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Metro Porto segue até Sto Ovídio

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    Metro Porto segue até Sto Ovídio

    A Linha Amarela vai estender-se até Santo Ovídio, em Gaia. Há muitos anos que está previsto o prolongamento até à rotunda no topo da Avenida da República. A obra será lançada agora. A Empresa do Metro abriu o concurso público.

    A intervenção, orçada em 23 milhões de euros e que inclui a construção do interface Vasco da Gama no cruzamento da EN222 com a avenida, junto à nova estação de D. João II, deverá começar no início do próximo ano. Os trabalhos prolongar-se-ão por 16 meses (até 2010). As composições circularão à superfície na avenida, usando a passagem desnivelada sob a placa da rotunda onde hoje circulam os automóveis.

    A futura estação ficará sob a Rotunda de Santo Ovídio redesenhada - passará a ser oval - e terá luz natural. O arquitecto Rogério Cavaca, em colaboração com os projectistas da Empresa do Metro, desenhou uma plataforma fechada com 20 metros de largura e dois cais mais espaçosos do que é habitual. A Linha Amarela é a ligação da Metro com maior número de passageiros. Com acessos pedonais e de elevador (a partir da rotunda), terá ainda pequenas clarabóias no tecto branco para a entrada de luz natural.

    Com o metro a circular pela passagem desnivelada, foi encontrada uma nova solução para os automóveis. Como noticiou o JN, será rasgado um túnel rodoviário de acesso à auto-estrada, com 275 metros de comprimento, sob a plataforma ferroviária. O novo troço da linha a construir é de cerca de 500 metros - farão alguns metros de carris para a inversão das composições. Será executada ainda a segunda via de ligação entre as estações de João de Deus e de D. João II. A obra incluirá o interface de Vasco da Gama.


    A estimativa da empresa é que, ao fim de sete meses de trabalho, a estação intermodal metro/autocarros fique concluída. A maior alteração viária surge, exactamente, na envolvente à estação de D. João II. Os veículos deixarão de circular na Avenida da República, no sentido descendente, entre a Fundação Couto e a Avenida de Vasco da Gama e a EN222.
    Ao lado do edifício da fundação, surgirá uma nova rua com sentido único Poente/Nascente. Será rasgada ainda outra rua paralela à Avenida da República que ligará a nova artéria, junto à fundação, à Avenida de Vasco da Gama e à EN222. Os dois arruamentos e parte da Avenida de Vasco da Gama terão três faixas de rodagem e sentido único.
    Assim, as centenas de autocarros que rumam ao Porto deixarão de percorrer a Avenida da República. Seguirão pela nova rua, junto à Fundação Couto e contornarão o quarteirão. Já na Avenida da República, os transportes públicos terão duas vias exclusivas: uma para deixar os passageiros e outra de circulação ascendente, para, se o destino final for o Porto, dar novamente a volta ao quarteirão e seguir pela VL9.
    O interface será coberto por uma pala em aço. Os condutores que pretendam descer a Avenida da República também terão de contornar o mesmo quarteirão entre a Fundação Couto e a Avenida de Vasco da Gama.

    #2
    Só não percebo muito bem onde vai "encaixar"...

    Pensei que D.João II já fosse o final.

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      #3
      Aquela rotunda Sto Ovidio é uma miséria de urbanismo ... urbano.

      Carros estacionados na rotunda, STOPs que ninguém respeita, passadeiras difíceis de atravessar e de respeitar...

      Enfim... nos tempos em que era a principal entrada na cidade pela N1 ainda vá... mas agora

      Por mim nem era preciso Metro para refazer aquela bodega... e ficava o Metro onde está, D. João II.

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        #4
        Eu vou ficar é com o metro á porta de casa....Lá para 2010......ou 2012...que é o mais certo ;)

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          #5
          O batmobile já circula!

          Quando é que acabam os testes?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por worldtiki Ver Post
            O batmobile já circula!

            Quando é que acabam os testes?
            Pelo que li, tem que fazer 5mil km´s.

            Comentário


              #7
              fixe era se o metro xegasse aos Carvalhos, com passagem pelo hosp santos silva / vila deste

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                #8
                Originalmente Colocado por worldtiki Ver Post
                O batmobile já circula!

