doentes urgentes... e com a frequência que andam a falhar é bom que se pense em ser substituidos.

                                                        Apesar de não ser noticia, por várias vezes, Sócrates já ficou apeado em Lisboa, porque o jacto da FA foi requisitado para um transporte de urgência ( normalmente para os açores/madeira)

                                                        Claro que depois para o governo/presidençia, é a tal coisa, uma coisa é andar de avião privado entre Lisboa e Porto, outra é para os sitios em que não existe voos direitos e não vão andar a fazer escalas em todo o lado.

                                                        É imperativo que a força aérea tenha uma frota de aviões de passageiros para transporte de altas individualidades e outros transportes urgentes a funcionar decentemente, o uso que lhe pode ser dado é que é mais discutível.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por MrAnderson Ver Post
                                                          Os jactos também servem para transportes de doentes urgentes... e com a frequência que andam a falhar é bom que se pense em ser substituidos.

                                                          Apesar de não ser noticia, por várias vezes, Sócrates já ficou apeado em Lisboa, porque o jacto da FA foi requisitado para um transporte de urgência ( normalmente para os açores/madeira)

                                                          Claro que depois para o governo/presidençia, é a tal coisa, uma coisa é andar de avião privado entre Lisboa e Porto, outra é para os sitios em que não existe voos direitos e não vão andar a fazer escalas em todo o lado.

                                                          É imperativo que a força aérea tenha uma frota de aviões de passageiros para transporte de altas individualidades e outros transportes urgentes a funcionar decentemente, o uso que lhe pode ser dado é que é mais discutível.
                                                          Outra coisa é ainda o PM vir de visita a bragança de AVIÃO, e o seu carro oficial se deslocar de LISBOA a BRAGANÇA para transportar os sr PM durante no máximo dos máximos 6Km.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Ricardo Fig Ver Post
                                                            Quero apenas lembrar que à pouco tempo uma comitiva qualquer de estado utilizou um Lockheed L-1011 da EuroAtlantic Airways e houve imprensa que caiu logo em cima que o avião era velho, e que Portugal deveria ter um avião exclusivamente para este tipo de deslocações.

                                                            http://www.jetphotos.net/showphotos....e=1&display=15


                                                            ...preso por ter cão, e preso por não ter, qualquer que seja a opção vai haver sempre gente a falar mal.
                                                            e não disseram nenhuma mentira
                                                            já devia ter ido para abate. só ainda não foi porque os charters para Punta Cana e Varadero dão lucro...

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