Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Olhó Canudo Fresquinho !!!!! Há engenharia a preço de saldo ! Comprem Já ...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Olhó Canudo Fresquinho !!!!! Há engenharia a preço de saldo ! Comprem Já ...

    Mas se o Sr. "Inginheiro" também o é ... então, nada de anormal neste pais !!!



    21 Março 2008 - 13.55h
    Superior: Acusações de “facilitismo”

    Licenciados automáticos


    Cerca de 1400 bacharéis de cursos de Engenharia obtiveram administrativamente o grau de licenciado, no Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, uma das seis unidades orgânicas do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC). A situação está a provocar mal-estar no meio académico da cidade, pois “dá uma ideia de facilitismo”, considerou fonte do IPC.

    Segundo apurou o CM, alguns dos ex-alunos dos cursos de Engenharia têm obtido a equivalência ao grau de licenciatura, mediante o pagamento de uma propina anual. Além da avaliação curricular, o percurso profissional de cada candidato tem sido valorizado para os processos de equivalência.
    No ISEC, o valor da propina varia entre 523,90 euros (alunos em tempo parcial) e 650 euros (alunos em tempo integral). Certo é que o financiamento das instituições de Ensino Superior depende, de outros factores, do número de estudantes.
    José Torres Farinha, presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, explicou ao CM que no início do ano lectivo o Conselho de Gestão estabeleceu um regulamento que “prevê um plano de complemento de formação para as situações de reingresso nos cursos, para as equivalências” ao grau de licenciatura. Ou seja, nas escolas do IPC os candidatos ao reingresso deveriam frequentar algumas disciplinas para poderem obter o grau de licenciatura.
    Sobre a situação no ISEC, Torres Farinha apenas diz que esse instituto “tem total autonomia científica e pedagógica”. OCM tentou durante o dia de ontem contactar o presidente do ISEC, Jorge Bernardino, mas tal não foi possível.
    Por seu lado, Luciano Almeida, presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), diz que a creditação dos currículos profissionais “respeita a legislação”. No caso dos ex-alunos com curso de bacharelato (três anos), Luciano Almeida explica que “o actual primeiro ciclo, de 180 créditos, é idêntico ao antigo primeiro ciclo dos politécnicos”, pelo que é natural que sejam concedidas equivalências automáticas.
    Quanto à valorização exclusiva do trajecto profissional, o responsável do CCISP refere que “toda a formação anterior, seja a académica seja a profissional, é alvo de avaliação”, dependendo de cada estabelecimento de ensino a ponderação a dar a cada factor.
    Recorde-se que os adultos com mais de 23 anos e sem o 12.º ano completo podem candidatar-se a cursos de Ensino Superior, contando para o processo de candidatura a um curso a experiência profissional na área.
    Os candidatos têm de realizar uma prova de conhecimentos, além de serem submetidos a uma entrevista para discutir o currículo académico e profissional.
    EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL VALE
    A Portaria 401/2007, de 5 de Abril, estabelece o regime de reingresso, mudança de curso e transferência, já de acordo com as novas regras impostas pelo Processo de Bolonha. As universidades e politécnicos reconhecem, “através da atribuição de créditos, a experiência profissional e a formação pós-secundária”, além de creditarem nos ciclos de estudos a formação realizada no âmbito de outros ciclos de estudos superiores, em estabelecimentos de Ensino Superior nacionais ou estrangeiros, creditando igualmente a formação realizada no âmbito dos cursos de especialização tecnológica. No caso específico do reingresso no Ensino Superior, o documento estabelece que “é creditada a totalidade da formação obtida durante a anterior inscrição no mesmo curso ou no curso que o antecedeu”.
    2502 CURSOS JÁ ALTERADOS
    Até 2010 todos os cursos de Ensino Superior tem de estar adaptados às directrizes do Processo de Bolonha. Dos 2837 cursos em funcionamento, 88 por cento (2502) já está adaptado.
    O acordo de Bolonha prevê a harmonização das universidades em mais de 40 países europeus. O Ensino Superior fica estruturado em três ciclos: 1.º Ciclo (licenciatura, com três anos de duração), 2.º Ciclo (mestrado, dois anos) e 3.º Ciclo (doutoramento, três anos).
    O sistema de créditos mede as horas que o estudante tem de trabalhar para adquirir as competências. Estas horas incluem tempo de aulas, estágios, realização de trabalhos e testes. Foi definido que um ano lectivo de estudo, a tempo inteiro, corresponde a 60 créditos. As disciplinas onde o estudante tem de trabalhar mais têm maior número de créditos.
    No caso dos antigos bacharelatos, por exemplo, os cursos correspondem a 180 créditos (3x60), o que equivale quase automaticamente à actual licenciatura.
    SAIBA MAIS
    9162 alunos inscritos no Instituto Politécnico de Coimbra em 2006/07, dos quais 2669 no Instituto Superior de Engenharia.
    6 unidades orgânicas constituem o Politécnico de Coimbra: as escolas superiores Agrária, de Educação, de Tecnologias da Saúde, de Tecnologia e Gestão (Oliveira do Hospital) e os Institutos Superiores de Engenharia e de Contabilidade e Administração.
    SÓCRATES
    Foi no Instituto Superior de Engenharia de Coimbra que o actual primeiro-ministro, José Sócrates, cursou Engenharia Civil, onde tirou o bacharelato.
    licenciaturas São nove as licenciaturas no ISEC, além de um curso Europeu e quatro cursos de Especialização Tecnológica.
    EXCEPÇÃO
    A Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra é a única unidade que não está na cidade de Coimbra, localizando-se em Oliveira do Hospital. Edgar Nascimento

