Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O Fim da Autoridade da Concorrência! Manuel Sebastião procurador de Manuel Pinho

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    O Fim da Autoridade da Concorrência! Manuel Sebastião procurador de Manuel Pinho

    Não conseguiram encontrar elementos que provassem comportamentos ilicitos na fixação e paralelismo de preços :


    http://www.jornaldenegocios.pt/index...NEWS&id=318916


    Tem que ser o povo a mostrar como é.
    Editado pela última vez por Celsius; 12 November 2008, 11:01. Razão: Relatório - P 31. Nova bronca P 74. - 12/11/2008 - Titulo

    #2
    Provar a cartelização é super difícil. Em qq parte do mundo.
    O Governo só pediu o relatório pra mostrar que está preocupado e quer fazer qq coisa. Já sabiam no que ia dar.
    Não deviam era ter privatizado tudo junto. A distribuição e armazenamento está tudo nas mesmas mãos. A Galp.

    Por alguma razão o Amorim este ano passou o Belmiro.

    Comentário


      #3
      http://www.youtube.com/watch?v=0SrjnjOtEVo

      Comentário


        #4
        mas essa autoridade alguma vez existiu???

        Comentário


          #5
          Já se previa a palhaçada. Mal foi pedido o estudo as empresas tiveram um comportamento de tapa-olhos para justificar estas (brilhantes) conclusões.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Zix Ver Post
            Provar a cartelização é super difícil. Em qq parte do mundo.
            O Governo só pediu o relatório pra mostrar que está preocupado e quer fazer qq coisa. Já sabiam no que ia dar.
            Não deviam era ter privatizado tudo junto. A distribuição e armazenamento está tudo nas mesmas mãos. A Galp.

            Por alguma razão o Amorim este ano passou o Belmiro.
            Dificil ou não o que é certo é que os reguladores funcionam numas partes do Mundo e noutras não...

            Comentário


              #7
              E as acções da Galp reagem em alta como seria de esperar.

              Comentário


                #8
                Manuel Sebastião
                “Não conseguimos encontrar comportamentos ilícitos”

                Amén





                Comentário


                  #9
                  In diario.iol.pt:

                  A Autoridade da Concorrência (AdC), a quem o Governo pediu uma investigação sobre a formação dos preços dos combustíveis em Portugal, não encontrou sinais de concertação entre as várias companhias petrolíferas a operar no mercado nacional no que se refere à fixação dos preços da gasolina e gasóleo.

                  A conclusão foi apresentada pelo presidente da autoridade, Manuel Sebastião, esta manhã no Parlamento.

                  De acordo com o responsável, a investigação da AdC analisou o comportamento das seis petrolíferas no mercado português e concluiu que o número de subidas de preços, valores dessas subidas e os timings das mesmas «não são uniformes, embora revelem algum paralelismo de comportamentos».

                  Um paralelismo que se deve ao facto de as empresas petrolíferas seguires «de muito perto as alterações dos preços nos mercados internacionais, tanto na gasolina como no gasóleo».

                  «Não encontrámos indícios de entendimento ilícito entre duas ou mais empresas, nem indícios de associação de empresas no sentido de alterar preços. A informação sobre os preços está disponível, toda a gente sabe os preços internacionais», continuou o presidente da AdC.

                  Quanto a comportamentos ilícitos por parte das operadoras, o responsável foi claro: «não conseguimos encontrar. Os comportamentos tendem a ser uma adaptação comercial ao próprio mercado».

                  Galp não inflaciona preços à saída da refinaria

                  No que se refere aos preços praticados pela Galp à saída da refinaria (já que a companhia nacional é a única a desempenhar esta actividade de refinação em Portugal), a AdC também não encontrou indícios de que a mesma «se tenha desviado dos preços praticados a nível internacional à saída da refinaria». Ou seja, «não há indícios de não correspondência razoável entre os preços da Galp e os preços dos mercados internacionais».

                  «Num mercado em que os preços sem impostos são fortemente condicionados pelos preços internacionais e em que há um grande conhecimento entre as operadoras do que as outras fazem, as operadoras tendem a adoptar um paralelismo de comportamento e a acompanhar a tendência do mercado», explicou Manuel Sebastião.
                  Surpreendidos ?
                  Eu não.

