Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Vamos ajudar o pequeno Guilherme - Dia 17/05 em Almada

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Vamos ajudar o pequeno Guilherme - Dia 17/05 em Almada

    O pequeno Guilherme de 6 anos é filho de um membro de um fórum "ali ao lado".

    O Pai pede --> aqui <-- ajuda de todos!

    http://www.forcagui.blogspot.com/

    Força Gui!


    O Guilherme é um menino que nasceu prematuro (29 semanas) na Estefânia e que ao 8º dia de vida, interrompendo uma evolução clínica favorável, inicia bradicárdia e bradipneias (paragens cardiorespiratórias), situação que se foi agravando exigindo recurso a oxigénio suplementar e posteriormente ventilação mecânica.

    Com dois meses e oito dias, e ainda dependente de oxigénio, por conveniência do hospital é transferido para o H. do Barreiro e dois dias depois para o H. Garcia da Horta onde finalmente foi estabilizado, tendo alta treze dias depois. Nas consultas de seguimento e apesar de referenciarmos alguns receios com alguns sintomas, foi-nos sempre dito que eram situações devidas à prematuridade.Após muitas muitas insistências, conseguimos que fosse visto pela neuropediatra que confirmou os nossos piores receios. Só a partir daí o Guilherme começou com alguma fisioterapia.
    Ele tem uma enfermidade neurológica (paralesia cerebral dizem uns, que não, dizem outros) que seis anos após continua indevidamente diagnosticada (falta de meios dizem as várias instituições intervenientes) que impede de aplicar as terapias correctas à sua recuperação.O Guilherme ainda não se consegue sentar direito, ainda não anda, é dependente de uma cadeira de rodas. As actividades necessárias à sua recuperação (fisioterapia, natação, hipoterapia etc..) têm custos bastante significativos com poucos ou nenhuns apoios do Estado.

    Foi a partir de um caso idêntico apresentado no programa da Fátima Lopes que surgiu a esperança de através do CIREN (Centro Internacional de Restauracion Neurológica) em Cuba, se conseguir fazer os exames de avaliação necessários para depois aplicar um plano terapeutico correcto que permita a recuperação do Guilherme.

    Este Programa de restauração neurológica consta de duas etapas ou fases: Uma primeira, (7 dias) de avaliação integral, neurológica e clínica, donde se define com certeza o grau e tipo de afectação, para confirmar as possibilidades terapéuticas, determina-se a potencialidade de recuperação e desenha-se o tratamiento personalizado a aplicar.(3874 Pesos Cubanos Convertibles (CUC) +- 5584 Euros )
    A segunda etapa é pôr em práctica o programa terapéutico concebido especialmente para cada paciente, a partir dos resultados da avaliação e durante un mínimo de 28 días. (8372 Pesos Cubanos Convertibles (CUC))

    Apesar de se pretender fazer apenas a primeira fase, os custos são bastante elevados e faltam ainda as viagens!

    Por isso peço a vossa solidariedade para ajudar o Guilherme a conseguir concretizar o seu sonho mais precioso:CONSEGUIR ANDAR !
    Editado pela última vez por TSport; 16 May 2008, 10:53.

    #2
    Deixo já aqui o cartaz (para ficar mais "à mão")

    Comentário


      #3
      Pensamos sempre que só acontece aos outros, mas estamos sujeitos que aconteça a nós ou aos nossos.


      Espero que tudo corra pelo melhor e que o pequeno Guilherme consiga ser diagnosticado correctamente.

      Comentário


        #4
        Excelente iniciativa. Já a conhecia porque sou frequentador desse forum ali do lado.

        Força Gui!

        Comentário


          #5
          Já ajudei.

          Se o espectáculo fosse cá em cima, ia fazer os possíveis por ir, assim dei uma pequena contribuição monetária. É pouco, mas é do coração.

          Força Gui!

          Comentário


            #6
            Já contribuí.


