Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Restauro de uma Casal 125 (K276) - Home made - Pronta, PAG.2

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Restauro de uma Casal 125 (K276) - Home made - Pronta, PAG.2

    Olá a todos,
    Apesar de este ser um forum automovel, decidi partilhar convosco o restauro de uma moto portuguesa, que foi comprada nova em finais de 1982 ( logo a seguir ao meu nascimento) pelo meu pai. Entretanto foi sendo alterada ao longo dos anos.
    Em 1995-1996 esta moto foi vendida a um familiar do meu pai, que ainda a usou alguns anos (até 2000 sensivelmente), altura em que a mesma morreu de motor e ele a encostou de vez! A mota nesta altura além do grande desgaste que tinha sofrido, já só tinha quadro e motor original, tudo o resto era uma mistura de motos e conceitos. Estava mesmo muito desvirtuada!
    Em 2002-2003 lembrei-me de voltar a comprar esta moto.Não pela moto em si, mas pelo valor sentimental da mesma! Interiorizei que a mesma um dia haveria de ver a luz do sol tal como saiu da fábrica, ou pelo menos o mais próximo possivel.
    Assim sendo, trouxe-a para casa, mas até 2007 nada lhe pude fazer. O ano passado surgiu a oportunidade de lhe devolver a vida. Inicialmente previa fazer o trabalho sem o conhecimento do meu pai, e no final iria entregar-lhe a moto pronta de surpresa. No entanto, moramos debaixo do mesmo tecto pelo que era complicado esconder este projecto. Falei com ele e arrancamos os dois com o projecto.
    Tudo desmontado, e toca a juntar peças. Faltavam-nos imensas, deposito, guarda-lamas, suspensão, manometros, etc...pelo que a melhor solução seria comprar uma outra moto.Mas onde?! Ninguém tinha nada para esta moto e quem tinha pedia balurdios (tipo 300€ por um deposito).
    Entretanto surge a automobilia de aveiro e lá encontramos 70% das peças necessárias. Uma semana mais tarde ainda assim foi comprada uma outra moto dadora.Filha casada não faltam pretendentes.
    Era então a altura de iniciar realmente o restauro. Tudo foi desmontado peça por peça.
    Infelizmente perdi as fotos do estado da moto antes de restauro, mas estava equivalente ao estado da moto dadora, ou seja esta:



    Aqui uma foto das peças que foram compradas:





    Editado pela última vez por alfamaniaco; 08 December 2008, 14:02.

    #2
    Para nos ajuda rno restauro tinhamos umas fotos em formato papel que o meu pai tirou na altura e esta imagem que arranjei na net:
    É por aqui que nos guiamos:


    Comentário


      #3
      Exceptuado o deposito, guarda-lamas, tampas plásticas laterais, guiador e patim do travão traseiro, tudo foi feito em casa com mais ou menos habilidade, mas com muito gosto e dedicação.
      As peças referidas foram recuperadas e pintadas por um profissinal, e devo desde já adiantar que ficaram fabulosas!!
      Tudo o resto, foi tratado e recuperado por nós, incluindo o motor (exteriormente).
      Vou deixar-vos com algumas fotos de detalhes antes e depois e neste momento a moto está nessa fase.
      Até ao final de julho conto tê-la pronta a rolar nas nossas estradas.
      Primeiro uma fase intermédia do inicio da montagem:



      Agora o antes e depois,
      Antes:





      Depois:





      Antes:





      Depois:











      antes:





      Depois:


      Comentário


        #4
        Tampão antes:





        Depois:





        antes:





        Depois (estas peças estão melhores que novas):





        O deposito antes:





        Depois




        E por hoje é o que tenho pronto para vos mostrar.

        Só para finalizar, deixo-vos fotos do farol dianteiro na fase do antes:








        Durante:




        Amanhã devo terminar de o restaurar e logo vos mostro.
        Espero que gostem e fica aqui o desafio de mostrarem os vossos trabalhos

        Comentário


          #5
          boas...
          tá mesmo fixe...;O)

          [[ ]]

          Comentário


            #6
            Adoro estes tópicos.

            Está no bom caminho. Excelente trabalho.

            Comentário


              #7
              Excelente mesmo e a mota é muito fixe.

              Comentário


                #8
                Dá gosto ver estes projectos.
                Continua

                Comentário


                  #9
                  Está a ficar boa.

