Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Gestão de palotes

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Gestão de palotes

    Boas.

    Já que neste forum há de tudo, porque não vocês darem-me algumas dicas de como eu efectuar um controlo eficaz de palotes?


    Para quem não sabe, um palote é isto:
    palote600[1].jpg


    No caso da minha empresa, vai servir para transportar melões e melancias...

    Os clientes compram-nos meloões/melancias e levam-nos nos palotes com o compromisso de os devolverem... acontece que por vezes devolvem menos palotes (para testar a nossa organização), outras vezes servem-se deles durante toda a campanha e nós ficamos sem palotes...

    Estes palotes valem cerca de 75€ e se o cliente não o trouxer, não temos lucro nesta venda...


    Assim, como sugerem que efectue um controlo eficaz e eficiente?


    Coloquei esta questão porque nos vossos oficios poderão utilizar algum metodo que possa ser aplicavel nesta situação...

    obrigado

    #2
    Originalmente Colocado por LH Ver Post
    Boas.

    Já que neste forum há de tudo, porque não vocês darem-me algumas dicas de como eu efectuar um controlo eficaz de palotes?


    Para quem não sabe, um palote é isto:
    [ATTACH]36467[/ATTACH]


    No caso da minha empresa, vai servir para transportar melões e melancias...

    Os clientes compram-nos meloões/melancias e levam-nos nos palotes com o compromisso de os devolverem... acontece que por vezes devolvem menos palotes (para testar a nossa organização), outras vezes servem-se deles durante toda a campanha e nós ficamos sem palotes...

    Estes palotes valem cerca de 75€ e se o cliente não o trouxer, não temos lucro nesta venda...


    Assim, como sugerem que efectue um controlo eficaz e eficiente?


    Coloquei esta questão porque nos vossos oficios poderão utilizar algum metodo que possa ser aplicavel nesta situação...

    obrigado
    Pede uma caução ou cobra o valor do palote, valor esse que será reembolsado aquando da devolução do mesmo.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
      Pede uma caução ou cobra o valor do palote, valor esse que será reembolsado aquando da devolução do mesmo.
      Nem mais. Simples e justo

      Comentário


        #4
        Ía sugerir o sistema que existe nas grades de cerveja com tara recolhida, mas tendo em conta o valor dos palotes, provavelmente os clientes não iriam aceitar.

        Não tens ideia como fazem noutras empresas do género? Já agora, a tua empresa é de produção ou só de distribuição?

        Comentário


          #5
          Se a caução não funcionar, numera-os.......assim sabes sempre quais e quantos andam no exterior...

          Comentário


            #6
            Tens que introduzir um sistema de base de dados e identificação com leitura de codigo de barras no teu armazem (para controlo, mas com uma função essencial de initimidação).

            Quando os teus fornecedores vão levantar os palotes, identifica-los com um codigo de barras associado ao fiel depositário (autocolante plasticado) e pões o gajo a assinar um contrato de depósito com todas as referências.
            Se entretanto vier buscar mais, fazes adendas a esse contrato ou coisa do género - fala com um advogado para não meteres água.

            Depois, estabeleces nesse contrato um prazo para a devolução.
            A partir dessa data, debita-lhes o preço do palote por cada dia de atraso. Vais ver que aparecem todos.

            Mas tem que ficar tudo no contrato de depósito que é assinado entre as partes logo no inicio da campanha.
            No primeiro ano é natural que os mais confiantes não dêem crédito ao sistema.
            Será necessário cruxificar uns tantos - os que não pagarem as multas, metes em tribunal - é um investimento a longo prazo.

            Comentário


              #7
              Identifica-los com o logotipo da empresa. Mas bem visivel. E numerar como já foi dito.

              Comentário


                #8
                Se o palote for facturado, por um valor, que será devolvido quando devolverem o palote, num estilo tara retornável.

