Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Inquilino - Pagamento de renda

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Inquilino - Pagamento de renda

    Precisava da ajuda do pessoal conhecedor.
    Tenho um apartamento alugado há pouco tempo, em que foi necessário reactivar o fornecimento de gás, e isso teve custos. Na altura foi o inquilino que pagou, tendo ficado acordado que agora em Agosto se faria o acerto de contas, dado que ele está fora e só retorna nesse mês.
    Posto isto, qual não foi o meu espanto quando ao consultar a conta onde "cai" a renda, constato que o valor depositado é menor do que o normal. Parto do principio que tal foi feito porque o inquilino subtraiu o valor da reactivação do fornecimento de gás. A questão é a seguinte:

    - É legal o inquilino ter feito isso? Não me parece que o seja, pois são coisas distintas. Ainda para mais, apenas tenho a sua palavra como a reactivação teve custos, pois ainda não vi nenhuma factura com o valor (isso seria feito agora em Agosto). Quero resolver a situação a bem, mas parece-me uma atitude algo abusiva, e sem base legal.

    Desde já o meu obrigado.

    #2
    Em relação à reactivação do fornecimento de custos é quase certo que teve custos. Creio que a quantia apagar deve rondar os 70/80€, não tenho presente o valor exacto.

    Quanto ao facto do inquilino ter feito o acerto dessa forma, é uma questão de falar com ele e ver se as coisas se esclarecem! A falar é que a gente se entende

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por trtl Ver Post
      Quanto ao facto do inquilino ter feito o acerto dessa forma, é uma questão de falar com ele e ver se as coisas se esclarecem! A falar é que a gente se entende
      É isso. Ele primeiro deveria ter-te dado contas das despesas e ter-te dito que iria fazer o acerto. Tudo isto de antemão.

      É uma questão de falares com ele e pedir mostra dos documentos e acertar alguma coisa que houver para acertar.

      Não partas logo do princípio que houve má-fé: as contas até podem estar a bater certinhas ao cêntimo!

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
        É isso. Ele primeiro deveria ter-te dado contas das despesas e ter-te dito que iria fazer o acerto. Tudo isto de antemão.

        É uma questão de falares com ele e pedir mostra dos documentos e acertar alguma coisa que houver para acertar.

        Não partas logo do princípio que houve má-fé: as contas até podem estar a bater certinhas ao cêntimo!
        Humm não devo ter deixado bem claro o que se passou. Em conversa telefónica falou-se nisso, e eu disse, tudo bem temos então de ver quanto foi e eu pago. O que ficou combinado foi que em Agosto quando ele voltasse, ele mostraria o recibo e eu pagaria o valor que lá viesse mencionado. Ora agora, por sua iniciativa, paga menos na renda correspondente ao mês de Julho. O que pergunto é se é legal fazer isso? Não está em causa o acerto do valor. Está em causa o procedimento. Afinal ainda nem vi o recibo. Olha se num próximo mês acontece uma fuga de água. Vão lá os serviços camarários, consertam a coisa, e ele diz-me que foi tanto e que na renda do próximo mês vai descontar, isto tudo sem eu ver recibos. Não me parece correcto.
        Mais, agora que valor vou colocar no recibo da renda? O que efectivamente pagou que é menor que o contratado? É um pouco estranho não é?
        Por fim, o valor descontado anda por volta dos 70/80 euros o que deve corresponder ao valor da reactivação.

        Comentário


          #5
          Pior seria se não pagasse a renda.
          No teu lugar conversava com ele, e certificava-me se o valor descontado está correcto.
          Infelizmente hoje em dia se pagarem a renda já é bom.

          Comentário


            #6
            O normal é as despesas do género serem pagas pelo senhorio assim (descontado na renda), e até penso (não te dou a certeza) que é esse o procedimento segundo a lei.
            Quanto ao recibo convém passar um pela renda no total, depois pões uma parcela a abater com a menção do que é (Por exemplo "Despesas efectuadas por conta do senhorio-Ligação do gás") e pões no total o que efectivamente recebeste.
            Quanto à confirmação recomendo que peças ao inquilino fotocópia da despesa, ou podes em alternativa "ir pelas costas do inquílino" à companhia ver o preço.

            Comentário


              #7
              Que desconfiança...

              Basta pedir-lhe a factura, e chamar-lhe a atenção que de futuro gostarias que ele pedisse a factura em teu nome com a tua morada, porque afinal o custo é teu, deve ser te deduzido a ti e não a ele.

              Comentário


                #8
                Eu tenho mais de 80 inquilinos e isto é o que eu normalmente faço nos casos em que um inquilino me faz o favor (porque é de um favor que se trata) de pagar uma despesa cujo pagamento seria uma obrigação minha.

                O recibo é passado pelo valor da renda, o inquilino paga apenas o valor da renda deduzido do valor que eu lhe devia. Nas contas o recibo entra a crédito, a factura da despesa entra a débito, no fim o saldo crédito - débito bate certo com o valor que recebi e o fisco fica satisfeito porque está tudo documentado.

                Edit: E é como já disseram, que bom seria se todos os inquilinos fossem como esse. ;)
                Editado pela última vez por Jbranco; 09 July 2008, 12:15.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por C3_soul Ver Post
                  Que desconfiança...

                  Basta pedir-lhe a factura, e chamar-lhe a atenção que de futuro gostarias que ele pedisse a factura em teu nome com a tua morada, porque afinal o custo é teu, deve ser te deduzido a ti e não a ele.
                  Desconfiança? Desconfiança do quê? Até parece que eu disse que não pagava. Não acho é correcto é alguém tomar uma decisão unilateral sem avisar a outra parte. Mas isto sou eu. Afinal se ele "descontou" essa parte sem me dar conhecimento, quem é que está a "desconfiar" de quem? E atenção, que coloquei o "desconfiar" entre aspas.
                  Só queria saber se é legal ou não. Pelos vistos é possivel que assim seja. Tudo bem. É estranho que assim seja (na minha opinião), mas a lei não foi feita para me servir (só) a mim.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                    Eu tenho mais de 80 inquilinos e isto é o que eu normalmente faço nos casos em que um inquilino me faz o favor (porque é de um favor que se trata) de pagar uma despesa cujo pagamento seria uma obrigação minha.

                    O recibo é passado pelo valor da renda, o inquilino paga apenas o valor da renda deduzido do valor que eu lhe devia. Nas contas o recibo entra a crédito, a factura da despesa entra a débito, no fim o saldo crédito - débito bate certo com o valor que recebi e o fisco fica satisfeito porque está tudo documentado.

                    Edit: E é como já disseram, que bom seria se todos os inquilinos fossem como esse. ;)
                    Eu não digo que não seja um favor. Só acho que devia ser um "favor" acordado, e não um favor imposto. Ainda por cima quando anteriormente se tinha "acordado verbalmente" outra forma de o fazer. E atenção, não digo que esta forma não facilita, apenas digo que devia ser acordada entre as partes. É só isso que não considero correcto, e que queria saber se existe base legal para o fazer.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por 100do Ver Post
                      Pior seria se não pagasse a renda.
                      No teu lugar conversava com ele, e certificava-me se o valor descontado está correcto.
                      Infelizmente hoje em dia se pagarem a renda já é bom.
                      X2
                      Acho que está a dar muito ênfase à questão. Vá falar com o inquilino, pede-lhe para mostrar o recibo e esclarece a maneira como quer fazer as coisas no futuro.

                      Comentário

                      AD fim dos posts Desktop

                      Collapse

                      Ad Fim dos Posts Mobile

                      Collapse
                      Working...
                      X