Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Área para efeitos de seguro - HELP!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Área para efeitos de seguro - HELP!

    Ando às voltas com o cálculo das áreas para efeitos de seguro do prédio onde moro (e, em particular, o meu apartamento).

    A lei nada esclarece nesse sentido.

    Há seguradoras que dizem que não se incluem as áreas descobertas (varandas e terraços).

    Por outro lado, há seguradoras que dizem que se incluem estas áreas.

    Afinal, quem está certo?

    #2
    Pessoal, ninguém tem este problema ou conhece a solução?

    Comentário


      #3
      Sem ter certezas, não poderia ser a mesma área considerada na avaliação do prédio ? ... pode ser uma referência, sinceramente não sei ...

      Comentário


        #4
        Para efeitos do seguro do meu apartamento, segundo me disseram, tiveram em conta o valor da avaliação, a área bruta privativa e área bruta dependente (que podes consultar na caderneta predial do imovel em www.e-financas.gov.pt)

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
          Ando às voltas com o cálculo das áreas para efeitos de seguro do prédio onde moro (e, em particular, o meu apartamento).

          A lei nada esclarece nesse sentido.

          Há seguradoras que dizem que não se incluem as áreas descobertas (varandas e terraços).

          Por outro lado, há seguradoras que dizem que se incluem estas áreas.

          Afinal, quem está certo?
          http://www.gestaodocondominio.pt/

          http://escritosdispersos.blogs.sapo.pt/1575.html

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por ApenasEu Ver Post
            Obrigado. Já lá fiz essa pergunta, mas fiquei na mesma.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
              Para efeitos do seguro do meu apartamento, segundo me disseram, tiveram em conta o valor da avaliação, a área bruta privativa e área bruta dependente (que podes consultar na caderneta predial do imovel em www.e-financas.gov.pt)
              Obrigado.

              Já lá fui ver. Nesse caso, consideram-me "área bruta privativa" o apartamento propriamente dito e "área bruta dependente" o lugar de garagem e um arrumo na cave. Ou seja, varandas e terraços estão excluídos.

              Ou seja, mais um prisma diferente para juntar ao monte... nem sei que faça...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                Obrigado.

                Já lá fui ver. Nesse caso, consideram-me "área bruta privativa" o apartamento propriamente dito e "área bruta dependente" o lugar de garagem e um arrumo na cave. Ou seja, varandas e terraços estão excluídos.

                Ou seja, mais um prisma diferente para juntar ao monte... nem sei que faça...
                Provavelmente terá a ver com o facto de se considerar que a varanda / terraço é parte comum de uso exclusivo de determinado condómino (pelo menos tenho visto essa designação em muitos sites). Dessa forma o seguro que as cobre será o seguro do prédio / condomínio.

                Comentário


                  #9
                  ClioII, ou estás com azar, ou a malta não te quer ajudar
                  Estou a brincar, mas já vim ao tópico 3 ou 4 vezes porque o assunto também me interessa, mas ainda ninguém te conseguiu responder ao certo.

                  No meu caso quero fazer o seguro apenas para as partes comuns do prédio. E não sei como calcular...
                  Numa seguradora disseram-me que a área estava nos documentos. Mas nos documentos que tenho, acho que só está a área do lote. O que me interessa é a área comum, isto é, escadas, patins, entrada, piso das garagens, etc
                  Será que devo ser e a fazer as contas?

                  Agora que tenho um pouco mais tempo, quero ver se peço uns orçamentos.
                  Depois quero marcar uma assembleia para:
                  - Seguro das partes comuns;
                  - Regulamento do condomínio (devia estar aprovado à mais de 1 ano);
                  - Discussão sobre calotes Há um artista que este ano ainda nao pagou nada. Já deve cerca de 170€. Será que vai pagar quando a conta for de 300 ou 500€??

                  Para além desse, há alguns que ABUSAM do prazo. Foi estipulado que se pagaria o trimestre até ao dia 15 do último dia do trimestre. Logo, até 15/03, até 15/06, etc. Hoje é 26/06 e há pessoas (nomeadamente a antiga administradora), que só pagou ainda 2 meses.
                  Por isto, estou a pensar propor que o regulamento tenha previstos juros. Como acham melhor? Uma % por dia de atraso??