                Outra opção, é passarem a facturar o palote a por exemplo 100€ quando o cliente fica com os palotes mais que um certo tempo, no inicio deste esquema avisam por carta os clientes habituais da nova politica, põem uma menção em todas as facturas de mercadorias, depois é só controlar quem devolve os palotes e assim que alguém se esticar mandam-lhes a factura, depois mudam de ideia e devolvem os palotes, mandão-lhes uma nota de crédito com 3 parcelas, uma a anular a factura do palote, outras 2 a debitar 0,30€ cada uma de modo a que os clientes ficassem prejudicados nestes 0,60€ relativos a selos do correio da factura da palote e da nota de crédito.
                Esta segunda opção pode ser complementada com vocês a venderem ou alugar palotes sob encomenda a preços mais vantajosos que os que praticam aos que se abotoam ás palotes, porque podem gerir melhor as vossas palotes se o cliente vos avisar préviamente que vai ficar com elas.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Bruno Grilo Ver Post
                  Se a caução não funcionar, numera-os.......assim sabes sempre quais e quantos andam no exterior...
                  Originalmente Colocado por djmllp Ver Post
                  Identifica-los com o logotipo da empresa. Mas bem visivel. E numerar como já foi dito.
                  actualmente é assim que fazemos, mas por vezes quem leva 10 palotes ter que pagar 750€ SÓ de vasilhame, é complicado...

                  Outras vezes devolvem os palotes sem nos informar, simplesmente colocam-os próximos de nós e não nos informam, pelo que nessas alturas não identificamos quem devolveu nem a quantidade que devolveu...
                  Editado pela última vez por LH; 04 July 2008, 11:53.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por LH Ver Post
                    actualmente é assim que fazemos, mas por vezes quem leva 10 palotes ter que pagar 750€ SÓ de vasilhame, é complicado...
                    Podem aceitar cheques, que serão devolvidos aquando do retorno dos palotes.

                    Comentário


                      #11
                      identificados já eles estão... no entanto por vezes não devolvem o mesmo palote que levantaram, acabamos por aceitar porque se não o cliente acaba por não trazer o nosso palote (porque já o entregou a outro fornecedor).
                      Numerá-los, não sei até que ponto poderia ser util ou poderá dificultar ainda mais esta gestão...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por LH Ver Post
                        actualmente é assim que fazemos, mas por vezes quem leva 10 palotes ter que pagar 750€ SÓ de vasilhame, é complicado...

                        Outras vezes devolvem os palotes sem nos informar, simplesmente colocam-os próximos de nós e não nos informam, pelo que nessas alturas não identificamos quem devolveu nem a quantidade que devolveu...
                        Como em tudo neste país, só vai com força.

                        A identificação dos palotes com logo da empresa tem muito pouco efeito, porque alguns irão apagar esses traçaos, mas a maioria não tem vergonha e a utilização em armazém está longe da vista do público.

                        A questão do depósito, sendo a mais correcta, pode penalizar-vos o "core business" e as excepções vão começar a surgir pela pressão da venda.

                        Tem que ser um sistema mais engenhoso, que tenha um factor de coacção à posteriori - depois da venda.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por 100do Ver Post
                          Ía sugerir o sistema que existe nas grades de cerveja com tara recolhida, mas tendo em conta o valor dos palotes, provavelmente os clientes não iriam aceitar.

                          Não tens ideia como fazem noutras empresas do género? Já agora, a tua empresa é de produção ou só de distribuição?

                          A empresa dedica-se à produção e comercialização de morangos.
                          Relativamente a melões, dispomos de alguns agricultores que produzem, sendo a nossa empresa a efectuar o transporte e a sua comercialização no MARL...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Vorsprung durch Technik Ver Post
                            Tens que introduzir um sistema de base de dados e identificação com leitura de codigo de barras no teu armazem (para controlo, mas com uma função essencial de initimidação).

                            Quando os teus fornecedores vão levantar os palotes, identifica-los com um codigo de barras associado ao fiel depositário (autocolante plasticado) e pões o gajo a assinar um contrato de depósito com todas as referências.
                            Se entretanto vier buscar mais, fazes adendas a esse contrato ou coisa do género - fala com um advogado para não meteres água.

