Boas,
Imaginem a seguinte situação:
Um mercado municipal semanal com "n" vendedores dos variados sectores (carnes, peixe, hortícolas, etc). Entre esses vendedores existem cerca de 6 - 8 na secção de flores sendo 2 deles produtores realizando este mercado para escoar alguma da produção de flores e os restantes vendedores compram para vender.
Vamos supor que o preço afixado (p.v.p.) pelos aqui indicados como "não produtores" para os cravos e gladíolos são de 5€ e 6€ respectivamente, sabendo que o preço de custo para a revenda é de 3,00€ e 4,50€.
Dos 2 produtores presentes, o produtor A afixa o preço (p.v.p.) dos cravos a 5€ e os gladiolos a 5,50€.
O produtor B afixa (p.v.p) dos cravos a 3,50€ e os gladiolos a 5€.
---
Os restantes vendedores sentem-se prejudicados e reclamam que lhes estão esmagar a margem de lucro,criando grande "alarido" sobre o facto de o produtor B apenas se deslocar ao mercado para escoar o restante produto em épocas consideradas altas, fazendo-o com preços demasiado baixos prejudicando as suas vendas, pois é produtor.
O produtor A apoia os restantes vendedores, pois até ele se sujeita a colocar valores mais altos, apesar de também poder vender ao desbarato e livrar-se do excedente rapidamente, mas não o faz por consideração e porque alguns dos vendedores que lá se encontram serem seus clientes.
Questão:
? Que regulamentação existe para controlar margens de lucro? O produtor B pode fazer a venda com preços tão baixos?? É evidente que os restantes vendedores se sentem prejudicados, mas o que é que impede produtor B de fazer o preço que bem entender??
Imaginem a seguinte situação:
Um mercado municipal semanal com "n" vendedores dos variados sectores (carnes, peixe, hortícolas, etc). Entre esses vendedores existem cerca de 6 - 8 na secção de flores sendo 2 deles produtores realizando este mercado para escoar alguma da produção de flores e os restantes vendedores compram para vender.
Vamos supor que o preço afixado (p.v.p.) pelos aqui indicados como "não produtores" para os cravos e gladíolos são de 5€ e 6€ respectivamente, sabendo que o preço de custo para a revenda é de 3,00€ e 4,50€.
Dos 2 produtores presentes, o produtor A afixa o preço (p.v.p.) dos cravos a 5€ e os gladiolos a 5,50€.
O produtor B afixa (p.v.p) dos cravos a 3,50€ e os gladiolos a 5€.
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Os restantes vendedores sentem-se prejudicados e reclamam que lhes estão esmagar a margem de lucro,criando grande "alarido" sobre o facto de o produtor B apenas se deslocar ao mercado para escoar o restante produto em épocas consideradas altas, fazendo-o com preços demasiado baixos prejudicando as suas vendas, pois é produtor.
O produtor A apoia os restantes vendedores, pois até ele se sujeita a colocar valores mais altos, apesar de também poder vender ao desbarato e livrar-se do excedente rapidamente, mas não o faz por consideração e porque alguns dos vendedores que lá se encontram serem seus clientes.
Questão:
? Que regulamentação existe para controlar margens de lucro? O produtor B pode fazer a venda com preços tão baixos?? É evidente que os restantes vendedores se sentem prejudicados, mas o que é que impede produtor B de fazer o preço que bem entender??
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