Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Escrever bem: será assim tão difícil???

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Escrever bem: será assim tão difícil???

    No dia a dia cada vez mais me irrita ver o total descuido com que se escreve aqui no fórum, e gostava de entender as razões para isso!

    Será pressa? Preguiça? Estar a marimbar-se para os outros? Por que razão vemos diaria e constantemente pessoas que são capazes de escrever um texto sem um único sinal de pontuação? Por que não usam os acentos? Quando aprendem de uma vez que o condicional (se eu pudesse) se escreve como escrevi atrás e não "se eu pude-se"?
    Não existe qualquer justificação para, num fórum, se escrever com escrita tipo SMS ou MSN, pois aqui existe muito mais tempo para se estabelecer uma conversa, pois não é exactamente em tempo real. Qual é o stress? Calma, relaxem, escrevam as palavras todas até ao fim e verão que viverão mais tempo e com mais saúde!

    Será mesmo assim tão difícil, porra??

    #2
    Escrever sem erros é uma arte, Lino, e é preciso que as pessoas tenham gosto em dominá-la.

    Comentário


      #3
      Para alguns é dificil, pois não sabem mais ...

      Para outros será uma questão de estar a fazer 2 coisas ao mesmo tempo, trabalhar e "fórundar"...

      Mas esta tua questão é pertinente pois é sinal que:

      NORMAS DE FUNCIONAMENTO DO FÓRUM AHO

      não servem ou não ligam

      Comentário


        #4
        A questão nem é bem os erros, é mais as abreviaturas e os "kapas" e "xis" que por aí abundam...

        Comentário


          #5
          É de facto lamentável. Uma coisa é dar um erro de escrita (e mesmo assim pode-se sempre editar a mensagem e dar uma vista de olhos e corrigir erros), outra coisa é trocar "s" por "x", não usar pontuações e por aí fora.

          Mas ainda é pior quando (e já aconteceu) alguem chamar atenção a um user e este ainda levar a mal...

          Comentário


            #6
            Eu usava muitas abreviaturas, apesar de ja ter idade para ter juizo e escrever como deve ser, por isso tenho feito um esforço para não usar os "k's".....

            Comentário


              #7
              O facto de se escrever "pude-se" me vez de pudesse mostra que a aprendizagem talvez não tivesse sido a melhor, ou então numa hipótese mais remota aqui no forum... ainda está em fase de aprendizagem. Há outra hipótese e contra mim falo que é escrever à "pressa" e por vezes saiem erros. É uma situação que incomoda e pode ser chata mas nada de grave comparado com a escrita, não sei se se pode chamar assim, de sms.

              Não há razão para se abreviar as palavras e as frases num forum nem sequer há a necessidade de tocar os "c" e "q" por "k" e usar o "x" para substituir outros caracteres. Isto sim é peocupante.

              Como diz um ClioII, escrever sem erros é uma arte, eu digo que usar a tal "linguagem" sms é de artista... mas dos piores.

              Comentário


                #8
                Também me irrita a escrita tipo "SMS"...
                Preguiçoso sou eu e não escrevo assim!
                O pior mesmo é quando não metem nem virgulas e nem pontos... Parece que estão a fazer concorrência ao José Saramago.

                Comentário


                  #9
                  Aqui no Fórum existe o "Português de SMS" e o Português Correcto, preguiça não acho que seja, nem pressa (porque isto não é nenhum chat). Acho que marimbando, adequa-se mais ao tipo de escrita que escolhem, para escrever por aqui.

                  Comentário


                    #10
                    O que eu já me chateei com isto. Já chamei, inclusivamente, a atenção dos moderadores e dos próprios "exkritores" mais crónicos mas em nada resultou.
                    Acho que muitos não dominam a linguagem nem sequer têm brio em fazê-lo. É triste!

                    Comentário


                      #11
                      Eu tento, sempre que possível, escrever um português correcto. Muitas vezes lá escapa um ou outro erro/gralha, ninguém é perfeito

                      Aprecio bastante ler um post bem escrito, com as ideias claramente expostas e organizadas!

                      Comentário


                        #12
                        Há muitos utilizadores neste fórum que têm severas deficiências de português.

                        Mas penso que não será mais do que um reflexo do que se passa por esse país fora.

                        Comentário


                          #13
                          Falta de hábitos de escrita - só a escrever é que se ganha tarimba.

