Anúncio

Collapse
No announcement yet.

"Se pudesse, tirava-lhe isso... mas não posso" (reportagem do DN)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    "Se pudesse, tirava-lhe isso... mas não posso" (reportagem do DN)

    ... uma muçulmana de 'burka'. Uma religião que, supostamente, abracei pela via da união com um paquistanês e cuja prática decidi levar ao extremo ao usar uma 'burka'. Algo nunca visto em Portugal. Poucos ficaram indiferentes à minha passagem, embora muitos o tenham disfarçado. Tolerância, mas também comentários críticos, nomeadamente que o Governo não deveria permitir trajes tão marcadamente religiosos. Esta é uma rubrica que se repete a partir de hoje, aos domingos. Um jornalista do DN irá viver na pele a vida de outros
    "Anda assim vestida... porquê?" É a minha religião, respondo. " E qual é?". Muçulmana. "A que é que isso a leva?" A uma vida melhor. "Porquê, se é portuguesa?" Casei com um paquistanês. "Esse sempre foi o mal das mulheres. Ir na conversa dos homens!", comenta a mulher para a amiga. Há muito que ultrapassou os 50 anos e não consegue perceber porque é que alguém tem que andar coberto da cabeça aos pés. E, ainda menos, que o faça por causa de um homem, mesmo que o amor seja a justificação. (...)
    http://dn.sapo.pt/2008/04/06/socieda...nao_posso.html
    este episódio é fabuloso:
    Uma das situações mais hilariantes, confesso, passou-se num loja da Zara. Entro e logo os olhares se voltam na minha direcção, uma reacção a que começo estar habituada. Pego num vestido com motivos étnicos suficientemente comprido e decente. Como ninguém me pergunta o que pretendo, dirijo-me a um empregado que dobra as t-shirts de uma mesa feita expositor. À medida que me aproximo, afasta-se disfarçadamente. Sigo-o. Damos duas voltas. À terceira, o rapaz dirige-se a outra mesa e sussurra para a colega. Passo a seguir dois empregados, até que a rapariga grita: "Sr. Fernando, está aqui uma senhora atrás de mim!" É o segurança do piso a quem explico: pretendo ver se têm umas calças de malha. Ele passa a palavra, sorrindo: "A senhora só quer ser atendida."







    #2
    Muito sinceramente não compreendo a burka. Aceito que haja uma religião e toda uma tradição que está por detrás do seu uso, mas custa-me compreender a sua utilidade e o que leva as mulheres a querer manter esta tradição. Da mesma forma que haverá muitas muçulmanas que olham para mim e para outras mulheres ocidentais e vêem mulheres "impuras", não compreendendo o porquê do nosso "despudor" mas que aceitam que estejamos assim ao lado delas uma vez que esta é a nossa tradição.

    Lamento o preconceito e o receio associado a este demonstrado pelos empregados da loja (cuja atitude me surpreendeu mais que a da senhora de 50 anos) e aplaudo o discernimento e sentido de humor do segurança.

    Comentário


      #3
      É em Viana do Castelo que um operário atira de um andaime: "Olha, o Saddam!" E um grupo de jovens trauteia: "Alá! Alá! Alá!"

      Esta parte também é sintomática do que a maioria pensa mas não diz ou demonstra. É a ignorância e a tradição de não respeitar as diferenças de cada um.
      Neste país ninguém é racista ou xenófobo mas a maioria tem o tipo de atitude que o artigo do DN demonstra.

      Mentalmente este país tem de crescer, e muito.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Maradona10 Ver Post
        É em Viana do Castelo que um operário atira de um andaime: "Olha, o Saddam!" E um grupo de jovens trauteia: "Alá! Alá! Alá!"

        Esta parte também é sintomática do que a maioria pensa mas não diz ou demonstra. É a ignorância e a tradição de não respeitar as diferenças de cada um.
        Neste país ninguém é racista ou xenófobo mas a maioria tem o tipo de atitude que o artigo do DN demonstra.

        Mentalmente este país tem de crescer, e muito.



        Nós PORTUGUESES somos provavelmente o povo no mundo com mais abertura aos costumes e diferenças, mas quando as diferenças e as exigências à diferença são a roçar o ridiculo, deve-se colocar um travão

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por CLIO_thoris Ver Post
          Nós PORTUGUESES somos provavelmente o povo no mundo com mais abertura aos costumes e diferenças, mas quando as diferenças e as exigências à diferença são a roçar o ridiculo, deve-se colocar um travão
          Somos somos!

          Comentário


            #6
            Em Portugal vive-se à maneira portuguesa.

            Tal como eu for a um Páis muçulmano tenho de viver à maneira deles.


