Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Quem mais ganha no negócio da água?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Quem mais ganha no negócio da água?

    O negócio da Água Mineral Natural deixa-me a pensar.

    Quantos de nós não pagamos de vez em quando mais de 1€ por uma garrafa de 0,33 cl??
    Quem é que tem todo esse lucro?

    Repare-se mo seguinte:
    Se eu for ali à pastelaria e pedir uma água (0,33 cl) pago 0,60€ (se calhar muitos acham barato). Mas, neste momento tenho uma garrafa de 1,5l, Luso, que comprei ali ao lado num minimercado por 0,40€. Ainda por cima estava fresca

    Se o minimercado vende 1,5l a 0,40€ e tem lucro, como é possível que tenha que pagar tanto por 0,33 cl??
    O que me faz confusão é como é que é possível comprarmos garrafas de 0,33 por mais de 1€ Será igual nos outros países??

    Ainda este fim de semana paguei 3,20€ por 2 águas minerais e 1 das pedras. E apenas me sentei debaixo de um guarda-sol, deviam estar 30ºC.

    Faz-me mesmo muita confusão.Quando vivemos "sufocados" pelo estado em que se encontra o país, vemos os senhores de bares, restaurantes, esplanadas, pastelarias e até cafés a ter lucros superiores a 400% numa garrafa de água. Acho que 400% não é exagerado, mas se acharem que é preciso, eu ofereço-me para ir ao minimercado e vejo o preço de uma garrafa lá (obviamente que o senhor vende águas para ter algum lucro).

    #2
    Esqueci-me de referir ainda um pormenor (pequeno, talvez até insignificante):

    O sítio onde pedi essas 3 águas é um sítio fresco, com muita vegetação. Achei curioso não haver uma nascente, um bebedouro, ou coisa parecida. Perguntei ao meu amigo que conhece o local à uns anos e disse-me que antes havia vários bebedouros com água que vinha de uma nascente ali perto. Foram todos retirados na altura em que abriram restaurantes e esplanadas.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por 100do Ver Post
      O negócio da Água Mineral Natural deixa-me a pensar.

      Quantos de nós não pagamos de vez em quando mais de 1€ por uma garrafa de 0,33 cl??
      Quem é que tem todo esse lucro?

      Repare-se mo seguinte:
      Se eu for ali à pastelaria e pedir uma água (0,33 cl) pago 0,60€ (se calhar muitos acham barato). Mas, neste momento tenho uma garrafa de 1,5l, Luso, que comprei ali ao lado num minimercado por 0,40€. Ainda por cima estava fresca

      Se o minimercado vende 1,5l a 0,40€ e tem lucro, como é possível que tenha que pagar tanto por 0,33 cl??
      O que me faz confusão é como é que é possível comprarmos garrafas de 0,33 por mais de 1€ Será igual nos outros países??

      Ainda este fim de semana paguei 3,20€ por 2 águas minerais e 1 das pedras. E apenas me sentei debaixo de um guarda-sol, deviam estar 30ºC.

      Faz-me mesmo muita confusão.Quando vivemos "sufocados" pelo estado em que se encontra o país, vemos os senhores de bares, restaurantes, esplanadas, pastelarias e até cafés a ter lucros superiores a 400% numa garrafa de água. Acho que 400% não é exagerado, mas se acharem que é preciso, eu ofereço-me para ir ao minimercado e vejo o preço de uma garrafa lá (obviamente que o senhor vende águas para ter algum lucro).

      Posso dizer e afirmar que uma garrafa de água de 1,5 lts o seu custo é inferior a 0,20€

      Um garrafão ronda os 0,25€

      Agora é fazer contas ...
      Editado pela última vez por Excalibur; 30 June 2008, 10:54.

      Comentário


        #4
        E os monopólios que exploram o negócio da água? A Nestle por exemplo... isso sim é o verdadeiro negócio!

        Comentário


          #5
          A explicação é simples: tu não estás a pagar a água, estás a pagar o serviço.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
            E os monopólios que exploram o negócio da água? A Nestle por exemplo... isso sim é o verdadeiro negócio!
            Não se trata desses monopólios, que no meu entender, nem sequer existem.
            Falo de águas nacionais, como a Luso, Fonte da Fraga, Alardo, e muitas outras marcas nacionais.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por eu Ver Post
              A explicação é simples: tu não estás a pagar a água, estás a pagar o serviço.
              Eu explico-te de outra forma ....