            Espero que corra tudo pelo melhor. Tenho pena e espero nunca passar pelo mesmo.

            Força GUI

            Comentário


              #7
              Mais logo espero poder contribuir, não é com muito, mas é com muita vontade.


              É incrível, que em Cuba há cura e resultados para varias doenças...

              Força Rapaz.

              Comentário


                #8
                Se cada inscrito aqui desse 2 euros isto pagava-se num ai! Eu vou contribuir agora mesmo.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por mrmike Ver Post
                  Se cada inscrito aqui desse 2 euros isto pagava-se num ai! Eu vou contribuir agora mesmo.
                  Ora aqui está uma bela ideia

                  Mas, como todos nós sabemos que tal é impossivel, eu já tomei a iniciativa de dar a conhecer a situação do Gui ao máximo de pessoas possivel. A malta aqui do fórum também podia fazer o mesmo

                  Comentário


                    #10
                    Estive a ler este post , depois fui ao forum original e depois a um link para um blog que la esta , e como me parece um caso honesto , decidi doar 5 euros .

                    Basta andarem um pouco para baixo no link dado no post inicial que encontraram o nib .



                    Penso com com uma ajuda de todos se conseguira algo , eu admito que mails deste genero nem os leio , mas como o proprio pai da criança refere algures no outro forum , ele proprio preferiu evitar esse modo de propagação da noticia e fazer a coisa de uma maneira mais pessoal , comigo funcionou e espero que funcione com mais pessoas

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Taurus Ver Post
                      Penso com com uma ajuda de todos se conseguira algo, eu admito que mails deste genero nem os leio (...)
                      Tudo depende de quem me envia este tipo de info. A maioria do pessoal já sabe que eu não ligo puto a "peditórios ambulantes".
                      Mas, há casos e casos e este é um dos que merece toda a nossa atenção

                      Comentário


                        #12
                        Esta história tocou-me bastante.

                        Pela primeira vez vou contar algo que apenas poucos aqui sabem.

                        Dentro de poucos dias faz 6 meses que faleceu o meu 2° filho, o Nuno.

                        Às 24 semanas de gestação foi detectada uma malformação cerebral ao Nuno.

                        Após inúmeros exames que confirmaram sempre o pior optámos pela Interrupção Médica da Gravidez.

                        O Nuno faleceu no dia 23 de Novembro de 2007. Parte de mim e da mãe também.

                        Se fosse vivo teria uma vida semelhante à do Guilherme.

                        Por isso, e pela plena confiança que tenho no Pedro (T-Sport), o Guilherme vai poder contar comigo.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Zizo Ver Post
                          Esta história tocou-me bastante.

                          Pela primeira vez vou contar algo que apenas poucos aqui sabem.

                          Dentro de poucos dias faz 6 meses que faleceu o meu 2° filho, o Nuno.

                          Às 24 semanas de gestação foi detectada uma malformação cerebral ao Nuno.

                          Após inúmeros exames que confirmaram sempre o pior optámos pela Interrupção Médica da Gravidez.

                          O Nuno faleceu no dia 23 de Novembro de 2007. Parte de mim e da mãe também.

                          Se fosse vivo teria uma vida semelhante à do Guilherme.

                          Por isso, e pela plena confiança que tenho no Pedro (T-Sport), o Guilherme vai poder contar comigo.
                          Desconhecia essa situação! Força Zizo

                          Como pai de duas lindas meninas (de 7 anos e de 3 meses)... compreendo... e o pequeno Guilherme contará também com o meu contributo.

                          Comentário


                            #14
                            Nunca perdi tempo sequer a ler os mails que me chegam quase todos os dias com casos semelhantes.

                            Assim que vejo o titulo do mail, faço excluir e sigo a minha vida, neste caso confesso que quando vi o tópico fiz o mesmo, li na diagonal e segui em frente, mas fiquei a pensar no tópico, mais tarde resolvi perder algum tempo a ler algo que me comoveu bastante.

