Anúncio

Collapse
No announcement yet.

AJUDA - Usar disco NAS como disco fisico??

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    AJUDA - Usar disco NAS como disco fisico??

    Boas,

    Alguem sabe se é possivel usar um disco de rede ou um NAS como disco fisico de um PC, para que apareça no Snap-In de Gestão de discos??

    Obrigado.

    cumps,
    [dio]

    #2
    Acho que tens de ir à BIOS e escolher qq como startup by LAN

    Se não estou em erro...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
      Acho que tens de ir à BIOS e escolher qq como startup by LAN

      Se não estou em erro...
      Isso será para arrancar por um disco de rede.
      O que eu queria era, num PC já a funcionar, adicionar um disco de rede como disco fisico desse PC.


      cumps,
      [dio]

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por dio Ver Post
        Boas,

        Alguem sabe se é possivel usar um disco de rede ou um NAS como disco fisico de um PC, para que apareça no Snap-In de Gestão de discos??

        Obrigado.

        cumps,
        [dio]
        Não estou a entender, estas a falar de que SO?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por dio Ver Post
          Isso será para arrancar por um disco de rede.
          O que eu queria era, num PC já a funcionar, adicionar um disco de rede como disco fisico desse PC.


          cumps,
          [dio]
          Ligas o disco por USB em vez de o ligar por rede.


          Por rede não dá porque, um NAS é basicamente um computador com um SO LINUX ou outro que partilha um disco.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
            Não estou a entender, estas a falar de que SO?
            Seria neste caso para Windows Server 2003.
            Está a ficar com pouco espaço em disco, os discos para esse servidor são caros como lume, então com um NAS resolvia a situação, mas teria de ficar como disco fisico do servidor, para puder dar partilhas e permissões aos utilizadores a partir dai.

            cumps,
            [dio]

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por dio Ver Post
              Seria neste caso para Windows Server 2003.
              Está a ficar com pouco espaço em disco, os discos para esse servidor são caros como lume, então com um NAS resolvia a situação, mas teria de ficar como disco fisico do servidor, para puder dar partilhas e permissões aos utilizadores a partir dai.

              cumps,
              [dio]
              O NAS da linksys dá par fazer partilhas e permissões.

              Pelo menos é o que está no site deles.


              D-Link 2-Bay Network Storage Enclosure

              O Utilitário de procura fácil da D-Link está incluído no CD do produto. Este utilitário permite-lhe localizar o DNS-323 na rede, quando estiver localizado o utilitário pode ser utilizado para mapear o(s) disco(s) rígido(s) para aparecer(em) em O meu computador no PC. O software de cópia de segurança também está incluído. Este software permite-lhe fazer cópias de segurança dos seus ficheiros de um computador para o DNS-323 manualmente, de forma programada ou em tempo real. Estas cópias de segurança em tempo real são uma excelente forma de salvaguarda contra acidentes infelizes que podem resultar na perda de ficheiros importantes.
              Editado pela última vez por neoxic; 22 April 2008, 11:29.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
                Ligas o disco por USB em vez de o ligar por rede.


                Por rede não dá porque, um NAS é basicamente um computador com um SO LINUX ou outro que partilha um disco.
                Sim, um disco USB é uma hipotese.
                Mas o NAS em questão pode levar dois discos SATA em Raid 1 e tem rede Gigabit, seria melhor em termos de performance e segurança.


                cumps,
                [dio]

                Comentário


                  #9
                  deixa de ser forreta e compra os discos SAS ou U320 pro servidor

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por pmct Ver Post
                    deixa de ser forreta e compra os discos SAS ou U320 pro servidor
                    Pois... o mal é esse!!
                    Por o preço de um SAS 147Gb compro o NAS com 2X500Gb Sata!


                    cumps,
                    [dio]

                    Comentário


                      #11
                      Esses NAS domésticos tipo o Linksys, não têm grande performance em relação a um servidor real de ficheiros.
                      Andei, por pouco tempo, interessado numa cena dessas lá para casa e, de acordo com reviews e experiência feita por um amigo meu, aquilo anda na casa dos 4MB/s se tanto.
                      Acho que Disco Externos via USB, para já, são a melhor opção. Não tens é o RAID.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por paulomv Ver Post
                        Esses NAS domésticos tipo o Linksys, não têm grande performance em relação a um servidor real de ficheiros.
                        Andei, por pouco tempo, interessado numa cena dessas lá para casa e, de acordo com reviews e experiência feita por um amigo meu, aquilo anda na casa dos 4MB/s se tanto.
                        Acho que Disco Externos via USB, para já, são a melhor opção. Não tens é o RAID.

                        Tàs a falar deste : D-Link 2-Bay Network Storage Enclosure?

                        é que tou a pensar comprar um...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
                          Tàs a falar deste : D-Link 2-Bay Network Storage Enclosure?

