Anúncio

Collapse
No announcement yet.

"Vá trabalhar de mota e reduza as despesas mensais para um terço"

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    "Vá trabalhar de mota e reduza as despesas mensais para um terço"

    in "http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/diarioeconomico/edicion_impresa/financas/pt/desarrollo/1100649.html":

    Para quem trabalha nas grandes cidades e não utiliza os transportes públicos, o carro é o meio preferido. No entanto, se optar pela mota, poupa no combustível e, sobretudo, no estacionamento.


    Se lhe dissermos que muita gente, inclusivamente talvez o leitor, gasta quase 380 euros por mês só para ir trabalhar, provavelmente não acreditará. E, se acrescentarmos que esta factura mensal pode descer para menos de um terço se optar por se deslocar de mota - em detrimento do automóvel - pedirá para lhe mostrarmos as contas.

    Olhando para a estrutura do que gastamos para nos deslocarmos para o trabalho de automóvel - combustível, portagens e estacionamento - chegamos a um número perto dos 380 euros, dos quais a maior fatia é gasta, sobretudo, para estacionar o carro durante o dia. Para esta simulação, partimos do cenário de alguém que trabalha em Lisboa e vive a 30 quilómetros, tendo de pagar portagem diariamente. Utilizamos como referência o consumo de combustível do carro mais vendido em Portugal, em 2007, o Renault Mégane II Break. Assim, o gasto mensal com combustível ascende a 94 euros, o valor das portagens (média de A5, Vasco da Gama e 25 de Abril) a 43 euros e o estacionamento, no centro de Lisboa, a 242 euros, a maior fatia da despesa.
    Em contraponto, escolhemos uma de várias scooters de 125 cc, ideais para a cidade mas que servem igualmente para deslocações maiores, a Honda S-Wing 125. Neste caso, a factura fica nos 106 euros, repartida entre 43 euros de portagens (o mesmo valor que o carro por ser da mesma classe) e os 63 euros de combustível. Utilizando a mota, não poupa só no combustível (ambos os veículos do exemplo são muito eficientes), como elimina, de uma só vez, os mais de 200 euros gastos mensalmente para ter o carro à porta do local de trabalho.

    Assim, a comparação quantitativa resume-se a uma despesa de 380 euros por mês deslocando-se de automóvel e a 106 euros, se optar pela mota.

    É claro que há outros ganhos conseguidos com a deslocação de mota, nomeadamente em termos de tempo. Tempo nas filas de trânsito - particularmente difícil nas horas de ponta - e o tempo perdido à procura daquele lugar de estacionamento cada vez mais raro, para evitar deixar o veículo nos dispendiosos parques subterrâneos. A mota poupar-lhe-á tempo e paciência, mas nem tudo são vantagens.

    Em primeiro lugar, fica à mercê das condições meteorológicas. Se chove, tem só duas hipóteses: ou recorre a outro meio de transporte ou se sujeita a uma penosa viagem. Em segundo lugar, o carro ganha no conforto. Para muita gente, um pouco de música ouvida no carro a caminho do escritório é uma boa forma de começar o dia, enquanto se está sentado confortavelmente, mesmo que parado no trânsito. Por último, o carro leva mais gente e, se quiser poupar tempo e dinheiro, nada como levar toda a família no mesmo veículo, quando tal é possível, deixando as crianças na escola e trazendo apenas um carro à cidade. Algo que a mota, com todo o seu prazer de enfrentar o vento, não lhe permite fazer.
    O meu ponto de vista em http://diariodebordo.blogs.motociclismo.pt/2874371/

    "V"

    #2
    Até que a ideia não é má... se não tivéssemos que levar os filhos para a escola/creche, malas e dossiers com documentos e também ser um meio de transporte não tão seguro nem confortável.
    Andei durante 8 anos em duas rodas e comprovo que é mais económico (a divergência de valores não era tão acentuada, visto que eu não pagava nem portagem, nem estacionamento), porém apanhava muitíssimos mais "sustos" em duas rodas, uma vez que, se já não há civismo entre os automobilistas, pior ainda para com os motociclistas... em comparação aos consumos, era realmente uma maravilha!!!

