Anúncio

Collapse
No announcement yet.

[AJUDA!!] ISEL vs. IST vs. FCT

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [AJUDA!!] ISEL vs. IST vs. FCT

    Boas. Estou a terminar o 12º ano e se Deus quiser entro logo este ano para a Faculdade. Pretendo seguir Engenharia Mecânica, mas deparo-me com uma grande dúvida: para que universidade ir?

    A minha dúvida está entre ir para o IST (instituto superior técnico) de Lisboa ou para o ISEL (instituto superior de Engenharia de Lisboa). Quase de certeza que tenho média para entrar em qualquer um deles (média de 16 qq coisa, a última nota de candidatura no IST o ano passado foi 14 qq coisa).

    Tive a falar com um professor de Física do Secundário e ele disse-me que a grande diferença é a seguinte: No IST ganha-se "status", arranja-se emprego a "trabalhar de fatinho e gravata", mas com pouca componente prática, pois não se aprende muito as coisas na prática. Já no ISEL não se tem tanto "status", mas aprende-se engenharia "a sério", com muita componente prática, que um engenheiro do ISEL sai da faculdade a saber mais que um do IST.

    Alguém que me possa comentar isto, com conhecimento de causa??

    #2
    Esqueci-me de referir que gostava mesmo de trabalhar em engenharia "a sério"...mesmo em contacto com as máquinas, e não atrás de uma secretária o dia todo[xx(], mesmo sacrificando um pouco o ordenado a receber.

    É obvio que também há que ter em conta a oferta de emprego para alunos formados em cada uma dessas faculdades...

    cumps e obrigado;)

    Comentário


      #3
      Rapaz, se queres ir trabalhar nas máquinas, tira um curso técnico de oficina mecânica. O trabalho dum engenheiro é no projecto, depois, se tiver tempo é que vai mandar "bitaites" para a produção [}]




      Entre uma e outra, pá, não sei, cada um puxa a brasa á sua sardinha, mas também antes de entrar para a faculdade, já me disseram exactamente o mesmo entre o ISEP (Instituto Politécnico) e a FEUP (Universidade do Porto), mas a realidade, está beeeeeeeeeeeeeeeeeeeem longe disso, e pelo menos em "electro", maioritariamente a escolha entre as duas tem mais a ver com as condições de acesso (relativamente mais fácil no ISEP, onde não é perciso positiva a fisica e as notas de entrada são mais baixas), com a opção de estudar á noite ou não (na FEUP só de dia) e com a dificuldade de conclusão dos cursos (conheço pessoas de electro no ISEP e o curso deles é bem mais fácil)... E mais não digo...

      Agora, tu é que tens que ver isso aí no Sul, não te fies muito nas opiniões das pessoas, já que puxam sempre a brasa á sua sardinha ou do afilhado/filho/neto/etc.


      Olha, dá uma olhada pelo ambiente de cada casa, ás vezes ainda é a melhor coisa que se faz...








      P.S.: No IST não sei, mas na FEUP, não é raro te entregarem um projecto da vida real, para empresas reais, a percisarem daquilo, como prova de avaliação, assim como não acabas o curso antes de estagiares numa empresa, queres melhor?

      Comentário


        #4
        neste momento o curso de mecanica no IST é apenas isso, status. ja foi, nao à mt tempo atras, um excelente curso.

        no extremo oposto tens o curso do politecnico de setubal, que ja foi uma bela bosta mas que melhorou bastante e é neste momento dos mais completos que conheço.

        a FCT (monte da caparica) tem um excelente departamento de eng. mecanica. o problema do curso sao as matematicas. ha um limite imposto dentro do departamento, nao passam mais de 5% dos alunos (nao interessa a nota, nao passam). nos "bons velhos tempos" cheguei a ver percentagens de aprovaçao de menos de 1%. conheço quem tenha ido para o IST fazer as matematicas (fez mais uma ou outra so) e depois transferiu-se para a FCT para fazer o resto.

        a FEUP tem fama de ser boa mas como nao conheço, nao me pronuncio.

        pessoalmente, se tivesse perante a tua escolha hoje, iria para setubal. 2ª hipotese, fazer as matematicas na fac de ciencias ou qqr coisa assim (mesmo que nao seja em eng. mecanica mesmo, desde que seja parecido) e dps transferir para a FCT.

