Anúncio

Collapse
No announcement yet.

fantástico!! EDP inside

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    fantástico!! EDP inside

    Clientes vão pagar dívidas incobráveis



    Electricidade. Até agora, EDP tinha de assumir a totalidade dos custos com as dívidas incobráveis. A situação vai mudar a partir de 2009. Os consumidores vão partilhar este risco com a eléctrica. Em causa estão valores entre 0,2% a 0,3% da facturação total. Em 2007, foram 12,5 milhões de euros

    Em 2009, a EDP vai partilhar os custos com consumidores

    Os custos com as dívidas incobráveis da electricidade vão passar a ser pagos por todos os consumidores. Hoje, é a EDP Serviço Universal que assume os encargos totais dessas dívidas. Mas a proposta da ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos) para o próximo período regulatório de 2009/11 prevê que os encargos com esses compromissos passem a ser partilhados com os consumidores de electricidade a partir do próximo ano, nas tarifas de electricidade.

    Em causa estão valores relativamente pouco significativos, ou seja, nunca ultrapassam 0,2% a 0,3% do volume de negócios do serviço universal da EDP. As previsões para este ano, apontam para um montante de incobráveis de 13,6 milhões de euros, mais 9% do que no ano passado (12,5 milhões de euros). Se metade do valor for transferido para os cerca de seis milhões de consumidores de electricidade no próximo ano, o acréscimo na factura anual seria pouco superior a 1 euro (1,13 euros).

    No passado, a ERSE sempre considerou que o risco de cobrança teria que ser assumido pela empresa e que "os consumidores não deveriam suportar as dívidas dos maus pagadores. Por enquanto, apenas é permitido que os clientes financiem temporariamente as dívidas à EDP que são pagas. Mas a eléctrica alegava que os incobráveis são também um custo do sistema, que não é possível eliminar totalmente. O regulador, aceitando que esta realidade não depende apenas da actuação da empresa, mas também da conjuntura económica, aceitou passar a incluir nos proveitos permitidos para esta actividade, e que são constituídos pelas tarifas finais de electricidade, uma parcela associada ao risco de cobrança, que permite a partilha destes riscos com os consumidores. Haverá sempre contudo um limite aos encargos a passar para os clientes para que o operador seja estimulado a cobrar as dívidas.


    DN


    muito bem!
    isto é roubar o cliente e ainda ter o descaramento de o dizer...

    ld

    #2
    Porque é que os reguladores decidem sempre a favor das grandes empresas e contra os consumidores?

    Mas isto tem alguma lógica?

    Mais lógico seria que cada cliente recebesse uma percentagem dos lucros da EDP Será que o regulador também vai propor isso?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por eu Ver Post
      Porque é que os reguladores decidem sempre a favor das grandes empresas e contra os consumidores?

      Mas isto tem alguma lógica?

      Mais lógico seria que cada cliente recebesse uma percentagem dos lucros da EDP Será que o regulador também vai propor isso?
      eu acho incrível é como é que estes gajos têm o descaramento de gozar com as pessoas....
      ao menos faziam como de costume: gamavam e não diziam nada

      ld

      Comentário


        #4
        Pelos vistos, não pagar compensa, e quem paga é quem vê serem-lhe retirados mais privilégios.

        Comentário


          #5
          fantástico!!!

          Então isso quer dizer (pela lógica da igualdade...) que quando um cliente meu não me pagar, divido o valor da factura por todos os meus clientes e eles são obrigados a pagar?

          parece-se uma lei muito... eeeeeeeeeh.... hummmmmmmmmmmm... justa... ???

          Comentário


            #6
            quando a edp partilhar os lucros com os seus clientes, eu ofereço-me para pagar o tal eurinho a mais ao final do mês.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver Post
              Pelos vistos, não pagar compensa, e quem paga é quem vê serem-lhe retirados mais privilégios.
              essa é que é essa...
              ld

              Comentário


                #8
                Boa...

