Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Economia mundial

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Economia mundial

    Reparem nestas duas noticias:

    BCE mantém juros; Banco de Inglaterra faz corte na taxa

    Apesar das ameaças ao crescimento da Zona Euro, o Banco Central Europeu preferiu, mais uma vez, a prudência. O BCE reuniu-se esta quinta-feira e decidiu manter a taxa de juro nos actuais 4%.

    Face aos riscos inflacionistas, o BCE, presidido por Jean-Claude Trichet, tem preferido não mexer no preço do dinheiro. A inflação está acima dos 3%.

    "Os elementos económicos fundamentais, na Zona Euro, mantêm-se sólidos e os dados macroeconómicos apontam para um crescimento real do PIB, embora moderado. No entanto, a turbulência nos mercados financeiros mantém-se alta, de forma pouco habitual. O controlo das expectativas de inflação, a médio e longo prazo, é a mais alta prioridade do conselho de governadores e não há espaço para qualquer tipo de complacência, nesta matéria", disse o presidente do BCE.

    Também esta quinta-feira, o Banco de Inglaterra tomou a decisão esperada e fez um corte na taxa de juro de referência, de 25 pontos de base, dos 5,25% para os 5%. Continua a ter a taxa mais alta entre as maiores economias mundiais, um ponto percentual acima da Zona Euro.

    Nos Estados Unidos, depois da Fed ter feito vários cortes consecutivos, a taxa é de 2,25%. É a terceira vez, desde Dezembro do ano passado, que o banco central britânico decide baixar o preço do dinheiro.

    O objectivo é combater as ameaçãs de abrandamento económico, relacionadas com a recente crise dos créditos imobiliários de risco. Um indicador importante, o preço das casas, teve em Março a maior queda dos últimos 16 anos.

    Foi uma queda abrupta. Até há apenas um ano, o preço das casas tinha um aumento constante, a rondar os 10% ao ano, mas esse crescimento começou a estagnar, assim que rebentou a crise e o mercado imobiliário está agora em contracção.

    http://www.euronews.net/index.php?pa...e=480032&lng=6
    FMI prevê recessão para os EUA

    O FMI falou, pela primeira vez, claramente na possibilidade de os Estados unidos entrarem em recessão este ano.

    Segundo o relatório semestral do Fundo Monetário Internacional, publicado agora, o crescimento vai abrandar ao longo de 2008 e pode mesmo haver um período de ligeira recessão, que deve afectar a economia mundial.

    Se nos Estados Unidos, o crescimento cai dos 2,2% do ano passado para os 0,5%, na Zona Euro e no Japão o panorama é melhor, embora haja também abrandamento - dos 2,6% para 1,3% no caso dos 13 países da moeda única e dos 2,1% para 1,4% no caso da economia japonesa.

    O FMI fala ainda da possibilidade do crescimento global abrandar em três pontos percentuais ou mais, o que já é considerado recessão.

    Nos últimos meses, são muitas as instituições a falar de um possível crescimento negativo nos Estados Unidos, mas o facto de o FMI apresentar agora estas previsões, preocupantes para os economistas, faz o quadro ficar ainda mais complicado.

    Na génese dos problemas económicos que enfrentam as grandes potências mundiais está a crise dos créditos imobiliários de risco, que começou nos Estados Unidos, no Verão passado, e se estendeu a vários países e vários sectores. Para os economistas, os efeitos vão continuar a fazer-se sentir até ao próximo ano.

    http://www.euronews.net/index.php?pa...e=479860&lng=6
    Preços do imobiliário caem no Reino Unido

    Os preços das casas, no Reino Unido, tiveram a maior queda dos últimos 16 anos, em Março, por culpa da crise dos créditos, segundo o relatório publicado agora pela empresa HBOS.

    Os preços, em média, caíram 2,5%. O preço médio de uma casa ronda agora as 191 mil libras, ou 240 mil euros.

    Diz o economista Simon Rubinsohn: "O mais importante é a combinação entre a economia sólida e os cortes na taxa de juro, que devem dar algum suporte aos mercados residencial e comercial, no final deste ano. Isso não significa que se volte a assistir a uma corrida, neses sectores. Penso que o mercado residencial deve sofrer poucas alterações até 2009".

