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Qual o Tempo para devolução de equipamento electronico?!

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    Qual o Tempo para devolução de equipamento electronico?!

    Bom dia,

    Ontem tive um pequeno desentendimento numa dessas grandes cadeias de venda de produtos electrónicos, pois comprei um GPS à cerca de três semanas que nunca funcionou em condições, inclusive o carregador de isqueiro nunca deu.
    Posto isto e visto só ontem ter tido disponibilidade dirigi-me ao NorteShopping para efectuar troca ou fazer devolução (o que acabei por fazer pois não tinha nada que me interessasse naquela loja).
    Entrei em litigio com o funcionário pois eles dizem que só fazem trocas e devoluções até 15 dias mas eu achava que de lei tem de ser um mês desde que os material esteja nas mesmas condições em que foi adquirido, o que era o caso.
    Depois de alguma discussão pedi que chama-se o gerente mas este não veio, pedi o livro de reclamações e aí deram-me logo o dinheiro para a mão...inclível, como de repente até já fazem a troca!!


    De qualquer das formas a minha questão é a seguinte:

    São obrigados ou não por lei a trocar durante 30 dias?!

    Eu tenho ideia que sim, mas como depois me dirigi aoutra loja e me disseram que seria 15 dias fiquei na dúvida!!


    Cumprimentos

    #2
    É a tal história.....dizem todos 15 dias mas acho que na lei está 1 mês!!!!!
    Mas é questão de consultar o Diploma....

    Comentário


      #3
      são 30 dias, no caso do equipamento estar defeituoso.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Tux Ver Post
        são 30 dias, no caso do equipamento estar defeituoso.
        Ok, então eu sempre tive razão para "montar a barraca"

        Comentário


          #5
          Os 15 dias são uma cortesia da loja que permite devoluções sem qq motivo que o justifique.

          Outra coisa são os equipamentos com defeito.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
            Os 15 dias são uma cortesia da loja que permite devoluções sem qq motivo que o justifique.

            Outra coisa são os equipamentos com defeito.
            No meu caso o artigo era um Ndrive G50, que sempre que desligava e voltava a ligar encravava tendo de fazer reiniciação. O Carregador de isqueiro nunca funcionou...não aceitei a troca porque tinha visto um Ndrive G500 com mapa da iberia na wortem por 130€, mais 5€ que o G50....senão levaria um igual, pois gostava muito dele!

            Comentário


              #7
              1 mês.

              Comentário


                #8
                o prazo para devolução de 15 dias é para compras à distancia (negocios internet e afins).
                quando compras na loja física, esta pode dar-te um periodo de experimentação (uma cortesia), que no caso é de 15 dias. esperaste 3 semanas? azar. se está avariado, vai para garantia, mas devolver já não podes.
                se te deixaram fazer isso foi para não te aturar, porque não eram obrigados a tal.

                Comentário


                  #9
                  Antigamente eram 15 dias. Depois julgo ter saído um dipoma que alargou o prazo para 30.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                    o prazo para devolução de 15 dias é para compras à distancia (negocios internet e afins).
                    quando compras na loja física, esta pode dar-te um periodo de experimentação (uma cortesia), que no caso é de 15 dias. esperaste 3 semanas? azar. se está avariado, vai para garantia, mas devolver já não podes.
                    se te deixaram fazer isso foi para não te aturar, porque não eram obrigados a tal.
                    De onde tiraste tal informação?

                    é que a maior parte dos users referem que em caso de avaria são obrigados a devolver durante um mês!

                    Comentário


                      #11
                      Many é 1 mês... os 15 dias já há mt que não o são.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por lz200 Ver Post
                        Many é 1 mês... os 15 dias já há mt que não o são.
                        diz a lei onde isso está

                        Comentário


                          #13
                          Luis, por acaso acho que desta vez estás equivocado...eu a lei não sei, mas lembro-me de ter sido muito falado na comunicação social os prazos de devolução.

                          Comentário


                            #14
                            o que se falou há pouco tempo é o prazo de reparação, que passa a ser de 30 dias no máximo :P
                            prazo para devolução é de 15 dias para compras à distância, o resto são cortesias das lojas (cujo prazo varia conforme a loja).


                            de acordo com o portal do governo, sobre a actualização da lei do consumidor:
                            2 – Contratos de compra e venda celebrados à distância
                            Tal como acontece com o regime jurídico das garantias de bens de consumo, tem-se verificado o incumprimento das normas impostas pelo decreto-lei que regula os contratos de compra e venda celebrados à distância, como, por exemplo, as vendas por catálogo.
                            De facto, o referido decreto-lei estabelece um prazo de 14 dias dentro do qual o consumidor pode exercer o direito de resolução do contrato. Uma das consequências do exercício deste direito é a obrigação do fornecedor do bem devolver, num prazo de 30 dias, as quantias pagas pelo consumidor.
                            ou seja, continuam os 14 dias (vulgo 15 dias em linguagem corrente que definem 2 semanas), para compras à DISTANCIA, e a devolução do dinheiro deve ser feita em 30 dias (se não acontecer em 30 dias, eles têm de nos devolver o DOBRO do dinheiro).
                            não há nada para compras presenciais, e nem sequer fazia sentido o prazo para devolução de uma compra em loja física ser superior ao da compra à distância.
                            Editado pela última vez por LuisCapelo; 10 April 2008, 13:11.

                            Comentário


                              #15
                              Luis

                              Não sei se faz sentido ou não, mas estas aqui a de vendas online, eu não comprei nada online!!


