Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ajuda algumas dicas para lidar com um gato...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ajuda algumas dicas para lidar com um gato...

    Boas desde a uns dias que me rondava a casa um gato ( já vi que é gata ), hoje resolvi chama-la e ela veio ter comigo, é muito meiga e estava esfomeada. Comprei-lhe comida (que ela "devorou"). Não tem coleira, mas pela maneira como age é gato caseiro, tenho receio que tenha sido abandonada, mas como nunca tive gatos, que cuidados é que tenho de ter com o bichano.
    Obrigado pelas dicas que me possam dar.
    RMVC
    Editado pela última vez por RMVC; 13 March 2008, 18:55.

    #2
    Para começar, leva-a a um veterinário. Desparasitar e vacinar.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por RMVC Ver Post
      Boas desde a uns dias que me rondava a casa um gato ( já vi que é gata ), hoje resolvi chama-la e ela veio ter comigo, é muito meiga e estava esfomeada. Comprei-lhe comida (que ela "devorou"). Não tem coleira, mas pela maneira como age é gato caseiro, tenho receio que tenha sido abandonada, mas como nunca tive gatos, que cuidados é que tenho de ter com o bichano.
      Obrigado pelas dicas que me possam dar.
      RMVC


      Queres ficar com ele? se sim há alguns passos básicos a seguir tais como:

      - ir ao veterinário para o gato levar as vacinas necessárias;
      - castrar o gato (principalmente se tiveres um quintal ou assim)...senão ficas sem ele.
      - comprar-lhe uma coleira;
      - teres em atenção que os gatos teem vicios. Se lhe começares a dar comida muitas vezes ao dia, podes ter a certeza que ele se habitua a isso e vai passar a miar a todas as horas porque quer comer....não por ter fome, mas por ter o vicio.

      Comentário


        #4
        Leva-a a um veterinário para ver se está tudo ok, brinca e dá-lhe mimo q.b.

        Comentário


          #5
          Bem, se estás a pensar em adoptá-la, Parabéns!

          Tens casa, apartamento, quintal ? Algumas coisas dependem disso. Ela vai ficar na rua, em casa ? etc etc.

          Comentário


            #6
            hummmm gata com o sio....

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por PowerSlide Ver Post
              Bem, se estás a pensar em adoptá-la, Parabéns!

              Tens casa, apartamento, quintal ? Algumas coisas dependem disso. Ela vai ficar na rua, em casa ? etc etc.
              Tenho uma moradia com quintal, mas tambem tenho um serra da estrela macho com 5 anos, que não sei como ira reagir a um novo hospede.
              De qualquer maneira cuta-me nada fazer pela bichana, que é muito meiga.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por RMVC Ver Post
                Tenho uma moradia com quintal, mas tambem tenho um serra da estrela macho com 5 anos, que não sei como ira reagir a um novo hospede.
                De qualquer maneira cuta-me nada fazer pela bichana, que é muito meiga.
                Isso vai concerteza dar alguma "batatada" de vez em quando, mas sendo a gata caseira não deve dar problema de maior.

                Cumps.

                Comentário


                  #9
                  Eu tenho 2 rottweilers 1 galgo que adptei pois sofria de maus tratos e 2 Gatos bosques da noruega, cá em casa é uma animaçao, dão-se todos bem, quer dizer tem dias eheheheh, mas regra geral dão-se bem, so a minha filhota é que nao lhes da um minuto de descanso, mas apenas para brincar foi ensinada desde muito cedo a respeitar os animais e a nao lhes fazer mal

                  Quanto ao teu caso:

                  Primeiro que tudo:
                  Leva-a ao veterinario, falaram a castraçao, ora se é uma femea nao pode ser castrada mas sim esterelizada, acredita nao tem nada a ver com castraçao (os meus gatos sao um casal) a esterelizaçao obriga a cirurgia e tem um pós operatorio muito mais doloroso do que a castraçao, eu sei passei por isso, doi muito ver os bichos a sofrerem aqueles dias

                  Depois cria habitos para ela, os meus teem sempre a disposiçao uma tijela de comida seca, e agua, bem como o caixote da areia sempre limpinho, os gatos adoram ter a areia limpa sao EXTREMAMENTE aseados, podes dar de vez em quando uma lata de comida, de preferencia de qualidade, os veterinarios nao aconselham mas eu dou, é um miminho para eles, adoram o prato fica a pareçer lavadinho :P

                  Depois prepara-te para teres uma excelente companhia que quer muitos mimos e festinhas

                  Muita gente diz que os gatos sao falsos , nada mais errado, estima-o adora-o e trata-o bem que terás um novo amigo ate ao fim dos seus dias

                  So te posso desejar a maior sorte, e nao abandones a bichana



                  EDIT: Prepara-te apos a esterelizaço/castraçao para os bichanos trabalharem apenas para a engorda, por isso é que os meus há muito que passaram a barreira dos 12 kilos, ja metem respeito mas sao lindos de morrer, o macho entao é o Garfield autentico

                  Comentário


                    #10
                    Rui,

                    Em primeiro lugar parabéns pelo teu gesto!

                    Segundo, como já te disseram veterinário com a bichinha.