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por 100do Ver Post
                    ClioII, ou estás com azar, ou a malta não te quer ajudar
                    Não é azar, é mesmo desconhecimento.

                    Acontece que os próprios mediadores de seguros a quem ponho a pergunta não sabem responder. Ou melhor, responder respondem, mas cada um deles dá uma resposta diferente.

                    Ninguém se entende.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                      Não é azar, é mesmo desconhecimento.

                      Acontece que os próprios mediadores de seguros a quem ponho a pergunta não sabem responder. Ou melhor, responder respondem, mas cada um deles dá uma resposta diferente.

                      Ninguém se entende.
                      Que seguro pretendes, apenas o seguro obrigatorio da tua fracção ou mais
                      alguma cobertura adicional ?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ApenasEu Ver Post
                        Que seguro pretendes, apenas o seguro obrigatorio da tua fracção ou mais
                        alguma cobertura adicional ?

                        Pretendo:

                        - Averiguar a correcção (ou não) do meu seguro actual;

                        - Simular (para apresentar em reunião de condóminos) um seguro que cubra as fracções todas;

                        - Simular (para apresentar em reunião de condóminos) um seguro que cubra apenas as fracções que ainda não têm seguro;

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                          Não é azar, é mesmo desconhecimento.

                          Acontece que os próprios mediadores de seguros a quem ponho a pergunta não sabem responder. Ou melhor, responder respondem, mas cada um deles dá uma resposta diferente.

                          Ninguém se entende.
                          Como quase tudo o que se refere a condomínios. São um problema eterno
                          Não sei se vejo a hora de o passar para outro ou não.

                          Se por um lado dá trabalho, chatisse e despesa, por outro até tenho medo de o passar para outro. É que se for para fazer o mesmo que a antiga administração, estamos bem tramados. Se não vejamos:

                          - Foi escrito em acta à cerca de 2 anos que deveria ser aberta uma conta na CDG. Em janeiro, quando me passou a pasta ainda teve a lata de me lembrar que era preciso abrir uma conta

                          - Regulamento, nem vê-lo. Na 1ª assembleia que marquei, levei um "modelo" mas como o pessoal estava todo com fome e cansado, decidiu-se que ficava para a proxima

                          - Vários problemas para tratar com o construtor: disse-me que tinha que falar com ele

                          - Elevador: assinou um contrato dos mais simples, e pagávamos cerca de 100€ por mês. Apenas cobria a assistência. Qualquer peça ou avaria, era pago aparte. Ofereceram 2 meses grátis. Este contrato foi aprovado numa assembleia onde estavam metade dos condóminos, mas não estava a maioria
                          Renegociei o contrato para um contrato completo. Ficou por 140€+iva, penso eu. No entanto, ofereceram mais 9 meses grátis e mais 2 se aderir ao debito directo No total, são 11 meses grátis, num contrato que cobre avarias, desgaste, etc.

                          Agora tenho que tratar do resto, e se eu pago, não vou tolerar caloteiros Ando a ver se a apanho para lhe falar.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                            Pretendo:

                            - Averiguar a correcção (ou não) do meu seguro actual;

                            - Simular (para apresentar em reunião de condóminos) um seguro que cubra as fracções todas;

                            - Simular (para apresentar em reunião de condóminos) um seguro que cubra apenas as fracções que ainda não têm seguro;
                            Vais meter-te nisso??
                            A ideia é só tua ou de mais condóminos??

                            eu acho isso boa ideia, mas arriscada. Várias permilagens, várias pessoas... Enfim, pelo menos no meu prédio, não obrigado. Cada um que lute por si. Se já não pagam o condomínio, imagino então se o seguro fosse comum

                            Pelo que sei, há pelo menos 1 fracção sem seguro. Essa diz que vai fazer, mas pode haver outras. Da minha parte, o que quero fazer é um para as partes comuns. (em termos de exemplo, falaram-me em cerca de 100€ anuais ).