                É pá é assim...eu vou lá e mato o gajo que se saíu com este coelho de dentro da cartola depois alego insanidade mental e o resto de vocês cumpre a pena...que tal!? Boa ideia hein!?

                De facto há por aí umas mentes esclarecidas e de tão inteligentes que são deviam era ter a infelicidade de logo a seguir cairem redondas no chão, como se de castigo divino se tratasse. Ou chegarem a casa e no primeiro interruptor que tocassem bzzzzt...

                Ideia brilhante, "butes lá dividir o mal pelas aldeias e o mesmo de sempre acaba por ter de pagar" ...dasse que isto só lá vai mesmo é de caçadeira de canos serrados...

                Como só se prevê a entrada em vigor dessa ideia de mer.da em 2009 pode ser que o nosso TC alegue inconstitucionalidade...

                O CACIQUE

                Editado pela última vez por jcc; 15 June 2008, 15:34.

                Comentário


                  #9
                  Pelo que eu entendi isto é somente, novos critérios contabilísticos e administrativos e para nós não vai mudar nada, vamos continuar a sustentar a empresa e seus lucros.
                  Ao que entendi agora as dividas incobrável da EDP são consideradas como custos administrativos, ou custos extraordinários, não se podem imputar a nada em especial, pelo que se considera um gasto geral.
                  Depois do inicio da aplicação disto tais dividas vão passar a ser consideradas como um custo normal na relação com os clientes e passarão a ser anotadas como um custo de exploração.
                  E isto significa de concreto única e exclusivamente que depois da entrada em vigor quando forem ver o valor das dividas incobráveis terão de ir ver a um sitio diferente, mais de resto já somos nós a pagar tais dividas e vamos continuar sendo.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por superxikito Ver Post
                    fantástico!!!

                    Então isso quer dizer (pela lógica da igualdade...) que quando um cliente meu não me pagar, divido o valor da factura por todos os meus clientes e eles são obrigados a pagar?

                    parece-se uma lei muito... eeeeeeeeeh.... hummmmmmmmmmmm... justa... ???

                    E é assim que fazes, caso ainda não tenhas notado...

                    Comentário


                      #11
                      alguem quando ouviu isso nas noticias disse: "so por terem sequer sugerido tal coisa (porque isso nao vai acontecer), mas so a sugestao, e deviam demitir a administraçao da EDP"

                      Comentário


                        #12
                        Provavelmente, isso vai fazer com que a EDP pague menos impostos.

                        Assim a olho desarmado...

                        Comentário


                          #13
                          1€

                          Apraz saber que para o comum dos mortais tal "custo" será pouco mais de um euro. E o que é um euro!? Nada, quando me arrumam o carro é o que dou ao "agarradito"...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
                            Provavelmente, isso vai fazer com que a EDP pague menos impostos.

                            Assim a olho desarmado...
                            Não que as condições para a constituição da provisão para dividas incobráveis e a sua utilização mantêm-se, por isso continuam a aproveitar tais dividas na sua totalidade para impostos, como qualquer empresa.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por P_M Ver Post
                              quando a edp partilhar os lucros com os seus clientes, eu ofereço-me para pagar o tal eurinho a mais ao final do mês.
                              Por ano.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por kushinadaime Ver Post
                                E é assim que fazes, caso ainda não tenhas notado...
                                como é assim que faço?
                                não entendi...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por superxikito Ver Post
                                  como é assim que faço?
                                  não entendi...
                                  As empresas funcionam de forma ciclica:
                                  Todos os proveitos das empresas, mais o passivo (empréstimos de sócios, dividas a fornecedores...), e ainda os capitais próprios (lucro não distribuído por exemplo) sustentam os custos e o activo (património, contas bancárias, dividas dos clientes), que por sua vez originam proveitos, capitais próprios e passivo voltando tudo ao inicio.
                                  Periodicamente os mapas tira-se os mapas de prestação de contas, isto é tira-se uma fotografia á situação económica da empresa, que são constituídas em vários quadros com várias somas em que as parcelas aparecem segundo uma ordem estandardizada e no fim dão todos o mesmo resultado.
                                  Numa pequena empresa as dividas incobráveis aparecem na conta de custos junto aos custos extraordinários, porque é um risco a que a empresa está sujeita mas não acontecce de forma regular.
                                  Na edp devido ao tamanho da empresa chegaram á conclusão que estes custos eram totalmente inevitáveis e fruto da normal relação com a imensidão de clientes que servem pelo que vão passar a aparecer junto aos custos correntes mas na conta de custos á mesma pelo que o resultado será o mesmo.
                                  Resummindo e concluindo na edp com esta medida só iram alterar a ordem das parcelas nalguns mapas.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Com reguladores destes, estamos nós bem...

