Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Vantagens de Trabalhar num Banco

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Vantagens de Trabalhar num Banco

    Boas

    Estava ontem um colega meu de trabalho a dizer que um dos melhores
    sitios para se trabalhar são os bancos, não em balcoes, mas nos
    serviços internos, que são vastos.

    Eu sei que têm algumas regalias interessantes,
    especialmente a nivel de crédito, mas alguém me sabe indicar que
    outro tipo de regalias têm e qual é o nível salarial médio para funções
    internas relacionadas com os sistemas de suporte ao banco (pex: Gestão de Projectos) ?

    É que conheço algumas pessoas que trabalham em bancos e que se queixam,
    mas depois ouço outros a dizer que são dos melhores sitios para se trabalhar...

    Serão certamente sitios com uma estrutura hierarquica bastante complexa
    e de dimensao consideravel, daí colocar em causa se ao trabalhar num
    sitio desses não se vai ser apenas 'mais um' no meio das centenas de
    empregados que lá existem. Sendo tanta gente, tenho a tendencia a
    pensar que a evolução de carreira não deverá ser muito fácil visto serem
    muitos a querer ocupares melhores lugares quando existem vagas ...

    Gostava das vossas opinioes para poder contra-argumentar :-)

    #2
    Horarios razoaveis
    Creditos com taxas bastante mais baixas
    Seguros com premios mais baixo ( normalmente cada banco tem a sua seguradora)
    Serviço de saude bastante bom e comparticipado

    O resto das regalias já vai depender do cargo que ocupas.... mas essas sao base.

    Comentário


      #3
      Há bancos e bancos.

      Comentário


        #4
        Conheço quem trabalhava num banco que todos os anos tinha direito a pedir um empréstimo de X€, pedi, metia a render noutro banco e sem qq risco pagava o empréstimo e ainda dava lucro.

        Comentário


          #5
          Estive dois anos num banco (serviços internos) e quiz sair.

          As vantagens são básicamente as já referidas, crédito com uma pequena taxa de juro, sistema de saúde, horários aceitáveis.

          As desvantagens já as referiste todas com bastante precisão. Foram exactamente essas que me fizeram querer sair!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por JCSPOWER Ver Post
            Boas

            Estava ontem um colega meu de trabalho a dizer que um dos melhores
            sitios para se trabalhar são os bancos, não em balcoes, mas nos
            serviços internos, que são vastos.

            Eu sei que têm algumas regalias interessantes,
            especialmente a nivel de crédito, mas alguém me sabe indicar que
            outro tipo de regalias têm e qual é o nível salarial médio para funções
            internas relacionadas com os sistemas de suporte ao banco (pex: Gestão de Projectos) ?

            É que conheço algumas pessoas que trabalham em bancos e que se queixam,
            mas depois ouço outros a dizer que são dos melhores sitios para se trabalhar...

            Serão certamente sitios com uma estrutura hierarquica bastante complexa
            e de dimensao consideravel, daí colocar em causa se ao trabalhar num
            sitio desses não se vai ser apenas 'mais um' no meio das centenas de
            empregados que lá existem. Sendo tanta gente, tenho a tendencia a
            pensar que a evolução de carreira não deverá ser muito fácil visto serem
            muitos a querer ocupares melhores lugares quando existem vagas ...

            Gostava das vossas opinioes para poder contra-argumentar :-)
            Qual o mal de trabalhar ao balcão? Para teres uma ideia, tenho colegas meus de curso que trabalhavam nos serviços internos e passado um tempo vieram se embora (por opção) porque diziam que estavam a ser subaproveitados e que não aprendiam nada de novo (muito monotono) e ganhavam menos que os que tavam ao balcão.

            Parecendo que não mas o contacto com os clientes é bastante importante para uma progressão na carreira dentro dessa área.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por PSL Ver Post
              Qual o mal de trabalhar ao balcão? Para teres uma ideia, tenho colegas meus de curso que trabalhavam nos serviços internos e passado um tempo vieram se embora (por opção) porque diziam que estavam a ser subaproveitados e que não aprendiam nada de novo (muito monotono) e ganhavam menos que os que tavam ao balcão.

              Parecendo que não mas o contacto com os clientes é bastante importante para uma progressão na carreira dentro dessa área.

