Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tribunal construido em 1991 em risco de ruir

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Tribunal construido em 1991 em risco de ruir

    Está a dar agora na Sic.

    Edifício do tribunal de Santa Maria da Feira construído em 1991 está em risco de ruína por defeitos de concepção das fundações.

    Isto é admissível? E responsabilidades?

    O estado gasta uns milhões valentes para jogar abaixo passados 17 anos?

    Qual seria a esperança de vida de um edifício destes quando bem construído?

    Será que o construtor e o técnico responsável serão alguma vez responsabilizados pelo prejuízo causado ao herario publico?

    #2
    A juíza presidente do Tribunal de Santa Maria da Feira, Ana Maria Ferreira, ameaça encerrar o edifício caso não sejam realizadas obras urgentes no prazo de quatro dias. Em causa está, segundo o Jornal de Notícias, o risco iminente de derrocada, uma informação avançada por um perito em construção civil que se deslocou ao edifício, no âmbito de um processo.
    Segundo o referido técnico, o risco de colapso é até superior ao verificado no edifício da polícia que ruiu em Luanda, Angola, no mês passado.
    Os 130 trabalhadores do Tribunal, incluindo magistrados, receiam o colapso a todo o momento. Sem obras urgentes, ninguém entra no tribunal.
    A decisão de conceder um prazo máximo de quatro dias ao Instituto de Gestão Financeira e de Infra-estruturas da Justiça foi tomada na quarta-feira, durante uma reunião entre todos os elementos do tribunal. Se não for possível garantir a segurança do edifício o Instituto deverá encontrar alternativas ou fechar as portas.
    Refira-se que há mais de uma década que o edifício apresenta sinais de degradação, designadamente, grandes fissuras, ferros de estrutura visíveis e o abatimento de pilares de betão.
    Apesar de o edifício estar a ser monitorizado pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), desde há cerca de cinco anos, a verdade é que os responsáveis pelo Tribunal não receberam qualquer garantia de segurança.
    Uma equipa de engenheiros do LNEC e representantes do IGFPJ estive no tribunal mas não conseguiu garantir a segurança no edifício.
    O Ministério da Justiça vai realizar obras no edifício, mas até ao momento ainda não encontrou um espaço alternativo.



    FONTE

    Comentário


      #3
      E Viva a construção civil

      Comentário


        #4
        Este caso só vem espelhar a bela qualidade das construções feitas pelo Estado e tambem a bela fiscalização que lhes (não) é feita.
        Isto põe a nú o verdadeira face da vergonhosa qualidade dos serviços de fiscalização do Estado e das Autarquias.

        Se fosse uma obra privada vinham já os corjas da autarquia com processos e multas mas como é uma obra do Estado, estão todos mais caladinhos que um rato.

        Aonde é que está agora a responsabilidade dos empreiteiros da obra, dos tecnicos responsaveis da obra, dos tecnicos da Autarquia que aprovaram a obra e dos fiscais das obras?

        Comentário


          #5
          Não me admira nada. O tribunal aqui de Famalicão foi inaugurado o ano passado e já está em obras. Mal foi inaugurado e juiza responsável por ele avisou que tinha váriso problemas, desde a falta de espaço para advogados na sala principal, falta de estacionamento e o arquivo que se ia esgotar rapidamente... Isto num tribunal dito de sec. XXI e que foi muito elogiado!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por AlCoEntre Ver Post
            E Viva a construção civil
            lá vem a conversa sem perceberem nada...

            A construção civil está e foi bem feito o problema é que o Estado poupou no estudo geologico e claro o terreno cedeu,,, a construção e quem a fez nao tem culpa nenhuma pois a culpa é do terreno.

            Comentário


              #7
              O que não faltam são histórias "engraçadas" de obras públicas em Sta. Maria da Feira...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por __Eagle__ Ver Post
                Não me admira nada. O tribunal aqui de Famalicão foi inaugurado o ano passado e já está em obras. Mal foi inaugurado e juiza responsável por ele avisou que tinha váriso problemas, desde a falta de espaço para advogados na sala principal, falta de estacionamento e o arquivo que se ia esgotar rapidamente... Isto num tribunal dito de sec. XXI e que foi muito elogiado!
                se o problema é da compartimentação a culpa é do arquitecto

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                  Aonde é que está agora a responsabilidade dos empreiteiros da obra, dos tecnicos responsaveis da obra, dos tecnicos da Autarquia que aprovaram a obra e dos fiscais das obras?
                  Também é o que mais me revolta. Que um edifício esteja mal feito já não é novidade. O que podia ser novidade era haver uma responsabilização (do conhecimento público) dos verdadeiros responsáveis por isso...