                Quando é que acabam os testes?
                Originalmente Colocado por Im4real Ver Post
                Pelo que li, tem que fazer 5mil km´s.
                Mas para já ainda não vai à rotunda, como noticia o artigo.

                Pelo que percebi, o projecto é continuar e reformular toda a rotunda de sto. ovídio - algo que facilmente se comprova não ter sido feito.


                Aquilo a que vocês se referem é à extensão até à Fundação Couto, mais ou menos.

                Comentário


                  #9
                  E Gondomar continua a olhar...
                  ...alguém que mate aquele corrupto que diz que é Presidente da Câmara (pena que aquele povo seja levado por ele na caça ao voto)

                  Comentário


                    #10
                    Já vai fazer 3 meses que a estação está aberta, mas túnel nada.

                    Chumbo do túnel de Santo Ovídio motivado por "desconformidades graves" - JN

                    Comentário


                      #11
                      Mais uma estação para o emplastro decorar: Emplastro e as Estações do Metro do Porto - YouTube

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Turbofan Ver Post
                        Já vai fazer 3 meses que a estação está aberta, mas túnel nada.

                        Chumbo do túnel de Santo Ovídio motivado por "desconformidades graves" - JN
                        Já ouvi, assim por alto, que era falta de dinheiro...

                        Uma coisa é certa, quem projectou aquelas paragens de autocarro, tanto de um lado como do outro da avenida, podia ter feito um trabalhinho melhor.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
                          Já ouvi, assim por alto, que era falta de dinheiro...

                          Uma coisa é certa, quem projectou aquelas paragens de autocarro, tanto de um lado como do outro da avenida, podia ter feito um trabalhinho melhor.
                          No metro do Porto? nah não pode ser.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                            No metro do Porto? nah não pode ser.
                            Creio que o Túnel não seja da responsabilidade (total) da Metro do Porto.

                            Comentário


                              #15
                              Acho que a obra era do Metro do Porto, mas depois não queriam ficar com ele por causa da manutenção, etc. Falam disso na notícia.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
                                Creio que o Túnel não seja da responsabilidade (total) da Metro do Porto.
                                Ao menos isso. O metro de Lisboa é um péssimo exemplo que parece que foi replicado com esteróides no metro do porto.

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                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Turbofan Ver Post
                                  Acho que a obra era do Metro do Porto, mas depois não queriam ficar com ele por causa da manutenção, etc. Falam disso na notícia.
                                  Enquanto empurram a batata quente lá anda o trânsito todo a ser feito pela rotunda, trânsito parado devido a paragens mal concebidas e acessos à rotunda com pavimento degradado devido aos desvios dos autocarros durante as obras.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
                                    Enquanto empurram a batata quente lá anda o trânsito todo a ser feito pela rotunda, trânsito parado devido a paragens mal concebidas e acessos à rotunda com pavimento degradado devido aos desvios dos autocarros durante as obras.
                                    Entretanto o problema da repartição da gestão foi resolvido, agora é o resto...

                                    Quanto às paragens, acho que o mais provável é daqui a uns tempos arranjarem outra solução, porque criam-se filas atrás dos autocarros/camionetas que antes não existiam.

                                    Pavimento degradado? Na rua que vem do Cedro? Já estava mau antes, se piorou... Nunca venho por lá.

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                                      #19
                                      Originalmente Colocado por BrunoRo Ver Post
                                      Eu vou ficar é com o metro á porta de casa....Lá para 2010......ou 2012...que é o mais certo ;)
                                      Pois...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                        Ao menos isso. O metro de Lisboa é um péssimo exemplo que parece que foi replicado com esteróides no metro do porto.
                                        Desculpa mas tenho que discordar completamente disso. Presumo que não conheças minimamente o funcionamento do Metro do Porto. A passivo que se fala vem e apenas só dos investimentos na construção das linhas. Neste momento (e infelizmente ao contrário do ML) os custos operacionais são praticamente cobertos pela Bilhética.

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Turbofan Ver Post
                                          Entretanto o problema da repartição da gestão foi resolvido, agora é o resto...

                                          Quanto às paragens, acho que o mais provável é daqui a uns tempos arranjarem outra solução, porque criam-se filas atrás dos autocarros/camionetas que antes não existiam.

