Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Engenharia do Ambiente vs Engenharia geotécnica e geoambiente

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Engenharia do Ambiente vs Engenharia geotécnica e geoambiente

    Pois é pessoal, chegou a minha vez. Vou fazer a candidatura pro ensino superior e tou indeciso em qual deste 2 cursos irei por em primeira opção. Por isso gostaria da opinião de quem tivesse conhecimentos sobre estas duas areas. Ja a muito tempo que tou mais inclinado para eng. do ambiente, mas agora surgiu o interesse pelo curso de engenharia geoténica e geoambiente , e seria bom a opinião de alguem que soubesse da realidade destes dois cursos. Eng do ambiente é na FEUP , e eng.geotecnica e geoambiente no isep. Também tenho como opção Eng. do Ambiente em Aveiro. Sendo assim, peço que mandem suas oponiões

    #2
    Para mim nem uma nem outra, como já o disse muitas vezes, tirava uma engenharia base(mecanica, civil, electronica, informática) e depois se quisesse especializava-me nessas areas

    No teu caso faria, civil e depois geotecnia.

    Comentário


      #3
      Pois...minha duvida maior é mesmo em relação a eng. geotecnica. Conheço algum pessoal de Eng. do ambiente e ja a muito tempo q venho a pesquisar e até nem é um curso muito restritivo, da para actuar em muitas areas. Não quero parecer indelicado, mas nessa altura ja nem quero saber muito sobre outros cursos, pq tenho pouquissimo para a candidatura ,e a pior coisa é ter mais indecisões..

      Comentário


        #4
        Caro futuro colega (Caso optes por ambiente),

        Estou a acabar eng. do ambiente tirada na FCT- UNL, mais concretamente no perfil de eng. sanitária.

        Ambiente como já disseste, é uma área muito vasta em que podes trabalhar praticamente tudo, o que tanto pode ser uma vantagem como uma desvantagem..

        Neste momento e pelo que fui vendo há duas áreas que tem absorvido muita gente, a parte de eng. sanitária (águas, residuos) e a parte da gestão ambiental, principalmente ligada à parte da normalização (ISO).


        O pessoal que vejo a sair de engenharia geológica tambem se tem safado bem a nivel de emprego.


        Não me perguntes se gostei do curso.. porque não sou certamente a pessoa certa para te responder a isso! Mas fez-se e finalmente no penultumo semestre descobri uma area de interesse (e por acaso estou a trabalhar nela agora)!

        O que eu te recomendo é que escolhas muito bem a universidade onde vais tirar o curso, em termos de Ambiente sempre ouvi dizer Aveiro e FCT-UNL, tudo o resto é "paisagem". Claro que isto tem a validade que tem, mas estas são sem dúvida as mais conhecidas..

        Se quiseres mais alguma coisa, dispõe!

        Comentário


          #5
          www.exames.org

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por bizarro Ver Post
            Caro futuro colega (Caso optes por ambiente),

            Estou a acabar eng. do ambiente tirada na FCT- UNL, mais concretamente no perfil de eng. sanitária.

            Ambiente como já disseste, é uma área muito vasta em que podes trabalhar praticamente tudo, o que tanto pode ser uma vantagem como uma desvantagem..

            Neste momento e pelo que fui vendo há duas áreas que tem absorvido muita gente, a parte de eng. sanitária (águas, residuos) e a parte da gestão ambiental, principalmente ligada à parte da normalização (ISO).


            O pessoal que vejo a sair de engenharia geológica tambem se tem safado bem a nivel de emprego.


            Não me perguntes se gostei do curso.. porque não sou certamente a pessoa certa para te responder a isso! Mas fez-se e finalmente no penultumo semestre descobri uma area de interesse (e por acaso estou a trabalhar nela agora)!