              Uma garrafa de PET
              A água
              Enchimento
              Sistema de rotulagem
              Sistema de filtragem
              O Laboratório
              Paletização/embalagem
              Transporte(Distribuição


              E alcanças os valores que menciono acima.

              Agora diz-me com sinceridade quem devia apresentar os maiores custos de serviço.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por eu Ver Post
                A explicação é simples: tu não estás a pagar a água, estás a pagar o serviço.
                Mas qual serviço?? Se eu vou à pastelaria, peço uma água, pago e venho embora, tenho que pagar 400% ou mais pelo serviço??

                O dono da pastelaria tem apartamentos, BMW (2 ou 3), e outros negócios. O que me faz confusão é como é que não há nada que regule isto
                Eu tenho que pagar todas as minhas contas, cada dia que passa mais altas, o meu ordenado é o mesmo, corro o risco de perder o emprego porque, tal como o da minha mulher, são empregos sem estabilidade, e de cada vez que tenho que beber uma água, dou lucros assim exagerados??

                Alguma coisa aqui não está bem...

                Eu nunca fui tipo para andar de bar em bar, ou pelos cafés. Mas gostava de acompanhar os amigos e colegas, íamos até à esplanada, tomavamos um café, bebíamos uma água. Já não me dou a esse LUXO, a não ser quando tenho sede e fecharam as fontes grátis

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por 100do Ver Post
                  Não se trata desses monopólios, que no meu entender, nem sequer existem.
                  Falo de águas nacionais, como a Luso, Fonte da Fraga, Alardo, e muitas outras marcas nacionais.
                  LUSO, CRUZEIRO, FONTE VIVA, Etc - Pertencem a .... Central Cervejas que pertencem a ... Scottish & Newcastle (S&N), um dos maiores grupos mundiais de bebidas, com sede na Escócia.

                  Alardo/Pingo Doce - Grupo Jerónimo Martins


                  Depois, depois é ver quem é quem.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por 100do Ver Post
                    Mas qual serviço?? Se eu vou à pastelaria, peço uma água, pago e venho embora, tenho que pagar 400% ou mais pelo serviço??

                    O dono da pastelaria tem apartamentos, BMW (2 ou 3), e outros negócios. O que me faz confusão é como é que não há nada que regule isto
                    Eu tenho que pagar todas as minhas contas, cada dia que passa mais altas, o meu ordenado é o mesmo, corro o risco de perder o emprego porque, tal como o da minha mulher, são empregos sem estabilidade, e de cada vez que tenho que beber uma água, dou lucros assim exagerados??

                    Alguma coisa aqui não está bem...

                    Eu nunca fui tipo para andar de bar em bar, ou pelos cafés. Mas gostava de acompanhar os amigos e colegas, íamos até à esplanada, tomavamos um café, bebíamos uma água. Já não me dou a esse LUXO, a não ser quando tenho sede e fecharam as fontes grátis
                    Tens bom remédio, comprar noutro sitio.
                    As pessoas tem que compreender (isto a meu ver), que o Comércio não é propriamente um instituto de caridade.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                      Eu explico-te de outra forma ....


                      Uma garrafa de PET
                      A água
                      Enchimento
                      Sistema de rotulagem
                      Sistema de filtragem
                      O Laboratório
                      Paletização/embalagem
                      Transporte(Distribuição
                      As entidades promotoras dessas operações já colocam a água nos revendedores com alguma margem de lucro.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por kortese Ver Post
                        As entidades promotoras dessas operações já colocam a água nos revendedores com alguma margem de lucro.

                        Exacto ... por isso ainda se torna mais flagrante ...

                        Comentário


                          #13
                          lucros de 400%
                          Esquceste-te dos salários, da electricidade, dos meses baixos...
                          Nesses negócios não podes dizer sequer se teve lucro, com tão elevada margem.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                            LUSO, CRUZEIRO, FONTE VIVA, Etc - Pertencem a .... Central Cervejas que pertencem a ... Scottish & Newcastle (S&N), um dos maiores grupos mundiais de bebidas, com sede na Escócia.

                            Alardo/Pingo Doce - Grupo Jerónimo Martins


                            Depois, depois é ver quem é quem.

                            Por coincidência... ontem mesmo andei a pesquisar todas as marcas de água no hipermercado Tesco aqui em Łódź. Como bebo água frequentemente e por sugestão da minha mulher começamos a ler os rótulos... falamos de águas à venda na Polónia e não em Portugal.