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por Eliselotus

          neste momento o curso de mecanica no IST é apenas isso, status. ja foi, nao à mt tempo atras, um excelente curso.

          no extremo oposto tens o curso do politecnico de setubal, que ja foi uma bela bosta mas que melhorou bastante e é neste momento dos mais completos que conheço.

          a FCT (monte da caparica) tem um excelente departamento de eng. mecanica. o problema do curso sao as matematicas. ha um limite imposto dentro do departamento, nao passam mais de 5% dos alunos (nao interessa a nota, nao passam). nos "bons velhos tempos" cheguei a ver percentagens de aprovaçao de menos de 1%. conheço quem tenha ido para o IST fazer as matematicas (fez mais uma ou outra so) e depois transferiu-se para a FCT para fazer o resto.

          a FEUP tem fama de ser boa mas como nao conheço, nao me pronuncio.

          pessoalmente, se tivesse perante a tua escolha hoje, iria para setubal. 2ª hipotese, fazer as matematicas na fac de ciencias ou qqr coisa assim (mesmo que nao seja em eng. mecanica mesmo, desde que seja parecido) e dps transferir para a FCT.
          Em setúbal sei que há o curso de engenharia mecanica, ramo automóvel, e pelo que vi no site pareceu aquele que corresponde mais ao que eu procurava...o problema é ser mesmo em setúbal[xx(] Tar a ir de Lisboa para Setúbal todos os dias é complicado (tempo perdido, custos das viagens...), e a hipótese de arranjar um quarto em setúbal está fora de questão (pelos encargos que acarreta e porque estou ligado a outras actividades aqui em Lisboa).

          Em relação à FCT, não a conheço muito bem, vou ver se vejo qualquer coisa no site;)

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por NLS___87

            Rapaz, se queres ir trabalhar nas máquinas, tira um curso técnico de oficina mecânica. O trabalho dum engenheiro é no projecto, depois, se tiver tempo é que vai mandar "bitaites" para a produção [}]




            Entre uma e outra, pá, não sei, cada um puxa a brasa á sua sardinha, mas também antes de entrar para a faculdade, já me disseram exactamente o mesmo entre o ISEP (Instituto Politécnico) e a FEUP (Universidade do Porto), mas a realidade, está beeeeeeeeeeeeeeeeeeeem longe disso, e pelo menos em "electro", maioritariamente a escolha entre as duas tem mais a ver com as condições de acesso (relativamente mais fácil no ISEP, onde não é perciso positiva a fisica e as notas de entrada são mais baixas), com a opção de estudar á noite ou não (na FEUP só de dia) e com a dificuldade de conclusão dos cursos (conheço pessoas de electro no ISEP e o curso deles é bem mais fácil)... E mais não digo...

            Agora, tu é que tens que ver isso aí no Sul, não te fies muito nas opiniões das pessoas, já que puxam sempre a brasa á sua sardinha ou do afilhado/filho/neto/etc.


            Olha, dá uma olhada pelo ambiente de cada casa, ás vezes ainda é a melhor coisa que se faz...






            P.S.: No IST não sei, mas na FEUP, não é raro te entregarem um projecto da vida real, para empresas reais, a percisarem daquilo, como prova de avaliação, assim como não acabas o curso antes de estagiares numa empresa, queres melhor?
            Sim, já tenho uma visita programa ao IST e tenho que ver se vou depois também ao ISEL e a outras faculdades...
            Quanto à parte do projecto como prova de avaliação, isso agradou me muito, tenho que informar-me se nas faculdades que tenho em vista também adoptaram essa prática.;)

            Comentário


              #7
              se nao podes mesmo sair de Lisboa, entao via bastante bem a hipotese de fazer as matematicas numa fac (isel, fac de ciencias ou mesmo ist) e depois transferir para a FCT.

