Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Greves. Que legitimidade têm os piquetes de greve de impor adesão?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Greves. Que legitimidade têm os piquetes de greve de impor adesão?

    Mais uma, mais outra e ainda outra greve em que se assiste a uma não oficial imposição dos piquetes de greve a uma adesão que deveria ser facultativa. Agora é a greve dos camionistas, com ameaças e apedrejamentos dos que furam ou tentam furar as zonas de piquete de greve.

    Antes, para além de outras greves de camionistas, foram as das fábricas, empresas diversas e até nos serviços públicos, onde a greve, um exercício de um direito em Democracia, acaba por ser exercida em muitos casos em resultado de coacção...

    O que pensam disto?

    #2
    A paralisação dos camionistas não é bem uma greve. É antes de tudo uma pressão inadmissivel sob o poder democráticamente eleito. (é um sector económico, é uma pressão de um sector e não uma greve)

    Aberta a caixa de pandora com as cedências aos pescadores, tudo poderá acontecer.

    Curioso é que não se perceba a gravidade da situação. Poderemos estar a assistir a uma coisa muito grave.

    Comentário


      #3
      Curiosamente ainda á pouco vi a noticia no telejornal e a meu ver não acho correcto obrigarem os "outros" a entrar na paralisação, se bem que esta á livre, apenas faz quem quer.

      Mas uma vez que o governo cedeu aos pescadores, certamente iremos assistir nos proximos tempos a cenários destes frequantemente, ainda mais com o anuncio de que o barril dentro de 1 mês será negociado a 150$

      Comentário


        #4
        Não concordo.

        Greve faz quem quer, se é para saber obrigado então chapeu democracia...

        Mais grave é os tranportadores obrigarem outros a fazer tb greve (por ex. rebocadores, quando o pessoal começar a ficar na estrada...)

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Manuel Jasmim Ver Post
          A paralisação dos camionistas não é bem uma greve. É antes de tudo uma pressão inadmissivel sob o poder democráticamente eleito. (é um sector económico, é uma pressão de um sector e não uma greve)

          Aberta a caixa de pandora com as cedências aos pescadores, tudo poderá acontecer.

          Curioso é que não se perceba a gravidade da situação. Poderemos estar a assistir a uma coisa muito grave.
          Eu iria por aí, mas, queres desenvolver um pouco mais?

          Comentário


            #6
            simplesmente legitimidade ZERO

            Comentário


              #7
              Isto bem pode ser o fim do governo do Socatres.
              Eu embora não seja apoiante deste governo, repudio esta pressão sobre um governo democraticamente eleito.

              Sei que o Aeroporto de Lisboa, esta com dificuldade no reabastecimento dos aviões, pois as suas reservas estão quase a chegar ao fim, e se não houver um entendimento com os transportadores que efectuam o transporte de combustivel desde Aveiras para o Aeroporto, este pode vir a enfrentar a hiptese de ter que encerrar ao trafego.

              Se esta situação se arrasta poderemos entrar em colapço, pois ficaremos sem combustivel nas bombas, os supermercados vazios, os transportes publicos parados etc.....enfim o caos!

              Poderia-se recorrer a requesição civil, mas o governo tera força para isso?
              Ou em ultimo caso a requesição militar, mas as FA teriam homens e meios para fazer cumprir esta ordem? Duvido!
              Atenção que a situação em Espanha, França e Italia, tambem não esta melhor.

              Vai lá vai, até a barraca abana......e o governo caí!

              Comentário


                #8
                A greve que dizem ser dos camionistas não é bem destes mas sim das empresas de camionagem, ou seja, a paralisação é imposta, ou não, aos trabalhadores pela entidade patronal.

                Senso assim ainda mais confusão me faz que os camionistas façam piquetes por forma a forçar outros camionistas, cuja entidade patronal não aderiu à paralisação, a parar.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                  Mais uma, mais outra e ainda outra greve em que se assiste a uma não oficial imposição dos piquetes de greve a uma adesão que deveria ser facultativa. Agora é a greve dos camionistas, com ameaças e apedrejamentos dos que furam ou tentam furar as zonas de piquete de greve.

                  Antes, para além de outras greves de camionistas, foram as das fábricas, empresas diversas e até nos serviços públicos, onde a greve, um exercício de um direito em Democracia, acaba por ser exercida em muitos casos em resultado de coacção...