                            Não sou pai, mas um dos meus maiores receios sempre que penso um dia vir a ter um filho é este, que possa nascer com algum problema, alguma deficiência, e ver o caso do Guilherme e muitos outros casos que vemos por esse pais ( mundo ) fora, fez me acreditar no caso e vou ajudar, não é muito, pelo contrário é muito pouco, mas é o que posso ajudar, e vou ajudar e continuar a acreditar que o Gui vai ser assistido em Cuba e vai recuperar bastante para poder ter a qualidade de vida que merece, ele e os seus pais.

                            Zizo como disses-te muito poucos sabiam do que te aconteceu, eu era um deles, os meus sentimentos, e acho que tomaram a atitude mais correcta, eu se tivesse que passar por essa infelicidade creio que faria precisamente o mesmo.

                            Boa sorte para o Gui e para o Zizo.

                            Abraço

                            Comentário


                              #15
                              Não posso estar em Lisboa, mas já dei o meu pequeno contributo!

                              Comentário


                                #16
                                Tendo em vista que vem de um membro deste forum com credibilidade, e apesar de nunca ir na conversa destas correntes, esta historia tocou-me. E por isso vou mandar um pequeno contributo, e torcer para que rapidamente o dinheiro se reuna e o Guilherme (nome do meu irmão) fique melhor.

                                Uma palavra de apreço tb ao Zizo.

                                Comentário


                                  #17
                                  Olá!

                                  Esta situação deixa-me muito estranho. Desculpem começar assim a falar de mim, mas é um começo.

                                  Vou ajudar, apesar de n o costumar fazer. Desta vez n vou ficar a pensar q n sou muito mais q um egoísta. Em casos + ou - semelhantes, penso q seria sempre possível ajudar. E ajudar mesmo n seria abdicar de meia-duzia de Sagres; compra-se uma cadeira de rodas, sei lá! Mas fico sempre impávido, a ver se acabo por me esquecer.
                                  Claro q é possível ajudar e nem terei q me sentir especial e contentezinho da vida por abdicar de 1 jantar. Honestamente: qual abdicar...

                                  Queremos ter filho(s). Tenho uma doença neurológica degenerativa e incapacitante. N queremos passar por tudo isto (e o Zizo e a família do Gui têm toda a nossa compreensão), n quero q o meu filho viva como eu ou pior ainda; optamos pela adopção (amigos, o processo é um verdadeiro test-drive de longa e estupidificante duração) e pela procriação medicamente assistida, através de um diagnóstico pré-implantatório e mais uma série de procedimentos.

                                  De vez em quando, acordamos.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Já tentaram algum apoio por parte do Estado?

                                    Segundo julgo saber, há situações em que esse apoio é possível....


                                    De qualquer dos modos.... que a onda solidária cresça e oxalá o Guilherme venha a andar !

                                    Comentário


                                      #19
                                      Depois do zizo ter partilhado algo que deve ter sido mto dificil, ocorreu-me uma duvida... que idade tem o guilherme? Neste momento 6 anos é isso?

                                      Edit. Ok, não li a PRIMEIRA FRASE do post... impressionante.

                                      A minha opinião é muito fria nestas coisas, mesmo se fosse comigo. Sinceramente às vezs há que deixar a natureza (ou Deus) fazer a sua selecção logo no inicio e não insistir em fazer esforços sobre-humanos para artificialmente impor "vida" não vendo as repercussões dessa mesma "insistência".

                                      Podem-me chamar o que quiserem, mas acho que insistir numa "paralesia cerebral", num ser vivo que vai ser para sempre dependente é quase um egoismo dos proprios pais. O que vai ser dessa criança que é dependente de todos para tudo, se realmente sobreviver? O que vai ser dela quando os pais morrerem? Não acho um processo natural... há coisas que se deve deixar seguir os cursos naturais ou acabar com tudo logo desde o princípio. Posso parecer frio... posso estar até a ser regiosamente incoerente, mas não acredito nisto. E agora a criança tem 6 anos... continua na mesma, as dependencias aumentam... vai ter 20... 30... 40... o que vai ser desse ser humano mais tarde? A ciência está muito evoluida, mas ainda não faz milagres.