                  "V"

                  Comentário


                    #10
                    Sem esse factor os preços poderiam baixar drasticamente

                    ANAREC acusa refinaria nacional de especulação

                    Associação estima preço médio do barril de crude nos 54 euros


                    A refinaria nacional está a inflacionar os preços dos produtos derivados de petróleo, fazendo uso da especulação, acusa a Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis (ANAREC).
                    Em declarações à Agência Financeira, o presidente da associação, Augusto Cymbron, diz que, à semelhança das petrolíferas internacionais, «a refinaria nacional também está a fazer especulação, quando diz que o petróleo entregue em Sines está a 130 dólares».
                    «Essa é a cotação dos futuros para 2012, 2013», diz o presidente, acrescentando que «em 2006, a média anual do barril foi de 49,96 euros, em 2007 de 50,96 euros. Os contratos para 2009 já estão assinados e o preço ronda os 54 euros, o que não chega a 80 dólares», refere.
                    «Não acredito nos preços com base em bens futuros. Isso é especulação e, sem ela, os preços podiam baixar drasticamente», adianta Augusto Cymbron.

                    http://www.agenciafinanceira.iol.pt/...88&div_id=1730

                    Comentário


                      #11
                      Outra pérola:


                      Dizem que cerca de 75% a 80% do custo do combustível é na refinação.

                      Sabem que a Galp tem o monopólio da refinação em Pt.

                      No entanto:
                      http://www.jornaldenegocios.pt/index...NEWS&id=318922

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
                        Já se previa a palhaçada. Mal foi pedido o estudo as empresas tiveram um comportamento de tapa-olhos para justificar estas (brilhantes) conclusões.

                        Se não concordas e tens dados para isso acho que estas à vontade para fazer um estudo sério e provar como eles estão errados. Certamente que não há falta de pessoal para colaborar e que as repercursões iam garantir que tinhas trabalho para os próximos tempos.

                        Criticar com o diz que disse é facil... fazer um estudo sério e factual é mais complicado.

                        Comentário


                          #13
                          Alguém tem provas de que existe, de facto, cartel?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                            Alguém tem provas de que existe, de facto, cartel?
                            Não, caso contrário já as próprias investigações paralelas tinham dado o sinal de tal coisa.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                              Alguém tem provas de que existe, de facto, cartel?
                              Se existe Cartel é mundial, já que os preços, apesar de terem oscilações (PT, Espanha, Alemanha, etc.) não é assim tão evidente e ainda temos os impostos pelo meio.

                              Se todos compram o barril no mesmo mercado e este subiu, o que pode variar é depois na refinação.
                              Supondo que a Galp cobra mais e vende para as outras operadoras no mercado, é normal que todas as outras (para manterem margens de lucro) se regulam por esta.

                              O problema é só haver refinação da Galp, não abdicarem das margens de lucro.
                              A Autoridade deveria é estar atenta, caso o preço do barril diminua, se o preço tb diminui...


                              Existirá tanto Cartel, como existirá no pão ou noutro bens que os preços praticamente não oscilam de banca para banca.

                              Comentário


                                #16
                                Cartel não sei, nem posso afirmar, mas suspeito.

                                Mas minhas suspeitas e a de muitos portugueses, vão-se dissipar nas próximas 12 semanas quando os combustiveis reflectirem a baixa no preço do barril de petróleo desta semana, que se cifrava no 10 dólares ontem.


                                Ai vamos ver quem baixa, e quanto baixa.

                                Comentário


                                  #17
                                  O principal problema do nosso mercado é a monopolização da refinação. Mas qualquer um é livre de avançar com uma refinaria concorrente ! ;)

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                                    Cartel não sei, nem posso afirmar, mas suspeito.

                                    Mas minhas suspeitas e a de muitos portugueses, vão-se dissipar nas próximas 12 semanas quando os combustiveis reflectirem a baixa no preço do barril de petróleo desta semana, que se cifrava no 10 dólares ontem.


                                    Ai vamos ver quem baixa, e quanto baixa.

                                    Aqui estou de acordo contigo... se o preço é estipulado de acordo com a média semanal, descendo o barril = descer o preço.

                                    O problema é que aqui, como estamos num mercado livre, não estão obrigados a fazé-lo, aumentando assim o seu lucro.
                                    Se a XPTO quiser vender a 5€ o litro quem impede? só compra quem quer...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                                      O principal problema do nosso mercado é a monopolização da refinação. Mas qualquer um é livre de avançar com uma refinaria concorrente ! ;)
                                      é tão livre que a refinaria do Patrick Monteiro de Barros foi rejeitada pelo governo...

                                      http://macroscopio.blogspot.com/2008...de-barros.html

                                      Comentário


                                        #20
                                        O mal do cartel do sal foi não haverem lá amiguinhos.