                    Qualquer dúvida que tenhas, dispõe.

                    Comentário


                      #11
                      bate-lhe com força ate a matares ... depois esfola... usa o sangue po refogado... e mete dentro do tacho partido e isso da 1 coelhinho que ui ui...



                      agora a sério... trata-a com muita meiguice... os gatos com porrada não vão lá... sempre água fresca, comida... areia limpa pq depois começas a ver cócó pela casa...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Lostfan Ver Post
                        Eu tenho 2 rottweilers 1 galgo que adptei pois sofria de maus tratos e 2 Gatos bosques da noruega, cá em casa é uma animaçao, dão-se todos bem, quer dizer tem dias eheheheh, mas regra geral dão-se bem, so a minha filhota é que nao lhes da um minuto de descanso, mas apenas para brincar foi ensinada desde muito cedo a respeitar os animais e a nao lhes fazer mal

                        EDIT: Prepara-te apos a esterelizaço/castraçao para os bichanos trabalharem apenas para a engorda, por isso é que os meus há muito que passaram a barreira dos 12 kilos, ja metem respeito mas sao lindos de morrer, o macho entao é o Garfield autentico
                        Eu adoro animais... se não fosse muito incómodo podias colocar (ou enviar por pm) umas fotos da bicharada!

                        Cumps.

                        Comentário


                          #13
                          Bem, tal como já disseram é preciso desparasitar e vacinar a gatita. Podes aplicar-lhe um pó ou líquido para as pulgas e carraças (é altura delas).

                          Quanto à esterlização eu se fosse a ti não fazia. Num gato é um pouco banal (os meus quatro gatos são castrados) mas numa gata, tal como disseram é mais complicado. Existem comprimidos que previnem o cio e basta dar um de 15 em 15 dias.

                          Quanto ao que já disseram não tenho muito a acrescentar mas eu não colocava coleira. Os gatos são muito aventureiros e o que não falta por aí são histórias de gatos estrangulados por coleiras que ficam presas em tudo quando é lado.

                          Comentário


                            #14
                            O que deves fazer já é levá-la a um veterinário para ver se tem chip e daí saber o dono. Se não tiver, eles elaboram um plano de vacinação.

                            Em relação ao lidar com o gato em casa:
                            - A liteira (caixa com areia) tem de estar sempre no mesmo sítio.
                            - A cama dele (ou várias como o meu) também não convém mudar de sítio.
                            - Quando chegares a casa ele precisa de um minuto da tua atenção.
                            - Os gatos precisam de um espaço só para eles para se esconderem.
                            - Há quem não o deixe entrar em certas partes da casa. O meu anda por todo o lado. Não tem problema porque ele só gosta da comida dele.
                            - Compra uma escova para lhe alisar o pêlo de vez em quando.
                            - Eles precisam arranhar as unhas. O meu tem um tronco.
                            - Também há quem lhe corte as unhas periodicamente.
                            - Há momentos em que precisam de atenção e outros em que querem estar sozinhos.
                            - Não gostam de barulho.
                            - Se quiseres mostrar o teu desagrado com alguma coisa fala alto para ele. Nunca lhe batas. Eles não entendem.
                            - Quando quiseres mostrar o teu agrado faz-lhe festas e fala baixinho para ele.
                            - Os gatos gostam que lhe façam festas na cabeça e nas orelhas com a ponta dos dedos.

                            E mais coisas. mas agora não tempo para escrever mais. Compra um livro sobre gatos.

                            ahhh e se o transportares no Astra compra-lhe uma casota de viagem se não lá vai a pele dos bancos.

                            Comentário


                              #15
                              Como já disseram a 1ª coisa a fazer é ir ao veterinário fazer um exame geral, vacinar, desparasitar e "despulgar" se for esse o caso. Uma vez que tens quintal e a gata vai ter alguma liberdade, sugiro a colocação de um chip identificativo.

                              A 2ª é esterilizar. Vai-te ficar caro (entre os 100 e os 120€ +/-) mas compensa largamente a saúde da bichana. Os comprimidos (pílula) não são aconselháveis e podem, a médio prazo, causar cancro ou outras complicações a nível de útero e/ou ovários. É um procedimento relativamente rápido. Os pós operatório é um pouco complicado mas hoje em dia, com os fatos de rede e pontos internos não custa metade do que custava aqui há uns anos.

                              A 3ª é acarinhá-la e alimentá-la. Comida a horas certas e quantidades certas (como foi dito antes, com a esterilização as gatas têm tendência a ganhar peso), muita água fresca disponível (quanto mais beberem menos riscos correm de ter problemas ao nível so sistema urinário) e areia sempre limpa e mudada com regularidade. Nesta altura do ano também se aconselha uma escovadela +/- regular pois é altura de mudança de pêlo. Muito mimo e também muita brincadeira (ajuda a mantê-la em forma). Não recomendo coleiras pois podem tornar-se perigosas, mas se mesmo assim quiseres colocar uma escolhe uma que não tenha guizo. O ruído é incomodativo para os gatos.

                              Comentário

                              AD fim dos posts Desktop

                              Collapse

                              Ad Fim dos Posts Mobile

                              Collapse
                              Working...
                              X