                                      É como manter ventiladores ligados a mortes cerebrais... para quê?

                                      Por mais dificeis que sejam as decisões logo no inicio, assim como o caso do Zizo, são sem duvida as mais conscientes e mais correctas... por mais que custe.
                                      Editado pela última vez por Messerschmitt; 15 May 2008, 14:52.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Messerschmitt Ver Post
                                        Depois do zizo ter partilhado algo que deve ter sido mto dificil, ocorreu-me uma duvida... que idade tem o guilherme? Neste momento 6 anos é isso?
                                        Exacto.

                                        Em relação à causa em si, também sou como muitos já aqui o disseram. Normalmente conteúdo deste género passa-me ao lado, quando não leio apenas na diagonal.

                                        Mas este caso, também a mim me comoveu bastante...sou pai de dois filhos e não gosto sequer de me imaginar na situação dos pais do Guilherme. Também não posso ajudar com muito, mas o que vou dar é mesmo do coração e com o desejo que um dia, ao Gui, lhe seja feito um diagnóstico correcto e que concretize o seu maior sonho...conseguir ANDAR!

                                        Um forte abraço também ao Zizo...também penso que foi a opção correcta, no entanto muito dolorosa.

                                        Comentário


                                          #21
                                          O pessoal anda mesmo desconfiado...

                                          Mas, se pensarem um bocado, não é muito normal aparecerem iniciativas desta nos fóruns que todos nós frequentamos.
                                          Regra regra são mass_e-mails, muitos deles sem qualquer verdade...

                                          Zizo, falta muito para voltares à Stª Terrinha?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Vou apenas deixar uma palavra de apreço e força, ás pessoas que se encontram na situação descrita, nós os que somos bafejados pela ausência de problemas deste género, nunca poderemos saber o que sentem e quão grande é a sua impaciência para conseguir uma solução, muitas vezes uma simples palavra que transmita esperança para uma solução.

                                            Por isso aos pais e ao próprio Gui uma palavra de esperança e força.

                                            Não quero deixar de saudar o Zizo, não só pela sua iniciativa de partilhar connosco o seu momento familiar particularmente difícil, como pelo sua sempre presente vontade de ajudar, para ele uma saudação especial bem como para a família.



                                            PS - quanto a revelar a contribuição, nunca o fiz e não abrirei excepção neste caso. Tive o cuidado de passar aos meus contactos.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Zizo Ver Post
                                              Esta história tocou-me bastante.

                                              Pela primeira vez vou contar algo que apenas poucos aqui sabem.

                                              Dentro de poucos dias faz 6 meses que faleceu o meu 2° filho, o Nuno.

                                              Às 24 semanas de gestação foi detectada uma malformação cerebral ao Nuno.

                                              Após inúmeros exames que confirmaram sempre o pior optámos pela Interrupção Médica da Gravidez.

                                              O Nuno faleceu no dia 23 de Novembro de 2007. Parte de mim e da mãe também.

                                              Se fosse vivo teria uma vida semelhante à do Guilherme.

                                              Por isso, e pela plena confiança que tenho no Pedro (T-Sport), o Guilherme vai poder contar comigo.
                                              Lamento imenso...

                                              mas a vida continua...

                                              apesar de a minha area não ser ligada a saúde tenho um familiar directo que é responsavel pela area de neonatologia nos cuidados intensivos de um conhecido hospital de lisboa e lida diáriamente com casos como o teu e este do tópico.
                                              Segundo ela que como profissional fala de isto de forma directa e racional, defende que NINGUEM deve nascer antes do tempo desde que os pulmões não estejam totalmente formados pois a falta de oxigencio produz paralesia cerebral. Ela informa diariamente varios pais desse problema e prepara-os tambem para o pior e aconselha a fazerem o que tu fizeste pois é o melhor caminho.
                                              De uma forma racional tomaste a melhor atitude e foi melhor assim, acredita que foi.

