Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Estações antigas da CP demolidas durante a noite

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Estações antigas da CP demolidas durante a noite

    Pois é, mais uma polémica. As estações da CP de Alhos Vedros e da Moita foram, por determinação da CP, demolidas, apesar de se tratarem de edifícios de traça antiga, muito apreciados pelas populações e de não impedirem, em nada (veja-se Pinhal Novo), a renovação das linhas ferroviárias, que serão electrificadas.

    De nada valeram os "abaixo assinado" das populações, as tentativas da Câmara Municipal para que a vontade das pessoas fosse , de algum modo, respeitada, mas, inflexível, a CP "meteu" uma retroescavadora durante a noite e, zás, estações demolidas...

    Ao pessoal da zona o que é que acham disto?...

    #2

    Comentário


      #3
      Deve ser um hábito ferroviário...

      Na empresa "irmã" também assisti a uma semelhante:

      Estava numa obra de supressão de passagens de nível, que foi feita sem pés nem cabeça numa localidade; o presidente da junta foi um grande opositor, não à supressão das PN's, mas sim falta de alternativas.

      Entretanto o homem foi internado por questões de saúde, e numa agradável madrugada de um domingo, lá se foi abrir o viaduto e desmontar as PN's

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
        Pois é, mais uma polémica. As estações da CP de Alhos Vedros e da Moita foram, por determinação da CP, demolidas, apesar de se tratarem de edifícios de traça antiga, muito apreciados pelas populações e de não impedirem, em nada (veja-se Pinhal Novo) a renovação das linhas ferroviárias, que serão electrificadas.

        De nada valeram os "abaixo assinado" das populações, as tentativas da Câmara Municipal para que a vontade das pessoas fosse , de algum modo, respeitada, mas, inflexível, a CP "meteu" uma retroescavadora durante a noite e, zás, estações demolidas...

        Ao pessoal da zona o que é que acham disto?...
        Percebe-se que tenha sido feito durante a noite, quando não há tráfego de comboios nas linhas e se as estações são propriedade da CP cabe-lhe a ela decidir que destino lhes dar.

        Comentário


          #5
          Primeiro não confundir velho com antigo
          Depois não confundir interesse publico com manutenção de estruturas sem interesse comprovado...

          Muitas dessas estações desactivadas não tem qualquer valor arquitectónico, patrimonial ou outro, para alem do sentimental, e não tem utilidade nem aproveitamento como abrigo de outro tipo de equipamentos...

          ... muitas estariam fechadas sem qualquer função, possivelmente servido de abrigo a delinquentes e ilegais...

          Eu sou a favor da preservação do patrimonio que realmente tem interesse. O que não tem, lá por ser antigo não significa que tenha que ser conservado.

          Comentário


            #6
            Também me parece que a estação é vulgaríssima, não vejo nada de extraordinário na sua construção, design, ou materiais.
            O povo português é mesmo assim, se não muda é porque não muda, se muda é porque não devia ter mudado

            Comentário


              #7
              Pequena correcção, toda a infraestrutura ferrovíaria, incluindo estações, são da REFER, e não da CP.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
                Primeiro não confundir velho com antigo
                Depois não confundir interesse publico com manutenção de estruturas sem interesse comprovado...

                Muitas dessas estações desactivadas não tem qualquer valor arquitectónico, patrimonial ou outro, para alem do sentimental, e não tem utilidade nem aproveitamento como abrigo de outro tipo de equipamentos...

                ... muitas estariam fechadas sem qualquer função, possivelmente servido de abrigo a delinquentes e ilegais...

                Eu sou a favor da preservação do patrimonio que realmente tem interesse. O que não tem, lá por ser antigo não significa que tenha que ser conservado.
                Tenho opinião semelhante.

                Comentário


                  #9
                  Só se interessa quem tem algum afecto pelas coisas ou pelas situações...:

                  Moita: População contra demolição da estação ferroviária de Alhos Vedros

                  27 de Maio de 2008, 16:43
                  Moita, Setúbal, 27 Mai (Lusa) - A população da freguesia de Alhos Vedros, Moita, está indignada com a intenção da REFER de demolir a estação ferroviária, devido às obras de remodelação da linha entre Barreiro e Pinhal Novo.


                  A população promoveu um abaixo-assinado, que recolheu cerca de 500 assinaturas, que enviou para a Secretário de Estado dos Transportes, a Governadora Civil de Setúbal, o Presidente da Câmara da Moita, o Presidente da Junta de Freguesia de Alhos Vedros e Administração da REFER a contestar a medida.


                  "Aquele edifício pode ter uma utilidade pública e cultural, como o exemplo da Estação do Pinhal Novo e manifestamos a vontade de se proceder a uma conjugação de esforços para que se impeça a demolição do edifício da Estação de Alhos Vedros, que consideramos ser uma peça do seu Património e uma referência da memória colectiva e identidade cultural", refere um documento do Movimento de Cidadãos em Defesa e Preservação da Estação de Alhos Vedros, entretanto criado.