    Diário de referência
    Editado pela última vez por Excalibur; 21 March 2008, 13:08.

    #2
    É assim que se mete o pais com mais licenciados. Foi por isso que optaram pelo nome de "licenciado" em Bolonha para fazer as equivalência.

    No ESEC é mais fácil tirar um curso de engenharia. E esse caminho está a render frutos com estas novas invenções que se andam a fazer.

    Comentário


      #3
      Andou um gajo a marrar durante 5 anos para agora ser assim...
      É isso e os maiores de 23 anos que muitos deles nem o 12º completo têm mas mesmo assim entram na boa para a faculdade

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por RDSBorges Ver Post
        Andou um gajo a marrar durante 5 anos para agora ser assim...
        É isso e os maiores de 23 anos que muitos deles nem o 12º completo têm mas mesmo assim entram na boa para a faculdade

        Pois mas mesmo assim alguns ( poucos) são melhores alunos

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Im4real Ver Post
          Pois mas mesmo assim alguns ( poucos) são melhores alunos
          Vendo nessa perspectiva, então agora ninguém acaba o 12º e espera fazer 23 anos e vão todos felizes ser senhores doutores e engenheiros.

          Comentário


            #6
            Espero que na minha faculdade numa aconteça nada disso.

            Isto provoca o descrédito total da faculdade perante o mercado de trabalho, e é muito chato e injusto para quem apanha com isto por tabela.

            Comentário


              #7
              Não estou preocupado... felizmente um curso não dá um profissão... dá... para alguns... ferramentas para vencer na vida, e vejo muitos a tombar pelo caminho...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por RDSBorges Ver Post
                Vendo nessa perspectiva, então agora ninguém acaba o 12º e espera fazer 23 anos e vão todos felizes ser senhores doutores e engenheiros.
                Eu disse que eram poucos...provavelmente já com experiência no ramo...

                Comentário


                  #9
                  Não me preocupa minimamente. O mercado fará a sua selecção natural...

                  Agora que essa situação é publica veremos como será daqui para a frente. Por isso é que é muito importante o nome da faculdade onde se estuda.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Im4real Ver Post
                    Eu disse que eram poucos...provavelmente já com experiência no ramo...
                    A minha namorada tem o 12º completo e vai tentar entrar pelos maiores de 23 anos mas também vai fazer os exames nacionais, se não entrar por um lado tenta entrar por outro. Mas não tem nenhuma experiência no ramo. Mas se for para entrar, que ao menos entre pelos exames nacionais.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                      Não me preocupa minimamente. O mercado fará a sua selecção natural...

                      Agora que essa situação é publica veremos como será daqui para a frente. Por isso é que é muito importante o nome da faculdade onde se estuda.
                      Idem, por mim até podiam ter o título de doutores, no mercado de trabalho é que se verá o valôr dos profissionais.