                                          Pavimento degradado? Na rua que vem do Cedro? Já estava mau antes, se piorou... Nunca venho por lá.
                                          Supostamente a Estação de D. Jõao II foi criada para servir de interface, ficando terminal das camionetas vindas dos arredores do concelho (Lever, Carvalhos, Espinho, Feira, etc...) fazendo com que estas deixassem de ir para a Batalha. A ideia é boa mas para isso é necessário haver infraestruturas e um passe universal, que possibilite uma utilização combinada. O que é certo é que, dada a situação económica das transportadoras públicas, estou a ver isto ir por água abaixo.

                                          Actualmente da forma que estão aquelas paragens no sentido descendente ainda dá para ultrapassar de vez em quando para quem não vem da zona do Hospital porque daí, com mais trânsito, é impossível. Ainda assim a dupla faixa deveria manter-se até à entrada na Avenida e/ou a paragem ser feita mais abaixo, onde era antigamente. No sentido ascendente quando vão 2 camionetas seguidas não há hipótese de ultrapassagem porque a via só abre quase ao lado da paragem. Para quem vira para o jardim a mesma coisa, ainda que nessa haja alternativa.

                                          Sim, naquela parte de paralelo entre a Rua Pinto Aguiar e a Rotunda. Ainda hoje ia eu nas calmas quando apanho um buraco enorme junto ao ginásio que me borrei todo. Acredita que piorou bastante. Também pudera, com o tráfego que teve durante um ano...

                                          PS: Lembrei-me também de outro sítio que me tira do sério, na curva junto ao Jardim Soares dos Reis, antes da Profissonal. Se não fizer a curva pela esquerda é uma sorte não apanhar o buraco.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Pedro82 Ver Post
                                            Desculpa mas tenho que discordar completamente disso. Presumo que não conheças minimamente o funcionamento do Metro do Porto. A passivo que se fala vem e apenas só dos investimentos na construção das linhas. Neste momento (e infelizmente ao contrário do ML) os custos operacionais são praticamente cobertos pela Bilhética.
                                            Sim, de momento 97% dos custos operacionais são cobertos pelas receitas dos bilhetes, com o crescimento do número de passageiros prevêem a cobertura total dos custos para breve (vinha uma noticia sobre isso no JN).

                                            O passivo vem da obra feita, é perfeitamente normal que exista...

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por filipeGtturbo Ver Post
                                              Sim, de momento 97% dos custos operacionais são cobertos pelas receitas dos bilhetes, com o crescimento do número de passageiros prevêem a cobertura total dos custos para breve (vinha uma noticia sobre isso no JN).

                                              O passivo vem da obra feita, é perfeitamente normal que exista...
                                              Quase parece uma empresa privada!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
                                                Supostamente a Estação de D. Jõao II foi criada para servir de interface, ficando terminal das camionetas vindas dos arredores do concelho (Lever, Carvalhos, Espinho, Feira, etc...) fazendo com que estas deixassem de ir para a Batalha. A ideia é boa mas para isso é necessário haver infraestruturas e um passe universal, que possibilite uma utilização combinada. O que é certo é que, dada a situação económica das transportadoras públicas, estou a ver isto ir por água abaixo.

                                                Actualmente da forma que estão aquelas paragens no sentido descendente ainda dá para ultrapassar de vez em quando para quem não vem da zona do Hospital porque daí, com mais trânsito, é impossível. Ainda assim a dupla faixa deveria manter-se até à entrada na Avenida e/ou a paragem ser feita mais abaixo, onde era antigamente. No sentido ascendente quando vão 2 camionetas seguidas não há hipótese de ultrapassagem porque a via só abre quase ao lado da paragem. Para quem vira para o jardim a mesma coisa, ainda que nessa haja alternativa.

                                                Sim, naquela parte de paralelo entre a Rua Pinto Aguiar e a Rotunda. Ainda hoje ia eu nas calmas quando apanho um buraco enorme junto ao ginásio que me borrei todo. Acredita que piorou bastante. Também pudera, com o tráfego que teve durante um ano...