                          Falta de hábitos de leitura - aprender com o modo como os outros escreveram.

                          Desleixo - típico do 'tuga' que não se importa se o outro vai perceber a mensagem.

                          Às vezes, pior que os erros ortográficos são as construções gramaticais e sintáticas: ao contrário do que parece, analfabeto não é aquele que não sabe ler nem escrever, mas antes aquele que não sabe interpretar a leitura nem redigir em escrito um pensamento.

                          Faz falta um provedor de ortografia.
                          Há sites que têm corrector incorporado, já ajudava.

                          Comentário


                            #14
                            Agora pergunto eu...

                            Eu não conheço as regras do forum, mas não há uma que versa qualquer coisa sobre o estilo da escrita? Ou qualquer coisa relacionado com este assunto?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por rum Ver Post
                              Agora pergunto eu...

                              Eu não conheço as regras do forum, mas não há uma que versa qualquer coisa sobre o estilo da escrita? Ou qualquer coisa relacionado com este assunto?
                              Existe esta, mas acho que nem era preciso haver uma regra, para se escrever bem.

                              7. Os posts devem ser colocados em Língua Portuguesa. É obrigatória a citação da fonte quando o texto não foi escrito pelo autor do post. Não é permitida escrita “tipo SMS”.

                              Comentário


                                #16
                                O Firefox ajuda...

                                Graças ao Firefox assinalar as palavras que não reconhece estou a tentar corrigir a minha escrita SMS embora as abreviaturas por vezes escapem... (tb, pq, qd, cm...)

                                Compreendo perfeitamente a crítica aos Xs, também chamo a atenção a isso a familiares e amigos principalmente quando usam um X ou um K para substituir apenas uma letra (dix em vez de diz ou kq em vez de qd que deveria ser quando...)

                                Não levo tão a peito a utilização desses caracteres quando o texto é perceptível, agora quando faltam vogais e aparecem X e K exageradamente demoro bastante tempo a perceber o seu conteúdo...

                                Em suma, aceito na boa as abreviaturas, porque sou do tempo em que tudo tinha de caber apenas numa SMS mas a substituição de várias letras por X e K já me faz alguma confusão...

                                Comentário


                                  #17
                                  pmct, manda já fechar o estaminé!!!

                                  O que se seria agora a quererem que se escreva correctamente!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por MS Ver Post
                                    O que se seria agora a quererem que se escreva correctamente!
                                    «Desleixo - típico do 'tuga' que não se importa se o outro vai perceber a mensagem.»

                                    Comentário


                                      #19
                                      Tento sempre escrever tudo direito...

                                      A coisa que mais me acontece é iniciar as frases sem maiúsculas, e mesmo assim não é frequente.


                                      Mas também é preciso ver que muita gente mesmo dá erros ortográficos. Simplesmente porque não sabem...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por cobola Ver Post
                                        «Desleixo - típico do 'tuga' que não se importa se o outro vai perceber a mensagem.»
                                        Estava a brincar! Tento escrever sempre correctamente e subscrevo a 100% o Lino.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Eu tento sempre escrever correctamente, mesmo que por isso tenha de levar mais algum tempo e leio sempre o texto antes de o editar. Tenho brio nisso e gosto que as pessoas me entendam, como também do contrário, mas claro que por vezes pode surgir uma gralha, é natural.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por MS Ver Post
                                            Estava a brincar! Tento escrever sempre correctamente e subscrevo a 100% o Lino.
                                            ó kapa

                                            Comentário


                                              #23
                                              Escrever bem é um direito e uma obrigação de cidadania, inclusive transmite a consideração que se tem pela Língua Mãe, pelos que lêem o que escrevemos e até revela muitos aspectos característicos de nós próprios, mesmo que disso não nos demos conta!...

                                              Num fórum, sobretudo da dimensão e projecção deste, é, digamos, de alguma forma preocupante que se não tenha essa "atenção". Escrever bem é elementar. E nem é preciso ter dotes linguísticos, basta escrever simples e sem erros...

                                              A informação e o saber estão aí, à distância de um clique!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Concordo plenamente com o que já foi escrito...