                  O que pensam disto?
                  Penso que se verifica "apenas" a frustração e indignação de quem luta pelos seus direitos da única forma a que a democracia permite.
                  Vemos milhares de portugueses a festejar eufóricamente uma vitória da nossa selecção, abraçando quem não conhecem, ajudando essa mesma pessoa a levantar-se, etc.
                  Vemos milhares de pessoas paradas durante duas horas como mais nada existisse senão aquele jogo, aquele momento.
                  Na hora de lutar pelos nossos direitos, como ter combustíveis a preços suportáveis, impostos justos e diretos jurídicos respeitados, vemos esses milhares de pessoas a recuarem e recusarem o seu apoio.
                  A greve é um direito do trabalhador. E este país caminha para o caos total! Se não agirmos em conformidade não teremos um país habitável.
                  Com o custo de vida que temos, só vejo duas soluções caso a situação não melhore: emigração ou desmantelação do governo (a bem ou a mal).

                  Assim, e perdoem a minha regidez, mas apoiadas essas atitudes de forçar a paralisação.

                  Comentário


                    #10
                    Respondendo directamente ao tópico a minha opinião é "não sei".

                    Por um lado acho absurdo que se obriguem pessoas que entendem que não é necessário uma greve a pararem. Quem quer faz quem não quer não deve ser incomodado por isso. Por outro lado podemos ver isto de outra maneira: Um sector decide parar e para que o protesto resulte é preciso que parem todos. Isto porque se só parar metade resulta num protesto nulo e muito injusto para quem decidiu lutar e porque neste mundo de oportunidades há sempre aquelas empresas que vêm lucro fácil neste tipo de protestos, ou seja, se estão todos parados as poucas que continuarem têm serviço garantido e pelo preço que quiserem.

                    Quanto ás consequências politicas disto não estou com muitas esperanças. Não acredito que este protesto dure muito, factor que é essencial para o seu sucesso. Aliado à apatia que se vive no nosso país e ao êxtase em torno da selecção ninguém quer saber do que se está a passar. Só quando sentissem os efeitos práticos desta paralisação percebiam a sua gravidade. Se por acaso esta greve se prolongar por uma semana ou até mais então aí poderá ter algumas consequências.

                    Comentário


                      #11
                      Considero uma greve legítima e com todo o sentido de ser.


                      Quanto ao facto de obrigarem os outros a fazer greve, obviamente que não concordo, é anti-democrático.

                      Mas também é bem verdade que se não for assim, quem não faz greve passa a lucrar bem mais e quem faz, além de não conseguir os seus objectivos, perde dinheiro.

                      Já agora, não acham que a ANTRAM devia ser colocada em causa?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
                        A greve que dizem ser dos camionistas não é bem destes mas sim das empresas de camionagem, ou seja, a paralisação é imposta, ou não, aos trabalhadores pela entidade patronal.

                        Senso assim ainda mais confusão me faz que os camionistas façam piquetes por forma a forçar outros camionistas, cuja entidade patronal não aderiu à paralisação, a parar.
                        Os empregados de algumas empresas sabem bem o que se passa e neste sector há muitas que estão penduradas por um fio de teia de aranha e que é uma questão de tempo até fecharem, se a situação não se inverter. Se reparares nas reportagens da TV muitos dos camiões que estão parados são de micro-empresas com 2-3 camiões onde o patrão também é motorista, não tinham qualquer vantagem em fazerem greve se não sentissem que não era necessário. E com certeza não têm prazer nenhum em fazê-lo nem na situação em que se encontram.

                        Comentário


                          #13
                          A viatura do correio que serve S. Correia, Benavente e S. Magos, encontra-se desde madrugada bloqueada no Porto Alto por um piquete de greve, tendo no seu interior todo o correio para estas localidades.

                          Fica aqui o aviso, para que os CTT não sejam acusados de culpados , por falta do correio nas localidades acima mensionadas.

                          Comentário


                            #14
                            Não é de facto correcto, forçar de forma musculada alguém a fazer ou aderir à greve, mas ...

                            Porque razão os "amarelos" ou "fura greves" o fazem ?
                            Qual o objectivo de ter uns a lutar por direitos que serão assimilados por todos, enquanto outros o não fazem ?

                            Dado que não concordam e não aderem à greve, um dia quando os objectivos dos grevistas for alcançado, quem não concordou e não aderiu à greve vai recusar os direitos e regalias que deu trabalho e suor a quem por eles lutou !!

                            Pois já me tinham dito.

                            Os fura greves por vezes movem-se por objectivos obscuros e nada solidários, uma espécie de oportunismo de limbo que joga com o que lhes convém.

                            Ora vejam este relato:

                            Sábado, 30 de Setembro de 2006
                            O procurador-geral da República cessante, Souto Moura, dá à edição de hoje da revista Tabu, publicada com o semanário Sol, uma entrevista que é muito esclarecedora sobre a sua personalidade.

