Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dúvida de Subsidio de Alimentação.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Dúvida de Subsidio de Alimentação.

    desculpem incomodar.

    Mas tenho uma dúvida. A minha namorada começou a trabalhar à 2 meses,e se no primeiro mes o valor de subsidio de alimentação foi muito baixo, mas ainda andava à experiencia e tal, neste 2ºmês a situação manteve-se.

    ela recebe 3 vezes menos que as colegas de trabalho que têm a mesma função. Depois recebe um valor de menos de 3€.
    Isso não existe um valor minimo para pagar? E nao deveriam de receber todos o mesmo dentro da mesma função?

    Desde já Obrigado

    #2
    quantas horas faz por dia?e por mês?

    no contracto diz quanto é o subs. à hora!

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por carlos pinto Ver Post
      quantas horas faz por dia?e por mês?

      no contracto diz quanto é o subs. à hora!
      falta esse promenor de assinar...

      mas elas trabalham todas as mesmas horas. Das 9h as 18h30 com 1h30 de almoço, mas que no fim trabalham sempre mais. Na mesma função ganham 6€ e tal e ela menos de 3€... tou passado com os tipos...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por 911_Turbo Ver Post
        falta esse promenor de assinar...

        mas elas trabalham todas as mesmas horas. Das 9h as 18h30 com 1h30 de almoço, mas que no fim trabalham sempre mais. Na mesma função ganham 6€ e tal e ela menos de 3€... tou passado com os tipos...
        tão a trabalhar sem assinar contrato!?

        Comentário


          #5
          O subsidio de alimentação não é obrigatório. Não sabia!
          Em:
          http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=50340

          Apesar disso acho que já que paga aos outros, deve ser igual para todos.
          O melhor é que, em vez de começar a matutar no porquê, perguntar "inocentemente" porque recebe menos que os outros.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por 911_Turbo Ver Post
            falta esse promenor de assinar...

            mas elas trabalham todas as mesmas horas. Das 9h as 18h30 com 1h30 de almoço, mas que no fim trabalham sempre mais. Na mesma função ganham 6€ e tal e ela menos de 3€... tou passado com os tipos...
            O valor mínimo era 2,49 € em 2004.
            O subsídio de alimentação é em geral um valor "negociado" tal como o ordenado.
            Quem não pede, ganha o mínimo...

            O que às vezes se faz nas negociações é, como ele não leva imposto, baixar o salário e aumentar o subsídio de almoço.

            Comentário


              #7
              Bem trabalhar um ou dois meses em contrato é algo comum, mas acho que é boa hora para ponderar isso.

              Um subsidio "normal" andará por volta dos 5 euros e tal, 6 no maximo.

              3€ a menos para pessoas com as mesmas competências além de exploração, e desumano.

              Comentário


                #8
                É o bom tecido empresarial português a dinamizar a economia.

                Comentário


                  #9
                  O subsídio da alimentação não é obrigatório, excepto se estiver regulamentado.

                  O valor?

                  É pá, depende....

                  A FP adopta um valor, e nas privadas esse valor não paga impostos. Se tiverem cantina, não há lugar a pto., mas muita gente usa o Subs. Alimentação para pagar uns extras a mais sem impostos.

                  Dá para perceber...?

                  Estamos em Portugal.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por simao28 Ver Post
                    O valor mínimo era 2,49 € em 2004.
                    O subsídio de alimentação é em geral um valor "negociado" tal como o ordenado.
                    Quem não pede, ganha o mínimo...

                    O que às vezes se faz nas negociações é, como ele não leva imposto, baixar o salário e aumentar o subsídio de almoço.
                    Não é válido para todas as profissões. No sector do calçado o mínimo exigido é 1,90€.

                    Comentário


                      #11
                      http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=50340

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por carlos pinto Ver Post
                        tão a trabalhar sem assinar contrato!?
                        O contrato escrito só é exigível quando é celebrado a termo.

                        Neste caso, se não tem contrato escrito pode-se considerar efectiva na empresa.

                        Quanto ao SA, aconselho a consultar o CCT em vigor para o sector em causa.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por 911_Turbo Ver Post
                          desculpem incomodar.

                          Mas tenho uma dúvida. A minha namorada começou a trabalhar à 2 meses,e se no primeiro mes o valor de subsidio de alimentação foi muito baixo, mas ainda andava à experiencia e tal, neste 2ºmês a situação manteve-se.