                            Do apartamento estou a pagar 75€ anuais ao banco. Já me disseram que é muito,não sei

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por 100do Ver Post
                              Vais meter-te nisso??
                              Não é por gosto, podes ter a certeza.

                              O problema é que quase METADE das fracções na porcaria do prédio não têm seguro.

                              Se o prédio arder, "ardem" também os condóminos que cumpriram as obrigações, porque depois não há dinheirinho para compor o prédio, né?!? A lei OBRIGA a haver seguro e dá poderes ao condomínio para contratar um seguro aos faltosos e cobrar-lhes esse montante.

                              Sim, para bem era ser cada um por si.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por 100do Ver Post
                                Do apartamento estou a pagar 75€ anuais ao banco. Já me disseram que é muito,não sei
                                Não sei o valor e o tamanho do teu apartamento, nem a localização. Mas, assim de repente, é barato: eu pago mais do dobro!!!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                  Não é por gosto, podes ter a certeza.

                                  O problema é que quase METADE das fracções na porcaria do prédio não têm seguro.

                                  Se o prédio arder, "ardem" também os condóminos que cumpriram as obrigações, porque depois não há dinheirinho para compor o prédio, né?!? A lei OBRIGA a haver seguro e dá poderes ao condomínio para contratar um seguro aos faltosos e cobrar-lhes esse montante.

                                  Sim, para bem era ser cada um por si.
                                  E porque não fazerem só o seguro das partes comuns???
                                  Bem, nesse caso se começasse um incêndio numa fracção sem seguro, seria complicado à mesma, mas não adianta pensar no pior, ou sim
                                  Também não sei o que será melhor nesse caso

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                    Não sei o valor e o tamanho do teu apartamento, nem a localização. Mas, assim de repente, é barato: eu pago mais do dobro!!!
                                    É um T3 com cerca de 100m2. Acho que a localização não conta. O que conta é o roubo do banco (no meu caso é o Bes).

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por 100do Ver Post
                                      É um T3 com cerca de 100m2. Acho que a localização não conta. O que conta é o roubo do banco (no meu caso é o Bes).
                                      Não acho caro! Pago 85€ por um T3 com 130 m2.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por 100do Ver Post
                                        E porque não fazerem só o seguro das partes comuns???
                                        Bem, nesse caso se começasse um incêndio numa fracção sem seguro, seria complicado à mesma, mas não adianta pensar no pior, ou sim
                                        Também não sei o que será melhor nesse caso

                                        100do, o seguro de cada fracção é O-B-R-I-G-A-T-Ó-R-I-O, por lei.

                                        Se cada fracção estiver segurada, está todo o prédio segurado.

                                        O seguro de partes comuns é redundante, e no caso do meu prédio são 600€ por ano para... nada, já que é redundante.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por 100do Ver Post
                                          Acho que a localização não conta.
                                          Conta sim. O valor de reconstrução é calculado através de um custo por metro quadrado que depende do concelho. Como moro numa capital de distrito, são cerca 721€ por m2 (valor máximo).

                                          Comentário


                                            #22
                                            CÁLCULO DOS CAPITAIS MÍNIMOS A SEGURAR POR FRACÇÃO AUTÓNOMA (incluindo proporção das partes comuns)

                                            Exemplo prático para 2007:

                                            Preço de reconstrução por m2 fixado para 2007 = € 703,69; (Portaria n.º 1152/2006, de 30 de Outubro)

                                            Superfície coberta (S. C.) do prédio = 272 m2

                                            9 Pisos (inclui pisos de garagem, habitação e arrecadações; não inclui telhado) X 272 m2 = 2 448 m2 (superfície coberta total do prédio)

                                            703,69 € X 272 m2 = 191.403,68 € X 9 Pisos (inclui pisos de garagem, habitação e arrecadações; não inclui telhado) = 1.722.633,10 € = capital global a segurar

                                            OU

                                            703,69 € X 2 448 m2 = 1.722.633,10 € = capital global a segurar (valor total do prédio)

                                            1.722.633,10 € X valor proporcional da fracção autónoma a segurar (% ou permilagem) = capital mínimo obrigatório a segurar na respectiva fracção autónoma.