                      Comentário


                        #12
                        Bacharelato e Licenciatura de Bolonha têm o mesmo nível académico, não vejo grande problema no que fizeram. São ambos qualificações de cursos de 3 anos, não irão ser comparados a cursos de 5 anos.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por bbaixo Ver Post
                          Não estou preocupado... felizmente um curso não dá um profissão... dá... para alguns... ferramentas para vencer na vida, e vejo muitos a tombar pelo caminho...


                          Touché !!

                          Melhor do que está frase, será difícil.

                          Comentário


                            #14
                            Exames ad hoc, rvcc's e licenciaturas por dá cá aquela palha.

                            depois como e que se avalia competencias de cada individuo?


                            o ensino basico tira se pelo rvcc em 3 meses o mesmo sucede com o secundario. mesmo que se chumbe e queira ser universitario bora ad hoc.

                            com tanto facilitismo para que raio andei/ando ha tanto tempo na escola?

                            desculpem la. mas com os facilitismo por norma nao se vai destinguir otrigo do joio.
                            como e que se faz o estagio depois se o curso esta lotado e nao existem vagas de estagio para todos e como se destingue numa procura de emprego um academico que fez o percurso completo de um estudante que o fez por ad hoc e rvcc's?

                            vou é para a politica. (not)

                            cumps

                            Comentário


                              #15
                              Eu entrei por via dos maiores de 23 e não acho que tenha sido nada fácil.

                              Tenho até comparado as notas do diurno (que estudam a full-time) com as do nocturno que desgraçados, depois de um dia de trabalho ainda têm de ter aulas até às 23:30 e até aos sábados.

                              A minha conclusão: Os do nocturno têm melhor aproveitamento e melhor ambiente na sala de aula, apesar de terem muito menos tempo que o diurno, que preferem gastar o tempo noutras actividades (por ex: competição de levantar o copo mais vezes...).


                              Por isso por favor, não digam que os maiores de 23 têm facilidades. Têm é a experiência do mundo do trabalho como vantagem, apenas isso.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por freefall2900 Ver Post
                                Eu entrei por via dos maiores de 23 e não acho que tenha sido nada fácil.

                                Tenho até comparado as notas do diurno (que estudam a full-time) com as do nocturno que desgraçados, depois de um dia de trabalho ainda têm de ter aulas até às 23:30 e até aos sábados.

                                A minha conclusão: Os do nocturno têm melhor aproveitamento e melhor ambiente na sala de aula, apesar de terem muito menos tempo que o diurno, que preferem gastar o tempo noutras actividades (por ex: competição de levantar o copo mais vezes...).


                                Por isso por favor, não digam que os maiores de 23 têm facilidades. Têm é a experiência do mundo do trabalho como vantagem, apenas isso.
                                Tens experiência se estiveres a trabalhar no mesmo ramo daquilo que estas a estudar. E hoje em dia na maioria dos casos estão em trabalhos que não têm nada a ver com a licenciatura que estão a tirar.

                                Comentário


                                  #17
                                  Preparem-se, porque vai ser assim!

                                  As regras de financiamento estatal para o ensino superior foram alteradas, e que provocaram um corte profundo nos subsídios. Cada vez mais, os alunos são o garante da sustentabilidade do quadro de professores, e, por inerência, dos restantes funcionários: sem alunos, o governo não financia cursos, e sem alunos, a universidade não terá como segurar os docentes, logo que entre o novo estatuto da carreira docente...

                                  Comentário


                                    #18
                                    epa as pessoas fizeram o bacharelato agora licenciatura de bolonha as cadeiras sao as mesmas o grau acaba por ser o mesmo nao sei onde esta o problema .

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por joao.abreu Ver Post
                                      epa as pessoas fizeram o bacharelato agora licenciatura de bolonha as cadeiras sao as mesmas o grau acaba por ser o mesmo nao sei onde esta o problema .
                                      O maior problema é que se é para um deveria ser para todos.

                                      Eu tenho 300 créditos de bolonha e sou licenciado.
                                      Se quiser ser amestrado tenho que largar 1000 euros de propinas e escrever uma tese pela 2ª vez pois tecnicamente tiram-me os créditos da minha tese de fim de curso e substituem-nos pela nova tese. Fico na mesma com 300 mas com o grau de amestrado.

