Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Energia eólica e solar

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Energia eólica e solar

    Gostaria de saber que opinião é que têm sobre a instalação de painéis para aproveitamento de energia solar e de um aerogerador ( pode ser de baixa tensão) numa quinta? Existem apoios estatais para este tipo de empreendimentos? Compensa ou é um investimento em branco? Será uma tecnologia ainda demasiado cara e o retorno dos benefícios demasiado moroso?
    As necessidades energéticas, são algumas, daí a questão.
    Obrigado.

    #2
    Quanto ao aerogerador não sei, mas em termos de painéis solares há comparticipação do estado, passa por novaenergia.net tens lá muita informação e pessoas que te podem elucidar sobre o assunto.

    Comentário


      #3
      Pergunta à EDP.

      No entanto, posso adiantar que já é possível vender energia à rede por 0,65€ (a que se paga é a 0,11€).

      Ainda à dias eu escrevia num fórum sobre isto. A minha opinião (com base no que tenho visto e ouvido), é que a micro produção seria mais favorável do que a política que se vem a seguir no país, com a produção de grandes parques eólicos e agora também, uma central foto voltaica. No entanto, a micro produção só é rentável se for possível vender o excedente, e isso não era possível.

      Ontem recebi em casa um jornal de distribuição gratuíta , com um artigo sobre o assunto.
      Segundo o artigo, já é possível instalar paineis solares ou pequenos aerogeradores (produzidos em PT e que trabalham com velocidades de vento reduzidas e variáveis). Aliás, o 1º aerogerador foi instalado na residência do PM, em São Bento
      Segundo o mesmo artigo, a empresa Águas do Zêzere e Coa tem instalados vários painéis solares. Cada um representa um investimento de 22500€, sendo que prevêm que no sétimo ano comece a dar lucro. A energia que precisam é paga à EDP a 0,11€ e a que vendem é paga a 0,65€. No final do mês é feito o acerto. Provávelmente, será instalado um contador bidirecional.
      Até ao final do ano será possível comprar os micro aerogeradores em todo o país.

      Isto é o que li no artigo, espero ter ajudado.

      Comentário


        #4
        agora so uma questao..
        porque raio é que a EDP haveria de pagar 0,65€ quando obviamente ela consegue produzir bem mais barato (ja que vende a 0,1-0,2€)?

        acho que nao é dificil de perceber que alguem fica a perder dinheiro..se é a EDP, muito bem, e vao aumentando os preços de venda deles ou diminuindo os preços de compra aos produtores de renovaveis, se for comparticipado pelo estado..bem..estamos todos a pagar nos impostos.

        sinceramente nao me parece uma boa politica uma disparidade tao grande de preço, que se desse um incentivo sim, mas nao com esses valores.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por maldisposto Ver Post
          agora so uma questao..
          porque raio é que a EDP haveria de pagar 0,65€ quando obviamente ela consegue produzir bem mais barato (ja que vende a 0,1-0,2€)?

          acho que nao é dificil de perceber que alguem fica a perder dinheiro..se é a EDP, muito bem, e vao aumentando os preços de venda deles ou diminuindo os preços de compra aos produtores de renovaveis, se for comparticipado pelo estado..bem..estamos todos a pagar nos impostos.

          sinceramente nao me parece uma boa politica uma disparidade tao grande de preço, que se desse um incentivo sim, mas nao com esses valores.
          Acho que é errado colocares a questão nesses termos. Pensa nisso como um incentivo
          Imagina que a edp pagava ao mesmo preço a que vende: se calhar eram precisos o dobro dos anos para rentabilizar o investimento.
          Penso que seja esta a razão dos preços, mas não sei. Venham daí mais opiniões.

          Comentário


            #6
            Não é a EDP que paga, somos todos nós no preço a que compramos a energia, o qual reflecte todos os incentivos obrigatórios. A microgeração é uma gota de água no oceano, o preço garantido às eólicas (mais de 3000 MW neste momento) e fotovoltaicas é que representa a fatia de leão...