                            A maioria das águas à venda neste país pertencem ao grupo Coca-Cola e Pepsi-Cola outras ao Grupo Nestlé, existe ainda o Grupo Danone bem presente no mercado.

                            O negócio da água engarrafada está cada vez mais nas mãos de grupos e indústrias gigantescas e como se sabe quando se concentra determinado negócio nas mãos de poucos temos um monopólio.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                              LUSO, CRUZEIRO, FONTE VIVA, Etc - Pertencem a .... Central Cervejas que pertencem a ... Scottish & Newcastle (S&N), um dos maiores grupos mundiais de bebidas, com sede na Escócia.

                              Alardo/Pingo Doce - Grupo Jerónimo Martins


                              Depois, depois é ver quem é quem.

                              Tens a certeza em relação à Alardo? Tinha a ideia que era privada... mas sem certeza.
                              No entanto, nem sequer é isto que interessa, porque como tu disseste, não são eles que têm o lucro.
                              Se o minimercado vende a 0,40€ (1.5l), é porque recebe água Luso e Fonte da Fraga (neste caso) a menos do que isso.
                              Não sei se também vende garrafas de 0,33 mas logo quando lá for já vejo.

                              A água era até à pouco tempo barata na maioria dos sítios. Excluíam-se bares, discotecas e pouco mais, onde é privilegiado o consumo do álcool. Se é directa ou indirectamente não sei, mas quando 1 água é mais cara que uma cerveja, estão a privilegiar o consumo de álcool.
                              Actualmente parece-me que há muita gente a aproveitar-se. E quando chega o Verão e as pessoas são obrigadas a consumir, aproveitam-se mais ainda.

                              Ainda em relação ao "pagar pelo serviço":
                              Então, porque raio é que tenho que pagar 1€ por uma água que lhe custou 0.15€ (talvez menos) e se pedir uma cerveja pago 1€ que lhe custou, no mínimo 0,50€???
                              Será que o "serviço" de servir uma cerveja fica mais barato?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por kushinadaime Ver Post
                                lucros de 400%
                                Esquceste-te dos salários, da electricidade, dos meses baixos...
                                Nesses negócios não podes dizer sequer se teve lucro, com tão elevada margem.
                                E o dono do minimercado?? Esse não tem que pagar salários? Não tem "meses baixos"?? E paga certamente a factura da edp

                                Qual é então a explicação? Será essa uma "desculpa" válida?

                                Comentário


                                  #17
                                  Das pessoas que conheço que já foram ou são, proprietárias/trabalharam no ramo das restauração são unanimes a dizer que onde tem mais lucros é nas bebidas e cafés.

                                  Isso é facilmente observado uma garrafa da marca X, de 0.33 cl, custa supondo 0.30€ no supermercado e claro que eles aqui ja tem a sua margem de lucro. se no cafe vendem a 0.50€ mais lucro tem, e se no bar XPTO a 1.00€ ainda mais....

                                  O Excalibur lançou um valor que creio que a não ser exacto, não deverá andar muito longe da realidade do custo de venda da fabrica.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                                    Por coincidência... ontem mesmo andei a pesquisar todas as marcas de água no hipermercado Tesco aqui em Łódź. Como bebo água frequentemente e por sugestão da minha mulher começamos a ler os rótulos... falamos de águas à venda na Polónia e não em Portugal.

                                    A maioria das águas à venda neste país pertencem ao grupo Coca-Cola e Pepsi-Cola outras ao Grupo Nestlé, existe ainda o Grupo Danone bem presente no mercado.

                                    O negócio da água engarrafada está cada vez mais nas mãos de grupos e indústrias gigantescas e como se sabe quando se concentra determinado negócio nas mãos de poucos temos um monopólio.
                                    Será que isso acontece porque as pequenas empresas de água não têm margens de lucro para sobreviver??
                                    Pelo menos em Portugal não me admirava se fosse verdade...

                                    0.40€ por uma garrafa de 1,5l no vendedor final, leva-me a achar que a margem de lucro do produtor/engarrafador é baixa

                                    Comentário


                                      #19
                                      O custo como é obvio vai crescendo consoante o local de venda.

                                      Um mini/super ou hipermercado a sua função é o fornecimento dos produtos ou revenda e por isso as margens são menores (tanto na água, como cerveja, sumo, café, bolos, o que quiserem).