    ... e podem ter a certeza que, neste momento, se eu pudesse ter novamente uma mota, seria o concretizar de um sonho (Varadero! ... ou Transalp)
    Editado pela última vez por JoaoPaulo75; 14 March 2008, 10:53.

    Comentário


      #3
      ... e as despesas com o Hospital para o quádruplo...

      Comentário


        #4
        se alguma vez sair a possibilidade de conduzir 125cc com a carta de ligeiro pode ser que o mercado evolua!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Joao_Paulo Ver Post
          Até que a ideia não é má... se não tivéssemos que levar os filhos para a escola/creche, malas e dossiers com documentos e também ser um meio de transporte não tão seguro nem confortável.
          Andei durante 8 anos em duas rodas e comprovo que é mais económico (a divergência de valores não era tão acentuada, visto que eu não pagava nem portagem, nem estacionamento), porém apanhava muitíssimos mais "sustos" em duas rodas, uma vez que, se já não há civismo entre os automobilistas, pior ainda para com os motociclistas... em comparação aos consumos, era realmente uma maravilha!!!

          ... e podem ter a certeza que, neste momento, se eu pudesse ter novamente uma mota, seria o concretizar de um sonho (Varadero! ... ou Transalp)
          basicamente é isto, a mota continua a ter muitas limitações, se ha pessoas que conseguem fazer a passagem para as duas rodas há uma grande maioria para quem é quase impossivel.
          Ja ando algum tempo para tirar a carta de mota, mas penso sempre nestes contratempos, ate mesmo como veiculo meramente recreativo penso sempre na questao da segurança. É que se ja tenho receio de conviver com algumas pessoas na estrada com mota so ia piorar.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Sherlock Holmes Ver Post
            ... e as despesas com o Hospital para o quádruplo...
            x2... ainda ontem se partiu todo um motard contra mim...

            Comentário


              #7
              Já andei de moto durante 10 anos, todos os dias, fizesse chuva ou sol (até preferia andar à chuva, imagine-se...), tendo tido 3 modelos diferentes.
              Acho que tudo depende para onde se tem que ir, trânsito, estacionamento.
              A não ser que seja uma moto de baixa cilindrada, o consumo comparativamente a um automóvel a diesel pequeno não compensa (considerando o diferencial gasolina/gasóleo).
              Uma moto, infelizmente, tem que funcionar para mim como um segundo veículo, significando em dobro: selo, seguro, manutenção (embora esta seja diluída em 2), equipamento e a compra da própria moto.
              Como nos 40Km que faço diariamente não apanho grande trânsito e não pago pelo estacionamento, tenho tudo concentrado no carro.
              Para matar saudades, lá destapo a minha Suzuki RV125 com 32 anos e dou uma voltita pacífica...

              Comentário


                #8
                O estado tuga não quer

                as motas pagam as mesmas portagens, são raros os locais onde as podes estacionar legalmente em zonas vigiadas, não existem incentivos de qualquer tipo na aquisição, nem sequer o IUC se é equitativo.......uma mota paga mais do que um carro!

                a maioria das seguradoras não quer fazer seguro a motos ou então dá valores obscenos


                e depois guiar uma mota numa grande cidade como Lisboa não é para qualquer um.......

                Comentário


                  #9
                  Eu faço 70 kms todos os dias só para vir trabalhar e voltar a casa. (Sintra-Lisboa)

                  gasto 100 euros de gasóleo, não apanho portagens, não pago estacionamento, trago a minha filha, a maior parte das vezes a dormir.

                  Portanto, para mim, não compensa
                  Editado pela última vez por Tomahawk; 14 March 2008, 12:48.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Sherlock Holmes Ver Post
                    ... e as despesas com o Hospital para o quádruplo...
                    Com cerca de 150.000kms em cima de 2 rodas, caí 2 vezes nos 3 primeiros meses de carta, parado.

                    And your point was ... ?