                                      Não é pelo dinheiro, é mais pq não estou para estar a encher o orifício a proxenetas. Prefiro esperar que o título seja atribuido pela secretaria já que é inevitável a médio prazo dado o aparecimento de caso como este e muitos outros q toda gente conhece.

                                      Mas concordo em absoluto em que se dê o título de licenciado aos bachareis antigos. Mas exijo que se faça o mesmo aos licenciados antigos em nome da igualdade.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por air Ver Post
                                        Bacharelato e Licenciatura de Bolonha têm o mesmo nível académico, não vejo grande problema no que fizeram. São ambos qualificações de cursos de 3 anos, não irão ser comparados a cursos de 5 anos.
                                        Tás errado. Bacharelato só existe em cursos de engenheria e existem muitos mais cursos para alem da engenheria.
                                        E por exemplo no Isel, após 3 anos concluidos fica-se com o bacharelato, mas para se ter a licenciatura é preciso fazer um conjunto de cadeiras para se obter o grau de licenciado.

                                        De facto um licenciado de 3 anos não pode ser comparado a um licenciado de 5 anos, mas com bolonha, um licenciado de 3 anos pode ir tirar o mestrado noutra area, ficando com 5 anos e com um nivel de conhecimento mais amplo que um antigo licenciado de 5 anos.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post

                                          No ESEC é mais fácil tirar um curso de engenharia. E esse caminho está a render frutos com estas novas invenções que se andam a fazer.
                                          Tirei o meu bacharelato no ISEC.

                                          Ora, o curriculo da licenciatura de bolonha é 100% decalcado do curriculo do bacharelato que tirei, sendo assim e já tendo os 180 ECTS, qual é o problema se eu quiser pedir equivalência para a licenciatura de bolonha?

                                          Não vou pedir porque acho uma alarvidade ter de pagar um ano de propinas só para mudar uma palavra no meu certificado de habilitações, mas acho que para quem não gostar da palavra bacharel não há qualquer problema...


                                          Os senhores licenciados de 5 anos certamente também poderão nos seus estabelecimentos pedir a equivalência a um mestrado integrado...


                                          Não é mais fácil (!!??!!) tirar um curso de Engenharia no ISEC, tanto que existem muitas transferências anualmente para os cursos da FCTUC!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por RDSBorges Ver Post
                                            Andou um gajo a marrar durante 5 anos para agora ser assim...
                                            É isso e os maiores de 23 anos que muitos deles nem o 12º completo têm mas mesmo assim entram na boa para a faculdade
                                            Deixa que na Ordem dos Engenheiros já disseram que quem tem o curso em 5 anos é mais engenheiro que os que agora estão a tirar com Bolonha, com 3 anos apenas, e para ser tão engenheiro com os outros terá de ter o mestrado também.

                                            Agora entrar-se pelos maiores de 23 anos sem o 12º realmente é injusto.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por DarkRose Ver Post
                                              Deixa que na Ordem dos Engenheiros já disseram que quem tem o curso em 5 anos é mais engenheiro que os que agora estão a tirar com Bolonha, com 3 anos apenas, e para ser tão engenheiro com os outros terá de ter o mestrado também.

                                              Agora entrar-se pelos maiores de 23 anos sem o 12º realmente é injusto.
                                              Se realmente for assim como dizes, então está bem

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por RDSBorges Ver Post
                                                Tens experiência se estiveres a trabalhar no mesmo ramo daquilo que estas a estudar. E hoje em dia na maioria dos casos estão em trabalhos que não têm nada a ver com a licenciatura que estão a tirar.
                                                Sim, a grande maioria do meu curso estão a trabalhar na mesma área assim como eu. Mas não só tem a ver a área, mas a forma de estudar, a organização, o saber estar e relacionar, muito mais maduros.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Os politicos deste país têm vindo desde há muitos anos a aplicar o "Se a montanha não vai a Maomé, vai Maomé à montanha."

                                                  Mas como é que se faz isto? É fácil! É isso mesmo! Facilita-se! Porque é que é tanta coisa com a escola? Tanta complicação!
                                                  Os miúdos precisam de ter a escolaridade obrigatória. Têm negativas, não sabem a matéria? Pssschhht cala-te! Dá lá o certificado ao rapaz!