            Se fores a um País mulçumano achas que eles vão ser tolerantes ctg?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por C3_soul Ver Post
              Em Portugal vive-se à maneira portuguesa.

              Tal como eu for a um Páis muçulmano tenho de viver à maneira deles.


              Se fores a um País mulçumano achas que eles vão ser tolerantes ctg?
              O que é exactamente viver à maneira portuguesa??

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
                O que é exactamente viver à maneira portuguesa??
                Não é seguramente andar com burkas...

                É viver dentro de parametros aceitaveis para a nossa cultura.

                Não é maltratar nem inferiorizar as mulheres.

                Por mim podem adorar o Deus que quizerem, desde que não nos queiram impor a cultura deles.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por C3_soul Ver Post
                  Não é seguramente andar com burkas...

                  É viver dentro de parametros aceitaveis para a nossa cultura.

                  Não é maltratar nem inferiorizar as mulheres.

                  Por mim podem adorar o Deus que quizerem, desde que não nos queiram impor a cultura deles.
                  Uma mulher de burka é inaceitável na nossa cultura?

                  Uma mulher que anda voluntariamente de burka está a ser maltratada ou inferiorizada?

                  Uma mulher de burka está a impôr-te a cultura dela?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
                    Uma mulher de burka é inaceitável na nossa cultura?

                    Uma mulher que anda voluntariamente de burka está a ser maltratada ou inferiorizada?

                    Uma mulher de burka está a impôr-te a cultura dela?
                    Por mim, a burka devia ser simplesmente proibida.
                    É uma forma de inferiorizar as mulheres.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
                      Uma mulher de burka é inaceitável na nossa cultura?

                      Uma mulher que anda voluntariamente de burka está a ser maltratada ou inferiorizada?

                      Uma mulher de burka está a impôr-te a cultura dela?
                      Más de 800.000 personas han firmado en contra de las ejecuciones por lapidación y de la pena de muerte a menores en Irán.

                      Aliás, são todos muito bem tratados ...

                      as mulheres e os menores

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                        Por mim, a burka devia ser simplesmente proibida.
                        É uma forma de inferiorizar as mulheres.
                        Há muita mulher muçulmana que tem a opção de usar ou não a burka, principalmente num país ocidental. E há muita mulher que opta por usá-la. Eu não defendo o uso da burka porque não o compreendo mas também não o condeno. Respeito a religião e as crenças de cada um. Não creio que o facto de alguém demonstrar que pertence a um determinado credo signifique que nos está a impôr esse mesmo credo.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por CLIO_thoris Ver Post
                          O tópico fala da realidade portuguesa.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
                            Há muita mulher muçulmana que tem a opção de usar ou não a burka, principalmente num país ocidental. E há muita mulher que opta por usá-la. Eu não defendo o uso da burka porque não o compreendo mas também não o condeno. Respeito a religião e as crenças de cada um. Não creio que o facto de alguém demonstrar que pertence a um determinado credo signifique que nos está a impôr esse mesmo credo.
                            E quando é que o uso é obrigatorio pela religião ou ambiente ou uso voluntario da mulher?

                            Alem disso, qualquer indumentaria que cubra o rosto da uma pessoa e não permita a sua identificação, devia ser probido de usar em Portugal

                            Comentário


                              #15
                              Eu penso que a situação piorou desde o 11 de setembro, as pessoas começaram a ter medo e a pensar que todos os muçulmanos são terroristas.
                              Aliás, uma pessoa toda coberta por uma burka, num metropolitano, é fácil ter um bomba escondida por debaixo da burka. Penso que é mais medo (fundamentado ou não), do que outra coisa. Antes do 11 de setembro, penso que comentários como: Olha o Sadam nem sequer seriam proferidos, porque a maioria das pessoas nem sabia que havia gente coberta da cabeça aos pés. Eu já vi uma pessoa às compras de burka, a minha mãe até na brincadeira disse: olha estão a assaltar o supermercado, eu olhei, e depois do "choque" inicial, não me fez diferença nenhuma.

                              Quanto à opção de usar burka ou não, penso que mesmo num país ocidental, as mulheres não terão essa mesma opção, na maior parte por pressão dos maridos e dos familiares mais velhos e mais tradicionalistas. Além disso a comunidade muçulmana é relativamente fechada (não tanto como os chineses).

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                E quando é que o uso é obrigatorio pela religião ou ambiente ou uso voluntario da mulher?
                                Obviamente que só perguntando à pessoa é que sabemos se o uso é voluntário ou forçado.