                                      Já no café estamos a pagar o serviço do empregado, a localização do café, a sua "fama", a clientela, etc...
                                      se formos ao tó da esquina não é a mesma coisa que na marina de cascais ou no bar do guincho.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por 100do Ver Post
                                        Mas qual serviço?? Se eu vou à pastelaria, peço uma água, pago e venho embora, tenho que pagar 400% ou mais pelo serviço??
                                        Estás a pagar a possibilidade de poderes adquirir a água naquele local.

                                        Para poderes ter acesso àquela água naquele local, o dono da pastelaria tem que:

                                        -Alugar o espaço (sabes quanto custa alugar uma loja?);
                                        -Pagar impostos;
                                        -Pagar salários;
                                        -Pagar electricidade;
                                        -Equipar a pastelaria;

                                        Obviamente, estes custos têm que ser reflectidos nos serviços prestados. Só assim é que é possível que existam pastelarias.

                                        Mas se consideras caro, tens uma solução: compra água apenas no hipermercado.

                                        Comentário


                                          #21
                                          É um verdadeiro abuso e roubo descarado o preço que pedem por uma garrafa de água em muitos sitios.

                                          Desde cafés, esplanadas, tascas, clinicas e hospitais!

                                          No bar do meu trabalho uma garrafa de 50cl de água custa 1€!!!

                                          No Pingo Doçe mais próximo por 12 centimos compra-se 1,5L.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                            Estás a pagar a possibilidade de poderes adquirir a água naquele local.

                                            Para poderes ter acesso àquela água naquele local, o dono da pastelaria tem que:

                                            -Alugar o espaço (sabes quanto custa alugar uma loja?);
                                            -Pagar impostos;
                                            -Pagar salários;
                                            -Pagar electricidade;
                                            -Equipar a pastelaria;


                                            Obviamente, estes custos têm que ser reflectidos nos serviços prestados. Só assim é que é possível que existam pastelarias.

                                            Mas se consideras caro, tens uma solução: compra água apenas no hipermercado.
                                            E o minimercado, está isento destes custos??

                                            Por mais razões que apresentem, não acredito que consigam justificar um preço tão exagerado. No meu entender, estão apenas a aproveitar-se dos clientes, porque sabem que 1 cerveja, pode dispensar-se, mas 1 água não se dispensa. Quando se tem sede, paga-se e bebe-se

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por 100do Ver Post
                                              E o minimercado, está isento destes custos??

                                              Por mais razões que apresentem, não acredito que consigam justificar um preço tão exagerado. No meu entender, estão apenas a aproveitar-se dos clientes, porque sabem que 1 cerveja, pode dispensar-se, mas 1 água não se dispensa. Quando se tem sede, paga-se e bebe-se
                                              Apesar de não ser tão grande, tb retiram uma boa margem de lucro, então num barril de cerveja...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por 100do Ver Post
                                                E o minimercado, está isento destes custos??
                                                Tem tudo a ver com a quantidade de serviços/produtos vendidos.

                                                Os custos de exploração têm que ser reflectidos nos preços dos serviços/produtos.

                                                Quanto maior for a quantidade de serviços/produtos vendidos, menor pode ser a margem de lucro.

                                                Pensei que isto era óbvio para toda a gente...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Qd era puto, hoje faria o mesmo se pudesse, qd almoçava nas mesas dos centro comerciais, escolhia o menu mas pedia sem bebida, pq eu já levava de casa ou escritório uma garrafinha de agua fresca.
                                                  Não estava para pagar na altura mais de 1€ ou 1,5€ de uma bebida qd um prato custava uns 4€.

                                                  Os restaurante pena é q n posso fazer o mesmo.
                                                  A Restauração aonde tem mais lucros é nas bebidas e sobremesas.
                                                  Eçes poem os preços dos pretos baixos, para encher o olho do cliente levando a pensar q o restaurante tem preços simpaticos, mas depois carregam e bem os preços das bebidas e sobremesas.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                    Tem tudo a ver com a quantidade de serviços/produtos vendidos.

                                                    Os custos de exploração têm que ser reflectidos nos preços dos serviços/produtos.

                                                    Quanto maior for a quantidade de serviços/produtos vendidos, menor pode ser a margem de lucro.