              o curso do isel é porreiro, mas tem um grande problema: o nome!
              mais facilmente empregam alguem com curso das selecçoes readers digest. empregam qualquer coisa antes de ti, és o ultimo recurso.
              até podes ser o melhor trabalhador que a empresa alguma vez vai ver, mas para entrares estás bem tramado.
              um colega meu tirou o curso ai, a 1ª entrevista a que foi, foi graças a um curriculo que mandou em que "omitiu" o nome da faculdade:D
              outra tirou o curso de quimica no isel, foi a 7ª escolha para 3 vagas numa empresa de renome(os candidatos que eles queriam foram desistindo). para 7ª escolha....em 2 anos foi promovida 3 vezes e ja levou um galardao qqr da empresa. os 2 que entraram com ela (1ªs escolhas), um foi posto na rua por incompetencia, o outro continua no mesmo sitio!

              é um bom curso, mas é um grande risco...

              Comentário


                #8
                Elise, nem tanto ao mar nem tanto á terra.

                1º porque hoje em dia fazer essa historia de umas cadeiras numa faculdade e fazer o resto noutra, está completamente fora de questão por toda a gente que conheço. Hoje em dia o processo de transferencia é muito mais demorado, e perdes 1 ano com essa cowboyada toda. É bem melhor escolher dignamente o curso/faculdade e tentares fazer tudo na mesma porque senao, é estares a perder tempo e dinheiro.

                2º o ISEL é claramente inferior em termos de status hoje em dia em relacao ás rivais em termos de engenharia como a FCT e IST. Muitas coisas se falam, todos opinam, mas o mais importante é teres sorte, é verdade que há empregadores que procuram um licenciado muito especifico, e se so querem alguem vindo do IST é claro que vao sempre barrar a porta a alguem do ISEL, tal como digo tudo depende do contexto e dos objectivos.

                Quanto á pergunta em causa, é vdd que o IST é conhecido pela sua carga teórica e verdadeira dos cursos, e que no ISEL aprendas defacto muito mais o trabalho de engenharia "hands on", aprendes a mexer muito mais no sentido prático, sim é verdade. O melhor mesmo é falares com alguem que está nos cursos para onde queres ir, e nao te prendas a uma opinião, tenta reunir varias pessoas desses mesmos cursos e falar com elas, e depois tira uma conclusão.

                Comentário


                  #9
                  Vai mas é tirar o curso para Inglaterra!

                  Comentário


                    #10
                    Curso do ramo automóvel?

                    Até no ISEP, se tira e fica-se mais bem preparado que os do IST, como pude comprovar numa entrevista a que fui...

                    Se não fosse já trabalhar(noutra área) há mais de 1 ano, a esta hora estava a estagiar na hertz... Malditos estágios! [8]

                    Comentário


                      #11
                      É assim eu ando no ISEL, e se aquilo que o Elise disse já foi quase verdade hoje as coisas estão a mudar um bocadinho. A taxa de empregabilidade no ISEL tem subido ultimamente e já não é tão difícil assim arranjar emprego, o Técnico tem nome, mas cada vez mais não passa disso mesmo, nome!!!

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por jcpr

                        Vai mas é tirar o curso para Inglaterra!
                        É uma opcção ... mas acho que o melhor era mesmo tirar o curso nma alemanha ;)

                        Comentário


                          #13
                          as mtematicas na FCT já estao um pouco melhores..

                          Comentário


                            #14
                            Tens alguém que te subsidie os estudos ou vais trabalhar e estudar ao mesmo tempo [?]

                            Se a tua opção fôr a 2ª, o ISEL é a tua única hipótese, pois é o ÚNICO na região da Grande Lisboa que permite que possas trabalhar a tempo inteiro durante o dia e estudares à noite.

                            Por outro lado, o ISEL é menos exigente mas nem por isso mais fácil.

                            O ISEL é um espectáculo em termos de pessoas, alunos que não se coibem de se ajudar uns aos outros, a competição passa para segundo lugar.

                            O ISEL não garante porém os meios técnicos que o IST possa dispôr mas está longe de estar esfarrapado a esse nível.