                  E infelizmente, quase aposto que não vai haver!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por rpalma Ver Post
                    Está a dar agora na Sic.

                    Edifício do tribunal de Santa Maria da Feira construído em 1991 está em risco de ruína por defeitos de concepção das fundações.

                    Isto é admissível? E responsabilidades?

                    O estado gasta uns milhões valentes para jogar abaixo passados 17 anos?

                    Qual seria a esperança de vida de um edifício destes quando bem construído?

                    Será que o construtor e o técnico responsável serão alguma vez responsabilizados pelo prejuízo causado ao herario publico?
                    responsabilidades é que quem quis poupar no local de implantação do Tribunal e nem se fez um estudo ao terreno como deve ser.

                    Este tipo de problemas ocorre logo no 1º ou 2ºano da construção mto dificilmente um edificio com 17 anos só agora teria esse problema.
                    Na construção os problemas ocorrem logo no inicio, por isso´é que comprar casa novas é um risco...o melhor é casas com 3anos e dai para a frente.

                    Comentário


                      #11
                      Tenho a impressão que eu faço castelos de cartas mais resistentes...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por trtl Ver Post
                        Também é o que mais me revolta. Que um edifício esteja mal feito já não é novidade. O que podia ser novidade era haver uma responsabilização (do conhecimento público) dos verdadeiros responsáveis por isso...

                        E infelizmente, quase aposto que não vai haver!
                        aí é que está...não está mal feito pk o problema reside no terreno.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                          aí é que está...não está mal feito pk o problema reside no terreno.
                          Corrijo: que a construção de um edifício esteja mal feita (e aqui englobo desde problemas de construção em si, erros de arquitectura, falta de estudos prévios e para mim o mais importante, falta de planeamento urbanístico!)

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por trtl Ver Post
                            Corrijo: que a construção de um edifício esteja mal feita (e aqui englobo desde problemas de construção em si, erros de arquitectura, falta de estudos prévios e para mim o mais importante, falta de planeamento urbanístico!)

                            Imagina:

                            eu tenho 1 terreno e quero lá fazer uma casa...

                            Eu contrato um arquitecto que me faz o projecto de aquitectura... contrato um eng civil para o betao armado etc etc... por fim contrato um empreiteiro para a contrução.


                            Ao fim de 6meses a casa cai porque o terreno abateu visto lá passar um lençol freático...

                            De quem é a culpa? é deles ou minho visto o terreno ser meu?

                            eles só fizeranm a sua parte não compete ao arq nem ao eng nem ao empreeiteiro adivinhar ou fazer estudos ao terreno... logo a culpa seria minha!!!


                            este exemplo serve para se adaptar a casos como este.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                              Imagina:

                              eu tenho 1 terreno e quero lá fazer uma casa...

                              Eu contrato um arquitecto que me faz o projecto de aquitectura... contrato um eng civil para o betao armado etc etc... por fim contrato um empreiteiro para a contrução.


                              Ao fim de 6meses a casa cai porque o terreno abateu visto lá passar um lençol freático...

                              De quem é a culpa? é deles ou minho visto o terreno ser meu?

                              eles só fizeranm a sua parte não compete ao arq nem ao eng nem ao empreeiteiro adivinhar ou fazer estudos ao terreno... logo a culpa seria minha!!!


                              este exemplo serve para se adaptar a casos como este.
                              Provavelmente é de quem te dá a licença para lá poderes construir uma casa. Ou é possível construir em todo o lado? Se não há deveria haver um estudo prévio do terreno em causa para ver se tinha todas as condições para o tipo de construção a fazer.

                              E atenção que na família tenho vários arquitectos e engºs civis, não tenho nada contra uns nem outros.

                              Comentário


                                #16
                                Muito provavelmente custou 10x mais do que devia e tem 10x menos qualidade do que era suposto.

                                Resumindo mais uma obra que serviou para roubar o dinheiro dos contribuientes, para encher os bolsos de alguém.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                  Imagina:

                                  eu tenho 1 terreno e quero lá fazer uma casa...

                                  Eu contrato um arquitecto que me faz o projecto de aquitectura... contrato um eng civil para o betao armado etc etc... por fim contrato um empreiteiro para a contrução.


                                  Ao fim de 6meses a casa cai porque o terreno abateu visto lá passar um lençol freático...