            Quanto ao valor de venda para a microgeração (0,65€) parece muito bom, mas depois de ler a legislação pus logo a ideia de parte. É um preço garantido apenas por 5 anos e para os primeiros não sei quantos kilowatts. Como infelizmente vivemos com um estado que não é pessoa de bem (vejam-se os casos das mudanças de regras dos PPR´s, certificados de aforro e afins a a meio do jogo), não sou eu que vou investir uma pipa de massa sem garantia de retorno.

            Comentário


              #7
              Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.

              Isto é nitidamente um tipo de promoção que poderá ser considerada suspeita.

              Porque a EDP compra, mas com limites. Seja de produção, seja no tempo onde se aplicam as taxas. Nota: os kw a partir da energia eólica (0.455€) são vendidos a 70% do valor da energia solar (0.650€) à EDP.

              É ver aqui:

              http://www.edp.pt/EDPI/Internet/PT/G...crogen_faq.htm

              Comentário


                #8
                Se eu pensasse em avançar para uma destas soluções, teria que analisar tudo muito bem. Neste momento, não estou ao corrente de todos os preços e implicações.

                Se implicar um esforço financeiro, acho que nãos e justifica. Mas para quem tenha 25000€ "parados" e consuma muita energia acho que pode ser uma boa opção. Não é só o preço da energia que se venha a vender que conta. O mais importante é aquilo que se deixa de pagar à EDP.
                Obviamente que por exemplo no meu caso, que pago 25 a 30€ por mês à EDP, não se justifica. Mas para quem tenha uma factura de 300 ou 500€ mensal, e que consiga obter a energia suficiente, parece-me bastante claro que é uma boa opção.

                Parece-me que vocês estão a dar valor apenas ao excedente, mas quem invista numa destas opções tem como objectivo produzir a energia para consumir. O que venha a vender é apenas mais uma ajuda para que seja uma boa opção.

                Comentário


                  #9
                  Como a EDP não investe em infraestrutura, pode transferi esses valores para incentivos à micro-geração.

                  Estou a começar a recolher informações com o obejctivo de tornar a empresa independente em termos de consumo de energia eléctrica, muito embora seja um processo que somente agora iniciei, pelo que ainda não estou bem informado.

                  MAis umas semanitas...

                  Comentário


                    #10
                    Não se esqueçam q após 6 anos, o KW começa a ser pago a um valor inferior...

                    Comentário


                      #11
                      Eu estive a fazer umas contas e cheguei à conclusão que a microgeração é um excelente negócio...


                      ...para as empresas que vendem/montam painéis fotovoltaicos e aerogeradores.

                      De facto, o investimento é BRUTAL (eu pedi orçamentos detalhados) e só se amortiza a uns 10 anos. Se pelo menos os equipamentos tivessem garantia de 10 anos... mas não têm. O seja, se existirem avarias pelo meio... lá se vai a amortização

                      E depois as contas têm que ser bem feitas. A amortização deve considerar não apenas o valor inicial gasto, mas também os juros que se poderiam obter com esse dinheiro numa aplicação financeira sem risco.

                      Considerando todos os factores, concluí que a microgeração, para já, não vale a pena.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por eu Ver Post
                        Eu estive a fazer umas contas e cheguei à conclusão que a microgeração é um excelente negócio...


                        ...para as empresas que vendem/montam painéis fotovoltaicos e aerogeradores.

                        De facto, o investimento é BRUTAL (eu pedi orçamentos detalhados) e só se amortiza a uns 10 anos. Se pelo menos os equipamentos tivessem garantia de 10 anos... mas não têm. O seja, se existirem avarias pelo meio... lá se vai a amortização

                        E depois as contas têm que ser bem feitas. A amortização deve considerar não apenas o valor inicial gasto, mas também os juros que se poderiam obter com esse dinheiro numa aplicação financeira sem risco.