                            A malta que sai do ISEL sempre teve garantias do empregabilidade, mais ainda apartir do dia que a escola foi reconhecida pela cambada de proxenetas que são as Ordens dos Engenheiros...

                            Mal do ISEL [?]

                            Está situado em Chelas... :D :D :D

                            Em resumo, vai para o ISEL, juntas-te a nós e sais de lá um profissional de nível...

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por DêCêIi


                              Mal do ISEL [?]

                              Está situado em Chelas... :D :D :D
                              Tem piada que quando para lá fui muita gente me falou nesse "handicap", mas eu nunca tive um único problema relacionado com isso! Nadinha mesmo!


                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por bizarro

                                as mtematicas na FCT já estao um pouco melhores..
                                a senhora que as rege ainda é a mesma;)
                                continua a haver a celebre pergunta 8[}];)

                                (é a ultima pergunta do exame, que invariavelmente nao tem nada a ver com a materia dada, onde por 2 anos consecutivos nem a propria prof que fez o exame os conseguiu resolver à frente dos alunos)

                                citação:1º porque hoje em dia fazer essa historia de umas cadeiras numa faculdade e fazer o resto noutra, está completamente fora de questão por toda a gente que conheço. Hoje em dia o processo de transferencia é muito mais demorado, e perdes 1 ano com essa cowboyada toda. É bem melhor escolher dignamente o curso/faculdade e tentares fazer tudo na mesma porque senao, é estares a perder tempo e dinheiro.
                                depende de como fizeres as coisas e das faculdades.

                                um amigo meu transferiu-se da FCT pra fac de ciencias em 2 meses, entre pedido informal de analise à candidatura e as equivalencias!

                                foram eficazes, como é raro numa instituiçao publica.

                                dá trabalho, mas consegues fazer sem perder um ano[:P]

                                claro, é sempre preferivel escolher logo o curso acertado!

                                citação:Tem piada que quando para lá fui muita gente me falou nesse "handicap", mas eu nunca tive um único problema relacionado com isso! Nadinha mesmo!
                                eu passei lá 2 anos da minha vida pseudo-estudantil:D
                                tambem nunca tive problemas.
                                ouvia-se uns casos de vez em quando que envolviam alunos da noite...mas a maior parte era boatos.

                                Comentário


                                  #17
                                  A senhora que as rege este ano está de sabatica! :D

                                  Analises na FCt passara por ums restruturação e passaram a haver varias analises para os diferentes cursos, a analises C que é a mais geral acho que ficou mais facil, pelo menos a 1.C eu possso dizer que ficou mais facil..

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por bizarro

                                    A senhora que as rege este ano está de sabatica! :D

                                    Analises na FCt passara por ums restruturação e passaram a haver varias analises para os diferentes cursos, a analises C que é a mais geral acho que ficou mais facil, pelo menos a 1.C eu possso dizer que ficou mais facil..
                                    o meu problema nunca se pos com a dificuldade da cadeira.

                                    sim, era dificil, mas nada de impossivel.

                                    o que era complicado de ultrapassar era a barreira "ana sá".
                                    imagina o somatorio dos pontos de cada resposta, com os numeros todos...o total dá 14.2...riscado com um traço e 9.4 por baixo.
                                    a reacçao dela foi "ja viu, enganei-me! nao vejo aqui nada que justifique essa conta. o menino nao era amigo do Joao, aquele que partiu um vidro do carro do prof tal?"
                                    era o criterio de correcçao habitual dessa donzela[}]

                                    nesse ano mexi-me de tal forma que no ano seguinte passei com 10.4 no exame, que bateu certinho (à decima) com a correcçao feita pelo explicador (prof da fct de outra cadeira das matematicas, e que tem um "po" à senhora dona baronesa que nem muitos alunos).

                                    em analise 2 a historia repetiu-se, desta vez com provas ainda mais obvias, perdi a paciencia...

                                    se houve essa restruturaçao, optimo, pode ser que a senhora decida ir pro dubai ou pro iraque e finalmente os alunos comecem a ter a nota que verdadeiramente tiraram[8D]

                                    Comentário


                                      #19
                                      Carlos a questão q está a colocar não faz muito sentido uma vez q sabemos que é evidente que queres escolher o IST (inconscientemente).