                    "V"

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Tomahawk Ver Post
                      Eu faço 70 kms todos os dias só para vir trabalhar e voltar a casa.

                      gasto 100 euros de gasóleo, não apanho portagens, não pago estacionamento, trago a minha filha, a maior parte das vezes a dormir.

                      Portanto, para mim, não compensa
                      ... mas se se fizerem as contas à quantidade de automóveis que entram (e saem) de Lisboa diariamente com UMA pessoa lá dentro...

                      "V"

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Tomahawk Ver Post
                        Eu faço 70 kms todos os dias só para vir trabalhar e voltar a casa.

                        gasto 100 euros de gasóleo, não apanho portagens, não pago estacionamento, trago a minha filha, a maior parte das vezes a dormir.

                        Portanto, para mim, não compensa

                        exacto!

                        a mota é assim


                        para quem vive fora de uma grande cidade não compensa

                        para quem vive dentro de uma grande cidade é perigoso

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Sherlock Holmes Ver Post
                          ... e as despesas com o Hospital para o quádruplo...
                          lol, toda a gente sabe que de carro ninguem morre

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por FON Ver Post
                            x2... ainda ontem se partiu todo um motard contra mim...
                            x3, na 3ª feira tive um acidente com um tipo de moto
                            o rapaz ficou dorido q.b.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por sirmister Ver Post
                              lol, toda a gente sabe que de carro ninguem morre
                              a categoria de veículos ligeiros é a que tem menor indice de mortos e feridos graves, isto é, é muito menos provavel que morras ou fiques ferido gravemente num acidente de carro do que em qualquer outro tipo de viatura.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por sirmister Ver Post
                                lol, toda a gente sabe que de carro ninguem morre
                                É... E já que dizes isso... é mesma coisa ter um acidente de mota como de carro? Quando te espetas na traseira de outro, ou outro se atravessa à frente nas mesmas cirscuntâncias, quem fica pior? O motard ou o "enlatado"?

                                Ora ora

                                Comentário


                                  #17
                                  No meu caso também não seria viável.

                                  Venho eu e o meu marido no mesmo carro de Mafra para Lisboa. Substituir isto por duas motas ou uma mota e um carro seria inútil!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Eu ando a pensar comprar uma mota como 2º veículo.

                                    Faço cerca de 60 kms diários.

                                    Gasto uns 6€ por dia no transporte.

                                    6€ dá para cerca de 4,5 litros de gasolina.

                                    Alguém conhece alguma mota entre os 500-750cm3 que faça médias nos 4,5 litros?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                                      ... Suzuki RV125 com 32 anos e dou uma voltita pacífica...


                                      O que eu não gostav de ter um bichinho desses...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                                        Eu ando a pensar comprar uma mota como 2º veículo.

                                        Faço cerca de 60 kms diários.

                                        Gasto uns 6€ por dia no transporte.

                                        6€ dá para cerca de 4,5 litros de gasolina.

                                        Alguém conhece alguma mota entre os 500-750cm3 que faça médias nos 4,5 litros?
                                        BMW F800ST...

                                        Comentário


                                          #21
                                          À mais de 15 anos que vou regularmente fazer TT aos domingos de manhã de mota. De cada vez caio meia duzia de vezes e até hoje nunca me magoei a sério nem parti nada. Torci uma vez um pé e uma vez um braço que não me impediram de continuar a minha passeata.

                                          A maior perigosidade da mota está na atitude do condutor, pois a mota é um veiculo que desperta outros instintos dentro da alma.

                                          É claro que pode acontece uma contingência de se atravessar um carro à frente (exemplo clássico dos detractores da motas) e num carro está-se teoricamente mais protegido, mas ai também poderia dizer que uma mota passa num buraco que um carro não passa, ou poderia dizer que num acidente violento o motociclista poderá ser cuspido por cima do obstáculo enquanto num carro se fica preso no meio do enmaranhado de ferros contorcidos...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                                            Eu ando a pensar comprar uma mota como 2º veículo.

                                            Faço cerca de 60 kms diários.