                                Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                Alem disso, qualquer indumentaria que cubra o rosto da uma pessoa e não permita a sua identificação, devia ser probido de usar em Portugal
                                Aí já falamos de outra coisa! De uma legislação que deveria (ou não) existir. Como não existe, andar de burka não infringe qualquer lei e como não interfere com a liberdade do outro não vejo o porquê de quem o deseja, não a poder usar.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por rover_214 Ver Post
                                  Quanto à opção de usar burka ou não, penso que mesmo num país ocidental, as mulheres não terão essa mesma opção, na maior parte por pressão dos maridos e dos familiares mais velhos e mais tradicionalistas. Além disso a comunidade muçulmana é relativamente fechada (não tanto como os chineses).
                                  A situação relatada na peça não é uma situação assim tão mirabolante. Há muitas portuguesas que casaram com muçulmanos e que abraçaram a religião muçulmana e enquanto umas continuaram com o seu modo de ser e de estar inalterado, outras optaram por encarnar na totalidade a religião muçulmana, passando a usar o lenço a tapar o cabelo ou, em casos mais extremos, a burka.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Que mal vos faz uma mulher de burka? Acho que estão a querer interferir com a liberdade pessoal de cada pessoa, se ela quer andar de burka que ande.
                                    Somos todos adultos e inteligentes para ver que aquela não é a melhor maneira de andar vestido mas se ela o faz por motivos pessoais, religiosos ou outros é com ela.

                                    Não temos de impôr os nossos padrões a ninguém!
                                    É aqui que acho que os portugueses são extramemente descriminatórios porque se vêm um africano com trajes tradicionais olham de lado, uma mulher de burka olham de lado, um gajo todo tatuado olham de lado, uma mulher cheia de piercings olham de lado, uma branca/branco com uma preta/preto olham de lado, etc etc etc.

                                    Para mim que acredito em Deus (e não tanto na religião católica) também vejo na Igreja imensos hábitos questionáveis e não é por isso que vou andar a tratar mal quem é contra o preservativo, que se levanta Domingo de manhã para ir à missa ou rege a sua vida com base na hipócrisia das Igrejas. Façam o que entenderem que isso é algo que foge ao meu domínio e com o qual nada tenho a ver.

                                    (Atenção que não quero tornar isto nunca discussão teológica)

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu acho que nos países ocidentais devia ser proibida a Burka.
                                      Também é proibido andar nu, porque vai contra os nossos costumes e cultura.
                                      Ou querem que passe a ser tudo possível? Não haver limites para nada?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Maradona10 Ver Post
                                        Que mal vos faz uma mulher de burka? Acho que estão a querer interferir com a liberdade pessoal de cada pessoa, se ela quer andar de burka que ande.
                                        Somos todos adultos e inteligentes para ver que aquela não é a melhor maneira de andar vestido mas se ela o faz por motivos pessoais, religiosos ou outros é com ela.

                                        Não temos de impôr os nossos padrões a ninguém!
                                        É aqui que acho que os portugueses são extramemente descriminatórios porque se vêm um africano com trajes tradicionais olham de lado, uma mulher de burka olham de lado, um gajo todo tatuado olham de lado, uma mulher cheia de piercings olham de lado, uma branca/branco com uma preta/preto olham de lado, etc etc etc.

                                        Para mim que acredito em Deus (e não tanto na religião católica) também vejo na Igreja imensos hábitos questionáveis e não é por isso que vou andar a tratar mal quem é contra o preservativo, que se levanta Domingo de manhã para ir à missa ou rege a sua vida com base na hipócrisia das Igrejas. Façam o que entenderem que isso é algo que foge ao meu domínio e com o qual nada tenho a ver.

                                        (Atenção que não quero tornar isto nunca discussão teológica)
                                        Quem vem para cá tem de se adaptar aos nossos costumes e não ao contrario.
                                        Vai lá com a tua namorada, de mini-saia, para o pais deles e depois logo falas de liberdade pessoal de cada um
                                        A Burka devia ser proibida, como o fizeram em França, penso eu de que

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Maradona10 Ver Post
                                          Somos somos!
                                          Não tenhas duvidas que somos......
                                          Poucos povos aceitam a imigração e os imigrantes como nós aceitamos....

                                          Basta ver que em França os Portugueses ainda têm problemas quando, por exemplo, um clube português ganha a um clube françês..... Em portugal ninguem vai bater no brasileiros por o brasil ganhar a Portugal, nem nos ucranianos (estes normalmente são demasiado grandes para veleidades ).
                                          FOi só um exemplo, mas até somos exemplares nisso....

