Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Estúdio de som no PC/casa (apelo aos entendidos)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Estúdio de som no PC/casa (apelo aos entendidos)

    Bons dias!

    Confesso que até nem sou um zero nestas coisas, mas acho que me está a dar uma branca...

    Queria montar um pequeno estúdio de gravação audio em casa, recorrendo ao meu PC. Colocando as questões relativas ao PC de parte (acho que está preparado) e as condições físicas do local (insonorização, microfones, etc), resta-me a dúvida técnica.
    Sei que preciso de um interface para poder fazer gravações multipista no meu Adobe Audition, e acho que encontrei um aparelho para isso, uma vez que a placa de som Creative Soundblaster ZS é "curta" para isso.

    A minha dúvida é: com o aparelho que está aqui em baixo, é possível gravar em multipista, certo? Não tenho necessidade de muitos canais, e o facto de ser firewire ajuda.

    O que acham? Seria melhor outra opção? O que aconselham? Tem conhecimento de alguma solução com boa relação qualidade/preço?

    Obrigado a todos!


    #2
    Nem precisas de tanto para fazer gravação multipistas.

    Qualquer soundblaster actual grava multipistas decentemente...
    Se é para brincadeiras em casa não precisas mai que uma SB.

    Para algo mais profissional, esse módulo é porreiro pq dá para ligar microfones bons por ex...

    Comentário


      #3
      boas, eu faço algumas gravações para a minha banda(e para mim mesmo) num programa que eu acho excelente chamado cool edit pro2(usado em estudios), actualmente passou a chamar-se adobe audition..

      obviamente não é freeware

      faço gravação multipistas mas gravo apenas uma faixa de cada vez(mesmo tendo opção para gravar várias simultâneas no programa, não tenho recursos para comprar uma mesa que se ligue ao pc)

      se fores gravar pista a pista não te preocupes com grandes placas gráficas, eu tinha uma de linha branca e funcionava bem...estragou-se e comprei uma creative X-FI Extreme Audio(não tem recurso para multipistas)...

      (edited), para multipistas como tu queres pode ser que essa caixa dê, mas tens de ver os recursos dela

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
        Nem precisas de tanto para fazer gravação multipistas.

        Qualquer soundblaster actual grava multipistas decentemente...
        Se é para brincadeiras em casa não precisas mai que uma SB.

        Para algo mais profissional, esse módulo é porreiro pq dá para ligar microfones bons por ex...
        Mas como é que eu na minha SB gravo ao mesmo tempo um teclado e um microfone? Ou então um teclado e uma guitarra? Tem que ser à vez... A placa só tem uma entrada de linha, que só alimenta um canal...

        A minha ideia era gravar em simultâneo aí dois canais de cada vez, mas poder editá-los em separado. Quanto ao usar microfones de qualidade, sim, pelo menos um para a voz...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por bimmer318tds Ver Post
          Mas como é que eu na minha SB gravo ao mesmo tempo um teclado e um microfone? Ou então um teclado e uma guitarra? Tem que ser à vez... A placa só tem uma entrada de linha, que só alimenta um canal...

          A minha ideia era gravar em simultâneo aí dois canais de cada vez, mas poder editá-los em separado. Quanto ao usar microfones de qualidade, sim, pelo menos um para a voz...
          percebo onde queres chegar, aí não te interessa uma placa de som...precisas de uma mesa não amplificada que ligue ao pc por usb ou firewire como essa que mostras, tens de ver se consegues no pc fazer a separação do som de cada linha da mesa, depois no adobe audition nas pistas de gravação tens do lado esquerdo as propriedades de entrada de audio, aí vais assimilar cada linha da mesa a cada faixa de gravação



          (edit: uma placa de som da para gravar sempre 2 entradas, mic e aux/line in em simultâneo, embora algumas placas como a minha silenciem uma das entradas quando a outra é usada)

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por jA-mobil Ver Post
            percebo onde queres chegar, aí não te interessa uma placa de som...precisas de uma mesa não amplificada que ligue ao pc por usb ou firewire como essa que mostras, tens de ver se consegues no pc fazer a separação do som de cada linha da mesa, depois no adobe audition nas pistas de gravação tens do lado esquerdo as propriedades de entrada de audio, aí vais assimilar cada linha da mesa a cada faixa de gravação