                                            Gasto uns 6€ por dia no transporte.

                                            6€ dá para cerca de 4,5 litros de gasolina.

                                            Alguém conhece alguma mota entre os 500-750cm3 que faça médias nos 4,5 litros?
                                            cb500

                                            Comentário


                                              #23
                                              Esta análise está muito bonita, mas falta-lhe um factor importantíssimo: a amortização da mota.
                                              Como, na esmagadora maioria dos casos, a mota não substitui completamente o carro, a pessoa que tomar a decisão de passar a andar de mota, vai ter que a comprar. Ao custo da compra acresce o seguro, selo, revisões, etc.. Estes valores têm que ser distribuídos ao longo da vida útil do veículo, para que as contas sejam realmente bem feitas. Não digo que deixe de valer a pena andar de mota, mas são factores que têm que ser pensados, antes de se tomar uma decisão.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Se o estado deixasse que o pessoal com carta de ligeiros guiasse uma 50 ou 125cc era porreiro. Aliás quem tirou a carta antes de 97 pode guiar uma 50cc, se não estou em erro.

                                                Fui um borrego, deveria ter logo tirado a carta de mota. Não é que aprecie motas, mas às vezes dão um jeitaço.
                                                Mas sinceramente, também não faço a menor ideia dos custos inerentes ao uso de uma mota.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Sherlock Holmes Ver Post
                                                  ... e as despesas com o Hospital para o quádruplo...
                                                  Originalmente Colocado por Japh Ver Post
                                                  Com cerca de 150.000kms em cima de 2 rodas, caí 2 vezes nos 3 primeiros meses de carta, parado.

                                                  And your point was ... ?

                                                  "V"
                                                  Nem tanto ao mar, nem tanto à terra.

                                                  Um amigo meu, motard, a velocidade reduzida no centro de Queluz, não conseguiu evitar a colisão com um furgão que não respeitou um STOP. Culpa do meu amigo? Zero. Consequências? Mota para a sucata, operação ao pulso e um ano de terapia para atenuar a perda de movimentos na mão. Consequências se fosse de carro? Chapa amolgada.

                                                  Eu era "menino" para me lançar nas duas rodas, por todas as vantagens conhecidas de mobilidade e custos, mas apenas se não misturassem motociclos e enlatados nas mesmas vias. Nas condições actuais... quem tem c* tem medo.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Mobius Ver Post
                                                    BMW F800ST...
                                                    Boa máquina, mas desconfio dos 4,5 de média.

                                                    De qualquer modo é cara e acima do que estou disposto a gastar.

                                                    Na BMW iria para uma R1150R. (e que se lixem os consumos... )

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                                                      cb500
                                                      Essa está no topo das minhas preferências, mas tem um senão. Falta-lhe o ABS.

                                                      Mesmo na nova CBF 500 o ABS não é disponibilizado, sendo apenas na CBF600SA.

                                                      Só que a CBF600SA ainda não se vê muitas usadas e as que se vêem são caritas (+- 5000€).

                                                      Uma CB500 já se compra por uns 2000€ porreirinha.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        se tivesse garagem, já tinha uma lá em casa...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por AMR Ver Post
                                                          É... E já que dizes isso... é mesma coisa ter um acidente de mota como de carro? Quando te espetas na traseira de outro, ou outro se atravessa à frente nas mesmas cirscuntâncias, quem fica pior? O motard ou o "enlatado"?

                                                          Ora ora
                                                          eu não disse que era a mesma coisa é preciso ter muito cuidado quando se anda de mota. Alem de que muitos acidentes de mota acontecem porque Jovens imaturos pegam em maquinas muito potentes.

                                                          Já agora numa viagem lisboa-porto de carro e de comboio é muito mais provável morrer se se fizer a viagem de carro.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post


                                                            e depois guiar uma mota numa grande cidade como Lisboa não é para qualquer um.......

                                                            Os italianos adaptaram-se. Basta ir a Roma (ou ao youtube ) para ver aquele transito e aqueles estacionamentos cheios de scooters

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X