                                            CAPITAL MÍNIMO A SEGURAR (por fracção autónoma) (inclui proporção das partes comuns)

                                            Fracção A (Garagem - cave) 1.722.633,10 € x 1,0% = 17.227 €
                                            Fracção B (Garagem - cave) 1.722.633,10 € x 1,0% = 17.227 €
                                            Fracção C (Garagem - cave) 1.722.633,10 € x 3,7% = 63.738 €
                                            Fracção D (Habitação - R/C Dt.º) 1.722.633,10 € x 7,5% = 129.198 €
                                            Fracção E (Habitação - R/C Esq.º) 1.722.633,10 € x 5,8% = 99.913 €
                                            Fracção F (Habitação - 1.º Dt.º) 1.722.633,10 € x 7,3% = 125.752 €
                                            Fracção G (Habitação - 1.º Esq.º) 1.722.633,10 € x 8,9% = 153.314 €
                                            Fracção H (Habitação - 2.º Dt.º) 1.722.633,10 € x 7,3% = 125.752 €
                                            Fracção I (Habitação - 2.º Esq.º) 1.722.633,10 € x 8,9% = 153.314 €
                                            Fracção J (Habitação - 3.º Dt.º) 1.722.633,10 € x 7,3% = 125.752 €
                                            Fracção L (Habitação - 3.º Esq.º) 1.722.633,10 € x 8,9% = 153.314 €
                                            Fracção M (Habitação - 4.º Dt.º) 1.722.633,10 € x 7,3% = 125.752 €
                                            Fracção N (Habitação - 4.º Esq.º) 1.722.633,10 € x 8,9% = 153.314 €
                                            Fracção O (Habitação - 5.º Dt.º) 1.722.633,10 € x 7,3% = 125.752 €
                                            Fracção P (Habitação - 5.º Esq.º) 1.722.633,10 € x 8,9% = 153.314 €

                                            100% = 1.722.633,00 € (valor total do prédio (condomínio) (aproximado)).

                                            Considerem os preços de reconstrução meramente indicativos para um imóvel de construção “média”, sem acabamentos de luxo.

                                            Equacionem adicionar uma margem de 20% ou 30% ao valor apurado, consoante a qualidade dos acabamentos.
                                            .
                                            Seguro por valor inferior ao real:

                                            Se o seguro contra riscos for inferior ao valor do objecto, o segurado responderá, salva convenção em contrário, por uma parte proporcional das perdas e danos. (cfr. art.º 433.º do Código Comercial).

                                            Seguro por valor superior ao real

                                            Excedendo o seguro do objecto segurado, só é válido até à concorrência desse valor. (cfr. art.º 435.º do Código Comercial).
                                            .
                                            Reconstrução do edifício
                                            .
                                            A realização do seguro contra o risco de incêndio nos termos exigidos pelo artigo 1429.º do Código Civil (incluindo as partes comuns e as fracções autónomas) evita, em caso de destruição do edifício pelo fogo (queda de raio ou explosão)(cfr. artigo 2.º, n.º 2, da Apólice uniforme do seguro obrigatório de incêndio) as questões relativas à reconstrução do edifício (cfr. artigo 1428.º do Código Civil) pois, caso o valor ou capital seguro esteja convenientemente actualizado, haverá condições económicas para suportar os custos de reconstrução.

                                            Comentário


                                              #23
                                              faz as contas pelo que coloquei em cima... papel e caneta..

                                              Comentário


                                                #24
                                                ApenasEu, desculpa perguntar: és mediador de seguros ou estás ligado de alguma forma ao ramo? Se preferires responder por mensagem privada, ok!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  - Averiguar a correcção (ou não) do meu seguro actual;

                                                  O teu seguro actual, podes sempre baixar, se estiver agregado ao crédito habitação, mas em compartida podes perder mais do que ganhas com o banco, é fazer as contas.

                                                  - Simular (para apresentar em reunião de condóminos) um seguro que cubra as fracções todas;

                                                  para todas as fracções escusas de perder tempo, toda a gente com seguro agregado ao crédito habitação, perde mais em retirar o seguro do banco, do que ganha.