                  Um conselho (não que perceba muito, mas deixo a contribuíção): se tiveres mais peças para cromar, tenta lixar e polir antes. O cromado não fica bem em peças rugosas.
                  Tenta dar tratamento superficial à maioria das peças e tudo aquilo que possas fazer por pintura a pó, faz. É muito mais resistente e barato. Claro que não se conseguem resultados com muito brilho, nem sem "casca de laranja".
                  Mete parafusos em inox em todos os sítios que possas (sem desvirtuar o conceito original). Não enferrujam e consegues poli-los com facilidade se necessário.

                  Comentário


                    #10
                    Muito obrigado a todos pela força!

                    Comentário


                      #11
                      espectáculo.
                      ate porque foi feito em modo caseiro.


                      continuação de bom restauro


                      cumprimentos

                      Comentário


                        #12
                        Espetacular!! Sim senhor!! Como gostava de ter assim uma para restaurar. As que tenho não valem a pena!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                          Está a ficar boa.

                          Um conselho (não que perceba muito, mas deixo a contribuíção): se tiveres mais peças para cromar, tenta lixar e polir antes. O cromado não fica bem em peças rugosas.
                          Tenta dar tratamento superficial à maioria das peças e tudo aquilo que possas fazer por pintura a pó, faz. É muito mais resistente e barato. Claro que não se conseguem resultados com muito brilho, nem sem "casca de laranja".
                          Mete parafusos em inox em todos os sítios que possas (sem desvirtuar o conceito original). Não enferrujam e consegues poli-los com facilidade se necessário.

                          Todos os conselhos são bem vindos!
                          As peças são todas tratadas antes de pintar.
                          As cromagens é sempre complicado, e fico sempre dependente do bom ou mau trabalho dos outros. Isso é feito fora de portas.
                          Em relação a parafusaria, foi um dilema.Ôu metemos tudo novo em inox, ou mantemos os originais. Neste fase tenho polido e lixado parafuso a parafuso e estou a aproveitar ao máximo os originais que posso.
                          Se no final não gostar do resultado, posso com + ou menos dificuldade ir trocando os ditos.
                          Parafusos de segurança, como por exemplo os que apertam os amortecedores foram todos novos!

                          Também tenho o limite orçamental, pois isto é tudo muito bonito, mas é mais 100€ para aqui e depois mais 100€ para ali.. é sempre a somar.

                          Por alto:

                          valor da moto dadora + peças para restauro +/- 300€
                          Rolamentos da caixa de direcção: 80€
                          Pintura das peças que mandei fazer (Depósito,guarda-lamas e tampas laterais) fora foram mais 200€.
                          Amortecedores traseiros novos mais 80€
                          Forrar banco: 50€
                          De materiais diversos, tais como decapantes, tintas, lixas,escovas, parafusos, etc...já foram uns 100€.

                          Nem é bom fazer contas...é sempre a somar....

                          Comentário


                            #14
                            Bom trabalho...a mota parece ser muito porreira.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por alfamaniaco Ver Post
                              Todos os conselhos são bem vindos!
                              As peças são todas tratadas antes de pintar.
                              As cromagens é sempre complicado, e fico sempre dependente do bom ou mau trabalho dos outros. Isso é feito fora de portas.
                              Em relação a parafusaria, foi um dilema.Ôu metemos tudo novo em inox, ou mantemos os originais. Neste fase tenho polido e lixado parafuso a parafuso e estou a aproveitar ao máximo os originais que posso.
                              Se no final não gostar do resultado, posso com + ou menos dificuldade ir trocando os ditos.
                              Parafusos de segurança, como por exemplo os que apertam os amortecedores foram todos novos!

                              Também tenho o limite orçamental, pois isto é tudo muito bonito, mas é mais 100€ para aqui e depois mais 100€ para ali.. é sempre a somar.

                              Por alto:

                              valor da moto dadora + peças para restauro +/- 300€
                              Rolamentos da caixa de direcção: 80€
                              Pintura das peças que mandei fazer (Depósito,guarda-lamas e tampas laterais) fora foram mais 200€.
                              Amortecedores traseiros novos mais 80€
                              Forrar banco: 50€
                              De materiais diversos, tais como decapantes, tintas, lixas,escovas, parafusos, etc...já foram uns 100€.

                              Nem é bom fazer contas...é sempre a somar....
                              Sem dúvida que se gasta muito dinheiro. Caso retires a ferrugem dos parafusos e lhe dês tratamento (zincagem, por ex), normalmente ficam bem. Os parafusos que são cromados são lixados. Ou é uma cromagem dura, ou ao apertar, o cromado estala todo.
                              Num restauro que fiz de uma moto, tudo o que era passível de ser substituído, foi. Agora parafusos mais especiais, mantive.

                              Comentário


                                #16
                                És o maior, força nisso!