                        Considerando todos os factores, concluí que a microgeração, para já, não vale a pena.
                        E não esquecer que os preços só são garantidos por 5 ou 6 anos, a partir daí vai ser o que o governo quiser...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por LuisNeves Ver Post
                          E não esquecer que os preços só são garantidos por 5 ou 6 anos, a partir daí vai ser o que o governo quiser...
                          Sim, parece-me que a microgeração é um presente envenenado

                          Comentário


                            #14
                            Não é um presente envenenado porque Portugal tem prazos a cumprir.
                            Salvo erro 90% da energia consumida em Portugal vem de fora.. e nós temos de contornar isso de alguma forma.

                            Comentário


                              #15
                              A convergência com o nível de intensidade energética europeu verificada nos últimos dois anos,necessita de ser acelerada através de um Plano de Acção para a Eficiência Energética

                              Entre 2005 e 2007 Portugal inverteu a tendência de aumento da intensidade energética verificada desde 1990

                              Apesar da melhoria recente da intensidade energética, Portugal regista valores superiores à média europeia
                              Num cenário Business as Usual, Portugal demoraria cerca de 15 anos a atingir o actual nível europeu (120 Tep/milhão de PIB).

                              As medidas permitem alcançar 10% de eficiência energética até 2015

                              10% vs. 8% previstos para 2015 na Directiva 2006/32/CE dos Serviços Energéticos
                              Permitindo mitigar o crescimento da factura energética em 1% por ano até 2015
                              E ha muitos incentivos como..


                              • Incentivo à eficiência no consumo eléctrico - incentivo aos clientes de maior consumo por

                              contrapartida de prémio aos de menor consumo e do Fundo de Eficiência Energética

                              • Cheque eficiência: Prémio equivalente a 10% ou 20% dos gastos em electricidade durante 2
                              anos em caso de redução verificada de 10% ou 20% do consumo de electricidade
                              • Crédito bonificado: €250M/ano para investimentos em eficiência (enfoque reabilitação urbana)
                              • Dinamização de Empresas de Serviços de Energia através de incentivos à sua criação
                              (QREN), concursos para auditorias no Estado e regulamentação do “Contrato Eficiência”
                              • Incentivos fiscais à micro-produção e alinhamento progressivo da fiscalidade com o Sistema
                              de Certificação Energética dos Edifícios (ex. benefício em IRS a habitações classe A/A+)




                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por HaagenDazs Ver Post
                                Não é um presente envenenado porque Portugal tem prazos a cumprir.
                                Salvo erro 90% da energia consumida em Portugal vem de fora.. e nós temos de contornar isso de alguma forma.
                                O site da REN infelizmente está em baixo, mas garanto-te que nunca, em dia algum, isso ocorreu.

                                A electricidade importada deve andar pelos 10%, e isto nos picos diários.

                                Comentário


                                  #17
                                  Quando digo Energia não estou a falar só da electricidade.
                                  E sabes que muita da electricidade é produzida apartir do famoso barril...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por HaagenDazs Ver Post
                                    Quando digo Energia não estou a falar só da electricidade.
                                    Isso já ficaria fora do âmbito deste tópico...

                                    E sabes que muita da electricidade é produzida apartir do famoso barril...
                                    É verdade, de qualquer maneira tenho ideia que já mais de metade é renovável.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por worldtiki Ver Post
                                      É verdade, de qualquer maneira tenho ideia que já mais de metade é renovável.
                                      Nem para lá caminha...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por HaagenDazs Ver Post
                                        Nem para lá caminha...
                                        De certeza?

                                        Só das eólicas, se ainda não chegou a 1GW anda muito lá perto. Hídricas a serem o dobro e já temos quase metade dos 7 e tal GW que consumimos.

                                        Eu não gosto muito de atirar valores de cabeça, mas tenho quase a certeza que eles andam por aqui.