                            Justificando o facto de em 1969 ter "furado" uma greve universitária em Coimbra, quando frequentava a Faculdade de Direito, Souto Moura fornece o pior dos argumentos: não agiu assim por convicção, o que seria discutível, mas por mera conveniência, o que é inaceitável.

                            Na idade de todos os idealismos, já se comportava deste modo: "A minha preocupação principal era não chumbar o ano." Palavras dele próprio, para que não haja equívocos. Fica tudo dito sobre a personagem...

                            Corta Fitas

                            Comentário


                              #15
                              A greve é um direito, um privilégio conferido pela sociedade Democrática, fruto da luta de milhares de trabalhadores durante muitos anos, é uma conquista da liberdade, e portanto deve ser exercida em liberdade. Qualquer limitação a esta liberdade (incluido ao direito de, em liberdade, se optar por não aderir), é uma negação daquele privilégio.
                              Bem sei que há efeitos perniciosos que são da responsabilidade dos fura-greves, e estes depois acabam por beneficiar da luta dos outros, mas são as regras do jogo!

                              Uma coisa é fazer piquetes para evitar que os patrões (quando é o caso) usem trabalho temporário/ilegal para suprir os efeitos da greve, outra muito diferentes é impedir os colegas de exercerem o seu direito ao trabalho.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                                Eu iria por aí, mas, queres desenvolver um pouco mais?
                                Isto configura muito mais bloqueio económico, terrorismo económico do que greve.

                                Desde longa data que os bloqueios são utilizados pelos inimigos como uma forma de guerra e normalmente quem bloqueia vence.

                                Podemos estar a caminho da ingovernabilidade total (com cada uma a puxar para o seu lado), é o próprio estado, a segurança do estado que está em causa. No fundo é a nossa segurança que está em causa.

                                Eu estou muito preocupado. Acho que todos temos razões para nos preocuparmos.

                                Comentário


                                  #17
                                  Só para lembrar que aqui ao lado em Espanha decorre uma paralisação semelhante
                                  E os camionistas estrangeiros estão a ser obrigados a parar também a base da pedrada.


                                  O problema dos camionistas é a dificuldade em fazer “passar” para o cliente a subida do gasóleo,
                                  muitos têm valores combinados ao ano que conta com uma margem de manobra e que já acabou.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Manuel Jasmim Ver Post
                                    Isto configura muito mais bloqueio económico, terrorismo económico do que greve.

                                    Desde longa data que os bloqueios são utilizados pelos inimigos como uma forma de guerra e normalmente quem bloqueia vence.

                                    Podemos estar a caminho da ingovernabilidade total (com cada uma a puxar para o seu lado), é o próprio estado, a segurança do estado que está em causa. No fundo é a nossa segurança que está em causa.

                                    Eu estou muito preocupado. Acho que todos temos razões para nos preocuparmos.
                                    Mas essa situação a que estamos a chegar é culpa única e exclusivamente dos sucessivos governos que governaram o nosso país nos últimos anos. O actual governo apenas está (finalmente, aleluia aleluia) a depenar as empresas em geral, suscitando um clima de protesto.

                                    Mais... Essa ingovernabilidade e caos já há muito que são profetizados por muitas individualidades e havia aqui no fórum um tópico sobre isso, um artigo de um general.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Manuel Jasmim Ver Post
                                      Isto configura muito mais bloqueio económico, terrorismo económico do que greve.

                                      Desde longa data que os bloqueios são utilizados pelos inimigos como uma forma de guerra e normalmente quem bloqueia vence.

                                      Podemos estar a caminho da ingovernabilidade total (com cada uma a puxar para o seu lado), é o próprio estado, a segurança do estado que está em causa. No fundo é a nossa segurança que está em causa.

                                      Eu estou muito preocupado. Acho que todos temos razões para nos preocuparmos.
                                      Só vos quero relembrar que os Bloqueios em França e Espanha foram a única solução para conseguir objectivos, principalmente com governos autistas.

                                      Em 1997 França ajoelhou-se ao poder do bloqueio dos Camionistas a que se juntaram muitos outros protagonistas fa vida civil francesa, desde o cidadaão anónimo ao outros sindicatos.