                                    É sem dúvida o maior descaramento que vi até hoje num mercado com as exigências regulatórias como é o da electricidade.
                                    Juntemos o mercado dos combustíveis e estamos entregues à bicharada.

                                    Estou a pensar seriamente não pagar a electricidade a partir de 2009 - não pago pelos outros, por isso alguém que pague também a minha! :D
                                    Editado pela última vez por VorsprungDurchTechnik; 15 June 2008, 17:45.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Esta é provavelmente a notícia com o conteúdo mais estúpido que me lembro de ler nos últimos tempos...

                                      O princípio de que eu tenho que pagar porque alguém não pagou a conta da luz é ridículo e ultrajante !

                                      Comentário


                                        #20
                                        Parece-me que esses senhores da ERSE estão a precisar de C4.

































                                        Claro que estou a falar de.......hummm... Citroen...C4.

                                        Comentário


                                          #21
                                          já estou a ver a água o gás a internet telefones e o raio que os parta fazer igual , é so mais um euro por consumidor dizem eles

                                          Comentário


                                            #22
                                            Eu (ainda..) não pago a electricidade ao fim do mês, mas acho isto uma medida estúpida e mesmo ridícula: as pessoas têm de pagar o que consomem (já não é pouco o que se paga) e ainda têm de pagar o que não consomem e nem sequer sonham o que estão a pagar, ou por outra, sabem para onde é: para andar a pagar a m**** que os outros fazem. Era mesmo giro todas as empresas começarem com a máxima de: "ah..tenho uma dívida, a qual preciso de liquidar e como não tenho/não quero dar dinheiro para a pagar, os meus clientes que a pagem..". Enfim, sem comentáros!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Se quiserem fala mal falem mas é do jornal e do seu jornalista, que pegou num documento da ERSE ou da EDP não sei qual foi a fonte e inventou a noticia inteira.
                                              A noticia é toda ela dum jornalista medíocre que pegou nas conclusões de um documento que não percebeu rigorosamente nada e começou a inventar, em sequer se deu ao trabalho de ir á secção de financeira do jornal perguntar ao contabilista por exemplo, o que aquilo significava.

                                              Comentário


                                                #24
                                                EDP pretende que os consumidores cumpridores paguem pelos incumpridores! Vergonhoso!

                                                In blog Terroristas Sociais
                                                Enquanto dura o Euro 2008 as bombas vão caindo e maioria das pessoas nem se apercebe da força explosiva de cada uma.
                                                Hoje, dia em que joga Portugal contra a Suíça, cai mais uma.
                                                O noticiário do almoço informa que a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) apresentou uma proposta que permite à EDP cobrar aos clientes pagadores, as dívidas não cobradas.
                                                Como??????
                                                Não sei se esta proposta consegue irritar mais alguém para além de mim, mas acredito que se a nação pousar os cachecóis por um momento sentirá a mesma irritação que eu.