            (edit: uma placa de som da para gravar sempre 2 entradas, mic e aux/line in em simultâneo, embora algumas placas como a minha silenciem uma das entradas quando a outra é usada)
            É exactamente isso: eu preciso "alocar" os canais ás pistas do Adobe Audition. A mesa seria uma opção, mas não sei se grava multipistas em tempo real... Tenho algum receio...
            Como não preciso muitos canais, estava a pensar num interface (apesar de claro gostar mais da ideia da mesa )

            PS- a minha placa de som tb acho que só deixa seleccionar um canal de cada vez para gravação...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por bimmer318tds Ver Post
              É exactamente isso: eu preciso "alocar" os canais ás pistas do Adobe Audition. A mesa seria uma opção, mas não sei se grava multipistas em tempo real... Tenho algum receio...
              Como não preciso muitos canais, estava a pensar num interface (apesar de claro gostar mais da ideia da mesa )

              PS- a minha placa de som tb acho que só deixa seleccionar um canal de cada vez para gravação...
              procura mesas que liguem ao pc, com 100€ ja arranjas uma mesa para 4 ou 6 canais(não ligam ao pc)...

              precisas mesmo de gravar multipistas em simultâneo?

              es da zona de lisboa?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por jA-mobil Ver Post
                procura mesas que liguem ao pc, com 100€ ja arranjas uma mesa para 4 ou 6 canais(não ligam ao pc)...

                precisas mesmo de gravar multipistas em simultâneo?

                es da zona de lisboa?
                Sim, eu conheço vários modelos de mesas, mas não ligam ao PC. A minha dúvida é: uma mesa que tenha saída USB, ou mesmo firewire, é capaz de gravar em multipista no PC? OU só passa o sinal do mix final, tendo que ser feita toda a mistura na própria mesa? Queria ter mais possibilidades de edição depois, nomeadamente acrescentar efeitos como reberv ou eco, e não ficar limitado aos volumes da mesa (acho que me fiz entender)

                Multipistas, dava-me muito jeito, pelo menos dois canais. A ideia é gravar dois instrumentos ao mesmo tempo, ou um instrumento e um canal de voz (pelo menos isto).

                Sou da zona Norte, de Ponte de Lima, não da zona de Lisboa...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por bimmer318tds Ver Post
                  Sim, eu conheço vários modelos de mesas, mas não ligam ao PC. A minha dúvida é: uma mesa que tenha saída USB, ou mesmo firewire, é capaz de gravar em multipista no PC? OU só passa o sinal do mix final, tendo que ser feita toda a mistura na própria mesa? Queria ter mais possibilidades de edição depois, nomeadamente acrescentar efeitos como reberv ou eco, e não ficar limitado aos volumes da mesa (acho que me fiz entender)

                  Multipistas, dava-me muito jeito, pelo menos dois canais. A ideia é gravar dois instrumentos ao mesmo tempo, ou um instrumento e um canal de voz (pelo menos isto).

                  Sou da zona Norte, de Ponte de Lima, não da zona de Lisboa...
                  se a mesa for simples sim só faz o mix e ligas o line out ao pc e so passa numa faixa...

                  mas o objetivo da mesa ligar ao pc por usb ou firewire é exatamente fazer a separação dos canais individuais no pc


                  se fosses cá de baixo diria para ires à music factory em alfragide, tem lá tudo e mais alguma coisa(estilo armazém musical)

                  não sendo indescrição, porque apenas 2 faixas de cada vez e não por exemplo logo todos os instrumentos em simultâneo?

                  Comentário


                    #10
                    Esse módulo só te deixa gravar 2 fontes diferentes ao mesmo tempo.

                    Ou 2 linhas ou 2 micros ou 1 linha + 1 micro.

                    A Soundblaster tem uma entrada stereo, logo permite gravar tb 2 canais ao mesmo tempo.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
                      Esse módulo só te deixa gravar 2 fontes diferentes ao mesmo tempo.

                      Ou 2 linhas ou 2 micros ou 1 linha + 1 micro.