            O que eu te recomendo é que escolhas muito bem a universidade onde vais tirar o curso, em termos de Ambiente sempre ouvi dizer Aveiro e FCT-UNL, tudo o resto é "paisagem". Claro que isto tem a validade que tem, mas estas são sem dúvida as mais conhecidas..

            Se quiseres mais alguma coisa, dispõe!
            Precisava mesmo ouvir isso de alguem que tivesse a acabar o curso, pois o pessoal que conheço anda no 2º e 3º ano. Minha 1ª opção será FEUP, pois moro na Póvoa de Varzim, e minha outra opção é aveiro (mais provavel). Esse pessoal e mesmo alguns professores acham que eng. do ambiente será melhor do que é hoje futuramente, dado que ainda não é uma profissão muito vulgar, tens essa mesma opnião? Se não te importares, podes mandar o seu msn por pm?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Darth Vader Ver Post
              Ja tenho andando por la...mas obrigado na mesma

              Comentário


                #8
                Futuro colega (?), além de vivermos relativamente perto, eu também estudo Eng. do Ambiente na FEUP.

                Na FEUP, além do recente curso de Eng. do Ambiente, existe também o curso Eng. de Minas e Geoambiente. Não tens este em consideração face ao do ISEP (suponho que seja semelhante)?

                De qualquer forma pareces ter poucas dúvidas do que pretendes. Pensa bem e joga o melhor possível com a tua média e as médias de entrada de cada curso (por exemplo, tem em atenção que o curso de Ambiente exige notas mais altas do que Geoambiente).

                Boa sorte!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por rafaelbr Ver Post
                  Precisava mesmo ouvir isso de alguem que tivesse a acabar o curso, pois o pessoal que conheço anda no 2º e 3º ano. Minha 1ª opção será FEUP, pois moro na Póvoa de Varzim, e minha outra opção é aveiro (mais provavel). Esse pessoal e mesmo alguns professores acham que eng. do ambiente será melhor do que é hoje futuramente, dado que ainda não é uma profissão muito vulgar, tens essa mesma opnião? Se não te importares, podes mandar o seu msn por pm?

                  Enviei-te por PM, mas hj não vou andar por lá!

                  É assim, esta história de ser melhor no futuro que hoje, pessoalmente acho que é um engano. Qnd entrei disseram-me a mesma coisa..

                  Não que seja mau no futuro, mas acho que a tendencia será para estabilizar, vai havendo emprego, mas não é aquela coisa de estalar os dedos e mudas de emprego.

                  O futuro poderá passar pelas energias (a FCT tem um 2º ciclo de energias renováveis que penso fazer daqui a uns 3 ou 4 anos).

                  A gestão ambiental a nivel de normalização (ISO), gestão de ambiente nas empresas julgo que será mercado para crescer nos próximos anos, mas há alguma coisa que já está feita.

                  O primeiro curso (FCT-UNL) abriu há 30 anos, neste momento há eng. do ambiente por tudo o que é faculdade deste pais. Lembro-me de há uns 4 anos ter ouvido falar em cerca de 21 cursos em que Ambiente estava lá metido..

                  A seriação acaba por ser feita do sitio onde tu vens, durante o ano passado na minha faculdade precisavam de eng. do ambiente (lembro-me de ter ouvido falar em cerca de 10 colocações que a faculdade não tinha resposta) e não os haviam...

                  Claro que como já me disseram, eng. do ambiente não é eng. informática em que sejas bom ou sejas mau tens sempre emprego.

                  Na area em que estou a trabalhar (águas) neste momento há um boom de trabalho em Pt (fundos europeus) e não se encontram pessoas com experiencia para trabalhar.

                  Eu pessoalmente, aposto numa procura relativamente constante para as áreas de gestão ambiental, enquanto o futuro das águas (até porque portugal está com niveis de atendimento já muito bons) está nas Africas e outros paises que tais..

                  Comentário

                  AD fim dos posts Desktop

                  Collapse

                  Ad Fim dos Posts Mobile

                  Collapse
                  Working...
                  X