                              Deco:
                              http://www.deco.proteste.pt/map/src/433051.htm

                              Comentário


                                #16
                                Pois acho que ele fez confusão.
                                Ninguém falou em compras à distância...

                                Comentário


                                  #17
                                  pois não, a questão é que esse periodo de reflexão de 14 dias só existe nas compras à distância. nas compras presenciais o que existe é a política de cada loja. umas dão 7 dias, outras 14 dias, outras 1 mês. não há obrigações.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                    nas compras presenciais o que existe é a política de cada loja. umas dão 7 dias, outras 14 dias, outras 1 mês. não há obrigações.
                                    O pior é que dão sem controlo, depois compras coisas "novas" com riscos e ficheiros de outros.

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                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                                      O pior é que dão sem controlo, depois compras coisas "novas" com riscos e ficheiros de outros.
                                      se tiveres riscos ou ficheiros de outras pessoas, voltas lá e devolves. a facilidade de troca/devolução torna esse argumento não muito importante.

                                      Comentário


                                        #20
                                        O pior é se quando fores devolver apanhas alguém mais rigoroso que já não troca porque está riscado E depois como provas que não foste tu?

                                        Comentário


                                          #21
                                          ele que prove que fui eu.
                                          mas se tens assim tanto medo, abre o produto na loja :P

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                            pois não, a questão é que esse periodo de reflexão de 14 dias só existe nas compras à distância. nas compras presenciais o que existe é a política de cada loja. umas dão 7 dias, outras 14 dias, outras 1 mês. não há obrigações.
                                            Se as coisas fossem como tu referes então viviamos mesmo na Rep. das Bananas pá!!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ManymilesR Ver Post
                                              Se as coisas fossem como tu referes então viviamos mesmo na Rep. das Bananas pá!!
                                              Mas são mesmo.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por ManymilesR Ver Post
                                                Se as coisas fossem como tu referes então viviamos mesmo na Rep. das Bananas pá!!
                                                "fossem" não, são mesmo.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Alguém leu o link que coloque sobre produtos defeituosos da DECO?!


                                                  MAs será que as lojas não têm mesmo qualquer responsabilidade? Acham que se não tivessem trocavam ou devolviam?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    A escolha é do consumidor, excepto quando tal se revelar impossível por o modelo estar esgotado ou for abuso de direito. Se, por exemplo, perante um pequeno defeito, reparável com uma rápida e simples intervenção, exigir a substituição do bem.
                                                    E de qq modo estavamos a falar de trocas de produtos sem defeito

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                                                      E de qq modo estavamos a falar de trocas de produtos sem defeito
                                                      O produto devido ao qual exigi a troca tinha efectivamente defeito...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por ManymilesR Ver Post
                                                        O produto devido ao qual exigi a troca tinha efectivamente defeito...
                                                        Tinha defeito, a obrigação da loja, segundo a lei, é enviar para a garantia ou, caso isso não seja possível, dar-te um novo.

                                                        O que algumas lojas fazem é dar um tempo de experiência que, geralmente, é de 15 dias no qual o cliente pode devolver o produto sem ter de dar explicações.

                                                        Só tinhas direito à devolução do dinheiro se o GPS não tivesse arranjo e o modelo tivesse sido descontinuado.

                                                        Já tive um problema semelhante com um portátil que avariou com 7 dias, foi para a loja e eles enviaram para a garantia, passado 3 dias estava de volta a casa.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Boas. Desculpe estar a desenterrar este tópico. Mas comprei recentemente um ipad 2 na MediaMarkt e reparei que tem um defeito. Dirigi-me à loja para trocar e disseram-me que não poderia efectuar a trocar e que teria de ir para reparação. Ora a minha questão é se não é possível a troca de um produto defeituoso no prazo estipulado pela loja. Estando este sem qualquer marca de uso ( caixa foi aberta mas tem tudo direitinho). Já liguei para a Apple e dizem-me que eles devem trocar. A Media Markt diz que a Apple dá indicações para trocarem. O que faço?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por ironyuzis Ver Post
                                                            Boas. Desculpe estar a desenterrar este tópico. Mas comprei recentemente um ipad 2 na MediaMarkt e reparei que tem um defeito. Dirigi-me à loja para trocar e disseram-me que não poderia efectuar a trocar e que teria de ir para reparação. Ora a minha questão é se não é possível a troca de um produto defeituoso no prazo estipulado pela loja. Estando este sem qualquer marca de uso ( caixa foi aberta mas tem tudo direitinho). Já liguei para a Apple e dizem-me que eles devem trocar. A Media Markt diz que a Apple dá indicações para trocarem. O que faço?
                                                            O que poderá acontecer é que quando for para garantia, eles simplesmente te enviam um outro.
                                                            Se quiseres tentar a troca directa na MM pede para falar com o supervisor de loja, expõe os teus argumentos (se tiveres um email ou algo "palpável" da Apple melhor) e tenta convencê-lo a trocar.
                                                            Por acaso não sei a política interna de trocas na MM, mas eles não são (por lei) nem ninguém, obrigados a trocar equipamentos nos 15 ou 30 dias. Fazem-no (quando fazem) por atenção ao cliente. Apenas se aplica às compras à distância (net, telefone, catálogo, etc).
                                                            Mas quer-me parecer que se entrares sem ser a matar eles facilmente te trocaram o iPad.

                                                            Abraços
                                                            XO

                                                            Comentário

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