    Até meados do ano passado, os preços do imobiliário costumavam aumentar, em média, 10%ao ano. Mas a crise dos créditos de risco fez essa tendência acabar abruptamente. O preço das casas está agora a caír.

    Esta queda foi suportada pela previsão de uma nova descida na taxa de juro de referência do Banco de Inglaterra.

    Na reunião desta quinta-feira, o Banco deve decidir um corte de 25 pontos de base, para os 5%. A degradação do mercado imobiliário vem reforçar a ideia de que uma descida no preço do dinheiro é necessária.

    A última vez que tinha havido uma queda tão grande nos preços das casas foi em 1992, altura em que o país entrou em recessão.

    http://www.euronews.net/index.php?pa...e=479637&lng=6
    O que acham disto?
    Editado pela última vez por Nthor; 12 April 2008, 05:24.

    #2
    Hummm

    Não há alguém que me possa elucidar?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
      Reparem nestas duas noticias:



      O que acham disto?
      que é normal, a cada cilco de expansão segue um ciclo de ajuste.
      ou seja optimas noticias para quem tiver dinheiro em caixa pode comprar activos a preço de saldo

      alem disso prova o que eu digo a anos .
      o imobiliario esta sobreavaliado em quase todo o lado precisa de um ajuste de preço.

      Comentário


        #4
        Ainda ontem ao jantar uns amigos me disseram para eu tirar a ideia daí, porque as casas cá em PT não vão descer...pois bem, se virmos que a oferta começa a ser bastante superior à procura e q continua a construir-se à doida, acho que, à semelhança do que se está a passar em Espanha, já não deve faltar muito...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por cuica Ver Post
          Ainda ontem ao jantar uns amigos me disseram para eu tirar a ideia daí, porque as casas cá em PT não vão descer...pois bem, se virmos que a oferta começa a ser bastante superior à procura e q continua a construir-se à doida, acho que, à semelhança do que se está a passar em Espanha, já não deve faltar muito...
          o oligopólio cá é mais forte que lá.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por pmct Ver Post
            que é normal, a cada cilco de expansão segue um ciclo de ajuste.
            ou seja optimas noticias para quem tiver dinheiro em caixa pode comprar activos a preço de saldo

            alem disso prova o que eu digo a anos .
            o imobiliario esta sobreavaliado em quase todo o lado precisa de um ajuste de preço.
            Tb acho, nas cidades grandes então.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
              Tb acho, nas cidades grandes então.
              maso grave nem e isso.
              o grave é que as pessoas compram casa a pensar que tem um activo de valor quando na verdade tem um passivo do caraças .....

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por cuica Ver Post
                Ainda ontem ao jantar uns amigos me disseram para eu tirar a ideia daí, porque as casas cá em PT não vão descer...pois bem, se virmos que a oferta começa a ser bastante superior à procura e q continua a construir-se à doida, acho que, à semelhança do que se está a passar em Espanha, já não deve faltar muito...

                Os valores imobiliários em Portugal andam em grande parte a serem comprados por estrangeiros, para casa de férias.

                Comentário


                  #9
                  A economia mundial vai continuar a crescer, só que em sitios onde normalmente não estavamos habituados...mas em média vai continuar crescer!

                  A globalização vai começar a reflectir-se no mundo desenvolvido. Ao contrário daquilo que os profetas da desgraça anuciavam, vai dar-se (num processo mais ou menos brusco) aquilo que eu sempre desconfiei...um equilibrio continuo entre os dois mundos actualmente existentes. Vai acontecer uma transferência de riqueza para o mundo sub-desenvolvido (sendo este apenas o primeiro dos sintomas).

                  É uma espécie do principio dos vasos comunicantes aplicado à economia global...

                  Em média, a economia vai crescer, o que significa que a humanidade está mais rica...mas os pobres dos paises ricos que se cuidem...vem aí burrasca. Pois nestes processos à sempre transferência de riqueza e os ricos sabem e podem garantir as suas posições (a propria natureza do capital assim o permite).

                  Comentário

                  AD fim dos posts Desktop

                  Collapse

                  Ad Fim dos Posts Mobile

                  Collapse
                  Working...
                  X