                          ela recebe 3 vezes menos que as colegas de trabalho que têm a mesma função. Depois recebe um valor de menos de 3€.
                          Isso não existe um valor minimo para pagar? E nao deveriam de receber todos o mesmo dentro da mesma função?

                          Desde já Obrigado
                          Amigo, de acordo com a lei a tua namorada trabalha em regime efectivo para essa empresa, pois se o acordo de trabalho entre a tua namorada e o patrão não é escrito aplicam-se todos os artigos do código do trabalho. Esse é considerado o contrato típico para a lei portuguesa, enquanto que o contrato de trabalho a termo é considerado o trabalho atípico.

                          Faz uma pesquisa na net e saca o código do trabalho em pdf. Depois é só ler e ver o que lá vem. Ainda à uns meses o li, mas já não me lembro o que diz sobre o subsidio de almoço (e por favor não me peças para o ler de novo ).

                          Boas leituras!!!

                          Comentário


                            #14
                            Cuidado com as certezas de que a não elaboração de contrato implica efectividade automática na empresa.

                            No caso da pessoa em questão não sei, mas basta ao fim dos 2 meses não haver recibos de vencimento envolvidos nem inscrição na Segurança Social para haver muitas chatices. E aí o empregado não consegue provar nada.

                            Comentário


                              #15
                              Caso alguém queira o Código do trabalho em pdf aqui fica o link para download!

                              Cumps

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ricbastos Ver Post
                                Cuidado com as certezas de que a não elaboração de contrato implica efectividade automática na empresa.

                                No caso da pessoa em questão não sei, mas basta ao fim dos 2 meses não haver recibos de vencimento envolvidos nem inscrição na Segurança Social para haver muitas chatices. E aí o empregado não consegue provar nada.
                                Considero que haja recibos de vencimento.

                                É que em portugal há muita gente que pensa que só a partir da assinatura de um contrato é que se está "legalmente" a trabalhar, quando não é bem assim.

                                No meu caso estive a trabalhar numa empresa durante 5 meses e ao fim de 4 meses disse-lhe que me ia embora, ao que ele me diz que era uma pena e que até estava a pensar em dar-me contrato no fim daquele mês. Ora eu ri-me para dentro e disse-lhe que era realmente uma pena, mas é a vida...

                                Como este caso conheço muitos outros.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por joaomika Ver Post
                                  Considero que haja recibos de vencimento.

                                  É que em portugal há muita gente que pensa que só a partir da assinatura de um contrato é que se está "legalmente" a trabalhar, quando não é bem assim.

                                  No meu caso estive a trabalhar numa empresa durante 5 meses e ao fim de 4 meses disse-lhe que me ia embora, ao que ele me diz que era uma pena e que até estava a pensar em dar-me contrato no fim daquele mês. Ora eu ri-me para dentro e disse-lhe que era realmente uma pena, mas é a vida...

                                  Como este caso conheço muitos outros.
                                  No teu caso havia recibos de vencimento e também já tinhas passado o período experimental de 90 dias. Mas tb 5 meses não deu para ir buscar mu€to.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Olá, antes de mais deixem vos dizer que so agora pude voltar a este tópico por causa do fim de semana.

                                    Ela ainda nao assinou o contrato porque ainda andam a tratar das "burocracias",pelo que lhe explicaram, mas ja assinou um papel qq para a seg social. Neste mês já fez os respectivos descontos e tudo.

                                    Em relação ao subsidio em si, pelo que tenho lido pela net, depende do contrato colectivo de trabalho. Só que existem dezenas de contratos colectivos no ministério da trabalho e sinceramente nem sei bem qual se aplica a ela. Acho que é dos "trabalhadores no sector químico" (ou algo assim) que já saquei da net e vou começar a ler.

                                    O "problema" é que ela lá é técnica laboratorial, outra colega é ténica de qualidade e outra é chefe de laboratório. E será que por terem funções diferentes podem alegar que assim recebem diferente?

                                    Em relação aos aumentos camuflados no subsidio de alimentação o que dizem aí é verdade, e aquela empresa faz isso, pelo que ela ja se apercebeu. Mas numa empresa que não "deixou" uma funcionária ir ao funeral da própria tia, acho que é escusado falar mais sobre isso...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Depois de veres o tópiico que te foi indicado anteriormente vê:
                                      http://www.gep.mtss.gov.pt/destaques...actividade.php

                                      Comentário

                                      AD fim dos posts Desktop

                                      Collapse

                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                      Collapse
                                      Working...
                                      X