Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Duvidas de um jovem no mundo dos negócios

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Duvidas de um jovem no mundo dos negócios

    Boa tarde.

    Gostaria de deixar aqui umas breves perguntas que muito me inquietam.
    Se souberem algo por favor não ignorem ... tenho pesquisado sobre isto mas com alguma dificuldade.


    As minhas dúvidas:

    1 - Uma pessoa colectada pode criar uma marca ?

    2 - Os artigos que venda sobre o nome de uma marca por mim criada, têem automaticamente algum género de protecção de direitos de autor ? Ou é sempre necessário haver uma patente?

    3 - Um colectado pode/tem o direito de adquirir matéria prima de armazéns para revenda, sendo esta para transformação e revenda, tal como uma empresa?

    4 - Se tiver x actividade como colectado e quiser ter alguém a trabalhar comigo, sou obrigado a constituir empresa porque então a actividade passa a englobar mais que uma pessoa ?


    Obrigado.

    #2
    Qualquer pessoa pode criar uma marca, que a marca pertence a quem a inventar e começar a utilizar primeiro, mas o registo da marca (não é obrigatório) facilita a proteção da mesma, mais detalhes em http://www.marcasepatentes.pt

    A condição de acesso nos armazéns de revenda (e establecimentos do género) é a quantidade comprada, mas em alguns pedem um comprovativo em como estás colectado como condição de acessso, aí é só ir as declarações electrónicas e tirar a respectiva certidão de enquadramento para iva.

    Quanto a funcionários só tens que te inscrever na secção de contribuites (empresas) da segurança social mas podes-te inscrever sendo empresário em nome individual com funcionários (já deves estar na secção de beneficiários e tambem na secção trabalhadores independentes, agora tens que acrescentar esta).
    Editado pela última vez por kushinadaime; 11 July 2008, 18:21. Razão: acréscimos a bold

    Comentário


      #3
      Acho que a resposta é sim a todas as perguntas...

      Comentário


        #4
        O meu post anterior foi clarificado.

        Comentário


          #5
          Muuuuuuuuuuito obrigado por me ajudarem.
          Eu ainda não me colectei, mas está para muito breve.

          Portanto, a ver se eu percebi bem, se eu criar uma marca e ligar essa mesma marca a um artigo xpto, este artigo adquire automaticamente uma protecção contra outras marcas (não minhas) que tentem imitar o meu artigo?
          Mesmo sem registar a patente desse artigo ??


          Quanto a funcionários só tens que te inscrever na secção de contribuites da segurança social (já deves estar na secção de beneficiários e tambem na secção trabalhadores independentes, agora tens que acrescentar esta).
          Portanto, quando estiver colectado tenho de lá voltar mas à parte dos contribuintes e acrescento o outro como meu funcionário? Não percebi muito bem ...


          Editado:

          A ok, entendi kushinadaime.
          Somente posso ter funcionários se for empresa, ou empresário em nome individual. Colectado somente é impossível.
          Editado pela última vez por Coiratos; 11 July 2008, 18:35. Razão: Actualização do meu post

          Comentário


            #6
            Colectando-te estás a tornar num empresário em nome individual, e portanto depois podes te inscrever como entidade patronal, e só depois, podes admitir o empregado e tens que comunicar logo de seguida a admissão à segurança social.
            Eu esqueci-me deste detalhe da comunicação e não devia.

            Quanto á marca e patente (são coisas diferentes) estás correcto, o registo só simplifica a protecção da marca, mas se não tiveres nem a marca registada nem a patente mesmo se alguém registar uma marca que já seja tua o registo é inválido, e a marca continua a ser tua.
            A marca é por exemplo Coca-Cola a patente é o registo da receita do liquido.
            Quanto á patente e design se não a registares não estás protegido.

