Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Horários de trabalho são pouco flexíveis

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Horários de trabalho são pouco flexíveis

    Horários de trabalho são pouco flexíveis


    Portugal é dos piores países da União Europeia no que respeita às medidas de flexibilização das horas de trabalho. Esta é uma conclusão de um estudo apresentado na Semana do Emprego 2006, que terminou ontem, em Bruxelas, na Bélgica.

    Os representantes laborais a nível europeu apontam como principal condicionante do equilíbrio entre a vida pessoal e profissional a flexibilidade de horários. Portugal não cumpre esta exigência, pois apenas 23% das empresas têm esquemas que tornam as horas laborais dos seus trabalhadores mais flexíveis.

    Portugal fica assim em penúltimo lugar no ranking dos 21 países europeus analisados. Pior que os portugueses só mesmo o Chipre, onde apenas 17% das empresas flexibilizam horários. A liderar a lista estão Letónia e Suécia, onde 65% das entidades empregadoras dão este tipo de facilidades aos trabalhadores.

    Quanto à atribuição de reformas, Portugal encontra-se na cauda da Europa. Apenas 6% das empresas portuguesas oferecem sistemas de reformas faseadas, posicionando assim o nosso país no último lugar do ranking europeu. As reformas antecipadas também são negligenciadas em Portugal, sendo que apenas 28% das empresas apresentam soluções para quem se quer reformar antes do tempo. O estudo, que foi realizado entre 2004 e 2005, aponta a maior rentabilidade das empresas como a principal vantagem da flexibilidade de horários de trabalho. Um menor absentismo e menos custos de produção são outros dos benefícios desta flexibilidade. Catarina Abreu

    #2
    o meu é extremamente flexivel.....


    entro em regra às 8h/9h no escritório, saio entre as 22h e as 2h..mas também se fazem directas[8)]

    Comentário


      #3
      ha dias em que entro as 9 e saio as 6 e outros em que entro as 11 e saio as 20.
      nunca me chatearam por causa disto, embora o horario seja das 9:30 as 17:30.

      Comentário


        #4
        O meu de referência é das 9 às 18:30. Às vezes ficava até mais tarde nos clientes ou no escritório. Até que um dia em que eu e outro colega chegámos às 9:10 e o chefe, todo chateado, disse que os horários eram para cumprir. Agora cumpre-se...

        Um abraço.

        Comentário


          #5
          Horários de trabalho pouco flexíveis? A MPL é um bom exemplo...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Shadow Ver Post
            ha dias em que entro as 9 e saio as 6 e outros em que entro as 11 e saio as 20.
            nunca me chatearam por causa disto, embora o horario seja das 9:30 as 17:30.
            Como fazes o registo de trabalho nesses casos? Bioponto ou aldrabado em livro?

            Por acaso alguém sabe, no caso de trabalho por turnos, qual a antecedência que os mapas têm de ser legalmente enviados aos trabalhadores?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
              Como fazes o registo de trabalho nesses casos? Bioponto ou aldrabado em livro?

              Por acaso alguém sabe, no caso de trabalho por turnos, qual a antecedência que os mapas têm de ser legalmente enviados aos trabalhadores?
              os mapas tem de ser entregues de 30 em 30 dias nos casos de turnos aos trabalhadores...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                os mapas tem de ser entregues de 30 em 30 dias nos casos de turnos aos trabalhadores...
                Obrigado, ou seja com 30 dias de antecedência antes do início do mês? E no caso de turnos semanais?

                Sabes onde posso encontrar legislação sobre isso? O código de trabalho é muito vago.