                                                    Pensei que isto era óbvio para toda a gente...
                                                    E quem te disse que o minimercado vende mais que a pastelaria?? Estás a tirar conclusões que eu não referi, mas posso dizer-te que a pastelaria tem muitos mais clientes e muito maior volume de negócios que o minimercado.

                                                    Poderias ter alguma razão se eu tivesse comparado os preços na pastelaria com os preços de um hiper. Mas até o posso fazer também:

                                                    A pastelaria vende 0,33 cl por 1€ e o hipermercado vende 1,5l por 0,12€. Justificas isto com a quantidade de serviços/produtos vendidos

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Tuaregue Ver Post
                                                      Qd era puto, hoje faria o mesmo se pudesse, qd almoçava nas mesas dos centro comerciais, escolhia o menu mas pedia sem bebida, pq eu já levava de casa ou escritório uma garrafinha de agua fresca.
                                                      Não estava para pagar na altura mais de 1€ ou 1,5€ de uma bebida qd um prato custava uns 4€.

                                                      Os restaurante pena é q n posso fazer o mesmo.
                                                      A Restauração aonde tem mais lucros é nas bebidas e sobremesas.
                                                      Eçes poem os preços dos pretos baixos, para encher o olho do cliente levando a pensar q o restaurante tem preços simpaticos, mas depois carregam e bem os preços das bebidas e sobremesas.
                                                      Mesmo assim, dificilmente atingem os preços de muitas pastelarias, esplanadas e bares e discotecas.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                        Estás a pagar a possibilidade de poderes adquirir a água naquele local.

                                                        Para poderes ter acesso àquela água naquele local, o dono da pastelaria tem que:

                                                        -Alugar o espaço (sabes quanto custa alugar uma loja?);
                                                        -Pagar impostos;
                                                        -Pagar salários;
                                                        -Pagar electricidade;
                                                        -Equipar a pastelaria;

                                                        Obviamente, estes custos têm que ser reflectidos nos serviços prestados. Só assim é que é possível que existam pastelarias.

                                                        Mas se consideras caro, tens uma solução: compra água apenas no hipermercado.
                                                        e isso serve de desculpa??
                                                        um café compra uma garrafa ao fornecedor, por 0,20€ e vende-a a 0,60/0,70/1€.....
                                                        ora o fornecedor comprou-a a 15/16 cêntimos à fábrica.
                                                        com esses 5 cêntimos têm que pagar transportes, empregados, instalações para armazenamento, etc....

                                                        ora explica-me lá qual é a justificação para se vender uma garrafa de água com 300% de lucro, que eu não percebo...



                                                        ld

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por 100do Ver Post
                                                          E o dono do minimercado?? Esse não tem que pagar salários? Não tem "meses baixos"?? E paga certamente a factura da edp

                                                          Qual é então a explicação? Será essa uma "desculpa" válida?
                                                          Esqueces-te que nos cafés pequenos são os supermercados de bairro como o minipreço e o pingo doce, que forrnecem coisas como agua cerveja, e quando são grandes o suficiente para ter um fornecedor de bebidas, os preços para eles normalmente são muito mais caros porque raramente compram em grandes quantidades, e nunca compram directamente a um fabricante ou grocista, compram a um revendedor.
                                                          Além do mais minimercados não tem meses baixos como os cafés, em que por exemplo, os mais exagerados um café numa praia chega a facturar um décimo ou um vigéssimo nos meses frios.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por 100do Ver Post
                                                            A pastelaria vende 0,33 cl por 1€ e o hipermercado vende 1,5l por 0,12€. Justificas isto com a quantidade de serviços/produtos vendidos
                                                            Sim, claramente

                                                            O facto de ser 0,33 ou 1,5 litros é quase irrelevante. O preço pouco tem a ver com a quantidade de água. O valor da água no produto é quase nulo.

                                                            Se o hiper mercado tiver um lucro por garrafa de 5 cêntimos e a pastelaria tiver um lucro de 1 euro, e venderem respectivamente 2000 e 100 garrafas por semana:

                                                            2000 * 0,05 = 100 euros de lucro
                                                            100 * 1 = 100 euros de lucro


                                                            Como a pastelaria tem muito menos produtos/serviços, o lucro por cada serviço/produto tem que ser superior.

                                                            Mas se achas que as pastelarias têm lucros assim tão fabulosos, porque não pensas em abrir uma? Sempre gostava de te ver a vender águas de 1,5 Litros a 12 cêntimos
                                                            Editado pela última vez por eu; 30 June 2008, 12:14.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X