                          é que tou a pensar comprar um...
                          O exemplo que tive foi o Linksys NAS e pelas reviews que encontrei, é lentinho lentinho. Esse D-Link tem muito bom aspecto e parece correr Linux como firmware mas não acredito que a performance seja muito melhor que o Linksys.
                          Estas soluções parecem ainda não estar muito bem desenvolvidas para dar a performance equivalente a um network server, o que seria pedir muito.
                          Penso que para uma utilização normal tipo aceder a pequenos ficheiros, fotos, etc é mais que suficiente, mas agora quando lhe queres meter isos de 4 GB e por aí adiante, deves desesperar... Sabendo que ligando um disco externo por USB 2.0 manda uns valentes 480Mbps...

                          Edit: Encontrei uma review sobre esse D-Link e parece que manda uns estonteantes 42,2Mbps de Leitura e 55,6Mbps de escrita. É dos melhores. Acho que fazes uma boa compra.
                          http://review.zdnet.com/external-har...-32002040.html
                          Editado pela última vez por paulomv; 22 April 2008, 17:03.

                          Comentário


                            #14
                            O NAS em questão é o Conceptronic CH3SNAS, não é propriamente um NAS profissional, mas leva 2 disco Sata e tem rede Gigabit.
                            Ainda não medi ao certo a velocidade de transferencia, já que não tenho aqui switch Gigabit, mas com rede a 100Mpbs a transferencia é equivalente a copiar de um pc para outro.


                            cumps,
                            [dio]

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por paulomv Ver Post

                              Edit: Encontrei uma review sobre esse D-Link e parece que manda uns estonteantes 42,2Mbps de Leitura e 55,6Mbps de escrita. É dos melhores. Acho que fazes uma boa compra.
                              http://review.zdnet.com/external-har...-32002040.html
                              Fica-me em quase 500€ já com discos...

                              Mesmo assim 3x menos que as outras pro qq coisa.

                              Comentário


                                #16
                                Nao li com calma, portanto posso tar a argolar.

                                O NAS que falas é NFS ou NFS+CIFS ?

                                Se for NFS só, francamente não faço ideia de como fazer isso em Window$...
                                Se for CIFS, podes mapear uma unidade "física" com um "net use" ... mas nunca te irá aparecer no disk management por não ser "físico".

                                EDIT: Já agora, espreita os QNap ( http://www.qnap.com/ )

                                "V"

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Japh Ver Post
                                  Nao li com calma, portanto posso tar a argolar.

                                  O NAS que falas é NFS ou NFS+CIFS ?

                                  Se for NFS só, francamente não faço ideia de como fazer isso em Window$...
                                  Se for CIFS, podes mapear uma unidade "física" com um "net use" ... mas nunca te irá aparecer no disk management por não ser "físico".

                                  EDIT: Já agora, espreita os QNap ( http://www.qnap.com/ )

                                  "V"
                                  Pois... ficar com um drive de rede era o que eu não queria...

                                  Os QNap são engraçados... vou dar uma vista de olhos.


                                  cumps,
                                  [dio]

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por dio Ver Post
                                    Pois... o mal é esse!!
                                    Por o preço de um SAS 147Gb compro o NAS com 2X500Gb Sata!


                                    cumps,
                                    [dio]
                                    sata ao pe de sas 15K é tipo renaulT 4l contra 911Gt2.
                                    malta aqui so usas SAS , por isso é que o forum ate vai funcionado
                                    logo deixa de ser forreta

                                    Comentário


                                      #19
                                      quanto ao topico esses nas da treta nao te perimtem fazer isso.
                                      o SAN a serio que suporte iSCSI permite fazero que queres, enviar SCSI comands to a centar Storage area network.
                                      os nas são em si servidores de ficheiros, CIFS ou NFS ao ambos.

                                      se for NFS e o servidor fosse um sistema decente(tipo qualquer UNIX) montavas o NFS e partilhavas com samba, com sistams caseiros (tipo windows qualquer que seja a variante) esquece isso e comprar ums discos

                                      Comentário


                                        #20
                                        Acho que não entendeste bem...

                                        Eu sei que os SAS não tem comparação com os Sata, mas se uma 4L me chega e sobra, porque que razão hei-de querer um porsche?
                                        E ainda por cima a 4L leva 5 pessoas, devagar mas leva e o porsche quando muito leva dois e magrinhos pq não cabem nos bancos com apoio lateral!!!

                                        E se o SAS é caro, então o que dizer de um SAN a sério como dizes...

                                        Obrigado na mesma.


                                        cumps,
                                        [dio]

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por pmct Ver Post
                                          (...)
                                          o SAN a serio que suporte iSCSI permite fazero que queres, enviar SCSI comands to a centar Storage area network.
                                          (...)
                                          Um pouco offtopic:

                                          Conto pelos dedos das mãos os sistemas que realmente necessitam de uma SAN ...
                                          Para a maior parte das aplicações ditas "normais", um bom NAS chega, sobra e é demais... para além de ser brutalmente mais barato e mais flexível que uma SAN.

                                          É como os sites feitos em a$p dotn€t2 e m$ sql server ... diria que 90% deles podiam ser feitos em php/mysql... por uma fracção do preço.

                                          Mas pronto, isto sou eu e o meu mau feitio ... 8)

                                          "V"

                                          Comentário

                                          AD fim dos posts Desktop

                                          Collapse

                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                          Collapse
                                          Working...
                                          X