                                                  - Simular (para apresentar em reunião de condóminos) um seguro que cubra apenas as fracções que ainda não têm seguro

                                                  Fazes bem.......

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                    ApenasEu, desculpa perguntar: és mediador de seguros ou estás ligado de alguma forma ao ramo? Se preferires responder por mensagem privada, ok!

                                                    nem uma coisa nem outra, na minha outra vida sou "contabilista" e ser contabilista de pequenas empresas quer dizer, ser "gestor" de negocios.

                                                    sei de tudo um pouco,, e quando mais sei, chego á conclusão que afinal sou Burro

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por ApenasEu Ver Post

                                                      Superfície coberta (S. C.) do prédio = 272 m2

                                                      9 Pisos (inclui pisos de garagem, habitação e arrecadações; não inclui telhado) X 272 m2 = 2 448 m2 (superfície coberta total do prédio)

                                                      703,69 € X 272 m2 = 191.403,68 € X 9 Pisos (inclui pisos de garagem, habitação e arrecadações; não inclui telhado) = 1.722.633,10 € = capital global a segurar

                                                      OK! ESTAMOS A CHEGAR A ALGUM LADO!

                                                      (Obrigado pela ajuda que estás a dar, ApenasEu).

                                                      As continhas eu percebo-as todas muito bem, sou grande amigo da matemática. Quero só fixar-me nos valores a bold.


                                                      Perguntas, para me ajudar a clarificar:

                                                      a) Ou seja, para a área do seguro consideraste apenas a ÁREA COBERTA, é isso?

                                                      b) No caso do meu prédio, o último piso tem umas varandas/terraços bem grandes. Como não são cobertas, não contam para este cáculo, correcto?

                                                      c) Consideraste que todos os pisos têm a mesma área coberta, daí teres multiplicado simplesmente a área da base pelo númeor de pisos. No meu caso isso não é verdade (há pisos com mais área e outros com menos área, nomeadamente cave e último andar). O melhor é tirar pelas plantas a área total?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        por partes...

                                                        Preço de reconstrução por m2 fixado para 2007 = € 703,69

                                                        2 448 m2 (superfície coberta total do prédio)

                                                        703,69 € X 2 448 m2 = 1.722.633,10 € = capital global a segurar (valor total do prédio)

                                                        1.722.633,10 € X valor proporcional da fracção autónoma a segurar (% ou permilagem) = capital mínimo obrigatório a segurar na respectiva fracção autónoma.
                                                        (cada fracção vale "X" de acordo com a sua permilagem)...

                                                        http://www.vende-se.com.pt/ALPORCHINHOS.pdf vai ver a matriz predial do edificio, para saberes a superficie coberta do teu edificio.,, procura em dados da avaliação do imovel.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por ApenasEu Ver Post
                                                          vai ver a matriz predial do edificio, para saberes a superficie coberta do teu edificio.,, procura em dados da avaliação do imovel.
                                                          Aí é que está! Na matriz predial não vem indicada a superfície total. Vem apenas indicada a área de implementação ao nível da cave (446,2500 m²) que por sinal é um dos pisos com menos área.

                                                          Daí eu querer saber como se calcula a área para efeitos de seguro (tenho as plantas do prédio). O resto das outras continhas todas eu já sei e já percebi.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                            Aí é que está! Na matriz predial não vem indicada a superfície total. Vem apenas indicada a área de implementação ao nível da cave (446,2500 m²) que por sinal é um dos pisos com menos área.

                                                            Daí eu querer saber como se calcula a área para efeitos de seguro (tenho as plantas do prédio). O resto das outras continhas todas eu já sei e já percebi.
                                                            Alvará de Licença de Construção ?

                                                            Cadernetas Prediais individuais de cada fracção ?

                                                            (em caso de sinistro, as seguradores vão ver os m2 nos documentos oficiais, e não nas contas que tu andas-te a fazer.)

                                                            Coloquem margem de 20% ou 30% ao valor apurado do valor do edificio, consoante a qualidade dos acabamentos.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X