                                      Ainda recentemente na França conseguíram ser ouvidos pelo fruto das suas acções de rua, aliás na altura houve comentários e elogios à luta dos Franceses aqui no forum por terem conseguído alcançar os seus objectivos.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Axxantis Ver Post
                                        A greve é um direito, um privilégio conferido pela sociedade Democrática, fruto da luta de milhares de trabalhadores durante muitos anos, é uma conquista da liberdade, e portanto deve ser exercida em liberdade. Qualquer limitação a esta liberdade (incluido ao direito de, em liberdade, se optar por não aderir), é uma negação daquele privilégio.
                                        Bem sei que há efeitos perniciosos que são da responsabilidade dos fura-greves, e estes depois acabam por beneficiar da luta dos outros, mas são as regras do jogo!

                                        Uma coisa é fazer piquetes para evitar que os patrões (quando é o caso) usem trabalho temporário/ilegal para suprir os efeitos da greve, outra muito diferentes é impedir os colegas de exercerem o seu direito ao trabalho.
                                        Colegas que aproveitam-se da situação para efectuar o trabalho de quem está em greve.


                                        Pois....

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Akagi Ver Post
                                          Isto bem pode ser o fim do governo do Socatres.
                                          Eu embora não seja apoiante deste governo, repudio esta pressão sobre um governo democraticamente eleito.

                                          Sei que o Aeroporto de Lisboa, esta com dificuldade no reabastecimento dos aviões, pois as suas reservas estão quase a chegar ao fim, e se não houver um entendimento com os transportadores que efectuam o transporte de combustivel desde Aveiras para o Aeroporto, este pode vir a enfrentar a hiptese de ter que encerrar ao trafego.

                                          Se esta situação se arrasta poderemos entrar em colapço, pois ficaremos sem combustivel nas bombas, os supermercados vazios, os transportes publicos parados etc.....enfim o caos!

                                          Poderia-se recorrer a requesição civil, mas o governo tera força para isso?
                                          Ou em ultimo caso a requesição militar, mas as FA teriam homens e meios para fazer cumprir esta ordem? Duvido!
                                          Atenção que a situação em Espanha, França e Italia, tambem não esta melhor.

                                          Vai lá vai, até a barraca abana......e o governo caí!


                                          A situação não é das melhores, mas penso que isto é um exagero.. nem 8 nem 80...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por VTEC Ver Post
                                            Considero uma greve legítima e com todo o sentido de ser.


                                            Quanto ao facto de obrigarem os outros a fazer greve, obviamente que não concordo, é anti-democrático.

                                            Mas também é bem verdade que se não for assim, quem não faz greve passa a lucrar bem mais e quem faz, além de não conseguir os seus objectivos, perde dinheiro.

                                            Já agora, não acham que a ANTRAM devia ser colocada em causa?
                                            A ANTRAM não "aderiu" a esta forma de luta. Estão neste momento em negociações com o governo e entendem não tomar medidas enquanto estas decorrerem. Acho sensato.

                                            Quanto à obrigação em se fazer greve, compreendo, mas não aceito. Ainda por cima vandalizarem camiões de colegas, que pode muito bem ser o único camião lá de casa.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Manuel Jasmim Ver Post
                                              Isto configura muito mais bloqueio económico, terrorismo económico do que greve.

                                              Desde longa data que os bloqueios são utilizados pelos inimigos como uma forma de guerra e normalmente quem bloqueia vence.

                                              Podemos estar a caminho da ingovernabilidade total (com cada uma a puxar para o seu lado), é o próprio estado, a segurança do estado que está em causa. No fundo é a nossa segurança que está em causa.

                                              Eu estou muito preocupado. Acho que todos temos razões para nos preocuparmos.


                                              Este comentário também é exagerado na minha modesta opinião. Não sejam tão dramáticos. Só falta dizer que vem aí a 3ª guerra mundial

                                              Comentário


                                                #24
                                                Respondendo ao titulo, legitimidd para impor não tem nenhuma.

                                                Legitimidd para tentarem chamar à (sua) razão toda (o que não incluiu obviamente ameças, apredrejamento e pneus furados).

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por miguel maia Ver Post
                                                  A ANTRAM não "aderiu" a esta forma de luta. Estão neste momento em negociações com o governo e entendem não tomar medidas enquanto estas decorrerem. Acho sensato.

                                                  Quanto à obrigação em se fazer greve, compreendo, mas não aceito. Ainda por cima vandalizarem camiões de colegas, que pode muito bem ser o único camião lá de casa.

                                                  Mas sendo este um problema que não é de agora e estando uma maioria das empresas a favor da greve e estando a França e Espanha em greve, não parece que a ANTRAM devia estar com a maioria e já se devia ter preocupado com esta possibilidade à muitos meses atrás?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Boas.