                      A Soundblaster tem uma entrada stereo, logo permite gravar tb 2 canais ao mesmo tempo.
                      explica la isso? separação em mono esquerdo/direito um pa cada faixa?

                      como fazes essa separação nos jacks?

                      --------
                      estou a ver que este módolo só serve para fazer separação para ligar um som a várias colunas de amplificação

                      Comentário


                        #12
                        Soundblaster para home studio = Lixo.

                        Montes de latência...


                        Procura a gama da m-audio.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                          Soundblaster para home studio = Lixo.

                          Montes de latência...


                          Procura a gama da m-audio.
                          à falta de recursos financeiros chega bem ... se tivesse dinheiro comprava mesmo um sistema de gravação completo qual pc e qual placa de som


                          além de que se arranjar uma mesa que ligue ao pc diretamente a placa de som só vai servir para audio-out

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por jA-mobil Ver Post
                            se a mesa for simples sim só faz o mix e ligas o line out ao pc e so passa numa faixa...

                            mas o objetivo da mesa ligar ao pc por usb ou firewire é exatamente fazer a separação dos canais individuais no pc


                            se fosses cá de baixo diria para ires à music factory em alfragide, tem lá tudo e mais alguma coisa(estilo armazém musical)

                            não sendo indescrição, porque apenas 2 faixas de cada vez e não por exemplo logo todos os instrumentos em simultâneo?
                            Pronto, desde que por USB consiga separar os canais da mesa, tudo ok!

                            Quanto à segunda pergunta, é mesmo por questões financeiras e pelo facto do que aquilo que pretendo gravar ser exequível com dois canais. Claro que se pudesse arranjava módulos com muitos mais canais, e até sabia quais escolher... :D:D:D:D:D

                            M-audio parece-me boa opção, dependendo do facto de arranjar bons preços, claro... :D:D:D A gama da Motu também me parece bem, mas os preços.... Upa upa...

                            Mais ajudas e opiniões aceitam-se!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por jA-mobil Ver Post
                              explica la isso? separação em mono esquerdo/direito um pa cada faixa?

                              como fazes essa separação nos jacks?

                              --------
                              estou a ver que este módolo só serve para fazer separação para ligar um som a várias colunas de amplificação
                              O stereo são 2 canais independentes.

                              3 fios dos quais 1 comum que é a massa salvo erro.

                              De qq forma as SB novas com drivers ASIO não tÊm latência exagerada. O único problema é a qualidade dos conversores que só trabalham bem a 96Khz e a frequência menores como 44Khz são piores que os conversores de placas semiprofissionais como a M-audio.

                              Nota: no teu gravador de pistas, tens que alocar uma pista ao left e outra ao right. A partir dai tens 2 entradas independentes.
                              Depois, podes dizer que a pista vai ser reproduzida (play) em stereo e enventulamente adicionar um reverb stereo se quiseres.
                              Editado pela última vez por neoxic; 23 April 2008, 14:49.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
                                O stereo são 2 canais independentes.

                                3 fios dos quais 1 comum que é a massa salvo erro.

                                De qq forma as SB novas com drivers ASIO não tÊm latência exagerada. O único problema é a qualidade dos conversores que só trabalham bem a 96Khz e a frequência menores como 44Khz são piores que os conversores de placas semiprofissionais como a M-audio.
                                então explica me como ligo por exemplo uma guitarra e um mic(ambos mono) a um mesmo jack stereo e faço com que um fique no "esquerdo" e outro no "direito"?

                                e imagina que ligo um teclado e uma guitarra?(sendo o teclado stereo?)

                                Comentário


                                  #17


                                  1- Arranjas um cabo assim.
                                  2- Do lado dos RCA coloca entradas de jack de 6mm
                                  3- Liga a Guitarra a um pedal de efeitos qq para servir de amplificador de sinal.
                                  4- Liga o pedal a um dos jacks
                                  5- Liga o left mono do teclado à outra entrada

                                  Pedes a stereofonia mas isso não é grave, porque depois podes meter efeitos Stereo no gravador de pistas.


                                  Está feito.
                                  Editado pela última vez por neoxic; 23 April 2008, 15:02.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por jA-mobil Ver Post
                                    à falta de recursos financeiros chega bem ... se tivesse dinheiro comprava mesmo um sistema de gravação completo qual pc e qual placa de som


                                    além de que se arranjar uma mesa que ligue ao pc diretamente a placa de som só vai servir para audio-out
                                    Mas aí é que está.