                            Depois, estabeleces nesse contrato um prazo para a devolução.
                            A partir dessa data, debita-lhes o preço do palote por cada dia de atraso. Vais ver que aparecem todos.

                            Mas tem que ficar tudo no contrato de depósito que é assinado entre as partes logo no inicio da campanha.
                            No primeiro ano é natural que os mais confiantes não dêem crédito ao sistema.
                            Será necessário cruxificar uns tantos - os que não pagarem as multas, metes em tribunal - é um investimento a longo prazo.
                            Parece-me a opção mais certa...

                            Deste modo o cliente só paga se quiser...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Vorsprung durch Technik Ver Post
                              Como em tudo neste país, só vai com força.

                              A identificação dos palotes com logo da empresa tem muito pouco efeito, porque alguns irão apagar esses traçaos, mas a maioria não tem vergonha e a utilização em armazém está longe da vista do público.

                              A questão do depósito, sendo a mais correcta, pode penalizar-vos o "core business" e as excepções vão começar a surgir pela pressão da venda.

                              Tem que ser um sistema mais engenhoso, que tenha um factor de coacção à posteriori - depois da venda.

                              este post em tudo identifica-se com a nossa situação...

                              Comentário


                                #16
                                Não percebo puto de palotes, mas se falares em paletes posso falar um bocadinho...

                                As questões são basicamente as mesmas.

                                Tenta ver junto ao fabricante de palotes, se há empresas que façam o aluguer e traçabilidade dos mesmos.

                                Porque as questões pertinentes colocadas pelo Vorsprung durch Technik têm que ser geridas e vocês querem apenas vender morangos.

                                Comentário


                                  #17
                                  quanto a mim, o grande sucesso foi nos carrinhos de compras, com a utilização das moedas...foi eficaz e eficiente quem foi o pensador deste metodo, foi brilhante nesta ideia... nunca mais apareceram carrinhos fora du lugar... hoje em dia já começam a aparecer novamente, visto terem disponibilizado aquelas moedas de plastico...

                                  uma ideia assim eficaz é que eu precisava

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por LH Ver Post
                                    uma ideia assim eficaz é que eu precisava
                                    Essa ideia é rigorosamente a mesma da caução - deixas um valor depositado e o cliente, depois, devolve o carrinho para reaver esse dinheiro.

                                    No caso do carrinho de supermercado, o valor da caução é muito inferior ao custo do carrinho.

                                    Mas (e tem sempre que haver a porcaria de um "mas") o carrinho de supermercado não é uma coisa particularmente útil noutro sítio (OK, às vezes é) nem prático de colocar dentro do carro e levar para outro lado. Já aos palotes, são mesmo feitos para carregar com facilidade num camião e são úteis em muitíssimos sítios.

                                    De facto, o melhor é pensar numa "taxa de devolução de palotes". Só não sei como é que isso se pode enquadrar contabilisticamente, já que vocês são produtores/transportadores, o aluguer de material provavelmente não faz parte do alvará.

                                    Comentário


                                      #19
                                      tenta fazer o seguinte, so levam malotes com produto se devolverem os vasios.
                                      ex: querem dez cheios devolvem dez vasios...
                                      apenas de inicio reclamam depois habituam-se !
                                      experiencia propria noutro ramo de negocio.
                                      cumps

                                      Comentário


                                        #20
                                        sao palotes não malotes, sorry

                                        Comentário


                                          #21
                                          A minha empresa quando compra cabos electricos ao Km vem sempre em bobines ou de madeira ou de plastico. Até há uns meses na factura do cabo era sempre cobrado o valor da bobine. Ao ser devolvida era feita uma nota de crédito no valor cobrado, entretanto mudaram o sistema, agora aplicam sempre uma desvalorização de 20%, ou seja, mesmo que a bobine seja devolvida em condições ganham sempre dinheiro com ela.!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por sporting sempre Ver Post
                                            tenta fazer o seguinte, so levam malotes com produto se devolverem os vasios.
                                            ex: querem dez cheios devolvem dez vasios...
                                            apenas de inicio reclamam depois habituam-se !
                                            experiencia propria noutro ramo de negocio.
                                            cumps

                                            o problema é que o MARL é altamente concorrencial: não gostam das condições, vão ao lado... e na situação que está o mercado, não podemos deixar os clientes irem embora...