                  A recolha de assinaturas continua a ser efectuada e o movimento marcou uma reunião aberta à população, que vai ter lugar no dia 28 de Maio, às 21:30, em Alhos Vedros.


                  "Esta reunião tem como objectivos, proporcionar o debate e esclarecimento sobre todo este processo de demolição, e encontrar uma alternativa, que permita preservar o edifício da Estação, sem pôr em causa o projecto de modernização da linha", explica o documento.


                  O Movimento de Cidadãos em Defesa e Preservação da Estação de Alhos Vedros lembra que no passado dia 20 de Maio já foi efectuada a demolição da estação do Barreiro A.
                  http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/...f588796e9.html

                  Comentário


                    #10
                    Lamentável, assim se acaba com as memorias e cultura de um povo.

                    Comentário


                      #11
                      Quando acabaram com os Comboios da CP e criaram o Metro do Porto mantiverem e remodelaram casas de algumas estações...




                      Num outro plano, não tem, em parte, muito a haver com o tópico, querem acabar com o Mercado do Bolhão

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Nthor Ver Post
                        Lamentável, assim se acaba com as memorias e cultura de um povo.
                        Não podemos manter edifícios indefinidamente. Estações como aquelas deve haver umas quantas por esse país e requalificadas.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Ricardo Fig Ver Post
                          Pequena correcção, toda a infraestrutura ferrovíaria, incluindo estações, são da REFER, e não da CP.

                          Ia dizer o mesmo.

                          Algumas informações adicionais:
                          1. Quando existe interesse arquitetonico, as estações não são demolidas - veja-se o exemplo de Pinhal Novo e outros tantos. Quanto a Moita e Alhos Vedros, não lhes vejo grande interesse arquitetónico. Estações como estas existem às dezenas.

                          2. As estações são demolidas durante a noite porque só é permitido efectuar trabalhos (instalação e manutenção) nas linhas em exploração durante a noite, mais concretamente das 2:00 às 5:30 horas.

                          Cumprimentos,

                          Comentário


                            #14
                            A estação das Devesas em Vila Nova de Gaia aconteceu a mesma coisa num dia estava lá no outro dia de manhã já era um monte de entulho. Era a tipica estação portuguesa muito parecida com essas e ainda quero ver o "mamarracho" que vai sair das obras que estão lá a fazer porque a estação das Devesas não está desactiva.
                            Não consigo perceber que quando as Devesas era a estação principal de Vila Nova de Gaia nunca ninguém de preocupou com remodelações, com a construção da estação de General Torres e com a posterior ligação desta ao Metro as Devesas perderam grande parte da sua importancia e só agora que a estação tem menos trafego de passageiros é que se lembram que a antiga estação já não servia.

                            Comentário


                              #15
                              Concordo com o pé leve pois conheço a zona e nem estou a imaginar aquilo com outra estação.

                              a minha solução era modernizar a estação e actualiza-la mantendo o edifício e a estação na traça original.

                              Comentário


                                #16
                                Uma das estações que foi mantida por elevado interesse arquitectónico ( azulejaria) após a inauguração do novo terminal ferroviário, foi a estação de Aveiro.

                                Eles ( refer/Cp) tem seguramente uma equipa responsável pelo património e sabem o que estão a fazer...

                                Comentário


                                  #17
                                  Noutro dia fui a casa de um amigo, na Granja e assutou-me estar a passar a via de caminho de ferro mais movimentada do País, numa passagem de nível com guarda e o piso cheio daqueles troncos...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                    Noutro dia fui a casa de um amigo, na Granja e assutou-me estar a passar a via de caminho de ferro mais movimentada do País, numa passagem de nível com guarda e o piso cheio daqueles troncos...
                                    As travesas de madeira estão a desaparecer e bem, actualmente é tudo em travessas de betão armado.

                                    As estações históricas e tradicionais devem ser mantidas mas actualizadas aos dias de hoje.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu sou da zona, Moita, e pessoalmente não me faz diferença. Se acharam que assim era mais rápido, melhor, mais barato, o que seja.

                                      Desde que no final o resultado for melhor do que aquela estação totalmente ultrapassada, apoio totalmente a decisão.

                                      Cya

                                      Só para acrescentar, dizerem que as populações estavam contra é muitoooo exagerado, um abaixo assinado com 500 assinaturas.......

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                        Concordo com o pé leve pois conheço a zona e nem estou a imaginar aquilo com outra estação.

                                        a minha solução era modernizar a estação e actualiza-la mantendo o edifício e a estação na traça original.
                                        Sim, até porque a autarquia estava interessada em patrocinar um projecto para aquele espaço!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Sunsura Ver Post
                                          Eu sou da zona, Moita, e pessoalmente não me faz diferença. Se acharam que assim era mais rápido, melhor, mais barato, o que seja.

