Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Transferências Internacionais = Chulanço (BES)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Transferências Internacionais = Chulanço (BES)

    Boas pessoal, venho aqui relatar algo que se passou comigo e que serve de aviso para quem não sabe e também para tirar algumas dúvidas sobre o que sucede noutros bancos.

    Aqui há dias efectuei uma transferência no valor de 258 euros para a Alemanha e quando não é o meu espanto quando vejo que me cobraram 310 euros no total, ou seja, 52 euros em taxas adicionais.

    Após entrar em contacto com o banco, apercebi-me que este se aproveitou de uma falha minha e provavelmente de uma falha da lei para me chularem.

    Então o que se sucedeu foi o seguinte: Para efectuar uma transferência bancária tive que entre outros dados, indicar o IBAN (que é as iniciais do país de origem, neste caso, DE, mais o NIB da conta do destinatário), o país de origem (Alemanha) e o Swift (código do banco).

    Pois, como foi a primeira vez que efectuei uma transferência destas via BesNet (normalmente faço por paypal), aconteceu que não escrevi o IBAN correctamente (não pus o DE ), e por isso debitaram-me uma taxa adicional NON-ST no valor de 17 euros, sendo que o Banco alemão apenas me cobrou 3 euros pela mesma taxa. Mais, como não escrevi o IBAN e portanto segundo um regulamento da União Europeia não preenchia os requisitos necessários para ser considerada uma transferência dentro da UE, a transferência foi considerada como "extra-comunitária" e cobraram-me 30 euros, quando para mesma transacção, no caso de preencher devidamente os dados teria sido de 1,12 euros.

    Aos 50 euros que já mencionei, juntaram-se os 4% para imposto de selo, perfazendo os 52 euros.

    E o pior é que acabei de receber um email a dizer que a taxa NON-ST só é cobrada quando eu não indico correctamente o IBAN e/OU o Swift, e eu escrevi bem o Swift...

    Agora eu pergunto, alguém sabe quais são as taxas em outros bancos? Alguém sabe se realmente a lei a não prevê estas situações?

    Como é óbvio, não estou nada contente com esta situação e estou a pensar mudar de banco.
    Editado pela última vez por adms87; 08 April 2008, 22:52.

    #2
    Originalmente Colocado por adms87 Ver Post
    Boas pessoal, venho aqui relatar algo que se passou comigo e que serve de aviso para quem não sabe e também para tirar algumas dúvidas sobre o que sucede noutros bancos.

    Aqui há dias efectuei uma transferência no valor de 258 euros para a Alemanha e quando não é o meu espanto quando vejo que me cobraram 310 euros no total, ou seja, 52 euros em taxas adicionais.

    Após entrar em contacto com o banco, apercebi-me que este se aproveitou de uma falha minha e provavelmente de uma falha da lei para me chularem.

    Então o que se sucedeu foi o seguinte: Para efectuar uma transferência bancária tive que entre outros dados, indicar o IBAN (que é as iniciais do país de origem, neste caso, DE, mais o NIB da conta do destinatário), o país de origem (Alemanha) e o Swift (código do banco).

    Pois, como foi a primeira vez que efectuei uma transferência destas via BesNet (normalmente faço por paypal), aconteceu que não escrevi o IBAN correctamente (não pus o DE ), e por isso debitaram-me uma taxa adicional NON-ST no valor de 17 euros, sendo que o Banco alemão apenas me cobrou 3 euros pela mesma taxa. Mais, como não escrevi o IBAN e portanto segundo um regulamento da União Europeia não preenchia os requisitos necessários para ser considerada uma transferência dentro da UE, a transferência foi considerada como "extra-comunitária" e cobraram-me 30 euros, quando para mesma transacção, no caso de preencher devidamente os dados teria sido de 1,12 euros.

    Aos 50 euros que já mencionei, juntaram-se os 4% para imposto de selo, perfazendo os 52 euros.

    E o pior é que acabei de receber um email a dizer que a taxa NON-ST só é cobrada quando eu não indico correctamente o IBAN e/OU o Swift, e eu escrevi bem o Swift...

    Agora eu pergunto, alguém sabe quais são as taxas em outros bancos? Alguém sabe se realmente a lei a não prevê estas situações?

    Como é óbvio, não estou nada contente com esta situação e estou a pensar mudar de banco.

    Há outra tópico sobre isto, mas eu na CGD não pago taxas nenhumas (nenhumas mesmo) em transferências internacionais dentro da UE.