                                              De qualquer modo desejo-te sorte e que tudo se ultrapasse e resolva em breve pelo melhor.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Muito obrigado pelo vosso apoio. Acreditem que aprecio bastante.

                                                Mais tarde voltarei a este assunto.

                                                Agora vamo-nos concentrar no Guilherme.

                                                T-Sport, ainda não sei se em Julho estarei por aí.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Boa tarde,

                                                  Eu sou o pai do Gui, e a pedido de T-sport vim dar aqui uma palavrinha.
                                                  Em primeiro lugar quero agradecer o apoio de todos, em particular do T-sport.
                                                  Depois quero deixar um abraço forte de solidariedade ao Zizo. Sei que foi uma opção difícil, mas tomaste a decisão correcta. A vida já é complicada quando não temos problemas desse tipo. Acho que se for possível evita-los não se deve hesitar.

                                                  Por fim vou comentar o post do Messerschmitt. Não te vou levar a mal porque não deves saber do que estás a falar. Eu infelizmente tive que me aprender.
                                                  A "paralisia cerebral" ou lá o que seja que o Gui tem, uma vez que ainda não foi correctamente diagnosticado pode assumir diversos graus e afectar diversas áreas do cérebro. Basicamente são células mortas em algumas zonas do cérebro que se encarregam de desempenhar funções no nosso corpo. Na prática isto quer dizer que conforme a região afectada (e o tamanho) a pessoa pode ficar praticamente a vegetar ou ter apenas dificuldades motoras ou cognitivas.
                                                  Dizem os médicos que o cérebro possui plasticidade neuronal, nomeadamente até ao final da adolescência. Quer isto dizer que quando uma zona do cérebro responsável por determinada função falha, essa função pode vir a ser desempenhada por outra zona. Para isto é necessário que o cérebro aprenda.

                                                  No caso do Gui, a única coisa afectada é a parte motora, nomeadamente nos membro inferiores, que o impossibilita de andar. Aliás, os desenhos do cartaz do espectáculo foram feitos por ele. Neste momento frequenta a pré primária numa escola pública absolutamente normal e prepara-se para entrar para a 1ª classe para o ano lectivo que vem. A única coisa que o diferencia dos outros é o facto de andar de cadeira de rodas e ter uma auxiliar que o ajuda a ir à casa de banho ou a sair e entrar da cadeira.
                                                  Independentemente de tudo isto, não estou a ver onde queres chegar com o teu ponto de vista. Ninguém morre de paralisia cerebral, e não precisam de máquina nenhuma para viver. Independentemente de tu tentares ou não fazer alguma coisa para que o teu filho possa vir um dia a ser autónomo, ele vai continuar a crescer e vai morrer de velho como qualquer um de nós.
                                                  Cada um faz as opções que quer na vida. Eu optei por não virar as costas ao meu filho. Tu provavelmente virarias. Só espero que nunca tenhas que o fazer...

                                                  Desculpem o testamento.

                                                  Abraços,

                                                  Miguel

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Bem-vindo Miguel

                                                    Nesta comunidade tens mais um punhado de pessoas amigas.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Eu compreendo em parte a opinião do Messerschmitt.

                                                      A minha irmã tem o Sindrome de Angelman, uma forma de paralisia cerebral.

                                                      Tem neste momento 21 anos mas é uma pessoa bastante dependente.

                                                      Desde que ela nasceu que eu e os meus pais sempre fizemos tudo para contrariar os efeitos degenerativos deste Sindrome, desde terapia ocupacional, terapia da fala, natação e algumas operações. No entanto existe sempre aquele receio do que poderá acontecer com ela caso eu e os meus pais não a possamos auxiliar no seu trajecto de vida, mas isso apenas nos motiva para tentar torna-la o mais independente possivel com o consequente aumento de qualidade de vida.