                                            Comentário


                                              #23
                                              No caso do material para construção civil, as paletes onde vem, por exemplo, o tijolo, são facturadas ao cliente, após devolução emite-se uma nota de crédito e faz-se o acerto de contas....

                                              Comentário


                                                #24
                                                o que realmente nos causa embaraço, é o registar dos levantamentos e das entregas... porque há alturas que não conseguimos tomar atenção às entregas, e como disse à pouco, os clientes entregam os palotes e não nos dizem nada e isso é que estraga a nossa organização...

                                                e pelas vossas opiniões (que agradeço imenço ) também são de acordo com a cobrança de uma caução...

                                                ou no caso do cliente não pagar a pronto, quando este vier pagar, ou entrega o palote nesse momento ou procede-se à cobrança do mesmo... o nosso problema ocorre quando o cliente nos diz: "Mas eu já vos entreguei o palote!!!"...

                                                eu tenho é que arranjar um método de os "obrigar" a informar que nos trouxe palotes, onde nós lhe passamos um documento com essa informação...

                                                e quando o cliente nos diz: "Mas eu já vos entreguei o palote!!!"... nós perguntamos-lhe por esse documento para comprovar...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  e usares uma empresa que te trate disso tudo?

                                                  http://www.chep.com/Home.aspx?lang=pt-pt

                                                  passas o problema para eles. Não sei custos nem nada. mas é sempre uma hipótese

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por edias Ver Post
                                                    e usares uma empresa que te trate disso tudo?

                                                    http://www.chep.com/Home.aspx?lang=pt-pt

                                                    passas o problema para eles. Não sei custos nem nada. mas é sempre uma hipótese
                                                    penso que para o nosso volume, não temos movimento suficiente para tornar viavel um serviço desses... mas gostei da ideia por ser diferente e notar que realmente todos os users estão a querer ajudar

                                                    obrigado a todos

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Só não percebo porque é que os clientes "despejam" os tais palotes por todo o lado, a qualquer hora. Eu instituiria uma zona específica para a recolha dos palotes, o funcionário passava uma guia de entrega que serviria de comprovativo. Quem não tivesse entregado o mesmo nº de palotes que levou veria debitado o valor dos mesmos.

                                                      Não sei se ajuda mas foi o que me ocorreu dizer sobre esta matéria.

                                                      Abraço

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        bem, vou-me ausentar, lá vou eu pro MARL...


                                                        Podem continuar a deixar as vossas dicas... serão todas bem-vidas

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
                                                          Pede uma caução ou cobra o valor do palote, valor esse que será reembolsado aquando da devolução do mesmo.

                                                          Acho que para volumes pequenos este é o melhor processo.

                                                          Se querem o dinheirinho de volta devolvem o palote.

                                                          Se estiver destruido, danificado, não há como é evidente lugar a devolução do €€€

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            E que tal porem um "numero" de serie nos palotes, assim quando vão mandar o palote 53667 para o cliente b verificam no vosso sistema, que tal palote está no cliente X, mas tal não pode ser a palote está à vossa frente...
                                                            O vosso sistema que pode ser desde coisas tão simples como um dossier com uma folha em papel para cada palote, quando vão a mandar o palote tal para o cliente assentam na folha respectiva a data e o nome do cliente, e no caso do nosso palote 53667, dão ao mesmo tempo a recepção do cliente anterior, e caso vos seja util, de quando em vez conferem os palotes que estão com vocês e enviam a rifa para quem se anda a esticar...
                                                            E quando uma folha chegar ao fim rasgam-na e trocam por uma nova.
                                                            E quem diz um dossier diz uma folha de calculo, ou uma base de dados, (o openoffice é gratuito e trás uma estilo acess) ou o vosso programa de facturação...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X