    Comentário


      #3
      De facto é uma autêntica palhaçada.
      Cobrarem 30€ por não ter colocado no item IBAN/Conta as iniciais DE.
      Ora que eu saiba era obrigatório seleccionar antes o país de origem da conta logo, automaticamente, já sabiam que as iniciais eram DE.
      Agora pergunto-me se além da Alemanha mais algum país usa as iniciais DE no IBAN.
      E se fosse uma transferência de 10€? Pagar 52€ de taxas? Ridiculo mesmo.

      Comentário


        #4
        tb ja cai nesse esquema...

        ha alguns anos atras, comprei umas peças de modelismo na holanda...o site so aceitava TB

        transferi 48€ do BES para a Holanda....e cobraram-me 35€ de taxas....deu no total quase 100€!!!! reclamei mas sem nenhuma sorte

        ao fim de uns meses....vi uma taxa cobrada de quase 20€ por uma transferencia bancaria....quando me informei....era uma taxa sobre essa mesma transferencia bancaria q tinha feito meses antes!!!

        é o cumulo!!! TB internacionais....numca mais...nao no BES!

        uma coisa de 50€ com portes incluidos...ficou-me em 120€!!!
        o bES ganhou mais..... q os tipos q me transportaram o material.... mais q os tipos q me venderam o material....mais q os tipos q o fabricaram.... e mais q os tipos q o desenharam! mais q estes TODOS JUNTOS
        Editado pela última vez por ELgatu; 09 April 2008, 02:47.

        Comentário


          #5
          E que tal expores o caso ao Banco de Portugal?!?

          Mandas para lá um mail para info@bportugal.pt pões no assunto "Reclamação contra o BES" e aguardas um tempo...vais ver que te num instante vês os custos creditado...

          Já fiz 2x contra o Santander e das 2x foi-me dada razão e devolvido os custos cobrados.

          Em todo o caso, podes sempre pedir no balcão o livro de reclamações

          Comentário


            #6
            Faz queixa, se achas que tens razão, e a lei diz que sim. não tenhas pena do BES.

            Por acaso, o meu irmão, faz sempre, transferências internacionais da empresa pelo BPI, por alguma razão será.

            Comentário


              #7
              O BPI tb não cobra taxas para transferencias internacionais.

              Já o BCP cobra e bem. Tb são uns 35€ para extra-comunitárias!

              Comentário


                #8
                Para que isto não ocorra têm de estar reunidas várias condições:


                - O custos serem a dividir pelo ordenante e pelo beneficiário (cada um fica com as custas do respectivo banco)

                - O IBAN ser indicado e o código SWIFT estarem correctos

                - A moeda seja o EURO e as transacções realizadas para bancos no espaço comunitário.


                Assim o valor a pagar será sempre de 1,5€ (normalmente em serviço on line) há bancos que não cobram esta taxa mediante a adesão a determinados serviços.

                Ao balcão os valores variam de banco para banco.

                Mas se não houver indicação de IBAN e SWIFT os custos são sempre bastante elevados.

                Comentário


                  #9
                  O problema foi que no IBAN faltaram as letras "DE" mas isso já era sabido porque antes tinha de se escolher o país de destino.

                  Comentário


                    #10
                    Também já passei por "apuros" numa transferência internacional no Besnet, transferi por ex. 150€ (não sei ao certo mas foi lá perto) tudo correcto por isso as comissões e taxas foram um total de "só" 12€. Os inteligentes resolveram retirar comissões, taxas e imposto de selo no valor transferido. Para além do balurdio (activobank7 por ex. cobrava 0.75€ no total) o destinatário recebeu 138€. Deu problemas para o meu lado como é óbvio!
                    Agora estão a cobrar-me 3€ e tal todos os meses de "manutenção"... é ter um tempinho e vou ao balcão fechar a conta, Bes nunca mais obrigado.

                    Comentário


                      #11
                      Por estas e por outras é que mandei o BES às urtigas.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Nuno MCC II Ver Post
                        Por estas e por outras é que mandei o BES às urtigas.
                        Tambem eu

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por RicardoHdi Ver Post
                          Faz queixa, se achas que tens razão, e a lei diz que sim. não tenhas pena do BES.

                          Por acaso, o meu irmão, faz sempre, transferências internacionais da empresa pelo BPI, por alguma razão será.
                          Na minha, transferencias são todas pelo BPI e sem custos.

                          Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                          O BPI tb não cobra taxas para transferencias internacionais.

                          Já o BCP cobra e bem. Tb são uns 35€ para extra-comunitárias!
                          Mas há alguma coisa que o BCP não cobre e bem?