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                            Quem vem para cá tem de se adaptar aos nossos costumes e não ao contrario.
                                            Vai lá com a tua namorada, de mini-saia, para o pais deles e depois logo falas de liberdade pessoal de cada um
                                            A Burka devia ser proibida, como o fizeram em França, penso eu de que
                                            Mas os nossos costumes não proibem a burka enquanto que os deles proibem a mini-saia. Ou seja, elas cá de burka não estão a infringir nada, o nosso estado dá a liberdade de tu escolheres como queres andar na rua. Quem vem para cá sabe as nossas leis e sabe que não está a infringir nenhuma delas e tu se fores para lá sabes as deles. Podes não cumprir mas sabes o que é proibido!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Spinnaker Ver Post
                                              Não tenhas duvidas que somos......
                                              Poucos povos aceitam a imigração e os imigrantes como nós aceitamos....

                                              Basta ver que em França os Portugueses ainda têm problemas quando, por exemplo, um clube português ganha a um clube françês..... Em portugal ninguem vai bater no brasileiros por o brasil ganhar a Portugal, nem nos ucranianos (estes normalmente são demasiado grandes para veleidades ).
                                              FOi só um exemplo, mas até somos exemplares nisso....
                                              Não, cá bate-se uns nos outros mesmo antes de o jogo começar, é muito melhor

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por trtl Ver Post
                                                Não, cá bate-se uns nos outros mesmo antes de o jogo começar, é muito melhor

                                                Ao menos tem mais emoção....
                                                Quando chega ao fim estão todos bebados, mas são todos amigos.....

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
                                                  Mas os nossos costumes não proibem a burka enquanto que os deles proibem a mini-saia. Ou seja, elas cá de burka não estão a infringir nada, o nosso estado dá a liberdade de tu escolheres como queres andar na rua. Quem vem para cá sabe as nossas leis e sabe que não está a infringir nenhuma delas e tu se fores para lá sabes as deles. Podes não cumprir mas sabes o que é proibido!
                                                  O que quero afirmar é que como lá é proibido a mini-saia, não há problema, é o seu costume e as suas leis mas se cá fosse proibido usar a Burka vinham logo os fanaticos todos acusar o estado de ser xenofobo, racista, intolerante, etc.
                                                  Era logo feita uma Fatha ou que é isso e era logo ameaças de bomba e cabeças cortadas.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                                    Eu acho que nos países ocidentais devia ser proibida a Burka.
                                                    Também é proibido andar nu, porque vai contra os nossos costumes e cultura.
                                                    Ou querem que passe a ser tudo possível? Não haver limites para nada?
                                                    concordo devia ser proibida a burka

                                                    sim acho que alguns gostavam que isto fosse uma autentica anarquia..pode haver liberdade sem se roçar no ridiculo de sermos liberais em tudo..so nao somos no que devemos ..ha valores a respeitar no país que afinal nao é o deles...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                                      Por mim, a burka devia ser simplesmente proibida.
                                                      É uma forma de inferiorizar as mulheres.

                                                      Tolerância à diferença... meus amigos. Tb não concordo, mas isso faz-me lembrar o outro que detestava o fascismo e dizia que os fascistas deviam ser todos identificados e presos!!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por C4 Ver Post
                                                        concordo devia ser proibida a burka

                                                        sim acho que alguns gostavam que isto fosse uma autentica anarquia..pode haver liberdade sem se roçar no ridiculo de sermos liberais em tudo..so nao somos no que devemos ..ha valores a respeitar no país que afinal nao é o deles...
                                                        E estares a proibir o uso da burka é ser liberal?


                                                        Eu sinceramente não tenho opinião formada quanto à burka... Eu não gostava de a usar, nem de ser obrigada a tal. Mas daí a proibir... É sempre contraditório. Será que elas gostam de usar aquilo?

                                                        É que esta citação deixou-me confusa:
                                                        Pego num vestido com motivos étnicos suficientemente comprido e decente.
                                                        Suficientemente comprido e DECENTE? Então agora querem ver que não há vestidos curtos decentes? Que mentalidade!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por C4 Ver Post
                                                          concordo devia ser proibida a burka

                                                          sim acho que alguns gostavam que isto fosse uma autentica anarquia..pode haver liberdade sem se roçar no ridiculo de sermos liberais em tudo..so nao somos no que devemos ..ha valores a respeitar no país que afinal nao é o deles...
                                                          Nem mais

                                                          Infelizmente já vi isto mais longe de ser uma anarquia...

                                                          Nada funciona neste raio de país, quase todos os valores se perderam...

                                                          O que interessa hoje em dia é ser mais "sacana" que os outros... Triste mentalidade... Ainda pior quando o exemplo vem dos nossos governantes.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Opinião pessoal, querem usar Burka em casa é com elas, na rua também, mas ao entrarem em edifícios públicos ou em espaços fechados privados com CCTV devem tirar a Burka como qualquer outra pessoa. Se os correios rápidos têm de tirar o capacete ao entrarem num edifício, a burka também tem de sair, lógico!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X