Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Conseguem resolver???

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Conseguem resolver???

    Ora boas, tenho aqui um género de um problema, alguém o consegue resolver?

    Tenho um determinado objecto que pesa 332 gramas e de comprimento tem 69cm

    Foto 1.jpg



    O ponto de equilibrio do objecto é nos 30,5cm

    Foto 2.jpg



    Agora a dúvida:
    Coloca-se 15 gramas nos 52 cm do objecto, sendo que anteriormente o ponto de equilibrio era nos 30,5cm, qual vai ser agora o ponto de equilibrio do objecto?

    Foto 3.jpg


    Penso que estão aí os dados todos, mais alguma informação é só dizer.

    #2
    já me esqueci de como se fazem essas contas, mas é muito fácil :D

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
      já me esqueci de como se fazem essas contas, mas é muito fácil :D
      É que eu também já me esqueci das fórmulas , e neste momento não consigo chegar a resultado algum...

      Comentário


        #4
        talvez isto ajude?
        http://pt.wikipedia.org/wiki/Centro_de_massa

        Comentário


          #5


          pelas minhas contas o centro de massa é nos 36.83cm!
          Editado pela última vez por andmiguel; 08 June 2008, 17:35.

          Comentário


            #6
            O no inicio que é que é que faz que o centro de massa não seja o meio do objecto e mais importante onde está e quais as suas caracteristicas?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
              Hum, não consigo chegar lá, acho que bloqueei...

              Comentário


                #8
                Na minha opinião o ponto de equilibrio desloca-se para a esquerda aí meio centímetro (a olhometro), baseado em tres ou quatro contitas com a calculadora do pc. (dividi em três áreas 30,5cm, 21,5cm e 17cm, calculei o peso com que cada parte fica, e depois para igualar novamente o desiquilibrio meio cm para a esquerda deve ficar lá próximo)

                Cumprimentos

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Jeandré Ver Post
                  Na minha opinião o ponto de equilibrio desloca-se para a esquerda aí meio centímetro (a olhometro), baseado em tres ou quatro contitas com a calculadora do pc. (dividi em três áreas 30,5cm, 21,5cm e 17cm, calculei o peso com que cada parte fica, e depois para igualar novamente o desiquilibrio meio cm para a esquerda deve ficar lá próximo)

                  Cumprimentos
                  isto não se faz a olho, tens de usar a formula

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por kushinadaime Ver Post
                    O que é que é que faz que o centro de massa não seja o meio do objecto e mais importante onde está e quais as suas caracteristicas?
                    Aí é que reside o problema , é devido à maior expessura (o material é o mesmo ao longo do objecto).

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por andmiguel Ver Post
                      isto não se faz a olho, tens de usar a formula
                      Mas que grande novidade que me dás
                      Apenas digo que se fosse para calcular algo aproximadamente, até com matemática de quarta classe dava para ter uma ideia, agora para valores exactos é outra conversa... e como já colocaram aí a maneira científica de se fazer a coisa, fica sempre engraçado dar ideias de como fazer à moda do merceeiro.

                      Cumprimentos

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por andmiguel Ver Post


                        pelas minhas contas o centro de massa é nos 36.83cm!
                        Então a deslocação é bem mais do que eu previa, estava a contar com cerca de 2 cm de deslocação.

                        Já agora outra dúvida, e se o peso acrescentado fôr o mesmo (15 gramas) mas ao longo dos 17 cm do objecto da última foto?
                        O ponto de equilibrio vai ser parecido com este? (36.83)

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Jeandré Ver Post
                          Na minha opinião o ponto de equilibrio desloca-se para a esquerda aí meio centímetro (a olhometro), baseado em tres ou quatro contitas com a calculadora do pc. (dividi em três áreas 30,5cm, 21,5cm e 17cm, calculei o peso com que cada parte fica, e depois para igualar novamente o desiquilibrio meio cm para a esquerda deve ficar lá próximo)

                          Cumprimentos
                          Considerando que nesse meio centimetro não passou pela interferencia que faz com que o centro de massa seja diferente do centro geométrico...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Diamondplus Ver Post
                            Então a deslocação é bem mais do que eu previa, estava a contar com cerca de 2 cm de deslocação.