                                                PS: Lembrei-me também de outro sítio que me tira do sério, na curva junto ao Jardim Soares dos Reis, antes da Profissonal. Se não fizer a curva pela esquerda é uma sorte não apanhar o buraco.
                                                A universalização do sistema Andante (que na minha opinião devia ser obrigatória) irá ajudar a melhorar a mobilidade das populações e a criar um efeito de rede de transportes e não 'retalho de transportes', acabando com as incertezas e custos por vezes absurdos em deslocações similares.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
                                                  Quase parece uma empresa privada!
                                                  Não é privada mas tem influencias de privados, está concessionada ao grupo Barraqueiro

                                                  Barraqueiro ganha concessão do metro - JN

                                                  Não sei bem como funciona, mas deduzo que fazem a gestão dos recursos disponíveis, e de forma a gastar o mínimo possível

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Pedro82 Ver Post
                                                    A universalização do sistema Andante (que na minha opinião devia ser obrigatória) irá ajudar a melhorar a mobilidade das populações e a criar um efeito de rede de transportes e não 'retalho de transportes', acabando com as incertezas e custos por vezes absurdos em deslocações similares.
                                                    Sem dúvida, o problema é mesmo a implementação.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por vsfce Ver Post
                                                      Mais uma estação para o emplastro decorar: Emplastro e as Estações do Metro do Porto - YouTube


                                                      Essas são da Linha da Póvoa, a de Santo Ovídeo não faz parte

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
                                                        Supostamente a Estação de D. Jõao II foi criada para servir de interface, ficando terminal das camionetas vindas dos arredores do concelho (Lever, Carvalhos, Espinho, Feira, etc...) fazendo com que estas deixassem de ir para a Batalha. A ideia é boa mas para isso é necessário haver infraestruturas e um passe universal, que possibilite uma utilização combinada. O que é certo é que, dada a situação económica das transportadoras públicas, estou a ver isto ir por água abaixo.

                                                        Actualmente da forma que estão aquelas paragens no sentido descendente ainda dá para ultrapassar de vez em quando para quem não vem da zona do Hospital porque daí, com mais trânsito, é impossível. Ainda assim a dupla faixa deveria manter-se até à entrada na Avenida e/ou a paragem ser feita mais abaixo, onde era antigamente. No sentido ascendente quando vão 2 camionetas seguidas não há hipótese de ultrapassagem porque a via só abre quase ao lado da paragem. Para quem vira para o jardim a mesma coisa, ainda que nessa haja alternativa.
                                                        Sim, aquela zona em que antes era acho que um canil até era suposto ser para parque, mas por agora não está lá nada.

                                                        A própria entrada na rotunda para quem vem de Laborim ficou estranha, antes entrava-se muito melhor.

                                                        Ali perto do Monte Branco os passeios ficaram mais largos e agora o trânsito não flui bem. Só tirando os lugares de estacionamento de um dos lados, até por causa das cargas e descargas, de manhã é sempre a mesma coisa...

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por filipeGtturbo Ver Post
                                                          Sim, de momento 97% dos custos operacionais são cobertos pelas receitas dos bilhetes, com o crescimento do número de passageiros prevêem a cobertura total dos custos para breve (vinha uma noticia sobre isso no JN).

                                                          O passivo vem da obra feita, é perfeitamente normal que exista...
                                                          A sério? Isso é excelente, e um exemplo a seguir!!!

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Turbofan Ver Post
                                                            Sim, aquela zona em que antes era acho que um canil até era suposto ser para parque, mas por agora não está lá nada.

                                                            A própria entrada na rotunda para quem vem de Laborim ficou estranha, antes entrava-se muito melhor.

                                                            Ali perto do Monte Branco os passeios ficaram mais largos e agora o trânsito não flui bem. Só tirando os lugares de estacionamento de um dos lados, até por causa das cargas e descargas, de manhã é sempre a mesma coisa...
                                                            A de Laborim referes-te a qual? A da N1?

                                                            Apesar de lá passar poucas vezes em frente ao Monte Branco, apanho sempre carros ou camiões parados em 2º fila e é uma desgraça. Então quando vêm autocarros...
                                                            Por alturas da festa de St. Ovídeo, quando ainda não se passava, cheguei mesmo a comentar com os meus pais que a rua parecia-me bastante estreita para passar um autocarro por outro. O meu olho afinal enganou-se mas não foi por muito.

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