                                                “No passado, a ERSE sempre considerou que o risco de cobrança teria que ser assumido pela empresa e que “os consumidores não deveriam suportar as dívidas dos maus pagadores. Por enquanto, apenas é permitido que os clientes financiem temporariamente as dívidas à EDP que são pagas. Mas a eléctrica alegava que os incobráveis são também um custo do sistema, que não é possível eliminar totalmente. O regulador, aceitando que esta realidade não depende apenas da actuação da empresa, mas também da conjuntura económica, aceitou passar a incluir nos proveitos permitidos para esta actividade, e que são constituídos pelas tarifas finais de electricidade, uma parcela associada ao risco de cobrança, que permite a partilha destes riscos com os consumidores. Haverá sempre contudo um limite aos encargos a passar para os clientes para que o operador seja estimulado a cobrar as dívidas.” (em DN online)
                                                Pelo que vejo, eu devo ter compreendido mal o contrato que realizei com a EDP que fez de mim sua cliente, na realidade eu devo ser sócia, e da mesma forma que eles me querem tornar responsável pelas dívidas dos outros, eu deveria usufruir dos lucros da empresa. Eu não li nas entre linhas do contrato que eu me tornava fiadora dos maus pagadores.
                                                O valor apresentado do acréscimo na factura anual dos clientes será de 1,13 euros. Não é um valor elevado, mas a meu ver até podia ser de 0,01 euros. Não vejo razão em penalizar os cumpridores. Não se sentencia um inocente quando não se consegue sentenciar o criminoso!







                                                Tomem lá mais do mesmo!



                                                Só mesmo em Portugal é que isto é possivel! Agora quero ver o que vamos fazer com esta ?!

                                                Como é isto possivel ?! É pois nao estivessemos nós em Portugal!

                                                Eles que mandem a factura que vai devolvida que eu nao pago 0.0001 centimos que nao sejam meus!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Este tópico não vai durar muito.

                                                  1) Sítio errado;
                                                  2) Repost.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Pede-se que se use a função pesquisa.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver Post
                                                      Pelos vistos, não pagar compensa, e quem paga é quem vê serem-lhe retirados mais privilégios.
                                                      Esse é um dos maiores problemas de Portugal.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Peço desculpa pelo repost mas pensei que isto andasse pelo geral.......

                                                        mas enfim....é mais uma daquelas à portuguesa!

                                                        Mas vindo desses senhores da entidade reguladora nao me espanta pois desde que já lhes ouvi muita coisa a favor da EDP nao me admira esta agora!

                                                        Quase que me fizeram sentir pena da EDP por eu nao compreender o quão dificil era para a EDP por em pratica a sua estrutura.......pois eramos muitos e EDP nao tinha recursos suficientes para poder acorrer a tudo.....e depois acontecia cobrarem coisas que já haviam passado do prazo......os famosos 6 meses...só para dar um pequeno exemplo.....

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Porque raio é que um dos criterios de admissão nos reguladores da concorrência é ser-se imbecil?


                                                          já a autoridade da concorrÊncia é a mesma coisa


                                                          cumprimentos

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Porque na prática, o fim último das autoridades reguladoras é o financiamento indirecto dos partidos alternantes no poder.
                                                            Regulam o suficiente para criar ilusão, mas o "core business" é utilizar o seu poder para regular à medida dos interesses de ambas as partes (política e empresarial).
                                                            Partindo da premissa de ausência de almoços grátis, percebe-se qual o output da actividade...

                                                            Mas não se pense que se trata de uma questão do partido do governo - como disse, entre os partidos alternantes no poder concedem-se mutuamente lugares-chave no aparelho estatal em sentido lato, para que ambas as forças politicas não "percam o pé" na oposição e garantam a sobrevivência do sistema bicéfalo.
                                                            E num cenário de dependência das forças políticas marginais - como será em 2009 o caso - essas benesses são alargadas a estes partidos.
                                                            O PP já beneficiou, o BE está a beneficiar agora (via CML, que vai fazer a ponte).

                                                            De qualquer forma, e voltando ao tópico:
                                                            É óbvio que os incobráveis já estavam cobertos por uma qualquer rubrica - custos administrativos, ou perdas xpto, uma coisa qualquer - nas contas da EDP e por isso já seriam incorporados nos preços praticados.

                                                            O que se consegue aqui é uma "almofada" legal para incutir estes custos às claras - deixando a almofada utilizada até agora livre para um acréscimo de resultados qualquer.

                                                            Pelo menos, tenham o decoro de ser discretos.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X