                Comentário


                  #9
                  Pois n duvido que sejam 30 dias agr onde eu trabalho isso é mm uma miragem lá entregam à rasca 5 dias uteis às vezes menos de acabar o mês e é se quero

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Next Ver Post
                    Pois n duvido que sejam 30 dias agr onde eu trabalho isso é mm uma miragem lá entregam à rasca 5 dias uteis às vezes menos de acabar o mês e é se quero
                    Pois, mas isso tem de estar legislado seguramente. Nem que seja em CCT. Vou procurar melhor.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                      Pois, mas isso tem de estar legislado seguramente. Nem que seja em CCT. Vou procurar melhor.
                      E esta, os mapas dos turnos devem ser entregues com 15 dias de antecedência

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                        Por acaso alguém sabe, no caso de trabalho por turnos, qual a antecedência que os mapas têm de ser legalmente enviados aos trabalhadores?
                        No meu caso que é em laboração contínua, os mapas (anuais) são entregues no início do ano.

                        Comentário


                          #13
                          Eu nâo tenho horários...eu é que decido " o quando " e se me apetecer...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                            Como fazes o registo de trabalho nesses casos? Bioponto ou aldrabado em livro?

                            Por acaso alguém sabe, no caso de trabalho por turnos, qual a antecedência que os mapas têm de ser legalmente enviados aos trabalhadores?
                            Ao caro colega Obtuso:

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ASOT Ver Post
                              No meu caso que é em laboração contínua, os mapas (anuais) são entregues no início do ano.
                              Mas isso é normal. A questão é mesmo de quem faz horários de escala semanal ou quinzenal, qual o tempo de antecedência que tem de receber o mapa.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por VFRsport Ver Post
                                Eu nâo tenho horários...eu é que decido " o quando " e se me apetecer...
                                Pois, isso eu também. Mas não ajuda nada...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por JFML Ver Post
                                  Ao caro colega Obtuso:

                                  Muito obrigado. Dá para gravar o meu nome? [emoji23]

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por antoniop Ver Post
                                    O meu de referência é das 9 às 18:30. Às vezes ficava até mais tarde nos clientes ou no escritório. Até que um dia em que eu e outro colega chegámos às 9:10 e o chefe, todo chateado, disse que os horários eram para cumprir. Agora cumpre-se...

                                    Um abraço.
                                    Isso já é o costume, quando se fica depois da hora ninguém diz nada.

                                    Quando se chega 10 minutos atrasados é logo um 31 do caraças.

                                    Depois admiram-se que o pessoal se ponha andar assim que chega aquela hora e nem mais um minuto.

                                    Se houvesse coerência e compreensão de parte a parte tornava-se mais agradável, mas alguns patrões querem tudo a troco de nada..

                                    Comentário


                                      #19
                                      O meu são 173 horas mês. O resto é história. Fléeeeeexivel

                                      Comentário


                                        #20
                                        Posso dizer que me despedi no dia em que me apontaram o relógio, que acabara de ser colocado na parede.

                                        Claro que foi há 13 anos, não tinha a minima ideia do que era a vida, AHAHAAHAHAHAHA

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Next Ver Post
                                          Pois n duvido que sejam 30 dias agr onde eu trabalho isso é mm uma miragem lá entregam à rasca 5 dias úteis às vezes menos de acabar o mês e é se quero
                                          é mapas de 5 em 5 dias, quem é que orienta a vida assim, vivem para o trabalho, e não do trabalho, mínimo 30 dias em 30 dias para uma pessoa se orientar, e tem de entregar uns dias antes de acabar o mapa, e se houver necessidade de alterações, isso depois é entre a entidade patronal e o trabalhador...

                                          mas essa de escalas semanais por causa de pouco pessoal há muitas empresas a fazer isso, e o pessoal deixa andar ao invés de se queixar, que isso é uma autentica escravidão...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Eu sei por volta das 20h a hora de entrada do dia seguinte e se volto no mesmo dia ou dias depois, a hora de saida nunca sei. Portanto, o meu trabalho esta bastante fixe!

                                            Comentário

                                            AD fim dos posts Desktop

                                            Collapse

                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                            Collapse
                                            Working...
                                            X