            Comentário


              #7
              Nova questão:


              1- Como posso reconhecer o meu produto com o símbolo da CE (fabricado segundo as normas internacionais de segurança). Penso que isso seja obrigatório (será?). Eu vou trabalhar com x objectos e vendê-los, devo ter que seguir algumas regras. A questão é saber como as conheço e como tenho direito a colocar o símbolo "CE" (se tenho de pedir permissão).


              Originalmente Colocado por kushinadaime Ver Post
              Quanto á patente e design se não a registares não estás protegido.
              E nesse caso se alguém copiasse esse design ou receita minha (que não tivesse patente), esse alguém podia registar patente em seu nome, roubar-me os direitos e impedir-me de produzir a minha própria criação? Que poderia fazer? Tive a informar-me e registar patentes é um grande balúrdio.
              Editado pela última vez por Coiratos; 12 July 2008, 18:36.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Coiratos Ver Post
                Nova questão:


                1- Como posso reconhecer o meu produto com o símbolo da CE (fabricado segundo as normas internacionais de segurança). Penso que isso seja obrigatório (será?). Eu vou trabalhar com x objectos e vendê-los, devo ter que seguir algumas regras. A questão é saber como as conheço e como tenho direito a colocar o símbolo "CE" (se tenho de pedir permissão).




                E nesse caso se alguém copiasse esse design ou receita minha (que não tivesse patente), esse alguém podia registar patente em seu nome, roubar-me os direitos e impedir-me de produzir a minha própria criação? Que poderia fazer? Tive a informar-me e registar patentes é um grande balúrdio.

                Alguma ideia?

                Cumps

                Comentário


                  #9
                  A marcação CE tem directivas europeias próprias mediante o produto que pretendes fabricar, nelas são especificados os requisitos necessários para os quais um organismo notificado poderá certificar que o teu produto cumpre com as mesmas e com isso passar um certificado de conformidade e só depois poderás utilizar o símbolo CE.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por pmcoliveira Ver Post
                    A marcação CE tem directivas europeias próprias mediante o produto que pretendes fabricar, nelas são especificados os requisitos necessários para os quais um organismo notificado poderá certificar que o teu produto cumpre com as mesmas e com isso passar um certificado de conformidade e só depois poderás utilizar o símbolo CE.
                    Obrigado.

                    E onde descubro essas directivas europeias?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Coiratos Ver Post
                      Obrigado.

                      E onde descubro essas directivas europeias?

                      Xiiiiiiiiiiiiii... isso agora é um mundo!

                      Conforme o produto que queiras fazer, tens de ver quais os organismos de standardização (ISO, CEN, etc... etc...) que deliberam sobre a(s) área(s) de aplicação.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                        Xiiiiiiiiiiiiii... isso agora é um mundo!

                        Conforme o produto que queiras fazer, tens de ver quais os organismos de standardização (ISO, CEN, etc... etc...) que deliberam sobre a(s) área(s) de aplicação.

                        Lol ... soa a complicado.

                        Comentário


                          #13
                          Outra pergunta:


                          Vamos supor que eu, ClioII, elaboro um plano de negócios e preciso de 80.000€ para arrancar com a minha empresa - "Cliozadas, Lda.".

                          Obviamente que não tenho 80.000€ esquecidos no bolso de trás das calças, por isso vou ao banco.

                          Quais os moldes possíveis para concessão do empréstimo? O banco faz-se sócio da "Cliozadas" com uma determinada quota-parte? Não se faz sócio e concede um empréstimo à "Cliozadas"? Ou o empréstimo é concedido aos sócios ClioII, ClioIII e ClioIV, a título particular?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                            Outra pergunta:


                            Vamos supor que eu, ClioII, elaboro um plano de negócios e preciso de 80.000€ para arrancar com a minha empresa - "Cliozadas, Lda.".

                            Obviamente que não tenho 80.000€ esquecidos no bolso de trás das calças, por isso vou ao banco.