                                      Essa questão do fato e gravata não faz sentido nenhum. Isso são MITOS urbanos. Com sorte aprendes aproximadamente a mesma coisa no ISEL ou no IST com vantagem do IST ser um pouco melhor para o CV.


                                      Comentário


                                        #20
                                        Estive no IST 6 anos até terminar o meu curso de Licenciatura
                                        em Eng. Informática e se há coisa que este curso não tem é
                                        falta de componente prática.

                                        Todas as disciplinas técnicas da especialidade tinham projectos,
                                        e eram projectos muitas vezes grandes e complexos que exigiam muito
                                        tempo. Na maioria das disciplinas não fazer o projecto ou a parte
                                        prática implicava a reprovação automática na disciplina.

                                        Não é um curso nada fácil (eu pelo menos não achei), tens um nível
                                        de exigência grande, e é preciso queimar bem a a pestana para
                                        conseguir terminar aquilo em 5 anos. Perdi muita coisa por causa
                                        do curso (borgas, etc), tive muitas desilusões etc, mas considero que
                                        saí bastante bem preparado.

                                        Claro que uma coisa é o mundo académico, outra coisa é o mundo
                                        empresarial. Eu aconselho algum tempo de trabalho cá fora mesmo
                                        antes de se terminar o curso para se ter uma ideia melhor da
                                        realidade do mundo do trabalho.

                                        A nível de prestigio é talvez a melhor. A nivel de ensino não se
                                        diferenciará muito da UNL mas o nível de exigência e maior que
                                        no ISEL, além de que a maioria das licenciaturas são acreditadas
                                        pela ordem dos engenheiros.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Ambas têm a mesma meta que é formar engenheiros, mas com caminhos bem distintos. O ISEL prefere um caminho que tenha mais componente prática (as vezes abusa....), e o IST tem muito mais teoria.

                                          Aqui esta uma bela verdade, a uma entreajuda muito grande no ISEL, coisa que não existe em muitos lados.
                                          citação:O ISEL é um espectáculo em termos de pessoas, alunos que não se coibem de se ajudar uns aos outros, a competição passa para segundo lugar.
                                          Já agora duas notas:
                                          - A primeira é que os cursos a nível nacional vão mudar, e o ISEL esta mais bem preparado para a mudança do que o IST.(E não ha duvida nenhuma [:P])

                                          -A segunda é que o ISEL pode integrar a universidade de lisboa……

                                          Os cursos tanto no ISEL como no IST são creditados pela ordem.

                                          Desejo-te a melhor escolha ;).

                                          Comentário


                                            #22
                                            tirei no ISEP engenharia mecânica

                                            grande vantagem???

                                            existir aulas á noite

                                            é mais práctica...blá,blá,blá....é tanga

                                            mais fácil????

                                            acredito que sim mas nunca exprimentei a FEUP

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por RICHARD

                                              tirei no ISEP engenharia mecânica

                                              grande vantagem???

                                              existir aulas á noite

                                              é mais práctica...blá,blá,blá....é tanga

                                              mais fácil????

                                              acredito que sim mas nunca exprimentei a FEUP
                                              Qual que ... queres aprender engenharia mecanica variante mecanica de automovel?

                                              As vezes que tive de levar o meu FIAT ao mecanico fiquei a saber a escola toda!!!! [8][8][8][8]

                                              Comentário


                                                #24
                                                Quando o técnico deixar de ser aquela instituição "demasiado teorica", supostamente "afastada" do mercado de trabalho, deixa de ser o técnico que sempre foi, e passa a ser uma univ. como todas as outras.

                                                E isto porque nem todas as entidades procuram alguem que saiba fazer x ou y, mas sim que tenha conhecimentos teoricos fortes para poder ir mais alem do que saber fazer x ou y.


