Olá a todos,
Apesar de este ser um forum automovel, decidi partilhar convosco o restauro de uma moto portuguesa, que foi comprada nova em finais de 1982 ( logo a seguir ao meu nascimento) pelo meu pai. Entretanto foi sendo alterada ao longo dos anos.
Em 1995-1996 esta moto foi vendida a um familiar do meu pai, que ainda a usou alguns anos (até 2000 sensivelmente), altura em que a mesma morreu de motor e ele a encostou de vez! A mota nesta altura além do grande desgaste que tinha sofrido, já só tinha quadro e motor original, tudo o resto era uma mistura de motos e conceitos. Estava mesmo muito desvirtuada!
Em 2002-2003 lembrei-me de voltar a comprar esta moto.Não pela moto em si, mas pelo valor sentimental da mesma! Interiorizei que a mesma um dia haveria de ver a luz do sol tal como saiu da fábrica, ou pelo menos o mais próximo possivel.
Assim sendo, trouxe-a para casa, mas até 2007 nada lhe pude fazer. O ano passado surgiu a oportunidade de lhe devolver a vida. Inicialmente previa fazer o trabalho sem o conhecimento do meu pai, e no final iria entregar-lhe a moto pronta de surpresa. No entanto, moramos debaixo do mesmo tecto pelo que era complicado esconder este projecto. Falei com ele e arrancamos os dois com o projecto.
Tudo desmontado, e toca a juntar peças. Faltavam-nos imensas, deposito, guarda-lamas, suspensão, manometros, etc...pelo que a melhor solução seria comprar uma outra moto.Mas onde?! Ninguém tinha nada para esta moto e quem tinha pedia balurdios (tipo 300€ por um deposito).
Entretanto surge a automobilia de aveiro e lá encontramos 70% das peças necessárias. Uma semana mais tarde ainda assim foi comprada uma outra moto dadora.Filha casada não faltam pretendentes.
Era então a altura de iniciar realmente o restauro. Tudo foi desmontado peça por peça.
Infelizmente perdi as fotos do estado da moto antes de restauro, mas estava equivalente ao estado da moto dadora, ou seja esta:
Aqui uma foto das peças que foram compradas:
Apesar de este ser um forum automovel, decidi partilhar convosco o restauro de uma moto portuguesa, que foi comprada nova em finais de 1982 ( logo a seguir ao meu nascimento) pelo meu pai. Entretanto foi sendo alterada ao longo dos anos.
Em 1995-1996 esta moto foi vendida a um familiar do meu pai, que ainda a usou alguns anos (até 2000 sensivelmente), altura em que a mesma morreu de motor e ele a encostou de vez! A mota nesta altura além do grande desgaste que tinha sofrido, já só tinha quadro e motor original, tudo o resto era uma mistura de motos e conceitos. Estava mesmo muito desvirtuada!
Em 2002-2003 lembrei-me de voltar a comprar esta moto.Não pela moto em si, mas pelo valor sentimental da mesma! Interiorizei que a mesma um dia haveria de ver a luz do sol tal como saiu da fábrica, ou pelo menos o mais próximo possivel.
Assim sendo, trouxe-a para casa, mas até 2007 nada lhe pude fazer. O ano passado surgiu a oportunidade de lhe devolver a vida. Inicialmente previa fazer o trabalho sem o conhecimento do meu pai, e no final iria entregar-lhe a moto pronta de surpresa. No entanto, moramos debaixo do mesmo tecto pelo que era complicado esconder este projecto. Falei com ele e arrancamos os dois com o projecto.
Tudo desmontado, e toca a juntar peças. Faltavam-nos imensas, deposito, guarda-lamas, suspensão, manometros, etc...pelo que a melhor solução seria comprar uma outra moto.Mas onde?! Ninguém tinha nada para esta moto e quem tinha pedia balurdios (tipo 300€ por um deposito).
Entretanto surge a automobilia de aveiro e lá encontramos 70% das peças necessárias. Uma semana mais tarde ainda assim foi comprada uma outra moto dadora.Filha casada não faltam pretendentes.
Era então a altura de iniciar realmente o restauro. Tudo foi desmontado peça por peça.
Infelizmente perdi as fotos do estado da moto antes de restauro, mas estava equivalente ao estado da moto dadora, ou seja esta:
Aqui uma foto das peças que foram compradas:
Comentário