Anúncio

Collapse
No announcement yet.

lei da concorrencia

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    lei da concorrencia

    Boas,

    Imaginem a seguinte situação:

    Um mercado municipal semanal com "n" vendedores dos variados sectores (carnes, peixe, hortícolas, etc). Entre esses vendedores existem cerca de 6 - 8 na secção de flores sendo 2 deles produtores realizando este mercado para escoar alguma da produção de flores e os restantes vendedores compram para vender.

    Vamos supor que o preço afixado (p.v.p.) pelos aqui indicados como "não produtores" para os cravos e gladíolos são de 5€ e 6€ respectivamente, sabendo que o preço de custo para a revenda é de 3,00€ e 4,50€.

    Dos 2 produtores presentes, o produtor A afixa o preço (p.v.p.) dos cravos a 5€ e os gladiolos a 5,50€.

    O produtor B afixa (p.v.p) dos cravos a 3,50€ e os gladiolos a 5€.

    ---
    Os restantes vendedores sentem-se prejudicados e reclamam que lhes estão esmagar a margem de lucro,criando grande "alarido" sobre o facto de o produtor B apenas se deslocar ao mercado para escoar o restante produto em épocas consideradas altas, fazendo-o com preços demasiado baixos prejudicando as suas vendas, pois é produtor.

    O produtor A apoia os restantes vendedores, pois até ele se sujeita a colocar valores mais altos, apesar de também poder vender ao desbarato e livrar-se do excedente rapidamente, mas não o faz por consideração e porque alguns dos vendedores que lá se encontram serem seus clientes.


    Questão:
    ? Que regulamentação existe para controlar margens de lucro? O produtor B pode fazer a venda com preços tão baixos?? É evidente que os restantes vendedores se sentem prejudicados, mas o que é que impede produtor B de fazer o preço que bem entender??

    #2
    Desde que não venda abaixo do preço de custo, pode vender ao preço que quiser

    Comentário


      #3
      penso que desde que não pertençam a alguma associação (que acorde preços entre os seus acossiados), cada um pode fazer o preço que quiser.

      Obvio que se vender abaixo do preço de custo, vai ter prejuizo.
      Mas muitas vezes (para escoar stocks) as pessoas vendem a preços inferiores ao de custo, minimizando assim o prejuizo. Se não vendessem, o prejuizo iria ser maior, uma vez que não "facturavam" nada.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por boost Ver Post
        penso que desde que não pertençam a alguma associação (que acorde preços entre os seus acossiados), cada um pode fazer o preço que quiser.

        Obvio que se vender abaixo do preço de custo, vai ter prejuizo.
        Mas muitas vezes (para escoar stocks) as pessoas vendem a preços inferiores ao de custo, minimizando assim o prejuizo. Se não vendessem, o prejuizo iria ser maior, uma vez que não "facturavam" nada.
        É proibido a venda abaixo do preço de custo assim como é proibido a concertação de preços, mesmo que atravez de uma associação.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
          É proibido a venda abaixo do preço de custo assim como é proibido a concertação de preços, mesmo que atravez de uma associação.
          Isso tem um nome especifico qq. Acho que se chama dumping e era (é) o que alguns produtores Chineses fizeram (fazem).

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
            É proibido a venda abaixo do preço de custo assim como é proibido a concertação de preços, mesmo que atravez de uma associação.
            relativamente á venda abaixo do preço de custo não sabia que era proibido (e mesmo sendo, é moroso e complicado prová-lo). Em alguns casos, só mesmo contabilisticamente se pode saber se o preço é inferior ou superior, dada a complexidade de determinaçao do preço de custo. Falo obviamente de produtos transformados.

            quanto á concertação de preços, eu sei k é proibida, mas na realidade (e bem sabemos dessa verdade) isso existe.

            Comentário


              #7
              Alpiger
              "Desde que não venda abaixo do preço de custo, pode vender ao preço que quiser "

              boost
              "Mas muitas vezes (para escoar stocks) as pessoas vendem a preços inferiores ao de custo, minimizando assim o prejuizo. Se não vendessem, o prejuizo iria ser maior, uma vez que não "facturavam" nada."

              Alpiger
              É proibido a venda abaixo do preço de custo assim como é proibido a concertação de preços, mesmo que atravez de uma associação.


              Mas quem determina o preço de custo do produto é o próprio produtor B. Imaginem que produzir 1molho com 20 cravos lhe eram suficientes 1,50€ e que todos os restantes vendedores tinham como preço de custo para os mesmos cravos o valor indicativo já referenciado de 3€ (visto que os compravam para vender). O produtor podia simplesmente chegar a esse mercado e colocar os cravos a 1,50€? Opreço de custo dos restantes vendedores é muitissimo superior. É que os vendedores que compram a 3€ ainda tÊm de aplicar uma margem de lucro.....

              Comentário


                #8
                Penso que se pode vender abaixo do preço de custo em determinadas circunstâncias (dumping), penso que tenha que ser por motivos de escoamento de stocks, promoções, estar limitada no tempo, etc. Não tenho 100% a certeza do que estou a falar, mas lembro-me que a minha professora de organização empresarial ter falado nisso.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por rover_214 Ver Post
                  Penso que se pode vender abaixo do preço de custo em determinadas circunstâncias (dumping), penso que tenha que ser por motivos de escoamento de stocks, promoções, estar limitada no tempo, etc. Não tenho 100% a certeza do que estou a falar, mas lembro-me que a minha professora de organização empresarial ter falado nisso.
                  estás correcto

                  Comentário

                  AD fim dos posts Desktop

                  Collapse

                  Ad Fim dos Posts Mobile

                  Collapse
                  Working...
                  X