              A área comercial é a que dá mais oportunidades. Se a pessoa gostar do contacto com as pessoas, e for interessada o suficiente para estar a par das especificidades dos produtos e serviços do Banco, consegue em princípio ter algum sucesso.
              Acho que a maior parte dos Bancos tem sistemas de incentivos, com prémios em dinheiro quando se atingem determinados objectivos, e alguns ainda pagam um prémio extraordinário no final do ano. Um trabalhador num Banco destes consegue sem um esforço sobre-humano tirar mais 4 ou 5 salários por ano, além dos 14 da praxe.
              E depois há os benefícios já apontados que, parecendo que não, significam na prática um acréscimo salarial importante. O SAMS deve ser o melhor sistema privado de saúde do país. Quem é jovem e saudável não dá conta, mas quando se chega a uma certa idade, ou por exemplo as mulheres quando têm filhos, poupam muito dinheiro.
              No crédito a vantagem também é boa. Não sei se sabem, mas os bancários pagam pelo crédito à habitação uma taxa com spread negativo (euribor menos x)!

              O revés da medalha é sobretudo os horários esquisitos (quantas vezes não passamos ao pé de um balcão às 8 da noite e ainda lá está gente), o stress da pressão comercial, e a responsabilidade de andar a mexer com o dinheiro dos outros.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                A área comercial é a que dá mais oportunidades. Se a pessoa gostar do contacto com as pessoas, e for interessada o suficiente para estar a par das especificidades dos produtos e serviços do Banco, consegue em princípio ter algum sucesso.
                Acho que a maior parte dos Bancos tem sistemas de incentivos, com prémios em dinheiro quando se atingem determinados objectivos, e alguns ainda pagam um prémio extraordinário no final do ano. Um trabalhador num Banco destes consegue sem um esforço sobre-humano tirar mais 4 ou 5 salários por ano, além dos 14 da praxe.
                E depois há os benefícios já apontados que, parecendo que não, significam na prática um acréscimo salarial importante. O SAMS deve ser o melhor sistema privado de saúde do país. Quem é jovem e saudável não dá conta, mas quando se chega a uma certa idade, ou por exemplo as mulheres quando têm filhos, poupam muito dinheiro.
                No crédito a vantagem também é boa. Não sei se sabem, mas os bancários pagam pelo crédito à habitação uma taxa com spread negativo (euribor menos x)!

                O revés da medalha é sobretudo os horários esquisitos (quantas vezes não passamos ao pé de um balcão às 8 da noite e ainda lá está gente), o stress da pressão comercial, e a responsabilidade de andar a mexer com o dinheiro dos outros.
                isso é verdade.Então se fores gestor de carteiras de clientes, os premios podem rondar os 20 ordenados (conforme as carteiras que angariares).
                Muita gente pensa que trabalhar numa sucursal é desprestigiante, mas isso é apenas um mito (então se for recem licenciado, para aprender é do melho que há).
                Quanto aos horarios, é como todos os empregos:nem sempre se sai a horas

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por PSL Ver Post
                  isso é verdade.Então se fores gestor de carteiras de clientes, os premios podem rondar os 20 ordenados (conforme as carteiras que angariares).
                  Bolas, conheço 2 bons gestores 360 no BES e nenhum tira essa alarvidade (nem lá perto) de ordenados bónus nas distribuições de lucros!!

                  Não há aí nenhum exagero?

                  Ou será que é só nos balcões por Lisboa?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por cooperluke Ver Post
                    Bolas, conheço 2 bons gestores 360 no BES e nenhum tira essa alarvidade (nem lá perto) de ordenados bónus nas distribuições de lucros!!

                    Não há aí nenhum exagero?

                    Ou será que é só nos balcões por Lisboa?
                    Garantidamente na CGD não funciona assim. Todas as pessoas que trabalham nos balcões ambicionam trabalhar nos serviços centrais. O nível salarial dos balcões é substancialmente inferior ao dos serviços centrais. As comissões e prémios não são nada de substancial.

                    Não conheço o funcionamento dos outros bancos, mas não acredito que se afastem muito disto.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por MS Ver Post
                      Garantidamente na CGD não funciona assim. Todas as pessoas que trabalham nos balcões ambicionam trabalhar nos serviços centrais. O nível salarial dos balcões é substancialmente inferior ao dos serviços centrais. As comissões e prémios não são nada de substancial.