                                                    Sou totalmente contra os piquetes de greve. Quem quer fazer greve deve de o fazer em consciência e não obrigar os outros recorrendo seja lá ao que for, neste caso ao abrigo da violência.

                                                    É como os que no dia da greve vão para casa, ou de férias ... a greve faz-se à porta do local de trabalho, marcando presença e dizendo: "estou aqui mas não vou trabalhar", e não indo embora vá-se lá saber para onde. Regra geral passear ...

                                                    No caso dos chamados "amarelos" ou "fura-greves", vamos lá a ver, a greve deve de ser feita em consciência e não por carneirice. É verdade que há aqueles que não fazem por medo ou por conveniência, mas também é preciso perceber quando as pessoas são contra o intuito de uma determinada greve.

                                                    Há uns anos atrás quando andava na faculdade a associação de estudantes teve a brilhante ideia de trancar os portões a cadeado. Por obra de quem e com que direito? Houve asneira, pois tá claro, dado que os motivos da greve não era do acordo geral. O pessoal foi saltando lá para dentro, eu incluído, e teve quase de se chegar a vias de facto pois o dito "piquete de greve" estava armado em parvo.

                                                    Enfim ... é só o que eu penso.

                                                    Abraço,
                                                    McDriver

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                                                      Só vos quero relembrar que os Bloqueios em França e Espanha foram a única solução para conseguir objectivos, principalmente com governos autistas.

                                                      Em 1997 França ajoelhou-se ao poder do bloqueio dos Camionistas a que se juntaram muitos outros protagonistas fa vida civil francesa, desde o cidadaão anónimo ao outros sindicatos.

                                                      Ainda recentemente na França conseguíram ser ouvidos pelo fruto das suas acções de rua, aliás na altura houve comentários e elogios à luta dos Franceses aqui no forum por terem conseguído alcançar os seus objectivos.
                                                      A minha opinião vai neste sentido. Podem não ter legitimidade, podem estar a abusar dos seus direitos e a violar o de outros, mas o que é certo é que não se mudam politicas com reuniões e falinhas mansas. Tem que se ser um bocado drástico para se ver alguma coisa feita, infelizmente. É pena é serem só os camionistas a fazerem manifestações mais a sério.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        A minha opinião baseia-se nisto: o direito á greve é tão válido como o direito a não fazer!

                                                        Concordo plenamente com esta paralisação mas dever ia ser feita de livre vontade. Achava que teria mais força (em termos de imagem) que se paralizasse 70% dos camiões de LIVRE VONTADE do que pararem todos sabendo que muitos preferiam não o fazer.

                                                        As noticias que me chegam por um colega que está paralizado em Alverca é que já bateram num camionista e incediaram/tentaram incendiar 2 camiões. E o rapaz está lá sem poder sair porque tem material que pode ser facilmente roubado...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Vamos lá ver: a greve é um direito dos trabalhadores para com a reivindicação de direitos perante a entidade patronal...

                                                          O que aqui assiste-se não é isto, NÃO são os trabalhadores que estão a fazer greve - como disse o do sindicatos dos camionistas - mas sim, as próprias empresas que estão a mandar os condutores encostar.
                                                          Não se pode falar em GREVE, mas sim um bloqueio ou paragem de um sector...

                                                          Eu entendo que seja complicado este aumento dos combustiveis, para quem tem como função andar na estrada... No entanto quem tem uma empresa tem que saber gerir os seus custos vs lucros.
                                                          Este aumentos são globais e se calhar não haverá maneira de OS GOVERNOS (de vários países, não só PT) poderem evitar...
                                                          Se derem beneficios como o gasoleo "verde", vão ter que ceder a outros profissionais...

                                                          Isto não é matéria para ser tratada de forma leviana e dizer que a culpa é deste ou aquele Governo, isto é Europeu e não será de se resolver facilmente... bem faz a ANTRAM em tentar negociar.


                                                          Os transportadores terão que acabar por fazer reflectir os custos nos fretes/serviços, e por aí fora...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por VTEC Ver Post
                                                            Mas sendo este um problema que não é de agora e estando uma maioria das empresas a favor da greve e estando a França e Espanha em greve, não parece que a ANTRAM devia estar com a maioria e já se devia ter preocupado com esta possibilidade à muitos meses atrás?
                                                            Sim, talvez haja um lapso temporal por parte da ANTRAM, mas agora que estão a tentar um acordo (acho que era hoje a reunião ou durante esta semana), não seria melhor terem esperado uns dias?

                                                            Não sou contra as reivindicações dos camionistas, pescadores, agricultores, etc, mas parece-me uma forma de pressão despropositada. Pelo menos por agora.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X