                                                      Uma coisa que facilita bastante a nossa tarefa é o facto dela ser bastante bem humorada e ter uma personalidade muito positiva, algo que algumas pessoas não possuem o que complica bastante a missão daqueles que os apoiam. E para esses vai a minha solidariedade.


                                                      Quanto ao tópico em si, Força Gui

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Olá Miguel.

                                                        N é esta a forma mais desejável p conhecer alguém, mas também esta é daquelas coisas a q n se pode dizer "não". E também aqui a recompensa só nos pode colocar um sorriso na cara.
                                                        Compreendo e concordo c o q dizes. Sou professor; podes calcular as crianças "dioferentes" c as quais tive o prazer de conviver. Enquanto te lia, lembrava-me do A., q conheci muito recentemente. A p. cerebral deixou a sua marca: é "magrinho", fala de forma um pouco mais lenta e pausada, a acuidade visual n é fantástica, a coordenação motora e a motricidade fina tmbém n, sai-se c uma honestidade/infantilidade de coração aos pulos na boca q nem queiram saber e ... é um fantástico miudo, além de bom aluno. N há quem n o adore! Os pais têm um orgulho no A. q nos comove a todos. N há palavras.
                                                        Podia falar aqui de outros casos menos "felizes" do q este, mas neste momento só me lembro de uma série de sorrisos de uma quantidade de meninos e meninas (alguns já crescidinhos...) "diferentes".

                                                        Sabes, muitas vezes também fico um bocadito triste c algumas coisas q leio/ouço, mas prefiro mesmo acreditar q n é por mal. Cai bem mostrar personalidade forte, além de q nem sempre se sabe exactamente do q se fala. Acontece a todos.

                                                        1 abraço.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Messerschmitt Ver Post
                                                          Depois do zizo ter partilhado algo que deve ter sido mto dificil, ocorreu-me uma duvida... que idade tem o guilherme? Neste momento 6 anos é isso?

                                                          Edit. Ok, não li a PRIMEIRA FRASE do post... impressionante.

                                                          A minha opinião é muito fria nestas coisas, mesmo se fosse comigo. Sinceramente às vezs há que deixar a natureza (ou Deus) fazer a sua selecção logo no inicio e não insistir em fazer esforços sobre-humanos para artificialmente impor "vida" não vendo as repercussões dessa mesma "insistência".

                                                          Podem-me chamar o que quiserem, mas acho que insistir numa "paralesia cerebral", num ser vivo que vai ser para sempre dependente é quase um egoismo dos proprios pais. O que vai ser dessa criança que é dependente de todos para tudo, se realmente sobreviver? O que vai ser dela quando os pais morrerem? Não acho um processo natural... há coisas que se deve deixar seguir os cursos naturais ou acabar com tudo logo desde o princípio. Posso parecer frio... posso estar até a ser regiosamente incoerente, mas não acredito nisto. E agora a criança tem 6 anos... continua na mesma, as dependencias aumentam... vai ter 20... 30... 40... o que vai ser desse ser humano mais tarde? A ciência está muito evoluida, mas ainda não faz milagres.

                                                          É como manter ventiladores ligados a mortes cerebrais... para quê?

                                                          Por mais dificeis que sejam as decisões logo no inicio, assim como o caso do Zizo, são sem duvida as mais conscientes e mais correctas... por mais que custe.
                                                          Vistas curtas ....



                                                          ____________________________________
                                                          Felicidades para ti e para o teu filho Miguel.
                                                          Se acreditares tudo é possível!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Força para o Guilherme! Nestes casos acreditar é o mais importante porque cada caso é um caso e o ser humano tem capacidades enormes, muitas delas desconhecidas.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X