                                        Comentário


                                          #21
                                          É claro que não há cartelização ou concertação de preços. Para isso ser possível significava que existem no mercado algumas grandes empresas em situação mais ou menos idêntica.

                                          O que não é, de todo, o caso. O que há em Portugal é imposição ou determinação de preços por um monopolista. É um bocadinho diferente.

                                          A mim uma coisa que me faz muita confusão é alguns, jornalistas sobretudo, falarem que o mercado é livre e que deve funcionar como tal.

                                          O mercado de petróleo e combustíveis é livre? Nem aqui nem em sítio nenhum do mundo. Conhecem algum outro produto onde os entraves ao livre comércio começam logo na produção? Conhecem mais alguma situação de cartel-país como o da OPEP?

                                          Enfim, não há produto cujo mercado seja mais entravado e regulamentado do que o do petróleo e derivados.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Não concordo com o titulo.

                                            Como é que uma coisa pode ter fim se nunca existiu?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por panpipe Ver Post
                                              é tão livre que a refinaria do Patrick Monteiro de Barros foi rejeitada pelo governo...

                                              http://macroscopio.blogspot.com/2008...de-barros.html
                                              O que foi rejeitado pelo Governo não foi a refinaria. Foi o "quero posso e mando" do Patrick Monteiro de Barros, mais os mundos e fundos que queria de incentivos e subsídios.

                                              Comentário


                                                #24
                                                deleted

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                                                  O que foi rejeitado pelo Governo não foi a refinaria. Foi o "quero posso e mando" do Patrick Monteiro de Barros, mais os mundos e fundos que queria de incentivos e subsídios.


                                                  Eu tb tenho um proposta, quero montar um banca para vender limões, para isso quero 100 euros para comprar os limões, mais 100€ para a madeira da banca.

                                                  Isenção de IVA/IRC e SS para o gajo que lá vou colocar a vender os limões e se faltarem limões, um subsidio.

                                                  Eu dou a ideia alquem quer patrocinar?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Valium Ver Post


                                                    Eu tb tenho um proposta, quero montar um banca para vender limões, para isso quero 100 euros para comprar os limões, mais 100€ para a madeira da banca.

                                                    Isenção de IVA/IRC e SS para o gajo que lá vou colocar a vender os limões e se faltarem limões, um subsidio.

                                                    Eu dou a ideia alquem quer patrocinar?
                                                    Posso ser teu sócio ?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por capitão iglo Ver Post
                                                      O mal do cartel do sal foi não haverem lá amiguinhos.

                                                      Foi nada.

                                                      Cartel Cambão ... Sanção no sal. Repete-se ?...açucar...Panificação em Investigação

                                                      Foi uma questão de saúde publica, toda a gente sabe que o sal provoca hipertensão.

                                                      Ora estar a vender sal em cartel, e provocar doenças, isso é que está mal ...

                                                      Se fosse só o cartel isso passava, saia um relatório a dizer que, e passo a citar:

                                                      Não conseguimos encontrar comportamentos ilícitos


                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Quá...quá...quá...





                                                        Mas vocês estavam mesmo à espera de quê!? Que fôsse provada cartelização e concertação de preços!? Para a seguir cairem cabeças da AdC não!?

                                                        Vocês estão é todos loucos querem fazer alguma coisa? Vejam como os pescadores estão a actuar (peixeirada na lota)... Com os sucessivos apelos à calma do PR e afins, embora também mereça com uma Chapu.ta pelo focinho abaixo.

                                                        Querem tomar posições de força? Unam-se...(o belo do boicote à Golp, Blop e Respol foi a linda palhaçada que se viu)...

                                                        Pão e circo para o povo... já diziam. Está aí o Euro para o país dos FFF o resto é conversa, este país não se governa nem se deixa governar

                                                        Façam barulho e não ruído...Força Turquia!!!

                                                        E já estou como o outro, [Mourinho mode on]nem uma palavra em português...[Mourinho mode off] e pedir o estatuto de apátrida

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Sim, fazer barulho sem justificação é mesmo o que precisamos para fortalecer a nossa democracia!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Ora, mas alguém tinha esperança no que ia sair desse estudo?



                                                            Eu estou é para ver o que sai das conversações dos responsáveis da UE, que também andam preocupados com este fenómeno de especulação (não, não é só em Portugal!). Aí sim, com um grupo forte, podem-se criar maneiras de impôr os interesses do povo ao destas empresas capitalistas e chupistas.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X