                                  De quem é a culpa? é deles ou minho visto o terreno ser meu?

                                  eles só fizeranm a sua parte não compete ao arq nem ao eng nem ao empreeiteiro adivinhar ou fazer estudos ao terreno... logo a culpa seria minha!!!


                                  este exemplo serve para se adaptar a casos como este.
                                  Não competirá ao empreiteiro exigir verificar os estudos prévios obrigatórios antes de avançar com o seu trabalho? Não será o procedimento correcto? Não, o que interessa é lucrar mais uma obra (e ainda por cima para o estado, com margens de lucro absurdas).

                                  Comentário


                                    #18
                                    O responsável pela obra devia ser colega do Socrates na Independente!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Estou ansioso por saber quem vai ser responsabilizado.

                                      Sim, porque quando é para fazer uma simples casa de quem está a iniciar a sua vida (quem menos pode é quem é mais lixado) temos de respeitar não sei quantas normas, pagar não sei quantos impostos de selo, pagar não sei quantas assinaturas dos diferentes gabinete da câmara, etc.

                                      Agora quero ver numa obra pública, feita com o nosso dinheiro, onde estão essas assinaturas para que as pessoas possam ser responsabilizadas.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                        Imagina:

                                        eu tenho 1 terreno e quero lá fazer uma casa...

                                        Eu contrato um arquitecto que me faz o projecto de aquitectura... contrato um eng civil para o betao armado etc etc... por fim contrato um empreiteiro para a contrução.


                                        Ao fim de 6meses a casa cai porque o terreno abateu visto lá passar um lençol freático...

                                        De quem é a culpa? é deles ou minho visto o terreno ser meu?

                                        eles só fizeranm a sua parte não compete ao arq nem ao eng nem ao empreeiteiro adivinhar ou fazer estudos ao terreno... logo a culpa seria minha!!!


                                        este exemplo serve para se adaptar a casos como este.
                                        Então e como é k um engenhoca trolha dimensiona um prédio sem saber as condições do terreno!???? O problema é que todos mamam, o dono do terreno, eng, empreiteiros, técnicos da câmara etc.
                                        Que eu saiba, não é normal um técnico superior efectuar intervenções, no que quer que seja, sem que tenha o diagnóstico da situação.
                                        Ou então o engenhoca era um daqueles quartanistas do Técnico, que quando um reporter lhes pergunta a tabuada, foram atacados por gaguez subita

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por trtl Ver Post
                                          Provavelmente é de quem te dá a licença para lá poderes construir uma casa. Ou é possível construir em todo o lado? Se não há deveria haver um estudo prévio do terreno em causa para ver se tinha todas as condições para o tipo de construção a fazer.

                                          E atenção que na família tenho vários arquitectos e engºs civis, não tenho nada contra uns nem outros.

                                          Quem dá a licença não vai lá ao terreno fazer estudos de ordem geológica.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por lmrsa Ver Post
                                            Não competirá ao empreiteiro exigir verificar os estudos prévios obrigatórios antes de avançar com o seu trabalho? Não será o procedimento correcto? Não, o que interessa é lucrar mais uma obra (e ainda por cima para o estado, com margens de lucro absurdas).
                                            o empreeiteiro é pago para fazer o que está no caderno de encargos e aí não engloba o estudo ao terreno.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por bento_uno Ver Post
                                              Então e como é k um engenhoca trolha dimensiona um prédio sem saber as condições do terreno!???? O problema é que todos mamam, o dono do terreno, eng, empreiteiros, técnicos da câmara etc.
                                              Que eu saiba, não é normal um técnico superior efectuar intervenções, no que quer que seja, sem que tenha o diagnóstico da situação.
                                              as construcções que conheço o calculos foram feitos sem ninguem (pelo menos da engenharia ver o terreno) ver o terreno.... se alguma coisa cair da parte da engenharia está tudo correcto.

                                              Alem disso o terreno não é avaliado ao se olhar para ele...mas sim com estudos por equipas especializadas.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Há aqui uma série de maus sinais: por um lado o edifício demorou 8 anos a ser construído, porque o 1º empreiteiro (que fez a estrutura) faliu. Por outro lado o solo eram terrenos de cultivo (ou segundo o diariodigital, terrenos pantanosos...) Para compor ainda mais, fala-se também em "erros de concepção", talvez a falta de um estudo geotécnico.
                                                Se o problema é de fundações, agora é fazer de novo, é da maneira que o empreiteiro ganha por 2x...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  O outro lado da coisa

                                                  E o respeito pelas pessoas que lá trabalharam estes anos, pelos utentes que lá têm de ir, onde está?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                    Imagina:

                                                    eu tenho 1 terreno e quero lá fazer uma casa...