                                          Desde que no final o resultado for melhor do que aquela estação totalmente ultrapassada, apoio totalmente a decisão.

                                          Cya

                                          Só para acrescentar, dizerem que as populações estavam contra é muitoooo exagerado, um abaixo assinado com 500 assinaturas.......
                                          O 'abaixo assinado' e a própria intenção de demolição foram factos que passaram praticamente despercebidos na zona e só foram conhecidos pela generalidade das pessoas do Concelho depois da estação já estar demolida, como foi o meu caso...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Penso que a primeira foi a do Barreiro-A durante a semana. Foi feito sem aviso nem nada. Nem a própria CM sabia que ia ser demolida. Acho de uma grande arrogância e prepotência avançar com a demolição de algo que serve a população sem avisar sequer a CM.

                                            Eu pessoalmente gosto destas estações tradicionais e a nivel funcional não vejo o que têm a menos que as modernas.
                                            A nível arquitectónico, não é uma obra única mas tem que ser? Agora tem que ser tudo em betão e aluminio? Que é que isso tem de especial e bonito? Transmitem sim, um sentimento de frieza, nada acolhedor. Os bancos das estações modernas então são de uma ergonomia espantosa. Para escorregar e ter as costas curvas não há melhor. É a evolução no seu melhor.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Parece-me estranho alguns comentários sobre o facto de as obras serem efectuadas sem aviso prévio e sem conhecimento das pessoas.
                                              Neste caso concreto, estamos a falar de projectos aprovados por todas as entidades e que deveriam ter sido executados logo após finalização da estação do Pinhal Novo. Estamos a falar de 2004. Há 4 anos atrás.
                                              As pessoas não conheciam? As autarquias também não?
                                              Que estranho.

                                              As obras são feitas às econdidas? E sem aviso prévio? Já expliquei acima porque é que as obras são feitas durante a noite.
                                              Acham que alguém pode chegar a uma estação e começar a fazer trabalhos sem ter que pedir autorização prévia a não sei quantas entidades?

                                              Cumprimentos,

                                              Comentário


                                                #24
                                                Para demolir um estação não é necessário trabalhar em interdição... e trabalhos à noite são substancialmente mais caros

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  A estação do Barreiro-A de um dia para o outro foi abaixo, a da Moita a mesma coisa....a de Alhos Vedros também irá abaixo. Dá pena por serem estações muito antigas, que muitas pessoas se habituaram a ver todos os dias, mas a modernização é necessária.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Pelo que sei todas as estações que ainda não foram remodeladas irão ser.

                                                    Não concordo nem sou contra, para mim é indiferente. Se por um lado podiam ser mantidas para lembrar como foi, por outro lado temos o exemplo do pinhal novo, onde apesar de bem arranjadinha e limpinha, está lá deserta. Mais dia menos dia irá necessitar de manutenção e depois?

                                                    Espero é que com as novas se mantenham as acessibilidades, e haja de facto uma melhoria no que respeita ao conforto...


                                                    Cump.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Num pais diferente do nosso ...

                                                      Moviam a estação completa para um local diferente e preservavam o edifício.

                                                      Por exemplo a estação da CP do Estádio Nacional era única no pais e foi demolida para dar espaço à piscina.

                                                      Em Campolide à entrada do Tunel do Rossio havia uma plataforma giratória e edificios ferroviários únicos no pais, também foi demolida.


                                                      Alguns edificios e as respectivas decorações são de preservar, não sei se seria o caso desta, mas de uma forma geral as construções são bastante agradáveis e harmoniosas.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post


                                                        Em Campolide à entrada do Tunel do Rossio havia uma plataforma giratória e edificios ferroviários únicos no pais, também foi demolida.

                                                        Ainda lá estão uns restos mortais dessa plataforma... serviu armazém de ferro durante as obras do túnel do Rossio

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Há alguma que merecem ser preservadas.
                                                          A antiga estação de Leça do Balio, desactivada há muitos anos (até porque há muito que os transportes na via são de carácter comercial, e não de passageiros), tem uma belíssima construção e vários paineis de azulejo pintados à mão, que retratam parte da história e dos costumes da época. É pena que esteja a ficar pouco a pouco vandalizada.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Acresce ainda que por esse pais fora as estações da CP que foram sendo desactivadas, ou foram vandalizadas ou o seu "património" foi parar a mãos incertas , o que se calhar neste ultimo aspecto será a única forma de no futuro existirem umas quantas colecções privadas com mostras do que era o serviço ferroviário, o mobiliário, as máquinas de venda de bilhetes, os balcões, os relógios e em especial a arte de Azulejaria que era realizada.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X