                                                Por mais cuidado que se tenha ao escrever, lá surge sempre um erro.
                                                A questão está em ler o que se escreve, antes de "postar" (ou mesmo ler depois e corrigir... quantas vezes já corrigi o que escrevi)

                                                Já deixei de chamar a atenção em relação a erros e x's k's, porque parecia que o pessoal se sentia ofendido.

                                                Só espero é que não andemos agora numa desenfreada "caça ao erro"!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Os casos do pessoal que escrever tipo sms, escreve assim pq está tão habituado que nem se lembra disso.
                                                  Depois existem os casos que não sabem escrever

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Às vezes o não se escrever bem, é por falta de prática, mas também do ensino que nos foi dado em pequenos.
                                                    Eu por sorte, tive numa escola até à 4ª classe, em que o saber escrever bem era como que a bandeira da escola.
                                                    Quando cheguei ao 5º ano, eu e os meus colegas da minha escola, sabíamos escrever muito melhor que os outros, quase não dávamos erros.
                                                    Muito ditados fizémos, muitos erros corrigimos. Acho que a fase de aprendizagem é a fase mais importante de tudo.

                                                    Apesar de tudo o que foi dito, considero este fórum num nível mais ou menos bom em termos de escrita. Vejo outros que dá vontade de vomitar. Mas também se deve salientar o comportamento aqui do pessoal todo, que quando vê alguém novo por aqui a escrever "axim buéda fix man", chama logo a atenção.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                                                      Escrever bem é um direito e uma obrigação de cidadania, inclusive transmite a consideração que se tem pela Língua Mãe, pelos que lêem o que escrevemos e até revela muitos aspectos característicos de nós próprios, mesmo que disso não nos demos conta!...

                                                      Num fórum, sobretudo da dimensão e projecção deste, é, digamos, de alguma forma preocupante que se não tenha essa "atenção". Escrever bem é elementar. E nem é preciso ter dotes linguísticos, basta escrever simples e sem erros...

                                                      A informação e o saber estão aí, à distância de um clique!
                                                      Exactamente! Vê-se muitas vezes que certas formas de escrever dão correspondência com certas atitudes e formas de estar!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Em relação à regra da escrita, muitos users são avisados pela moderação quando exageram na forma de escrever mal.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          E escrever mal aqui no fórum é uma coisa.

                                                          Agora imaginem estar o dia todo a receber e-mails de clientes que nem se dão ao trabalho de escrever virgulas e pontos.

                                                          Só dá vontade de lhes responder na mesma moeda, mas infelizmente as respostas têm de passar pelo big boss.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Zylmhuin VII Ver Post
                                                            Concordo plenamente com o que já foi escrito...

                                                            Já deixei de chamar a atenção em relação a erros e x's k's, porque parecia que o pessoal se sentia ofendido.
                                                            Só espero é que não andemos agora numa desenfreada "caça ao erro"!
                                                            Por acaso, até relativizo a questão dos k's e dos x's.

                                                            O idioma escrito é uma construção social, assente em códigos perceptíveis pelos elementos desse grupo - a Língua é um dos factores determinantes para a existência de uma Nação. Uma das outras características é ser dinâmica, pois evolui deixando cair arcaismos e incorporando neologismos.

                                                            A escrita 'telegráfica' nos telemóveis representa uma faceta da cultura pós-moderna, e que é entendível por toda uma faixa social, que, aliás, se tem vindo a alargar à medida que cada vez mais gente usa as mensagens nos telemóveis e participa em fora online. O resultada há-de ser a incorporação desta prática nos nossos hábitos de escrita.

                                                            Na verdade, o idioma ocidental é fonético e não visual, logo, as letras representam sons (ao contrário do idiográfico egípcio, por exemplo). Por esse modo já deixamos cair o "ph" em farmácia, ou o "c" em vitória - o que não dizemos vai sendo eliminado das práticas correntes, restando apenas na minoria erudita.
                                                            O "k" é uma simplificação de "que", pelo que aqui se aplica na perfeição o que disse.
                                                            Não vai de encntro às regras, de facto, mas elas são feitas para servir e são mutáveis.

                                                            Embora não goste, mas entenda, considero ainda pior, no entanto, as ausências de pontuação, a concordância gramatical e a construção frásica.
                                                            É que, com os k's ainda vais entendendo, agora, sem pontuação e a 'orgia' sintática, nada feito.
                                                            Editado pela última vez por cobola; 12 March 2008, 15:27.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X