                          Comentário


                            #14
                            Ao que parece o meu caso foi transferido para o Departamento de Qualidade e Serviço do BES. Estou à espera de resposta.

                            Enquanto o meu depósito a prazo não vencer, não cancelo a conta, por isso até lá o BES ainda tem a oportunidade de mostrar que tem algum bom senso....

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Nuno MCC II Ver Post
                              Por estas e por outras é que mandei o BES às urtigas.
                              O BES anda as urtigas? O BES teve os melhores resultados de sempre..... atençao eu nao tou a querer defender o BES, pq tb concordo que o BES é um banco carrissimo....... Pra mim em primeiro lugar ta o BPI e dpois o BCP.

                              Comentário


                                #16
                                Realmente é só chulanço. Até mesmo para carregar o telm ou fazer algum pagamento através da net, o Bes cobra-me uma uma comissão e um imposto. É o degredo mesmo e pelo que sei, nos outros bancos não acontece nada disso.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por CMiguelQ Ver Post
                                  O BES anda as urtigas? O BES teve os melhores resultados de sempre..... atençao eu nao tou a querer defender o BES, pq tb concordo que o BES é um banco carrissimo....... Pra mim em primeiro lugar ta o BPI e dpois o BCP.

                                  Não sabes ler, ou nunca ouviste essa expressão? Eu disse que mandei o BES às urtigas, não que eles têm maus resultados, nenhum banco tem .

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                                    Para que isto não ocorra têm de estar reunidas várias condições:


                                    - O custos serem a dividir pelo ordenante e pelo beneficiário (cada um fica com as custas do respectivo banco)

                                    - O IBAN ser indicado e o código SWIFT estarem correctos

                                    - A moeda seja o EURO e as transacções realizadas para bancos no espaço comunitário.


                                    Assim o valor a pagar será sempre de 1,5€ (normalmente em serviço on line) há bancos que não cobram esta taxa mediante a adesão a determinados serviços.

                                    Ao balcão os valores variam de banco para banco.

                                    Mas se não houver indicação de IBAN e SWIFT os custos são sempre bastante elevados.
                                    Basicamente é isto! Eu também transfiro frequentemente dinheiro para a Alemanha através do site do meu banco (Montepio Geral) e pago sempre 1,04 €, ou seja, 1,00 € acrescido de 4% de imposto de selo.
                                    E se por acaso o IBAN ou o SWIFT estiver incompleto ou errado, aparece uma mensagem de erro que não deixa a transacção concluir-se!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Era interessante saber se além da Alemanha mais algum país usa o IBAN "DE".. LOL

                                      Comentário


                                        #20
                                        Mas de onde é que julgam que vêm os milhões de euros de lucros destes chulos ?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por HaagenDazs Ver Post
                                          Era interessante saber se além da Alemanha mais algum país usa o IBAN "DE".. LOL

                                          Tal como nos automóveis as letras definem o pais e não há repetição.

                                          Por exemplo estas são letras de alguns IBANS

                                          AT- Austria
                                          NL- Holanda
                                          ES- Espanha
                                          IT- Itália
                                          GB- Reino Unido
                                          FR- França
                                          DE- Alemanha

                                          Comentário


                                            #22
                                            Sim eu sei disso.. por isso não percebo porque sabendo que a transferência era para a Alemanha (era obrigatório escolher o país de destino) cobram os 17€ pela falha no "DE" antes do numero da conta.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por HaagenDazs Ver Post
                                              Sim eu sei disso.. por isso não percebo porque sabendo que a transferência era para a Alemanha (era obrigatório escolher o país de destino) cobram os 17€ pela falha no "DE" antes do numero da conta.
                                              O sistema não assumiu e depois entrou a mama do banco que diz terem de efectuar uma busca manual porque a conta não entra automáticamente no sistema.

                                              Quando se pedia transferências ao balcão se não se colocasse lá as cruzinhas ... era cada tiro no porta aviões que até arrepiava.

                                              Sim, são uma cambada de chulos, porque o próprio swift indica o banco e pais de destino.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Nuno MCC II Ver Post
                                                Não sabes ler, ou nunca ouviste essa expressão? Eu disse que mandei o BES às urtigas, não que eles têm maus resultados, nenhum banco tem .
                                                Tens razao li mal o que disseste.....

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por CMiguelQ Ver Post
                                                  Tens razao li mal o que disseste.....

                                                  Amigos na mesma .

                                                  Comentário

                                                  AD fim dos posts Desktop

                                                  Collapse

                                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                                  Collapse
                                                  Working...
                                                  X