                                                    Eu contrato um arquitecto que me faz o projecto de aquitectura... contrato um eng civil para o betao armado etc etc... por fim contrato um empreiteiro para a contrução.


                                                    Ao fim de 6meses a casa cai porque o terreno abateu visto lá passar um lençol freático...

                                                    De quem é a culpa? é deles ou minho visto o terreno ser meu?

                                                    eles só fizeranm a sua parte não compete ao arq nem ao eng nem ao empreeiteiro adivinhar ou fazer estudos ao terreno... logo a culpa seria minha!!!


                                                    este exemplo serve para se adaptar a casos como este.
                                                    O engenheiro pode muito bem ser responsável por algo assim. O que acontece é que os engenheiros podem muito bem avisar o dono de obra para problemas que podem eventualmente acontecer. O dono de obra não quer gastar mais dinheiro e diz que não quer estudos e quer que o engenheiro construa como pode. É ver depois a quantidade de processos em tribunal em que o dono de obra sofre de amnésia e não se lembra do aviso do engenheiro.

                                                    As pessoas têm a mania de dizer que o trabalho do engenheiro ou arquitecto é pa "despachar". Que fazem aquilo rápido e mal. É falso. O engenheiro ou arquitecto sabe da responsabilidade que tem e faz o trabalho bem feito. O problema é a "prostituição" que para aí anda. O dono de obra quer contratar um engenheiro e uns dizem que fazem por x, outros por x/2, outros por x/5 e depois chega-se ao fim e não há dinheiro para nada ou constrói-se mal. É pena, mas é o que dá o dono de obra não perceber nada do assunto, existir muita competitividade entre engenheiros e devido também ao facto de a nossa sociedade se inclinar muito mais para o trabalho dos arquitectos que têm cada vez mais os engenheiros nas suas mãos e depois em vez de obras funcionais passamos a ter obras bonitas e acidentes bonitos também (dependendo das obras)...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      epá...

                                                      o meu bogas foi feito em 1991 e ainda está para as curvas!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                        se o problema é da compartimentação a culpa é do arquitecto
                                                        Eu sei que são problemas diferentes, mas de qualquer dos modos, obras como estas que envolvem grandes custos e que serão para durar décadas não podem ser feitas de forma irresponsável.
                                                        Se as obras publicas são feitas de modos irresponsável, com que moral vem o estado pedir responsabilidade aos cidadãos?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                          o empreeiteiro é pago para fazer o que está no caderno de encargos e aí não engloba o estudo ao terreno.
                                                          Mas vamos lá ver isto bem.
                                                          Esta obra deve ter sido alvo de um concurso publico, certo?
                                                          Então, a empresa que ganhou o concurso publico é que tem de efectuar todos os estudos necessarios para que a obra tenha e respeite todas as condições de qualidade e segurança. Logo, se alguem não fez ou não respeitou o levantamento geologico, esse alguem é a empresa que ganhou o concurso publico, logo é ela a responsavel por todos os problemas que possam existir com essa construção.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                                            Mas vamos lá ver isto bem.
                                                            Esta obra deve ter sido alvo de um concurso publico, certo?
                                                            Então, a empresa que ganhou o concurso publico é que tem de efectuar todos os estudos necessarios para que a obra tenha e respeite todas as condições de qualidade e segurança. Logo, se alguem não fez ou não respeitou o levantamento geologico, esse alguem é a empresa que ganhou o concurso publico, logo é ela a responsavel por todos os problemas que possam existir com essa construção.
                                                            Isso e completamente falso, na minha obra por exemplo o estudo geologico foi contratado pela autarquia que posteriormente cedeu ao projectista para este realizar o projecto de estruturas. A minha empresa como empreiteiro so tem que cumprir o estipulado no caderno de encargos e azar dos azares o estudo geotecnico era muito incompleto nao quiseram gastar dinheiro em mais sondagens, e quem se f...... fomos mesmo nos que pedimos para ser alterada a fundaçao para um metodo que era bastante mais rapido e ate com custos menores que foi recusada. Na segunda fase da obra o Dono de Obra ao ver o dinheiro que teve que gastar a mais do que estava previsto ja aceitou a alteraçao, alteraçao essa que teve que ser aprovada pelo projectista.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X