                      Não conheço o funcionamento dos outros bancos, mas não acredito que se afastem muito disto.
                      Os serviços centrais da CGD para além de estarem muito bem situados têm excelentes condições.

                      Comentário


                        #12
                        Para mim a melhor coisa de se trabalhar num banco ou para a banca ... são os SAMS ... fazem-me muito jeito ... é um serviço 6* ! ainda por cima é valido para mim e para os meus familiares directos .

                        Comentário


                          #13
                          O meu irmão trabalha num banco e não gosta.
                          O ordenado não é nada de especial (esses 20 meses pagos num ano deve ser brincadeira...) e realmente o que completa o ordenado é o sistema de saude e os créditos baixos. E hoje em dia para se subir é realmente necessário ser muito bom a nível comercial, pois o que os bancos querem é vender e de tudo: desde de seguros a computadores, desde de cartões de crédito a serviços de jantar e é precisamente devido a isto que ele não gosta de trabalhar no banco, ele é um "vendedor" muito fraco.

                          Comentário


                            #14
                            Então mas...qual é o ordenado normal de um funcionário de um banco (por exemplo ao balcão)?

                            Comentário


                              #15
                              Outra vantagem de se trabalhar num banco é ter-se um emprego prestigiante em qualquer ponto do país.

                              Os bancários são bem vistos pelas populações, e pode-se trabalhar em qualquer lado e não necessariamente em Lisboa ou no Porto.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                                O revés da medalha é sobretudo os horários esquisitos (quantas vezes não passamos ao pé de um balcão às 8 da noite e ainda lá está gente), o stress da pressão comercial, e a responsabilidade de andar a mexer com o dinheiro dos outros.
                                Os horários não são equisitos, comparados com muitas outras profissões.
                                Para além do mais, é proíbido um funcionário (que não gestor) estar no banco depois da hora de saída.
                                Se aparece uma inspecção, paga o empregador e o funcionário.
                                Já ouvi histórias de quem se econdesse debaixo de mesas ou atrás de armários...
                                Claro que a maioria dos directores quer lá saber...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por cooperluke Ver Post
                                  Bolas, conheço 2 bons gestores 360 no BES e nenhum tira essa alarvidade (nem lá perto) de ordenados bónus nas distribuições de lucros!!

                                  Não há aí nenhum exagero?

                                  Ou será que é só nos balcões por Lisboa?
                                  Tu tas a falar de gestores de balcão. Eu tava a falar de gestores de carteiras de investimentos. Não faz parte directamente da area comercial, mas também não é 100% area financeira. Anda ali no meio dos 2. E os 20 ordenas é em casos muito muito raros ( mas acontecem).

                                  Quanto a ordenanos nos balcões, a mim ofereceram me 800 liquidos por um estágio profissional (o que é bstante bom). Mas não devem fugir muito dos 1500 no máximo para gerentes.
                                  Eu diria que é uma boa area para se começar e fazer curriculum, mas a longo prazo tende se a estagnar.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por PSL Ver Post
                                    Tu tas a falar de gestores de balcão. Eu tava a falar de gestores de carteiras de investimentos. Não faz parte directamente da area comercial, mas também não é 100% area financeira. Anda ali no meio dos 2. E os 20 ordenas é em casos muito muito raros ( mas acontecem).

                                    Quanto a ordenanos nos balcões, a mim ofereceram me 800 liquidos por um estágio profissional (o que é bstante bom). Mas não devem fugir muito dos 1500 no máximo para gerentes.
                                    Eu diria que é uma boa area para se começar e fazer curriculum, mas a longo prazo tende se a estagnar.
                                    1500 é o ordenado de um gestor já com uma boa carreira num balcão. um gerente ganha mais de 2000.