                            Quais os moldes possíveis para concessão do empréstimo? O banco faz-se sócio da "Cliozadas" com uma determinada quota-parte? Não se faz sócio e concede um empréstimo à "Cliozadas"? Ou o empréstimo é concedido aos sócios ClioII, ClioIII e ClioIV, a título particular?

                            Amigos dos negócios & banca, ninguém?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                              Outra pergunta:


                              Vamos supor que eu, ClioII, elaboro um plano de negócios e preciso de 80.000€ para arrancar com a minha empresa - "Cliozadas, Lda.".

                              Obviamente que não tenho 80.000€ esquecidos no bolso de trás das calças, por isso vou ao banco.

                              Quais os moldes possíveis para concessão do empréstimo? O banco faz-se sócio da "Cliozadas" com uma determinada quota-parte? Não se faz sócio e concede um empréstimo à "Cliozadas"? Ou o empréstimo é concedido aos sócios ClioII, ClioIII e ClioIV, a título particular?
                              Obviamente é uma resposta relativa. Pela minha experiencia, o banco só emprestará, com garantias reais dos socios. Ou seja, ou tens rendimentos que te deem suporte a esses tais "80 000€" ou nada feito.

                              A empresa não serve como garantia. Ainda por cima, uma que acaba de surgir.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Coiratos Ver Post
                                Obrigado.

                                E onde descubro essas directivas europeias?
                                Pode começar por procurar aqui

                                http://ec.europa.eu/enterprise/index_en.htm

                                Mas é como disseram sem saber o tipo de produto que pretende comercializar não dá para indicar muito mais.

                                Comentário


                                  #17
                                  Quanto aos organismos de standardização que falam, desde que utilizes normas harmonizadas, não deverás ter problemas

                                  "Normas harmonizadas, normas equivalentes

                                  Normas relativas ao mesmo assunto, aprovadas por diferentes organismos com actividades normativas, que asseguram a intermutabilidade de produtos, processos e serviços, ou o entendimento mútuo dos resultados de ensaios ou da informação fornecida de acordo com estas normas."

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por AutoFan Ver Post
                                    Obviamente é uma resposta relativa. Pela minha experiencia, o banco só emprestará, com garantias reais dos socios. Ou seja, ou tens rendimentos que te deem suporte a esses tais "80 000€" ou nada feito.

                                    A empresa não serve como garantia. Ainda por cima, uma que acaba de surgir.
                                    Ou seja, quando se fala em "capital de risco" o risco é todo meu e não da banca, correcto?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                      Ou seja, quando se fala em "capital de risco" o risco é todo meu e não da banca, correcto?
                                      Exacto. Grosso modo poder-se-á dizer que sim

                                      Comentário


                                        #20
                                        O ideal é constituires uma empresa, que é muito fácil e feito no mesmo dia!

                                        Fazes uma empresa unipessoal e penso que se rege como as lda, ou seja tens que abrir uma conta em nome da empresa e dar 5000€ (no dia seguinte já os podes movimentar).

                                        Entretanto já podes ter acesso a todos os revendedores e distribuidores atravês do NIF da empresa

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Echos Ver Post
                                          O ideal é constituires uma empresa, que é muito fácil e feito no mesmo dia!

                                          Fazes uma empresa unipessoal e penso que se rege como as lda, ou seja tens que abrir uma conta em nome da empresa e dar 5000€ (no dia seguinte já os podes movimentar).

                                          Entretanto já podes ter acesso a todos os revendedores e distribuidores atravês do NIF da empresa

                                          Isso é bonito, mas o projecto que eu tenho em mente é de engenharia e envolve maquinaria delicada e muito cara. Daí que seja necessário capital, não apenas os 5000€ "pró-forma" de capital social.

                                          Para mais, em princípio será uma sociedade por quotas.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                            Isso é bonito, mas o projecto que eu tenho em mente é de engenharia e envolve maquinaria delicada e muito cara. Daí que seja necessário capital, não apenas os 5000€ "pró-forma" de capital social.

                                            Para mais, em princípio será uma sociedade por quotas.