                                Uma pergunta OT: na foto do tambor dianteiro é um motor Alfa V6 que está a fazer de fundo?!

                                Comentário


                                  #17
                                  Muitos parabéns pelo excelente trabalho! Está a ficar um espectáculo!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por P0rn-Star Ver Post
                                    És o maior, força nisso!

                                    Uma pergunta OT: na foto do tambor dianteiro é um motor Alfa V6 que está a fazer de fundo?!
                                    É sim senhor!!

                                    Ainda não sei o que fazer com ele.Tenho duas hipoteses ou reparo-o e preparo-o para uma aplicação futura, ou é desmontado totalmente, faço stock de peças suplentes pro meu GTV V6 TB e com o bloco faço uma brincadeira que tenho em mente a muito tempo.

                                    O motor saiu de um 164 V6 turbo e tem três pistons derretidos.regua de injectores da bancada frontal de cilindros entupiu e o motor gripou por falta de gasolina!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Brutal

                                      [off topic]
                                      Desculpa a piadola fácil, mas a fazer restauros dessa maneira deverias de ir para cirugião plástico...
                                      [off topic]

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por rum Ver Post
                                        Brutal

                                        [off topic]
                                        Desculpa a piadola fácil, mas a fazer restauros dessa maneira deverias de ir para cirugião plástico...
                                        [off topic]

                                        Se desse para ganhar € com isto, bem que deixava o trabalho de projecto mecânico que desenvolvo numa empresa ligada a construção de máquinas para a industria.
                                        Isto dá-me muito mais gozo!
                                        Prefiro ter as mãos enterradas no oleo do que estar todo o dia enfiado num escritório em frente a um portatil, a fazer calculos, desenhos e a tratar de papelada.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Obrigado a todos pelas simpáticas palavras!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Sem dúvida um projecto soberbo... principalmente pelo valor sentimental...

                                            Comentário


                                              #23
                                              há uns anos atrás faz-se o mesmo a uma mota som o motor de uma casal 50

                                              Comentário


                                                #24
                                                Continua o bom trabalho!

                                                A Casal 125 deixa-me muitas saudades! andei muitas vezes numa, já lá vão uns 15 ou 20 anos!

                                                Aliás, estive quase a comprar uma há 2 ou 3 anos, mas estava em bom estado e a andar!

                                                Por esse país fora, procurando bem, ainda é possível encontrares material para a dita!

                                                Já agora, tenho um amigo que tem uma, mas é a versão de estrada, muito diferente no geral, excepto o motor!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Grande Bruno... sempre em alta..

                                                  Essas Casal 125 sao miticas.. a maior parte da malta ja nem se lembra delas ja que normalmente so pelas zonas rurais havia alguem que ainda tinha uma a rodar ha anos e anos...

                                                  lembro me delas perfeitamente.. sobretudo em branco com lettering azul...

                                                  tá um expectáculo essa

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Parabéns pelo brilhante trabalho...

                                                    Há muitos...muitos anos, quando esta mota saiu, este motor bateu o record do mundo de velocidade na sua categoria....sabiam?!
                                                    É que eu já sou muito cota.... .

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Grande projecto, alfamaniaco!

                                                      Tópico a acompanhar, sem dúvida!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Parabéns pelo trabalho.

                                                        Gosto bastante de ver estas evoluções!

                                                        O trabalho de pintura parece bastante bem feito. O único contra que encontro é a cromagem. Não parece nada de especial.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Realmente o tampão de gasolina ficou mal cromado.
                                                          Tenho lá em casa mais dois, que estão em melhor estado que esse.
                                                          Esse estava muito "corroido" antes da cromagem.
                                                          Vou cromar um dos outros para ver se sai melhor. Também é só essa peça que está assim, o patim do travão ficou liso e regular.

                                                          Os maiores defeitos/feitios da casal k276 125 são:

                                                          Embraiagem demasiado dura

                                                          Dificuldade de pegar a frio (pouca corrente na vela)

                                                          Travão da frente só faz peso.Aquilo não abranda sequer.

                                                          Angulo da forqueta mais aberto que o desejavel, o que torna a direcção um pouco pesada.


                                                          Pontos fortes:

                                                          Mecânica praticamente indestrutivel.

                                                          Caixa de 6 velocidade

                                                          Prestações agradaveis ainda hoje e boas na epoca

                                                          Confortavel

                                                          Agradavel estilo retro.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Muito bom trabalho ; )

                                                            Queremos muitas fotos depois de acabada, mas pelo que se vê, vai ficar melhor que nova!

                                                            A recuperação sai cara, mas quando em causa está valor sentimental, são trocos ; )


                                                            Cump.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X