                                                ( no fundo.. o que se quer disser com isto do "teorica" é que tem muitas matemáticas e num nivel elevado, porque tambem tem muita componente pratica)


                                                O técnico existe competividade, mas atenção a uma coisa, a competividade que existe por cá é "saudavel", ou seja, tentamos ser melhores que os outros, mas ajudamo-nos uns aos outros, não há cá jogos baixos ( alias é o que nos ensinam nas praxes, que ou somos uns para os outros ou nem daqui a 10 anos saimos daqui), claro que há sempre uma ou outra ovelha negra... como em todo o outro.

                                                O isel pelo pouco que conheco o pessoal é mesmo 5*, muito porreiro mesmo, mas epá.. não é o pessoal fixe que te vai pagar o salário , o pessoal do técnico tambem é bacano.

                                                Espero que sejas bom em ingles, isto se optares pelo IST, porque o 4º e 5º ano vão ser dados em ingles ;), se tiveres ambições de ir estudar para o estrangeiro, tambem é uma boa opcção porque atraves do cluster tens os mesmos direitos que um aluno interno em 12 univ de engenharia da europa, para fazer o mestrado ( 4º e 5º ano) ou seja tens a entrada muito mais facilitada ;).

                                                O técnico não está a perder qualidade, as outras univ's é que estão a ganhar qualidade (e ainda bem!)

                                                Por fim, setubal até pode ter um bom curso, mas não queiras comparar com as outras univ's, qualquer empregador vai dar prioridade a alunos da fct ou ist.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  A FCT é muito boa a nivel cientifico mas o curso não era acreditado pela ordem dos Eng.

                                                  O ISEL tem o curso acreditado mas no plano cientifico é inferior.... compensa com a sua componente prática e vertente útil!
                                                  Contudo, o ISEL deixou o IPL e actualmente pertence à Universidade de Lisboa. Por isso não sei como será no futuro a sua componente cientifica, talvez consiga manter a componente prática e útil e, juntar uma nova dose de genes cientificos.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    É pá vai antes para o ISEL que aqui no IST já temos mecânicos a mais.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por Henriques J.

                                                      É pá vai antes para o ISEL que aqui no IST já temos mecânicos a mais.
                                                      a avaliar pelas prestações do carro de F1(?) que vocês construiram que ultimamente não tem ganho nada e tem servido apenas para exposições parece que mecanicos por esses lados nunca serão de mais ;)

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Há anos que oiço dizer que o IST já é só o nome, e que é só teoria e que nas outras faculdades os alunos saem a saber mais, etc...

                                                        A realidade é que aquilo que um aluno aprende no IST dificilmente um aluno de outra faculdade aprende na via activa, enquanto que aquilo que, supostamente, um aluno p.ex do ISEL aprende durante o curso, um aluno do IST tem a oportunidade de facilmente aprender à medida que vai ganhando experiência!

                                                        Quanto a arranjar trabalho, esquece! Um aluno do IST à partida tem muito mais probabilidades de arranjar emprego! Ainda estou para conhecer um director de recursos humanos que não reconheça olhar para um CV de um aluno do IST com outros olhos.

                                                        Se falares entre escolher a FCT ou o IST ainda reconheço que tenha havido nos últimos anos uma grande aproximação, mesmo da maneira como são vistos os alunos no mercado de trabalho... mas comparar com o ISEL, esquece!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por 3com
                                                          Contudo, o ISEL deixou o IPL e actualmente pertence à Universidade de Lisboa. Por isso não sei como será no futuro a sua componente cientifica, talvez consiga manter a componente prática e útil e, juntar uma nova dose de genes cientificos.
                                                          Tens que me dizer onde é que ouviste isso....

                                                          O ISEL pretence ao IPL, o que existe é interesse parte a parte para passar para o Universidade de lisboa, no entanto existe muita pressão por diversas entidades para que isso não aconteca....

                                                          citação:Originalmente colocada por joao
                                                          Se falares entre escolher a FCT ou o IST ainda reconheço que tenha havido nos últimos anos uma grande aproximação, mesmo da maneira como são vistos os alunos no mercado de trabalho... mas comparar com o ISEL, esquece!
                                                          Este teu comentario é referente ao curso de mecanica ou aos cursos todos do ISEL?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Anda mas é para a FEUP[:I]

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X