                                            Por quotas penso que é similar à lda, ou seja os mesmos 5000€ para constituição inicial.


                                            Se for similar às anónimas, são necessários 5 sócios e 50000€ no mínimo, no entanto, de facto, só tu conheces o projecto, mas abrir empresa é um passo que poderás faze-lo independentemente do resto

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Echos Ver Post
                                              Por quotas penso que é similar à lda, ou seja os mesmos 5000€ para constituição inicial.


                                              Se for similar às anónimas, são necessários 5 sócios e 50000€ no mínimo, no entanto, de facto, só tu conheces o projecto, mas abrir empresa é um passo que poderás faze-lo independentemente do resto

                                              Echos, o problema não é abrir a empresa (5000€ não é uma fortuna). Qq um faz.

                                              O problema é FINANCIAR a empresa (até que esta "ganhe asas").

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                Echos, o problema não é abrir a empresa (5000€ não é uma fortuna). Qq um faz.

                                                O problema é FINANCIAR a empresa (até que esta "ganhe asas").

                                                Tens que te inscrever num programa tipo "iniciativa" para poderes dar-te a conhecer



                                                A sorte está do lado dos audazes

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  dá uma vista de olhos por aqui...

                                                  http://www.apba.pt/

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Echos Ver Post
                                                    Tens que te inscrever num programa tipo "iniciativa" para poderes dar-te a conhecer
                                                    Pois, mas...

                                                    Os programas da AdI estão cheios e pagam tarde e a más horas.

                                                    Os programas europeus (FP7) já são uma categoria "à parte".

                                                    Hummm...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Há várias sociedades de capital de risco. Procura no Google que encontras. Tens é que ter um plano de negócio bem elaborado com previsões realistas e tens que o saber "vender" se fores chamado a um entrevista.
                                                      Se o projecto for interessante essas sociedades financiam-te mediante, por exemplo, uma participação nos resultados.
                                                      Em tempos pensei nisso e fiz algumas pesquisas, mas já lá vão.
                                                      Não podes é simplesmente chegar à beira de um desses "anjos" e dizer: "olhe, vou conceber um produto que acho interessante e vai dar dinheiro; quando é que não sei... Será que me podem adiantar algum?"

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Caros empreendedores e empresários do fórum:

                                                        Estou à procura de algum guia, esqueleto ou template que ajude a elaborar um plano de negócios, isto é, alguma coisa que indique claramente quais os pontos a abordar, quais as questões a reponder, como elaborar um plano com princípio meio e fim.

                                                        Claro que já Googlei, mas se algum de vocês conhecer/tiver um template/guia/esqueleto preferido e que considerem bem conseguido, por favor partilhem aqui com o "je".

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                          Caros empreendedores e empresários do fórum:

                                                          Estou à procura de algum guia, esqueleto ou template que ajude a elaborar um plano de negócios, isto é, alguma coisa que indique claramente quais os pontos a abordar, quais as questões a reponder, como elaborar um plano com princípio meio e fim.

                                                          Claro que já Googlei, mas se algum de vocês conhecer/tiver um template/guia/esqueleto preferido e que considerem bem conseguido, por favor partilhem aqui com o "je".
                                                          Nobody?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Não há assim nada que se possa chamar de modelo ou minuta, mas um plano de negócios engloba um texto sobre cada parte do negócio, a actividade, os sócios, o mercado, os riscos, as oportunidades, as condições os recursos necessários..., e terás que ilustrar com diversos mapas em que calculas o investimento inicial, imaginas dentro do razoável as previsões de despesas, receitas e consequentemente o lucro, as necessidades de investimento ao longo desses anos iniciais e as formas de financiamento...
                                                            Consoante aquilo para que irás necessitar o plano de negócios poderam exigir itens obrigatórios, como por exemplo certos assuntos requerem que se inclua um organigrama e um quadro de pessoal outros um um mini painel de rácios económico-financeiros previsional...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X