                                                  Temos que ficar ao nível da Europa, temos que elevar a fasquia da escolaridade obrigatória para o 12º ano. O quê? O nosso sistema só ainda garante o 9º ano? Alterar imediatamente! Qualquer aluno terá o 12º ano em Portugal!

                                                  Só temos estes licenciados? Oh, que maçada, tenho que fazer tudo? Dêem lá os diplomas aos rapazes coitados, ainda estão tortos da bebedeira de ontem.




                                                  Sei que há bons alunos e nós temos bons "cérebros" em Portugal (não há muitos deles que queiram enveredar pela politica), temos é um sistema de ensino que não permite que haja mais nem muitas hipóteses onde apliquem os seus conhecimentos. Em vez de melhorar a qualidade dos licenciados e melhorar a qualidade dos quadros médios (que tanta ou mais falta fazem), aumenta-se a quantidade! Em vez de se ensinar melhor, facilita-se o diploma. Assim já podemos pôr no papel que temos tantos licenciados como um país grande. E ficamo-nos por aí: pelas estatísticas.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Vergonhoso e pedirem mais de 500 euros para poderem ter equivalencia a licenciatura de bolonha isso sim e uma vergonha. Entao uma pessoa tira o bacharelato "3 anos de estudos" apresenta curriculo e experiencia profissional que mais e que querem? E nao tenho duvidas nenhumas que essa pessoa mais habilitada que um estudante com uma licenciatura de bolonha.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por PSL Ver Post
                                                      Tás errado. Bacharelato só existe em cursos de engenheria e existem muitos mais cursos para alem da engenheria.
                                                      E por exemplo no Isel, após 3 anos concluidos fica-se com o bacharelato, mas para se ter a licenciatura é preciso fazer um conjunto de cadeiras para se obter o grau de licenciado.

                                                      De facto um licenciado de 3 anos não pode ser comparado a um licenciado de 5 anos, mas com bolonha, um licenciado de 3 anos pode ir tirar o mestrado noutra area, ficando com 5 anos e com um nivel de conhecimento mais amplo que um antigo licenciado de 5 anos.
                                                      Ficou tudo na mesma, antes o que se chamava Bacharelato é agora licenciatura e o que era licenciatura é agora mestrado. De resto as competências são as mesmas. No meu curso ficou tudo igual, mudou uma ou outra cadeira, uma normal reforma curricular mas com a mesma base do meu curso. E agora querem que vá pagar 1000€ e fazer uma tese para ficar mestre. Bem podem esperar sentados, com os problemas que tive no meu projecto de fim de curso nem um tostão lá meto. Já tive o azar de apanhar um orientador que só quer saber de quanto chove para ele, chegou...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por kortese Ver Post
                                                        Não é mais fácil (!!??!!) tirar um curso de Engenharia no ISEC, tanto que existem muitas transferências anualmente para os cursos da FCTUC!
                                                        Ou seja, na tua opinião existem muitas transferências porque o ISEC é mais exigente que a FCTUC?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Eu não vejo onde está o facilitismo. Os actuais licenciados têm 3 anos de formação. Os antigos bachareis também. Se a formação é equivalente, qual é o problema de lhes ser dada a equivalência à licenciatura de bolonha?

                                                          Ainda por cima está tudo previsto pela legislação, não é nada de ilegal...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
                                                            O maior problema é que se é para um deveria ser para todos.

                                                            Eu tenho 300 créditos de bolonha e sou licenciado.
                                                            Se quiser ser amestrado tenho que largar 1000 euros de propinas e escrever uma tese pela 2ª vez pois tecnicamente tiram-me os créditos da minha tese de fim de curso e substituem-nos pela nova tese. Fico na mesma com 300 mas com o grau de amestrado.

                                                            Não é pelo dinheiro, é mais pq não estou para estar a encher o orifício a proxenetas. Prefiro esperar que o título seja atribuido pela secretaria já que é inevitável a médio prazo dado o aparecimento de caso como este e muitos outros q toda gente conhece.

                                                            Mas concordo em absoluto em que se dê o título de licenciado aos bachareis antigos. Mas exijo que se faça o mesmo aos licenciados antigos em nome da igualdade.
                                                            se quiser ser amestrado, aconselho que vá para um circo! lá levanta a pata, rebola, etc. Agora se quer ter o grau de mestre, faça pela vida!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X