                            Já agora outra dúvida, e se o peso acrescentado fôr o mesmo (15 gramas) mas ao longo dos 17 cm do objecto da última foto?
                            O ponto de equilibrio vai ser parecido com este? (36.83)
                            se for distribuído pelos 17cm o centro de massa dos 15g seria o actual mais metade dos 17cm o que ia mudar o centro de massa total mais para a direita.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por andmiguel Ver Post
                              se for distribuído pelos 17cm o centro de massa dos 15g seria o actual mais metade dos 17cm o que ia mudar o centro de massa total mais para a direita.
                              Esclarecido, obrigado.

                              Comentário


                                #16
                                Ya pode-se fazer com a formula do centro de massa utilizando um qualquer referencial de coordenadas cartesiano. Mas já agora qual é o objecto? Fiquei curioso...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                  já me esqueci de como se fazem essas contas, mas é muito fácil :D
                                  Não acredito que não resolvas isso com as tuas famosas 3 contas de merceeiro?

                                  Comentário


                                    #18
                                    31,878. Será?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por hugolini Ver Post
                                      Não acredito que não resolvas isso com as tuas famosas 3 contas de merceeiro?
                                      vai lá meter gasolina a 5 euros

                                      Comentário


                                        #20
                                        Partindo do principio que o objecto tem uma deformidade igualmente repartida por todo ele, tipo uma piramide deitada ou um prisma triangular ou pentagonal apoiado numa das face consigo resolver.
                                        Tambem consigo resolver se a deformidade que causa a assimetria estiver concentrada numa das pontas.
                                        Editado pela última vez por kushinadaime; 08 June 2008, 19:05.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por andmiguel Ver Post
                                          isto não se faz a olho, tens de usar a formula
                                          Essa fórmula é para sistemas discretos, o que não é o caso.

                                          E uma pequena correção, não é peso, é massa.

                                          Diamondplus, a espessura varia (cresce) uniformemente ao longo do objecto?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Ainda não sei que objecto é... mas a forma de calcular isso é dividir esses 15g do outro objecto e considerar 2 objectos com os 2 respectivos C.M.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                              vai lá meter gasolina a 5 euros
                                              É só para quem pode, não para quem quer ;)

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                                                Ya pode-se fazer com a formula do centro de massa utilizando um qualquer referencial de coordenadas cartesiano. Mas já agora qual é o objecto? Fiquei curioso...
                                                Desculpa só responder agora, trata-se de um tubo, mas a espessura vai variando do mais fino para o mais grosso.
                                                O material de que é feito é exactamente o mesmo.

                                                Originalmente Colocado por worldtiki Ver Post
                                                Essa fórmula é para sistemas discretos, o que não é o caso.

                                                E uma pequena correção, não é peso, é massa.

                                                Diamondplus, a espessura varia (cresce) uniformemente ao longo do objecto?
                                                Sim, a espessura varia uniformemente ao longo do objecto.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Assim é facil é uma simples equação, tens que deslocar o centro na direcção do peso de forma a que ao lado oposto compense o aummento de peso.
                                                  Pode facillitar se tu traduzires em varias funções, por exemplo peso no lado B conforme o local de apoio vai avancando, depois a mesma coisa para o lado A, as duas linhas hão de se cruzar nos 30,5 (ponto de equilibrio).
                                                  Depois vem a parte do trabalho a sério que é escolheres um dos lados qualquer e fazeres refletir o peso, e se quiseres confirmar faz reflectir no outro lado, a resposta saltarte-à á vista.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Diamondplus Ver Post
                                                    a espessura vai variando do mais fino para o mais grosso.
                                                    O material de que é feito é exactamente o mesmo
                                                    Falso o tubo varia do mais grosso para o mais fino.

                                                    (1)Se o tubo variar do mais fino para o mais grosso:
                                                    -CM>0.69/2
                                                    (2)Se o tubo variar do mais grosso para o mais fino:
                                                    -CM<0.69/2

                                                    Sem nenhuma carga adicional o CM está em 30.5:
                                                    -30.5<69/2 , ou seja, 30.5<34.5
                                                    -Respeita o segundo caso!


                                                    deixo te aqui uma imagem com a minha resolução.
                                                    Como não sei nenhuma propriedade da secção, resolvi em ordem a A e B.
                                                    Ficheiros anexados

                                                    Comentário

                                                    AD fim dos posts Desktop

                                                    Collapse

                                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                                    Collapse
                                                    Working...
                                                    X