                                        Comentário


                                          #21
                                          lamento desiludir-te worldtiki..

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por HaagenDazs Ver Post
                                            lamento desiludir-te worldtiki..

                                            HaagenDazs, não sei o valor exacto, mas posso afirmar com toda a certeza que esse gráfico está errado.

                                            Vou procurar uns gráficos e já volto.

                                            Comentário


                                              #23
                                              worldtiki este gráfico é do:

                                              Plano Nacional de Acção para a Eficiência Energética
                                              Resumo - Versão para Consulta Pública
                                              Fevereiro 2008
                                              do Ministério da Economia e da Inovação

                                              do qual eu tive de fazer uma análise SWOT.



                                              Por isso vê se paras de duvidar do que eu estou a dizer!!!!
                                              Vai lá mas volta rápido e vê se pedes desculpa.

                                              Comentário


                                                #24
                                                E ora cá está o primeiro:



                                                Errei por defeito, não era 1, era 1 e meio.

                                                A produção das eólicas representa por si perto de 20% do consumo nacional (7 e tal GW).

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por HaagenDazs Ver Post
                                                  worldtiki este gráfico é do:

                                                  Plano Nacional de Acção para a Eficiência Energética
                                                  Resumo - Versão para Consulta Pública
                                                  Fevereiro 2008
                                                  do Ministério da Economia e da Inovação

                                                  do qual eu tive de fazer uma análise SWOT.



                                                  Por isso vê se paras de duvidar do que eu estou a dizer!!!!
                                                  Vai lá mas volta rápido e vê se pedes desculpa.

                                                  Lol, e o meu gráfico é da REN, a modos que o pedido de desculpas deve vir é no meu sentido.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por worldtiki Ver Post
                                                    E ora cá está o primeiro:



                                                    Errei por defeito, não era 1, era 1 e meio.

                                                    A produção das eólicas representa por si perto de 20% do consumo nacional (7 e tal GW).

                                                    Continuas a dizer asneiras!!!
                                                    Não vale a pena.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por HaagenDazs Ver Post
                                                      Continuas a dizer asneiras!!!
                                                      Não vale a pena.
                                                      Oh HaagenDazs, não achas que começas a abusar?

                                                      1.5 em ~7 é quanto?

                                                      E mais, estes 7 e tal baixam para ~4 em horário baixo.

                                                      Esse gráfico do "governo" desculpa desiludir-te mas é uma farsa.

                                                      Se queres dados reais (técnicos e não políticos) é à REN que os vais buscar.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Ja agora quem quiser ver o PDF do Ministério vá ao site www.dgge.pt e procure o PDF por "Portugal Eficiência 2015"

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por HaagenDazs Ver Post
                                                          Ja agora quem quiser ver o PDF do Ministério vá ao site www.dgge.pt e procure o PDF por "Portugal Eficiência 2015"
                                                          Lol, já chegou o desespero de tentar arranjar seguidores?

                                                          Uma pergunta: durante esse teu projecto, chegaste sequer a consultar o site da REN? Ou preferiste gráficos políticos a outros mais técnicos e elaborados pelas pessoas que gerem a rede nacional?

                                                          Volto a repetir: esse gráfico é uma farsa de todo o tamanho. E quando tentares dividir 1.5 por 7 vais chegar à mesma conclusão.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Já vi qual é o problema.

                                                            O relatório é de 2008, os dados infelizmente são de 2004.



                                                            Nessa altura sim, os valores eram miseráveis. Poucas torres e com tecnologias hoje ultrapassadas (velocidade do vento constante, etc).

                                                            E este gráfico que coloquei nem é tão antigo assim (2006).

                                                            Agora que falharam por muito as previsões, isso é certo, porque hoje, cerca de metade da electricidade produzida em Portugal (nuns dias mais de 50%, noutros menos), é limpa.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X