                                    A placa mais barata da m-audio custa uns 80 euros com entradas e saídas midi, latência quase inexistente e uma excelente qualidade.

                                    Claro que por ser o modelo de entrada nem uma saída para auscultadores tem (quanto mais 5.1), mas para home-studio em situações onde não haja necessidade de multipistas simultâneas em gravação, é uma excelente proposta.

                                    Talvez mesmo a melhor na relação preço qualidade.

                                    Comentário


                                      #19
                                      depois só precisava de arranjar uma cena para ligar o jack de saida do pedal para o RCA...

                                      e tinha de ver onde fazia a separação das fases em tempo real para as 2 pistas

                                      (isto já me tinha ocorrido, tenho la um cabo desses mas o jack é fêmea)

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por jA-mobil Ver Post
                                        depois só precisava de arranjar uma cena para ligar o jack de saida do pedal para o RCA...

                                        e tinha de ver onde fazia a separação das fases em tempo real para as 2 pistas

                                        (isto já me tinha ocorrido, tenho la um cabo desses mas o jack é fêmea)
                                        Esquece o RCA. Podes fazer o teu cabo logo com jack femea de 6,5mm. É muito mais prático...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
                                          Esquece o RCA. Podes fazer o teu cabo logo com jack femea de 6,5mm. É muito mais prático...
                                          e depois disso como faço a separação em tempo real das fases para a gravação?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por jA-mobil Ver Post
                                            e depois disso como faço a separação em tempo real das fases para a gravação?
                                            No software, alocando um canal E/D a cada pista.
                                            O neoxic tem razão quando diz que o stereo são dois canais independentes...

                                            Mas mesmo assim preferia gravar multipista em simultaneo, de preferência sem instalar placas PCI (é que não tenho mais slots livres...).

                                            Conhecem os produtos Lexicon, nomeadamente o Omega?
                                            Editado pela última vez por bimmer318tds; 23 April 2008, 15:32.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por bimmer318tds Ver Post
                                              No software, alocando um canal E/D a cada pista.
                                              O neoxic tem razão quando diz que o stereo são dois canais independentes...

                                              Mas mesmo assim preferia gravar multipista em simultaneo, de preferência sem instalar placas PCI (é que não tenho mais slots livres...).

                                              Conhecem os produtos Lexicon, nomeadamente o Omega?
                                              eu sei que são canais independentes... por isso é que se chama stereo

                                              mas no cool edit/adobe tem la essa opção??? ja la andei à procura(quando me lembrei a tal vez do cabo), mas não encontrei

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por jA-mobil Ver Post
                                                eu sei que são canais independentes... por isso é que se chama stereo

                                                mas no cool edit/adobe tem la essa opção??? ja la andei à procura(quando me lembrei a tal vez do cabo), mas não encontrei
                                                Não tem lá essa opção, mas pelo menos no Audition, e usando a minha Sound Blaster ZS tem a opção de fazer captura para uma pista apenas do canal esquerdo, e para outra pista, usa-se o canal direito... É uma questão de configurar a fonte de captura.

                                                Exacto, confirmei agora:



                                                É claro que grava apenas em mono.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  vou testar isso quando chegar a casa...eu cheguei foi a fazer uma coisa com a minha outra placa de marca branca... quando instalei a placa a primeira vez não desinstalou a onboard, ou seja, podia ter os dois mics ligados cada um num lado para pistas diferentes...

                                                  --------
                                                  ja experimentei o adobe, mas prefiro o anterior cool edit

                                                  onde compras te o software?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Pois, eu tb tenho uma Sound Blaster Conect externa, e tenho que experimentar para ver se dá para ficar com duas entradas de linha. Como é USB, à partida fico com controlo sobre os controladores de forma independente.

                                                    Isso compra-se online na Adobe, ou então, na loja do povo.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Para gravação recomendo o cubase sx3.

                                                      É espectacular e faz essa gravação que pretendes.

                                                      Comentário

                                                      AD fim dos posts Desktop

                                                      Collapse

                                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                                      Collapse
                                                      Working...
                                                      X