                                    apesar de tudo (pressão de objectivos, horários, gastos com imagem, etc), trabalhar na banca ainda acaba por compensar. por exemplo:

                                    -um casal que tenha 2 filhos e que um dos pais trabalhe num banco, tem acesso a um seguro de saúde do mais completo que há (dependendo do banco) mas que se fosse a ser adquirido "cá fora", custaria, pelos 4, bem mais de 200 euros;
                                    -tem acesso aos SAMS;
                                    -é uma profissão, como já foi dito, que ainda dá algum prestígio (pelo menos na província...);
                                    -o que o empregado bancário poupa se tiver crédito habitação é também significativo: para 150.000eur a 30 anos, a poupança é superior a 150-200 euros por mês;
                                    -se tiver um bom desempenho, "facilmente" consegue um bónus de 1,5 a 3 ordenados por ano;
                                    -pode de facto aceder a crédito pessoal com taxas excelentes e que permite fazer aplicações financeiras e ainda ganhar dinheiro

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por warmthboy Ver Post
                                      Então mas...qual é o ordenado normal de um funcionário de um banco (por exemplo ao balcão)?
                                      No inicío de carreira ganha cerca de 1000 euros.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por PSL Ver Post
                                        isso é verdade.Então se fores gestor de carteiras de clientes, os premios podem rondar os 20 ordenados (conforme as carteiras que angariares).
                                        Muita gente pensa que trabalhar numa sucursal é desprestigiante, mas isso é apenas um mito (então se for recem licenciado, para aprender é do melho que há).
                                        Quanto aos horarios, é como todos os empregos:nem sempre se sai a horas
                                        Eh lá! Que banco é esse?
                                        A não ser que estejamos a falar do salário mínimo...e mesmo assim...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por MS Ver Post
                                          Garantidamente na CGD não funciona assim. Todas as pessoas que trabalham nos balcões ambicionam trabalhar nos serviços centrais. O nível salarial dos balcões é substancialmente inferior ao dos serviços centrais. As comissões e prémios não são nada de substancial.

                                          Não conheço o funcionamento dos outros bancos, mas não acredito que se afastem muito disto.
                                          Como deves saber, a CGD não propriamente um banco...
                                          É uma mistura de caixa-forte do Tio Patinhas com uma repartição pública, gerida ao sabor das necessidades governamentais.

                                          Apesar de para o cliente (particular ou empresa) o serviço ser semelhante, para os colaboradores a banca privada é completamente diferente da CGD.
                                          Noutro campeonato estão ainda as Caixas Económicas, Montepio incluído.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por meiokilo Ver Post
                                            No inicío de carreira ganha cerca de 1000 euros.
                                            Está a baixar...os pessoal mais novo está-se mesmo a assumir como a geração dos 500€ e de ano para ano o salário de entrada é cada vez mais baixo.
                                            Quanto aos estágios, alguns bancos já começaram a ir buscar os curriculares às universidades para aproveitarem os empregados de borla.

                                            É escandaloso, mas é verdade. Neste momento, sei de casos de recém-licenciados a ganhar 900€...brutos.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Vorsprung durch Technik Ver Post
                                              Está a baixar...os pessoal mais novo está-se mesmo a assumir como a geração dos 500€ e de ano para ano o salário de entrada é cada vez mais baixo.
                                              Quanto aos estágios, alguns bancos já começaram a ir buscar os curriculares às universidades para aproveitarem os empregados de borla.

                                              É escandaloso, mas é verdade. Neste momento, sei de casos de recém-licenciados a ganhar 900€...brutos.
                                              900 euros brutos não é assim tão mau se for em estágio. Antigamente os estágios eram quase todos curriculares, mas depois depende das áreas.

                                              Alias, no periodo em que tive a trabalhar numa das melhores consultoras do pais, o meu salario era de .....700 brutos. Excusado será dizer que só lá fiquei 2 semanas.

                                              Comentário


                                                #24
                                                o sistema de saúde da cgd é uma maravilha... .

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por meiokilo Ver Post
                                                  No inicío de carreira ganha cerca de 1000 euros.

                                                  Porraaaaaa...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Vorsprung durch Technik Ver Post
                                                    Como deves saber, a CGD não propriamente um banco...
                                                    É uma mistura de caixa-forte do Tio Patinhas com uma repartição pública, gerida ao sabor das necessidades governamentais.

                                                    Apesar de para o cliente (particular ou empresa) o serviço ser semelhante, para os colaboradores a banca privada é completamente diferente da CGD.
                                                    Noutro campeonato estão ainda as Caixas Económicas, Montepio incluído.

                                                    como assim?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Diogo32 Ver Post
                                                      como assim?
                                                      Assado.
                                                      j/k

                                                      Nos últimos anos (10) a banca comercial privada adoptou sistemas de incentivos que impõem objectivos muito ambiciosos, gerando uma dinâmica de mercado que não é normal em Portugal. Isso também se reflecte no mercado de emprego, com um regime de transferências só visível no mercado dos jogadores de futebol.
                                                      Existe no mercado nas multinacionais, mas confinado a Lx. A banca está espalhada por todo o país.

                                                      O reverso da medalha é que os que estão dispostos a jogar o jogo para conseguirem esses objectivos trabalham que nem cães - não há horários e o dia começa sempre às 8h30.
                                                      As componentes salariais fixas estão a reduzir-se - daí os recém-licenciados estarem a ser pagos mal e porcamente - e a cenoura são os rendimentos variáveis medidos pela performance comercial, com consecutivas exigências profissionais que têm um impacto estrondoso na vida pessoal.
                                                      Mas quem quer ou gosta, sujeita-se.

                                                      A CGD, o Montepio Geral e as Caixas de Crédito aderiram a esta "arquitectura" só muito recentemente.
                                                      A CGD incorporou um espírito mais comercial ao adquirir o BNU, mas tem ainda muitos "ortodoxos" no banco.
                                                      O Montepio só desde há 3/4 anos começou o processo de dinamização e o mercado de transferências dos seus quadros é pouco dinâmico.
                                                      As Caixas de Crédito são um mundo à parte...e um mundo muito esquisito, acrecente-se!

                                                      E já agora, acrescente-se que as melhores regalias da banca são o sistema de saúde e a fonte de experiência e conhecimentos para quem o reconhecer e souber capitalizar.
                                                      Os vencimentos, a qualidade de vida e as regalias estão mesmo num patamar inferior ao de qualquer grande empresa de outro ramo.

                                                      E quanto aos benefícios no crédito e seguros, é uma ilusão.
                                                      Já foi uma regalia, quando o acesso ao crédito era dificil e as taxas de juro elevadas.
                                                      Hoje, com a evolução da competitividade nos mercados, esses beneficios representam migalhas.
                                                      E da forma como os sistemas de RH estão montados, é mais um instrumento de controlo que propriamente um benefício concedido.
                                                      Conheço quem faça questão de não beneficiar disso.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por meiokilo Ver Post
                                                        No inicío de carreira ganha cerca de 1000 euros.
                                                        Parecem-me que no inicio (há cerca de 2 anos) o meu irmão ganhava á volta de 800€ "limpos"

                                                        Quanto ao trabalho num banco ser prestigioso, acho que isso já acabou há muito tempo...Eu ao meu irmão digo que ele trabalha para os chulos

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Os Bancos não são o mar de rosas que aqui pintam!!! O meu pai trabalhou no Milhénio e nos últimos anos andava com horários estúpidos e pressão enorme...não sei se entretanto alguma coisa mudou, mas não me acredito...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Vorsprung durch Technik Ver Post
                                                            Assado.
                                                            j/k

                                                            Os vencimentos, a qualidade de vida e as regalias estão mesmo num patamar inferior ao de qualquer grande empresa de outro ramo.

                                                            E quanto aos benefícios no crédito e seguros, é uma ilusão.
                                                            Já foi uma regalia, quando o acesso ao crédito era dificil e as taxas de juro elevadas.
                                                            Hoje, com a evolução da competitividade nos mercados, esses beneficios representam migalhas.
                                                            ....
                                                            Conheço quem faça questão de não beneficiar disso.
                                                            A taxa de juro de crédito à habitação paga pelos bancários, que resulta do acordo colectivo de trabalho em vigor para o sector, é 65% da taxa de referência do Banco Central Europeu. Hoje, corresponde a 2,6%. Se tivermos em conta que a Euribor está a 4,6%, e o melhor que um Cliente não bancário consegue é um spread de 0,2% (e tem que ser um excelente cliente para conseguir isto), temos então um diferencial de taxa de 2,2%.
                                                            Para um empréstimo de, vá lá, 100.000 euros, são menos 2.200 euros que o bancário paga de juros face a um Cliente "normal". É como se o bancário ganhasse mais 180 euros por mês, com a vantagem acrescida de não pagar IRS sobre essa parte.
                                                            Se há quem possa ter acesso a isto e não aproveite, só posso concluir que tomou a decisão errada.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X